==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==
\..________-------------------- --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________../
Gipope™
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil
Foram emplacadas 189 mil unidades, contra 179 mil no mesmo período de 2016. Mas, no acumulado, volume vendido é inferior ao do 1º trimestre do ano passado.
..________------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________..
/==---____--------------------__________________::__________________==..===..==..===___________________::________________----------------------____---==\
As vendas de veículos no Brasil tiveram a primeira alta em pouco mais de 2 anos, em março último. Foram emplacados 189.143 carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus, um aumento de 5,5% sobre o mesmo período de 2016, quando foram vendidos 179.279 exemplares.
Os dados são da federação dos distribuidores, a Fenabrave.
Antes disso, o último mês de alta nas vendas, nesse mesmo tipo de comparação anual, tinha sido dezembro de 2014. Porém, o nível era bem mais acima do que o atual: naquele mês, foram emplacados 370 mil veículos.
Em dezembro passado, os emplacamentos atingiram o maior volume dos últimos 12 meses, com 204,3 mil unidades, mas foram inferiores em relação ao montante de 1 ano antes.
Vendas de veículos nos últimos 12 meses (Foto: G1)
Na comparação com fevereiro, que teve menos dias úteis, março registrou alta de 39,4%.
Queda no acumulado
No acumulado do ano, porém, houve queda, de 1,94%, sobre o primeiro trimestre de 2016. De janeiro a março foram emplacados 472.004 veículos.
"Apesar da manutenção das incertezas políticas e econômicas do país, acreditamos que a curva de queda no acumulado deverá arrefecer, para que possamos ter um crescimento moderado até o final deste ano”, avaliou Alarico Assumpção Júnior, presidente da federação.
Para o ano, a Fenabrave projeta crescimento de 2,43% nas vendas sobre o volume do ano passado, de pouco mais de 2 milhões de unidades, o mais baixo desde 2006.
A produção de veículos já tinha iniciado um ciclo de altas em novembro último. O número de março será divulgado na próxima quinta (6), pela associação das montadoras, a Anfavea.
As fabricantes, no entanto, continuam lançando mão de medidas para reduzir o ritmo. A Volkswagen vai dar férias coletivas de 11 dias na unidade de Taubaté (SP), onde produz Gol, Voyage e Up!, a partir do próximo dia 18.
Na mesma cidade, a Ford deu férias a 450 funcionários da fábrica de motores e transmissão, no mês passado. Na vizinha São José dos Campos, a General Motors parou 1.500 trabalhadores também em março; nessa unidade são produzidas S10 e Trailblazer, além de motores.
Pior para motos
A alta nas vendas em março foi puxada pelos automóveis e comerciais leves, que registraram um crescimento de 6% nos emplacamentos.
O comércio de caminhões e ônibus continuou em baixa, de 14,48% e 2,5%, respectivamente.
Contado à parte, o segmento de motos recuou 19,74% no mês passado.
Todos esses segmentos registram queda no acumulado do ano. Caminhões e motos têm baixas superiores a 25%, na comparação com 2016.
Marcas
Entre as fabricantes, a General Motors, dona da Chevrolet, liderou março e segue na dianteira também no acumulado do ano, com 17,8% de participação nas vendas deste 1º trimestre. Em seguida, mas bem abaixo, aparecem Fiat, com 13,59%, e a Volkswagen, com 12,79%.
Completando a lista das 10 que mais vendem veículos no Brasil aparecem, nesta ordem, Hyundai (9,32%), Ford (9,23%), Toyota (8,84%), Renault (6,80%), Honda (6,55%), Jeep (4,2%) e Nissan (4,16%).
Mais vendidos
Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)
Entre os veículos, a liderança também é da GM, com o Onix. Em março, foram comercializadas 14.745 unidades do hatch compacto. O segundo colocado foi o Hyundai HB20, com 10.638. Nenhum outro modelo conseguiu chegar perto das 10 mil unidades.
Os 10 carros e 10 motos mais vendidos março (Foto: Arte/G1)
Novatos
Estreantes, Honda WR-V e Renault Captur ficaram próximos no ranking, com vendas na casa das 700 unidades. Apesar da proximidade, a avaliação de desempenho é distinta. Enquanto o WR-V chegou às lojas na metade de março, o Renault teve seu primeiro mês cheio nas concessionárias.
Com 686 unidades vendidas, o Captur ficou distante do líder dos SUVs, Honda HR-V (4.317), e abaixo de praticamente todos os rivais. Entre os SUVs compactos, só vendeu mais do que o Chevrolet Tracker (470).
Renault Captur (Foto: Gustavo Epifânio / Renault )
SUVs fazem briga acirrada
O segmento de SUVs compactos, inclusive, teve briga acirrada no mês de março. Apesar da primeira colocação tranquila do HR-V, Jeep Renegade (3.509), Nissan Kicks (3.501) e Hyundai Creta (3.487) ficaram praticamente empatados na vice-liderança.
Post.N.\7.723
.__-______________________________________________________________________________________-__.
<.-.-.- Atendimento Personalizado com recepção Vip! -.-.-.>
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 02:00
-----------------------------------------------
|||---------------________--_____________--------------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches. ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Nenhum comentário:
Postar um comentário