Ligeirão Azul tem 28 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.
Veículo é movido a biocombustível à base de soja.
O "maior ônibus do mundo" utilizado para transporte coletivo, como anunciado pela Prefeitura de Curitiba, começa a rodar neste sábado (16). O Ligeirão Azul tem 28 metros de extensão e capacidade para 250 passageiros, 20 pessoas a mais do que o suportado pelo biarticulado que atualmente circula na capital paranaense. A empresa que fabricou o chassi e o motor do modelo, e que atua neste setor em diferentes países, disse não ter conhecimento de ônibus maior do que este.
O veículo será utilizado, a principio, apenas na linha Boqueirão, que é a segunda mais carregada da capital paranaense, com fluxo de 70 mil pessoas por dia. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), em média, 25 mil pessoas utilizam os veículos articulados e 45 mil, os biarticulados.
Conforto
Na avaliação do professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a implantação do novo modelo não interfere de maneira impactante no transporte público da cidade. Para ele, um veículo maior pode trazer mais conforto para os usuários porque o modelo biarticulado leva muitos passageiros em pé, mas ele diz que ações para aumentar o número de veículos e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus são mais efetivas. “De qualquer forma, uma oferta maior de lugares é positiva”, disse o professor.
O ônibus é 100% biocombustível. Segundo Eduardo Tows, gerente de manutenção da viação responsável pelo veículo, ele vai rodar apenas com combustível à base de soja porque é a matéria-prima que melhor se adapta ao clima curitibano. Os biocombustíveis de outras fontes ficam com uma textura pastosa quando submetidos a baixas temperaturas, o que impede o funcionamento dos carros. “A soja é mais resistente ao frio”, explicou Tows.
Deficientes físicos, auditivos e cegos possuem dispositivos específicos para suas necessidades dentro do Ligeirão Azul. Há ainda , conforme determina a legislação federal, assentos especificos para passageiros que sofrem de obesidade. Além do lugar reservado para cadeira de rodas, o cadeirante pode acionar um mecanismo que avisa ao motorista sobre a parada na próxima estação tubo, como são conhecidos alguns pontos de ônibus em Curitiba.
Para contemplar os deficientes auditivos, no momento em que a porta do ônibus vai fechar, uma luz se acende para que o passageiro se distancie. Nos outros ônibus que circulam pela cidade este aviso é dado via mensagem sonora.
Por fim, em frente aos bancos para portadores de necessidades especiais existe a identificação do veículo em braile. Um passageiro "pode ligar para a Urbs passar o número do veículo e o horário em que ele estava no ônibus e reclamar que o motorista freia bruscamente ou que fechou a porta nele", exemplifica Tows.
Implantação
Nesta primeira fase de implantação dos novos veículos, serão 10 ônibus na linha Boqueirão. Para a fase seguinte, a Urbs informou que serão mais 14 carros que vão circular na Linha Verde (antiga BR-116), que hoje liga a região Sul ao centro da cidade .
O Ligeirão Azul vai substituir os ônibus articulados que hoje realizam o trajeto. Conhecido como Ligeirão, eles fazem cinco paradas, enquanto os biarticulados – os tradicionais ônibus vermelhos – fazem 19 paradas. Durante o período de recadastramento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), para as eleições biométricas de 2012, o Ligeirão Azul vai fazer uma parada a mais em uma estação próxima ao TRE.
Portanto, além do terminal do Boqueirão e da estação tubo da Praça Carlos Gomes, que são o ponto de saída e chegada, respectivamente, do ônibus, as outras paradas do Ligeirão Azul serão os terminais Carmo e Hauer, estação UTFPR e TRE.
O veículo será utilizado, a principio, apenas na linha Boqueirão, que é a segunda mais carregada da capital paranaense, com fluxo de 70 mil pessoas por dia. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), em média, 25 mil pessoas utilizam os veículos articulados e 45 mil, os biarticulados.
Conforto
Na avaliação do professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a implantação do novo modelo não interfere de maneira impactante no transporte público da cidade. Para ele, um veículo maior pode trazer mais conforto para os usuários porque o modelo biarticulado leva muitos passageiros em pé, mas ele diz que ações para aumentar o número de veículos e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus são mais efetivas. “De qualquer forma, uma oferta maior de lugares é positiva”, disse o professor.
O ônibus é 100% biocombustível. Segundo Eduardo Tows, gerente de manutenção da viação responsável pelo veículo, ele vai rodar apenas com combustível à base de soja porque é a matéria-prima que melhor se adapta ao clima curitibano. Os biocombustíveis de outras fontes ficam com uma textura pastosa quando submetidos a baixas temperaturas, o que impede o funcionamento dos carros. “A soja é mais resistente ao frio”, explicou Tows.
Deficientes físicos, auditivos e cegos possuem dispositivos específicos para suas necessidades dentro do Ligeirão Azul. Há ainda , conforme determina a legislação federal, assentos especificos para passageiros que sofrem de obesidade. Além do lugar reservado para cadeira de rodas, o cadeirante pode acionar um mecanismo que avisa ao motorista sobre a parada na próxima estação tubo, como são conhecidos alguns pontos de ônibus em Curitiba.
Para contemplar os deficientes auditivos, no momento em que a porta do ônibus vai fechar, uma luz se acende para que o passageiro se distancie. Nos outros ônibus que circulam pela cidade este aviso é dado via mensagem sonora.
Por fim, em frente aos bancos para portadores de necessidades especiais existe a identificação do veículo em braile. Um passageiro "pode ligar para a Urbs passar o número do veículo e o horário em que ele estava no ônibus e reclamar que o motorista freia bruscamente ou que fechou a porta nele", exemplifica Tows.
Implantação
Nesta primeira fase de implantação dos novos veículos, serão 10 ônibus na linha Boqueirão. Para a fase seguinte, a Urbs informou que serão mais 14 carros que vão circular na Linha Verde (antiga BR-116), que hoje liga a região Sul ao centro da cidade .
O Ligeirão Azul vai substituir os ônibus articulados que hoje realizam o trajeto. Conhecido como Ligeirão, eles fazem cinco paradas, enquanto os biarticulados – os tradicionais ônibus vermelhos – fazem 19 paradas. Durante o período de recadastramento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), para as eleições biométricas de 2012, o Ligeirão Azul vai fazer uma parada a mais em uma estação próxima ao TRE.
Portanto, além do terminal do Boqueirão e da estação tubo da Praça Carlos Gomes, que são o ponto de saída e chegada, respectivamente, do ônibus, as outras paradas do Ligeirão Azul serão os terminais Carmo e Hauer, estação UTFPR e TRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário