Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Série de tremores deixa um morto e 45 feridos na Nova Zelândia

INTERNACIONAL - - - Catástrofe 


}**{ 15 mil tremores atingem a Nova Zelândia anualmente!


Foto: Neil Sands/ AFPZoomVários edifícios foram danificados após terremoto na Nova Zelândia Vários edifícios foram danificados após terremoto na Nova Zelândia

Da AFP




*:}{:* Christchurch, na Nova Zelândia, foi sacudida novamente nesta segunda-feira por uma série de tremores, que deixaram um morto e 45 feridos. O local foi afetado por dois fortes terremotos nos últimos 10 meses.

A cidade foi sacudida pouco depois do meio-dia por um tremor de 5,2 graus, que teve epicentro a 10 km de Christchurch e a 11 km de profundidade. Alguns minutos depois um terremoto de seis graus foi registrado, com epicentro a 14 km da cidade e a 11 km de profundidade.

As autoridades regionais informaram a morte de um homem que morava em uma pensão para aposentados. O tremor deixou ainda 45 feridos, e dois permanecem hospitalizados.

Ao menos 20 mil residências permaneciam sem luz na madrugada desta terça-feira, quando um tremor secundário, de 4,7 graus, voltou a abalar a região, exatamente às 2h48 local. "É uma situação muito grave", declarou o prefeito da cidade, Bob Parker.

Casos anteriores
Christchurch ainda sofre com as consequências do terremoto de 22 de fevereiro, que deixou 181 mortos e destruiu grande parte do centro da cidade.

Seis meses antes, em 4 de setembro, a cidade, situada na ilha sul da Nova Zelândia, sofreu um terremoto de sete graus, que não provocou vítimas, mas deixou grandes danos materiais.

Depois do segundo terremoto desta segunda-feira, a polícia decidiu evacuar parte da 'zona vermelha' do centro de Christchurch.

Um centro comercial, vazio desde o terremoto de fevereiro, e um prédio do porto de Lyttelton também desabaram nesta segunda-feira.

Destruição
Os novos tremores aconteceram no dia que teve início uma investigação sobre o desabamento de um edifício do centro de Christchurch no qual morreram 106 pessoas durante o terremoto de fevereiro.

Com o novo incidente, a investigação foi suspensa. Os cientistas já haviam alertado o governo para uma possibilidade de 25% de um novo terremoto no prazo de um ano na região.

A Nova Zelândia, situada no "círculo de fogo" do Pacífico, na fronteira entre duas placas tectônicas, registra 15 mil tremores de terra por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário