Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

Após boa largada de Alonso e pressão de Hamilton, Vettel vence mais uma e segue absoluto



por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
 
#vruuuuuum# Sebastian Vettel venceu mais uma prova no Mundial de Fórmula 1. Soberano, ele passou à liderança depois de observar a briga de Fernando Alonso e Mark Webber, ganhou a posição deles nos boxes, e se defendeu no final da prova dos severos ataques do inglês Lewis Hamilton para garantir sua quarta vitória em cinco provas na temporada da Fórmula 1.

Após um bom trabalho de sua equipe em todos os seus três pit stops, Vettel deixou de utilizar o Kers na volta 45 por ordem da equipe, vinda pelo rádio. Assim, ele se manteve na briga para segurar a posição apenas com o sistema da asa retrátil, enquanto que Hamilton teve tudo à disposição, se aproximou, mas não conseguiu ir além.

Na terceira posição apareceu Jenson Button, também da McLaren. Ele realizou uma ótima prova, ao cair para a décima colocação na largada e ganhar sete posições durante as 66 voltas, ultrapassando Alonso - que já havia sido líder - e terminando no pódio.

A corrida
 

O espanhol Fernando Alonso teve uma ótima largada no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Saindo da quarta posição, o bicampeão do mundo andou por fora, ultrapassou os rivais e passou para a liderança antes da primeira curva.

Pole position, o australiano Mark Webber se preocupou em segurar o companheiro de equipe, Sebastian Vettel, e até conseguiu manter a posição. No entanto, não se lembrou de fechar o lado direito da pista, por onde passou o piloto espanhol, e ficou em segundo, à frente do atual campeão do mundo.
Lewis Hamilton ficou na quarta colocação, seguido de Vitaly Petrov, que passou para quinto. Michael Schumacher ganhou quatro posições, e ficou em sexto.

Um dos piores na largada foi o inglês Jenson Button. O piloto da McLaren caiu de quinto para décimo após a primeira curva, onde vários carros se enrolaram - o brasileiro Felipe Massa e Schumacher até chegaram a se tocar, mas continuaram na pista sem sofrer sustos. O piloto da Ferrari ficou na oitava posição.

Mas logo o alemão Sebastian Vettel contou com o ótimo acerto do carro para passar à liderança do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Depois de ver o companheiro de time Mark Webber largar mal e cair ao quarto lugar, ele fez um bom pit stop e aguardou a parada do inglês Lewis Hamilton para ganhar a posição, sendo o líder logo após abrir a volta número 24 - de um total de 46.

O piloto da Red Bull se manteve atrás do espanhol Fernando Alonso durante algumas voltas, mas conseguiu diminuir a desvantagem para o ferrarista, que corre em casa. Quando o bicampeão do mundo foi para os boxes, ele se aproveitou e o passou na reta dos boxes, ganhando inclusive alguns segundos de vantagem na volta número 22.

Depois, Vettel manteve a segunda colocação pacientemente por mais uma volta, até que Hamilton também foi para os boxes pela segunda vez, e voltou atrás do alemão, ficando em segundo. Alonso seguiu em terceiro, e Mark Webber continuou em quarto. Jenson Button e Michael Schumacher completam o grupo dos seis primeiros.

O brasileiro Felipe Massa manteve o ritmo modesto de sua largada, e ficou na décima colocação depois de suas duas paradas. Mas acabou abandonando após um problema no câmbio.
Veja a classificação final do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1:
1º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h39min03s301
2º) Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - + 0s630
3º) Jenson Button (GBR/McLaren) - + 35s697
4º) Mark Webber (AUS/Red Bull) - + 47s966
5º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - + 1 volta
6º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - + 1 volta
7º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 1 volta
8º) Nick Heidfeld (ALE/Renault) - + 1 volta
9º) Sergio Perez (MEX/Sauber) - + 1 volta
10º) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - + 1 volta
11º) Vitaly Petrov (RUS/Renault) - + 1 volta
12º) Paul di Resta (ESC/Force India) - + 1 volta
13º) Adrian Sutil (ALE/Force India) - + 1 volta
14º) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - + 1 volta
15º) Pastor Maldonado (VEN/Williams) - + 1 volta
16º) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - + 2 voltas

17º) Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 2 voltas

18º) Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 2 voltas
19º) Timo Glock (ALE/Virgin) - 3 voltas
20º) Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - 3 voltas
21º) Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - 4 voltas

Não completaram:

Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 60 voltas

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 49 voltas
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - 29 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário