<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>
Sucesso do experimento abre possibilidade de comunicação com humanos em futuras missões em Marte.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1
Postado em 19 de dezembro de 2023 às 13h15m
#.*Post. - N.\ 11.048*.#
A gravação de 15 segundos, em alta definição, mostra o gatinho Taters tentando "agarrar" um ponto de luz (veja acima). Foram necessários 101 segundos para o material chegar ao nosso planeta.
“Foi possível enviar o vídeo mais rápido do que a maioria das conexões de internet de banda larga”, afirmou Ryan Rogalin, líder de eletrônicos do projeto.
🚀Para quê? A intenção da Nasa não era apenas fazer uma demonstração de fofura, claro: o objetivo do experimento é mostrar que, com o envio de dados complexos a partir do chamado "espaço profundo", é possível organizar missões de humanos em Marte, mantendo a comunicação com eles.
“Essa conquista ressalta nosso compromisso com o avanço das comunicações ópticas como um elemento-chave para atender às nossas futuras necessidades de transmissão de dados”, disse a vice-administradora da Nasa, Pam Melroy.
🌐Como funcionou? A Nasa usou um aparelho de última geração chamado transceptor laser de voo, que é capaz de enviar e receber sinais infravermelhos. As imagens foram transmitidas para o telescópio Hale, no Observatório Palomar da Caltech, em San Diego, na Califórnia (EUA). A partir dali, o arquivo foi baixado e enviado "ao vivo" para um laboratório da Nasa no sul do estado.
😺Por que um gatinho? O
animal é um símbolo histórico nas missões de comunicação. Em 1928, por
exemplo, o Gato Félix foi exibido nos testes de transmissão televisiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário