Gipope™ - Mercado & Marketing®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil -.x.x.-> Economia & Negócios - Veículos & Comércio - Fatos & Fotos - ]}> Status & Ranking <{[
Apenas 2 segmentos tiveram alta nas vendas: esportivos e picapes grandes.
Mesmo estando na 'moda', SUVs caíram pela primeira vez em 10 anos.
..________------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________..
/==---____--------------------__________________::__________________==..===..==..===___________________::________________----------------------____---==\
Do G1, em São Paulo13/01/2017 08h00 - Atualizado em 13/01/2017 08h37
Postado às 15h30m
Até os SUVs, os novos "queridinhos" do mercado, registraram uma tímida queda de 1,3%. Apesar de uma retração pequena, é a primeira vez em 10 anos que o número de utilitários esportivos não cresce no país na comparação com o ano anterior.
Por outro lado, há categorias em que o "tombo" foi considerável. A venda de peruas médias caiu 44,4%, e a de sedãs grandes, 42,6%, sempre na comparação de 2016 com 2015.
Entre os segmentos mais volumosos também houve queda. Foram emplacados 29,8% menos veículos de entrada e 22,2% menos sedãs compactos. Nem as picapes pequenas, com a chegada de Fiat Toro e Renault Oroch, se salvaram, fechando o ano com baixa desde 39,6%.
O setor de veículos encerrou 2016 com queda de 20% nos emplacamentos. Foram menos de 2 milhões de unidades de automóveis e comerciais leves, contra quase 2,5 milhões em 2015.
Confira os carros mais vendidos por categoria, segundo classificação da Fenabrave:
Ford Ka (Foto: Divulgação)
1. Ford Ka - 76.615 unidades
2. Fiat Palio - 63.996
3. Volkswagen Gol - 57.390
4. Volkswagen Up! - 38.354
5. Toyota Etios - 37.974
Depois de perder a liderança de mercado em 2015, o Palio também deixou de ser o líder entre os carros de entrada. O novo "campeão" da categoria é o Ford Ka. Destaque para o Toyota Etios, que desbancou o Fiat Uno e entrou para o ranking dos 5 mais vendidos.
Em 2016, 348.630 veículos emplacados foram do segmento de entrada. O número é 29,8% inferior ao do ano anterior.
Chevrole Onix 2017 (Foto: Divulgação)
1. Chevrolet Onix - 153.372 unidades
2. Hyundai HB20 - 121.616
3. Renault Sandero - 63.228
4. Volkswagen Fox /CrossFox - 43.727
5. Nissan March - 18.376
Campeão de vendas no geral pelo segundo ano seguido, o Onix também levou a melhor entre os hatches pequenos. Apenas duas alterações. Uma delas é a inversão de posições entre Sandero e Fox. A outra é a entrada do Nissan March no ranking.
O segmento perdeu 9,8% em vendas de 2015 para 2016, caindo de 493.203 unidades para 444.871.
Fiat Punto 2017 (Foto: Divulgação)
1. Fiat Punto - 7.709 unidades
2. Ford Focus - 6.766
3. Volkswagen Golf - 5.966
4. Chevrolet Cruze Sport6 - 3.587
5. Peugeot 308 - 2.272
Apesar de ser classificado como médio, o Fiat Punto tem porte de hatch pequeno. Considerando esta informação, o modelo lidera o segmento com pequena vantagem. Fora isso, a categoria não vive grandes novidades. A nova geração do Cruze hatch começa agora a aparecer nas concessionárias.
Por isso, as vendas devem subir apenas ao longo de 2017.
A queda do segmento de hatches médios é uma das maiores do mercado, de 39,9%. O segmento encolheu, de 54 mil unidades para pouco menos de 33 mil carros.
Chevrolet Prisma 2017 (Foto: Divulgação)
1. GM Prisma - 66.337 unidades
2. Hyundai HB20S - 46.023
3. Fiat Siena - 33.478
4. Toyota Etios Sedã - 29.791
5. Volkswagen Voyage - 26.074
Assim como acontece entre os hatches, a "dobradinha" é formada por GM e Hyundai. As versõe sedã de Onix e HB20 dominam o segmento. A novidade é a entrada do Toyota Etios Sedan, que ganhou a quarta posição do Voyage. O Ka+ deixa a lista.
No geral, a categoria perdeu 22,2% nas vendas em relação a 2015, e em volume, foi superada pela de SUVs.
Chevrolet Cobalt 2017 (Foto: Divulgação)
1. Chevrolet Cobalt - 22.466 unidades
2. Honda City - 15.422
3. Ford New Fiesta - 1.637
4. Lifan 530 - 817
5. Jac J3 Turin - 444
O segmento está cada vez menor, e carece de novidades. A última delas, foi a renovação do Cobalt, no final de 2015 - que garantiu fôlego para o modelo tomar a liderança que era do Honda City. A categoria tem ainda dois chineses, Lifan 530 e Jac J3 Turin, ainda que os dois, somados, não chegam nem aos números de venda do terceiro colocado, Ford New Fiesta.
Os emplacamentos na categoria caíram 32,6% sobre o ano anterior.
Toyota Corolla Altis (Foto: Marcelo Brandt / G1)
1.Toyota Corolla - 64.738 unidades
2. Honda Civic - 20.857
3. Chevrolet Cruze - 12.064
4. Volkswagen Jetta - 8.654
5. Nissan Sentra - 6.288
Para entender o tamanho da liderança do Corolla, basta dizer que ele vende quase a mesma quantidade que os oito modelos abaixo dele no ranking de vendas. E isso que o sedã fica devendo em itens de segurança e ainda viu a chegada de novas gerações de Civic e Cruze e reestilização do Sentra.
O segmento praticamente acompanhou a queda do mercado, com retração de 21,5% nos emplacamentos na comparação com 2015.
BMW Série 3 2016 (Foto: Divulgação)
1. BMW Série 3 - 3.367 unidades
2. Mercedes-Benz Classe C - 1.523
3. Audi A4 - 907
4. Mercedes-Benz CLA - 638
5. Jaguar XE - 469
Há uma curiosidade. Ford Fusion e Mercedes Classe C aparecem tanto nesta categoria, como na de sedãs médios. Considerando que o porte do modelo condiz mais com esta, os dois sedãs ficariam a frente do Série 3. O Fusion teve 3.829 unidades vendidas em 2016, e o Classe C, 4.485. Isso faria dele o líder da categoria.
Porém, para a Fenabrave, o campeão é o BMW Série 3, com 3.367 veículos emplacados.
O segmento apresentou a segunda maior queda do mercado, com 42,6% menos vendas do que em 2015.
Honda HR-V (Foto: André Paixão/G1)
1. Honda HR-V - 55.758 unidades
2. Jeep Renegade - 51.375
3. Ford EcoSport - 28.105
4. Renault Duster- 25.373
5. Toyota SW4 - 12.168
Sem grandes novidades por aqui. Honda HR-V e Jeep Renegade mantiveram a supremacia de 2015. Nas demais posições, a surpresa é a Toyota SW4 ocupando a quinta colocação. Para 2017, o Jeep Compass deve entrar na briga, já que, em dezembro, vendeu quase tanto quanto o Renegade.
Apesar de ser o segmento da moda, os emplacamentos entre os SUVs caíram 1,3%. Ainda assim, a categoria passo a ser a terceira mais importande do mercado nacional, superando a de sedãs pequenos.
Fiat Weekend Extreme (Foto: Divulgação)
1. Fiat Weekend - 7.302 unidades
2. Vokswagen SpaceFox - 1.956
3. Volkswagen Space Cross - 545
Não houve mudanças em um segmento que tem apenas 3 modelos. A líder é a Fiat Weekend, com 7.302 carros vendidos. Bem abaixo aparece a segunda colocada, SpaceFox, seguida por sua versão "aventureira", SpaceCross.
O segmento corre risco de desparecer em alguns anos no Brasil. Na comparação com as vendas de 2015, houve queda de 44,4%, a maior entre todas as categorias.
Volkswagen Golf Variant (Foto: Divulgação)
1. Volkswagen Golf Variant - 981 unidades
2. Volvo V60 - 127
3. Audi A4 Avant - 86
4. Audi A6 Allroad - 18
A perua do Golf continua "sobrando" entre as peruas maiores. Ela vendeu quase 8 vezes mais do que a segunda colocada, Volvo V60, que por sinal, tomou o posto da Audi A4 Avant. O modelo alemão ganhou uma nova geração, e deve ter resultados melhores em 2017.
Curiosamente, o segmento de peruas grandes foi um dos que menos caiu no ano, com retração de 6,8%. Porém, a categoria é também uma das menores de nosso mercado. Somados, os 4 modelos venderam pouco mais de 1,2 mil unidades.
