GIPOPE - MEDIA.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL --\\-- CIÊNCIA & NATUREZA -- [[ FATOS & FOTOS ]]
Satélite atingirá na fase cheia durante o perigeu, ponto de maior aproximação da Terra
*.*.*. PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's.™ 2.012
Rua Otávio Mangabeira , 190
Valente - Bahia.
*** - O CONFORTO PARA O SEU LAR! - ***
Xx._______ _ ______-__ ____ _______....-:-...._____ ____ ____-____________ _____.xX
O termo científico para o fenômeno é Lua de perigeu. As luas de perigeu variam de tamanho por causa do formato oval da órbita do satélite, semelhante à eclipse que a Terra e os outros planetas orbitam em torno do Sol. Isso faz com que de um lado, o perigeu, ela esteja cerca de 50 mil quilômetros mais próxima do que do outro, o apogeu. Neste domingo, ela estará no perigeu à 00h34, apenas um minuto antes de ficar totalmente cheia, em uma sincronização quase perfeita.
Mas embora a Lua vá estar maior e mais brilhante, será difícil perceber isso. No alto do céu, sem pontos de referência e de escala, uma “Superlua” pode parecer igual a qualquer outra Lua cheia. Por isso, é melhor observar a Lua quando ela estiver mais baixa no horizonte. Por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos e psicólogos que estudam a percepção humana, isso faz com que o satélite pareça bem maior que o natural, já que sua luz tem que atravessar áreas com árvores, prédios ou outros objetos que podem dar algum senso de escala. Com a Lua de perigeu, essa ilusão tende a ficar ainda mais impressionante.
Assim, é importante ficar atento aos horários de nascimento e ocaso da Lua. No Rio de Janeiro, ela vai nascer às 16h59, pondo-se às 5h27. Em São Paulo, o nascimento é às 17h13 e o poente, às 5h43, enquanto em Brasília os horários são 17h29 e 5h38.
Nenhum comentário:
Postar um comentário