Casa Brasil promove mostra da pintora brasileira e da escultora colombiana no saguão "Guerra e Paz"das Nações Unidas.
Christina Oiticica mostrará parte dos trabalhos que enterrou em duas expedições, uma ao Caminho de Santiago de Compostela, Espanha (2006 e 2007) e outra ao de Kumano, Japão (2008 e 2009). Sua parte da mostra, que congrega 25 obras entre pinturas e objetos, terá o título de Caminhos do Sol Nascente e do Sol Poente.
Nos Pirineus, em 2006, percorreu o Caminho Peregrino de Santiago de Compostela, enterrando 100 obras ao longo das principais paragens. O trabalho resultou numa grande exposição na Igreja da Universidade de Santiago de Compostela, depois exposta em Madri. Enquanto aguardava o desenterro dos quadros ao largo da rota peregrina, Christina desenvolveu um trabalho no Japão, no Caminho de Kumano. Este é sagrado para taoístas e budistas, como o Caminho de Santiago é para os cristãos. O Caminho de Kumano e o de Santiago são considerados “irmãos” – semelhantes entre si.
Nascida na Colômbia, Geneviève complementou seus estudos na Art School of La Cambre em Bruxelas. A artista emprega materiais provenientes de diversas cantos do planeta, distantes por milhares de quilômetros, paisagens e climas. Promove portanto o “dialogo” entre o urbano e o natural, construindo uma terceira natureza, da sua própria criação artística.
Se Christina Oiticica vai aos ambientes e neles exerce sua criação, permitindo que a natureza dê o toque final, Maquinay faz o oposto, vai aos ambientes, recolhe os elementos e, no estúdio, finaliza sua obra.
Exposição 'Dialogues'
'Christina Oiticica - Ways of the rising and setting sun'
'Geneviève Maquinay - Intimate Itinerary'
Exhibition Hall - General Assembly Building - United Nations Headquarters
Entrada pela First Avenue (entre a 45th e a 46th Street)
23 de maio a 03 de junho de 2011
Abertura: 23 de maio de 2011 – 17h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário