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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Primeiras impressões: Audi Q3

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Crossover traz equipamentos distintos e melhor conjunto câmbio/motor.
Espaço para ocupantes de trás é apenas razoável. Preço segue indefinido.


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Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo

*\\>.<\\* Como 2011 ficou marcado pelo lançamento do A1 no Brasil, hoje um dos carros-chefe da Audi não só aqui mas como em todo mundo, 2012 será lembrado pela chegada do Q3, a principal novidade da marca alemã para o mercado brasileiro neste ano – no máximo segunda principal, caso o novo A3 desembarque por aqui até o final do ano (surpresa possível, mas pouco provável). Preço? Pacote de equipamentos oferecidos por aqui? Só em maio, quando sua comercialização de fato terá início. Por ora, é possível apenas namorá-lo em alguma concessionária e, para quem gostar, reservá-lo.


Mas a Audi faz questão de adiantar: “o modelo de entrada custará menos do que o Evoque mais barato”. Mais do que dar uma ideia de valores – que no caso do ainda estreante Land Rover começam em R$ 164,9 mil, e portanto é razoável chutar que o Q3 partirá de algo em torno dos R$ 160 mil – a marca alemã dá claras evidências de que não se importará tanto com o apagado X1, da arquirrival BMW. O alvo inglês justifica-se pelos números: em janeiro, o Evoque vendeu 411 unidades, enquanto o X1 ficou em 262 emplacamentos. Volvo XC60 e Mercedes-Benz GLK assistirão essa guerra sem terem muito o que fazer.
Audi Q3 (Foto: Arte/G1)
Audi Q3 (Foto: Arte/G1)
Q3 x A3
Pessoalmente, o Q3 parece menor do que realmente é. Lado a lado com A1 e A3, o Q3 parece muito mais o irmão mais velho do primeiro, embora faça parte da família do segundo. Ter a sensação de que o crossover é a versão crescida do hatch compacto e não a do médio tem uma explicação simples: o Q3 carrega, assim como o A1 e diferentemente do A3, a nova identidade visual da montadora. Portanto, quando o A3 chegar, tudo fará mais sentido.

Assim como nos outros Audis, será possível saber que aquele carro lá longe, que vem se aproximando, é um Q3. Isso porque há uma identidade visual muito forte, conseguida principalmente pelo desenho formado pelos únicos dois LEDs que compõem o contorno dos faróis, separando-os do capô. Na traseira ocorre efeito semelhante com as lanternas, que em parte imitam o contorno dos faróis. Mas a grande sacada do Q3, que lhe garante um estilo peculiar, é a coluna C mais inclinada do que o habitual. Não dá pra classificá-lo como um crossover-cupê, como o X6, mas certamente há algo diferente ali.
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Trata-se de um belo conjunto, que transmite bem a ideia de crossover – a cor do carro das fotos é uma escolha recomendável. Mas, no quesito estilo, o Evoque ainda é o carro a ser superado.


A semelhança com o A1, que se repetirá com o futuro A3, se encontra também no interior. O volante é novo, tem boa pegada, e parece formar um só conjunto com o painel de instrumentos. Os comandos do ar-condicionado estão bem posicionados, à frente da alavanca de câmbio, enquanto o rádio nos pareceu ter operação mais simples em relação às demais centrais multimídia da marca. A disposição de todos os elementos passa a sensação não de um carro imponente – como A6 e A8 –, mas sim de um veículo mais jovem e descolado. E quanto ao acabamento, a Audi parece se aprimorar a cada lançamento.


O espaço é, oficialmente, para cinco ocupantes, mas com conforto, mesmo, vão só quatro. E nisso o Q3 não é melhor nem pior que os concorrentes.
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
São Paulo – Bertioga
G1
testou o Audi Q3 até Bertioga, litoral norte de São Paulo, num trajeto de cerca de 250 km, divididos entre o trânsito urbano já sem solução e rodovias bem pavimentadas. A condução dentro da cidade é pacata, se assim o motorista desejar. Impressionaram a leveza da direção e a facilidade de se encaixar em qualquer espaço – afinal, essa é uma das grandes vantagens dos crossovers sobre os SUVs.


Chegando à estrada, o condutor só confirma o que imaginava no travado trânsito urbano: a dupla motor 2.0 TFSI (aqui com 211 cavalos) e o câmbio automatizado S-Tronic de sete velocidades continua afinadíssima e competente em embalar com vontade de sobra praticamente qualquer Audi/Volkswagen. Além de ganhar velocidade rapidamente – graças às trocas de marcha quase instantâneas – o crossover consegue ser veloz mantendo o motor em giros baixos, mantendo o ruído fora da faixa de incômodo. A direção precisa, em velocidades mais elevadas, também faz bom trabalho.
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Lane Assist
Um dos equipamentos exclusivos do Q3 em relação aos concorrentes é o Lane Assit. Trata-se de um interessante recurso que impede o carro de sair da faixa onde está, caso o motorista durma ao volante. Uma câmera identifica a faixa se aproximando e a direção age sozinha, voltando o veículo ao traçado original. Mais eficiente que qualquer alerta, sem dúvida.
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
O pacote de equipamentos, como já mencionado, ainda não está definido – e o Lane Assist pode ficar de fora. Certo para o Brasil é uma inédita configuração de 170 cv do mesmo bloco 2.0 TFSI, mais mansa também no preço. Ela vem acompanhada de rodas de aro 17 (e não 18, como o carro das fotos) e carece de alguns itens que serão exclusivos do modelo de 211 cv. O Audi Drive Select, que muda os ajustes de suspensão, câmbio e direção, privilegiando o conforto ou a esportividade, também está garantido.


No embate com o Evoque, o Q3 compensará a falta de aptidão off-road, que é abundante no rival inglês, com mais praticidade, tecnologia embarcada (também bastante presente no Evoque) e o status inerente das quatro argolas. Quanto ao BMW X1, resta esperar a estreia do novo motor 2.0 turbo e rezar por mais equipamentos.

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