<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Domo de Araguainha, que fica entre GO e MT, foi criado pelo impacto de um asteroide há cerca de 250 milhões de anos. Apenas outros 2 locais brasileiros entraram na lista: um no RJ e outro em MG.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Danielle Oliveira, g1 Goiás
Postado em 23 de outubro de 2022 às 08h30m
#.*Post. - N.\ 10.519*.#
Domo de Araguainha, que fica entre GO e MT, foi criado pelo impacto de um asteroide — Foto: Divulgação/J. Sanchez
Além do Domo de Araguainha, apenas outros dois locais brasileiros entraram na lista: o Pão de Açucar, no Rio de Janeiro, e o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.
A professora de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) Joana Sánchez, que é a única representante do Brasil no grupo de pesquisadores, falou sobre a importância desse reconhecimento.
“Nós somos o único país que tem três locais reconhecidos mundialmente. Como um exemplo, é como se fosse patrimônio mundial da humanidade, é uma coisa muito excepcional. Isso vai elevar a nossa pesquisa, mostrar o quanto é importante essa geodiversidade”, contou.
O Domo de Araguainha é uma cratera de 40 km de diâmetro, que é cortada pelo Rio Araguaia, que divide os estados de Goiás e Mato Grosso. A professora conta que a cratera é uma das poucas do mundo que tem todas as estruturas preservadas.
- LEIA TAMBÉM:
- Pesquisadores encontram dez crânios milenares em Serranópolis
- Milhares de artefatos são recolhidos em sítio arqueólogico de mais de 3,5 mil anos em Goiás
- VÍDEO: Meteoro cruza o céu de Goiás, provoca clarão e surpreende moradores
Domo de Araguainha, que foi formado por queda de asteroide em Goiás, é reconhecido em lista internacional — Foto: Reprodução/International Union of Geological Sciences
Ela ressaltou ainda que o Domo de Araguainha foi identificado pelo professor Alvaro Crósta, do Instituto de Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp). O local foi objeto da pesquisa de mestrado dele.
Segundo Joana, a IUGS é uma das maiores organizações científicas do mundo. Os locais que foram selecionados passaram por uma comissão de mais de 200 especialistas, de 55 países de todos os continentes e de 13 organizações internacionais.
A professora, que estuda a região do Domo de Araguainha há anos, é a única brasileira selecionada para representar o Brasil na convenção, que começa na segunda-feira (25), na Espanha. Na ocasião, ela vai apresentar os três locais brasileiros selecionados para a lista.
“Eu vou apresentar os três sítios brasileiros. É uma honra gigante”, disse a professora.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Domo de Araguainha, que fica entre GO e MT, foi criado pelo impacto de um asteroide — Foto: Divulgação/A. P. Crósta
Nenhum comentário:
Postar um comentário