Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2024

Sereias, dragões e fim do mundo: pesquisa da Unicamp investiga o real e o fantástico em mapas medievais

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Estudo sobre ferramenta gráfica capaz de reunir mais informações que limites geográficos rendeu Prêmio Tese Destaque Unicamp 2023-2024 na categoria Ciências Humanas e Artes.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Marcelo Gaudio, g1 Campinas e Região

Postado em 29 de setembro de 2024 às 09h10m

#.* Post. - Nº.\  11.355 *.#


Sereias, dragões e fim do mundo; pesquisa investiga real e fantástico em mapas medievais

Há 700 anos, os mapas não tinham apenas a função de representar locais com precisão. Mais do que isso, eles também mostravam visões de um mundo onde criaturas fantásticas, como monstros e sereias, indicavam o fim do território conhecido.

O estudo desses documentos foi tema de uma tese de doutorado que ganhou o prêmio destaque de 2023 e 2024 da Unicamp. Para saber mais sobre esses mapas, o g1 conversou com a autora da tese, a geógrafa Deyse Cristina Brito Fabrício.

Durante o doutorado, ela estudou as diferentes representações do mundo feitas entre os séculos XIII e XVI. A concepção de que depois do fim do mundo teria o abismo e mais nada não existia na Idade Média. [Os mapas mostram] o fim do mundo que os europeus conheciam. Esse fim do mundo se alargava e os monstros eram sempre relegados para as bordas, conta.

Atlas Catalão - Abraham Cresques (1375) — Foto: Coleção: Bibliothèque nationale de France
Atlas Catalão - Abraham Cresques (1375) — Foto: Coleção: Bibliothèque nationale de France

🌎 Representando mundos

Deyse explica que entre os séculos XIII e XVI os mapas se apresentavam em três formatos principais, todos com ícones que ela afirma serem reflexos de crenças e medos reais que as pessoas compartilhavam à época:

  • T-O, que eram os mais comuns e colocavam Jerusalém como centro do mundo;
  • Cartas Portulanas, mais parecidas com os mapas atuais, e que tinham como objetivo ajudar na localização geográfica;
  • Transição, nomeados assim pela pesquisadora, misturam elementos dos anteriores e recuperam os conceitos de latitudes e longitudes de Ptolomeu.

A métrica da escala não era uma preocupação naquela época. Tinham mais coisas importantes para representar. Não era o objetivo do mapa representar o espaço ou saber qual era a distância exata para Jerusalém. O importante é saber que Jerusalém ficava no centro do mundo no mundo conhecido, explica sobre os mapas T-O.

Assim, os mapas contavam com elementos de significado simbólico que ajudava na compreensão histórica e filosófica. Um exemplo disso é que, entre os itens usados, estão:

  • A Torre de Babel
  • Alexandre, o Grande
  • Criaturas místicas, como sereias e dragões
  • Lugares imaginários, como o Paraíso e o Inferno
Mapa de Ebstorf (c.1240). Mapa-múndi estilo T-O, feito em pele de cabra e mede 3,6 x 3,6m — Foto: Reprodução
Mapa de Ebstorf (c.1240). Mapa-múndi estilo T-O, feito em pele de cabra e mede 3,6 x 3,6m — Foto: Reprodução

🧭🏝️ Ilhas lendárias e monstros marítimos

A geógrafa explica que sempre que novas terras eram descobertas, o mundo dos europeus aumentava e as criaturas e locais míticos eram movidos no mapa. Com a exploração do Oceano Atlântico, a partir do século XV, alguns territórios mitológicos, como as Ilhas Brasil e de São Brandão, começaram a aparecer nos documentos, mas cada vez em um lugar diferente.

Eu parto do princípio tanto do Paraíso, quanto do Preste João e das criaturas, que elas eram uma realidade geográfica, porque elas eram descritas. Isidoro de Sevilha descreveu, Santo Agostinho descreveu e mostram como se fossem realidade na época, diz.

Detalhe do mapa Typus Orbis Terrarum (1570). Ilhas São brandão e Brazil — Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
Detalhe do mapa Typus Orbis Terrarum (1570). Ilhas São brandão e Brazil — Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Algo semelhante acontecia com as criaturas marítimas, sempre inseridas em locais distantes ou pouco conhecidos, eram uma forma de interpretar a realidade, como a descrição de Cristóvão Colombo de um peixe-boi, animal desconhecido dos europeus até o século XVI e que o navegador chamou de sereias.

Elas só não são tão bonitas, quanto os antigos relataram, brinca com a ideia.

 Acima.Cortejo de Poseidon. Carlos V na carruagem. Abaixo. Criaturas marinhas e o brasão de Portugal no Oceano Austral. Mapa de Diego Gutiérrez — Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
Acima.Cortejo de Poseidon. Carlos V na carruagem. Abaixo. Criaturas marinhas e o brasão de Portugal no Oceano Austral. Mapa de Diego Gutiérrez — Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

🗺️ Diferentes públicos

Deyse destaca que os mapas eram produzidos também pensando em diferentes públicos e suportes, dos pergaminhos em pele de carneiro, no papel como ilustração em livros e, até mesmo, em murais de igrejas, cada um com funções diferentes.

Dentre eles, um dos maiores mapas-múndi murais que resistiu ao tempo foi construído no século XIII e está na Catedral de Hereford, no Reino Unido. Ele tinha fins didáticos e reunia informações de história, religiosa ou não, assim como zoologia, botânica e outros conceitos para ensinar os fiéis.

Esses mapas são como enciclopédias ilustradas [...] e representar o mundo também tinha muito significado pelo mundo ser uma criação de Deus, fala.

A pesquisadora complementa que o estudo de um mapa era a oportunidade de decifrar o livro de Deus, pois a natureza era um livro de Deus também. Assim, os mapas não restringiam o mundo, mas registravam o conhecimento que sempre poderia ser expandido.

"Sempre se soube que tinha outras terras, terras que os europeus desconheciam, e acreditavam que o mundo conhecido deles era pequeno em relação ao globo terrestre", finaliza.

Typus Orbis Terrarum, Abraão Ortelius, do atlas Theatrum Orbus Terrarum — Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
Typus Orbis Terrarum, Abraão Ortelius, do atlas Theatrum Orbus Terrarum — Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------------------====-++----

Nenhum comentário:

Postar um comentário