<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>><<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Microsoft Start
www.msn.com
Redação - Ontem 11:43
Postado em 22 de outubro de 2022 às 11h50m
#.*Post. - N.\ 10.518*.#
Os principais destinos de surf das Ilhas do Oceano Pacífico são as Ilhas Cook, Tonga, Fiji, Samoa Ocidental e Taiti. A maioria das ondas quebra sobre recifes, sobretudo corais vivos. Não são, de fato, destinos para iniciantes, embora seja possível encontrar ondas relativamente amigáveis nesses destinos. Mas afinal, o que é que você sabe sobre o Oceano Pacífico? Já parou para pensar nisso?
O Oceano Pacífico nasceu há 750 milhões de anos e abriga a água oceânica mais quente do planeta.
A seguir você confere alguns dos fatos mais surpreendentes sobre o Oceano Pacífico:
Ele é o rei dos cinco oceanos do mundo e apresenta um vasto território de profundidade e rica vida marinha.
O Oceano Pacífico cobre um terço do planeta e toca 42 países.
Aqui está tudo o que você deve saber sobre o lar das montanhas mais altas, o maior recife de coral e as maiores ondas:
Mar Pacífico: Grande e Profundo
O Oceano Pacífico é o maior e mais profundo corpo de água da Terra, com profundidade máxima de 35.797 pés (10.911 metros) e área de superfície de 63.800.000 milhas quadradas (165.250.000 quilômetros quadrados).
O Challenger Deep do oeste do Pacífico Norte, é o ponto mais profundo da Terra. Está localizado na Fossa das Marianas e atinge profundidade de 35.853 pés (10.928 metros).
O Oceano Pacífico atravessa três continentes – Ásia, Austrália e América – e circunda mais de 25.000 ilhas pequenas e grandes, plataformas de coral e recifes de coral.
É lar da Grande Barreira de Corais, a maior estrutura de recifes de corais do mundo.
Os humanos chegaram ao Pacífico ocidental cerca de 60.000 a 70.000 anos atrás, no período Paleolítico.
Os navegadores e exploradores portugueses António de Abreu e Francisco Serrão foram os primeiros europeus a chegar à margem ocidental do Oceano Pacífico em 1512.
Seu nome foi dado pelo explorador português Fernão de Magalhães durante a circunavegação do mundo em 1521. Ele a batizou de Mar Pacífico (que significa “mar calmo") depois de encontrar águas calmas e navegar com ventos favoráveis.
Em 1589, o geógrafo e cartógrafo brabantiano Abraham Ortelius lançou o Descriptio Maris Pacifici, o primeiro mapa do Pacífico a ser impresso.
Entre os séculos XVI e XVII, o Oceano Pacífico era considerado um mare clausum (mar fechado) para todas as outras nações navais.
Tempo inconstante
O volume do Oceano Pacífico é de 171 milhões de milhas cúbicas (714 milhões de quilômetros cúbicos), representando cerca de 50,1% da água oceânica do planeta.
A temperatura da água varia de 29,5 °F (-1,4 °C) mais perto dos pólos a 86 °F (30 °C) perto do equador.
O Indo-Pacific Warm Pool (IPWP) é o maior corpo de água quente do planeta Terra. Desempenha um papel significativo no clima global, pois se contrai e se expande em tamanho e varia de temperatura ao longo de décadas.
O local mais seco do planeta é o Deserto do Atacama, no Chile, próximo à costa do Pacífico. Algumas áreas não veem uma gota de chuva há séculos.
A maior bacia hidrográfica do mundo abriga El Niño e La Niña.
As tempestades são relativamente raras ao longo da costa do Pacífico.
O clipper Alberta é uma tempestade de movimento rápido que se desenvolve na frente do Pacífico, geralmente sobre as Montanhas Rochosas de Alberta, Canadá, e deixa um rastro de ar frio e neve.
Os oceanos Atlântico Norte e Pacífico Norte têm uma grande corrente no sentido horário, enquanto os oceanos Atlântico Sul e Pacífico Sul têm uma grande corrente no sentido anti-horário.
O movimento para o norte do anticiclone subtropical do Pacífico Norte tende a manter o clima relativamente seco ao longo da costa oeste da América do Norte durante o verão.
Terremotos e Tsunamis
A superfície da Terra é dividida em sete grandes placas tectônicas e várias menores. O Oceano Pacífico encontra-se em uma única placa grande.
O “Anel de Fogo” é uma região circular que circunda o Oceano Pacífico com atividade vulcânica e sísmica excepcionalmente alta. Inclui as costas do Japão, Rússia, Alasca, Canadá, Oregon, estado de Washington, Califórnia, México, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico Sul. O “Anel de Fogo” se estende por cerca de 64.000 quilômetros e apresenta três quartos dos vulcões do planeta.
Nos últimos 2.000 anos, mais de 80% dos tsunamis no Pacífico resultaram de terremotos.
Tsunamis acontecem em qualquer lugar, mas ocorrem principalmente ao redor do Oceano Pacífico.
O tsunami que atingiu o Havaí em 1946 foi causado por um terremoto na Fossa Aleuta, na costa do Alasca, cinco horas antes.
Metade das maiores ondas do mundo e dos picos de surf mais poderosos estão localizados ao longo do Oceano Pacífico.
A maior onda já registrada mediu 1.720 pés e foi desencadeada pelo maior tsunami dos tempos modernos na Baía de Lituya, no Alasca.
O Oceano Pacífico é um cemitério para várias armas nucleares e bombas perdidas.
Mais de trezentas ogivas foram detonadas de 1945 a 1968 em regiões desérticas e em pequenas ilhas do Pacífico depois que os Estados Unidos inventaram as bombas atômica e de hidrogênio.
The post Descubra fatos impressionantes sobre o Oceano Pacífico appeared first on HARDCORE.
------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário