Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Novo duelo à vista: Samsung versus Google


Gipope®- Mídia & Media.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional --\\-- CIÊNCIAS & TECNOLOGIA -.=.- DIGITAL & GAMES --..-- COMUNICAÇÃO & TELEFONIA -:.:- }[ Design & Concorrência ]{

  • Hoje aliadas pelo uso do Android, empresas poderão bater de frente na era pós-Moto X, dizem analistas
|_________________________________________________________            _________________   |
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|
|_________________________________________________________            _________________   |
Divisor de águas? O Moto X, primeiro produto nascido da fusão Google-Motorola Mobility: smartphone Android que vem direto da matriz Foto: Bloomberg NEWS
Divisor de águas? O Moto X, primeiro produto nascido da fusão Google-Motorola Mobility: smartphone Android que vem direto da matrizBloomberg NEWS
RIO - O mercado de telefones móveis é cada vez mais pujante. Segundo a IDC, houve um aumento de 6% nas vendas no segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2012: chegou-se a 432,1 milhões de aparelhos vendidos. 

Nesse universo, a Samsung reinou quase absoluta, abocanhando quase um terço de todo o mercado de celulares e smartphones, e vendendo mais que o dobro da Apple no período (72,4 milhões contra 31,2 milhões de dispositivos). 

E, sem dúvida, o pesado investimento da sul-coreana no sistema Android, da Google, foi o responsável pelo domínio do “robozinho verde” no mercado de tablets: dos quase 52 milhões de tablets vendidos no período, o Android foi responsável por 67%. 

No mercado de celulares, ele já é o líder, com 64% dos usuários e quase 12 mil modelos diferentes. Até hoje, cerca de 1 bilhão de celulares Android foram ativados e 50 bilhões de apps, baixados da Google Play.

Certamente o sucesso do Android é tão benéfico para a Samsung quanto para a Google. Quando se fala em Samsung, a rival costumeiramente apontada é a Apple, e não por acaso as duas gigantes se engalfinham há anos em guerras de patentes mundo afora. Entretanto, analistas vaticinam que o próximo grande confronto do mundo digital se dará entre Samsung e Google. 

É que a gigante de buscas, depois de se consolidar como um marco na internet e também no software, tem lá suas pretensões no mercado de hardware. No ano passado, adquiriu a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões, e este mês anunciou enfim o primeiro produto oriundo da aquisição: o smartphone MotoX, altamente personalizável (por enquanto, só nos EUA, onde chega em setembro), com 16GB ou 32GB de armazenamento, mais funções de voz, 2GB de memória e câmera principal de 10,5 megapixels.

Não é mais turbinado que um Galaxy S4, mas vem da matriz do Android, afinal.
— A Samsung parece estar numa posição privilegiada, e se tornou, de fato, uma fantástica fonte de hardware — afirma Roberto Nogueira, professor e um dos coordenadores do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação da Coppead/UFRJ. 

— No entanto, muito embora possa personalizar e retocar o Android com algumas características especiais, permanece o fato de que ela não tem software. Assim como não o têm concorrentes como LG e Sony. 

A decisão da Google de investir num sistema móvel foi muito inteligente, pois com a orfandade deixada pelo Symbian, da Nokia, esses fabricantes migraram para o Android praticamente por falta de opção. E a Google detém o controle do sistema.

Mas o Android não é um sistema open source, personalizável de acordo com o freguês corporativo? Nogueira explica que, embora seja bem mais aberta que o iOS, a cria googleana apresenta, como qualquer outro sistema, questões de licenciamento e propriedade intelectual. 

Ele lembra que, na origem da aquisição da Motorola Mobility pela Google, está o caso da Skyhook Wireless, desenvolvedora de um aplicativo de localização que processou a gigante de buscas em 2010 alegando que ela pressionou a Motorola (então independente) e a própria Samsung para abandonar o aplicativo Skyhook em favor do app nativo da Google para o Android. 

O processo, que envolve patentes, ainda está tramitando e o julgamento final pode só sair no ano que vem. (Documentos sobre a disputa vazaram na internet, veja em http://re ad.bi/1abXspi e http://read.bi/16UbtoE).

— Assim, o Android não é tão franqueado quanto parece, o que pode representar um risco para a Samsung — explica Nogueira. — Além disso, embora seja líder, o Android em geral tem receita por usuário menor do que a do iOS.
Atenta aos possíveis problemas, a Samsung também investe em seu próprio sistema, o Tizen, junto com a Intel. Espera-se um smartphone com ele para este ano.

Riscos da fragmentação
Outros fatores tornam a potencial rivalidade entre Samsung e Google ainda mais instigante, segundo Carlos Affonso Pereira de Souza, professor da FGV.

— A Google abriu uma nova janela de competição ao dar ao Android, com o Moto X, um ambiente de desenvolvimento próprio em seu seio, e mais controlado — diz Souza. — Se, num primeiro momento, a Google foi muito esperta ao permitir a customização do Android por outros fabricantes, tornando-o popular, num segundo momento a manobra pode ser em direção à legitimação de sua cria.

O analista argumenta que, como há várias versões do Android, nenhuma pode se dizer mais legítima ou genuína que a outra. Mas um produto gestado na dobradinha Google-Motorola poderia.

— De certa forma, com esse primeiro passo, começa a haver uma separação entre os outros fabricantes que usam Android e o Moto X, um lançamento mais cuidado que as apostas Nexus anteriores — lembra Souza.

Finalmente, dada a enorme fragmentação do mercado Android, há ainda a questão da insegurança do sistema, que afeta tanto Samsung quanto Google.

— Há aplicativos falsos que se disfarçam como jogos, mas na verdade são malware — diz Michael Hamelin, arquiteto de Segurança da IBM X-Force. — Porém, hoje a Google procura verificar mais os apps que entram na Google Play.

Procuradas, Samsung e Google declinaram de comentar o assunto.
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________            _________________   |
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
Rodovia BA 120 , Bairro Santa Cruz, ao lado da oficina de Zezinho.
{[ Rua Décio Monte Alegre, 20 - Valente - Bahia. ]}

Funcionamento das 05:00 às 00:00 - ( Meia Noite )
Atendimento personalizado com recepção Vip!
Celular. 075 - 9989 - 9970  -.- 8299 - 8117
075 - 9163 - 9259

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________            _________________   |

Nenhum comentário:

Postar um comentário