Honda Fit 2017 (Foto: Divulgação)
1. Honda Fit - 28.439 unidades
2. Fiat Doblò- 6.355
3. Fiat Idea - 3.054
4. Kia Picanto - 1.878
5. Suzuki S-Cross - 991
Oo Fit continua carregando a categoria nas "costas", vendendo o dobro de todos os concorrentes juntos. Da lista, o Fiat Idea saiu de linha, e deve desaparecer da lista ao longo de 2017. Por outro lado, o S-Cross aparece em quinto lugar.
Ao todo, a categoria emplacou 38,5% a menos do que em 2015.
Chevrolet Spin (Foto: Divulgação/Fábio Gonzalez)
1. GM Spin - 22.982 unidades
2. Citroën C4 Picasso - 218
3. Kia Carnival - 101
4. Jac J6 - 58
O domínio do Spin na categoria é ainda maior do que o do Fit na Monocab. A monivan da GM vende 60 vezes mais do que todas as rivais somadas. A Citroën C4 Picasso voltou a aparecer entre os mais vendidos. Quem saiu da lista foi a Chrysler Town & Country, que deve ser substituída em 2017 pela Pacifica.
A queda nas vendas da categoria foi de 16,1% sobre 2015.
Chevrolet Camaro (Foto: Divulgação)
1. Chevrolet Camaro - 478 unidades
2. Audi TT - 401
3. Porsche 911 - 115
4. Porsche Boxster - 112
5. BMW Z4 e Mercedes SLC - 67 cada
Com uma nova geração, o Camaro fechou mais um ano confortável na liderança entre os esportivos. A lista ainda tem dois carros da Porsche, o 911 e o Boxster, ambos renovados recentemente. Por fim, dois concorrentes diretos dividem a quinta colocação: BMW Z4 e Mercedes SLC.
O segmento de esportivos foi um dos poucos que registraram alta nas vendas. O volume em 2016 foi 16,3% superior do de 2015.
Fiat Strada 2017 (Foto: Divulgação)
1. Fiat Strada - 59.443 unidades
2. Volkswagen Saveiro - 33.950
3. Chevrolet Montana - 14.768
As vendas da Strada sofreram uma queda consideravelmente. Ainda assim, a picape fechou mais um ano como líder do segmento. Sem novidades nas demais posições: Saveiro em segundo e Montana em terceiro.
O segmento foi um dos que mais caiu em 2016, com retração de 39,6% nas vendas, na comparação com 2015.
A caminhonete Fiat Toro é apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Alan Morici/G1)
1. Fiat Toro - 41.283 unidades
2. Toyota Hilux - 34.031
3. Chevrolet S10 - 26.558
4. Ford Ranger - 15.812
5. Renault Oroch - 14.245
As 5 picapes mais vendidas do país sofreram alterações nos últimos meses. Além disso, a líder, Fiat Toro e a 5ª colocada, Renault Oroch, são estreantes. Fora isso, a Hilux vendeu mais do que a S10.
Com tantas novidades, a categoria das picapes grandes teve o maior crescimento do mercado nacional, com acréscimo de 29,6% no volume.
Renault Master (Foto: Divulgação)
1. Renault Master - 6.383 unidades
2. Hyundai HR - 4.310
3. Fiat Ducato - 2.902
4. Iveco Daily - 1.826
5. Kia K2500 - 1.372
A Master mantém a liderança desde 2014, ano em que a Kombi saiu de linha. Já a Fiat Ducato, atual terceira colocada, deve cair no ranking, já que a Fiat confirmou o fim da produção em Sete Lagoas (MG).
As vendas da categoria, no entanto, amargaram queda de 29,3% sobre o ano anterior.
Fiat Fiorino 2014 (Foto: Divulgação)
1. Fiat Fiorino - 9.760 unidades
2. Renault Kangoo - 1.842
3. Fiat Doblò Cargo - 1.155
4. Peugeot Partner - 350
A única mudança em relação a 2015 é a volta da Peugeot Partner, que tomou o lugar do Uno Furgão. Os emplacamentos foram 36,2% menores do que no ano anterior.
VAI VENDER SEU CARRO NA WEB? VEJA DICAS PARA MONTAR O ANÚNCIO
Post.N.\7.557
.__-______________________________________________________________________________________-__.
<.-.-.- Atendimento Personalizado com recepção Vip! -.-.-.>
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 02:00
-----------------------------------------------
|||---------------________--_____________--------------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches. ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Nenhum comentário:
Postar um comentário