BRASIL - - NOTÍCIAS
Plano de buscas começou há dois anos no mar catarinense.
Prospecção oceanográfica foi iniciada dia 9 de julho com prazo de sete dias.
##/*/## Pesquisadores do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) afirmaram que localizaram, na noite desta quinta-feira (14), o submarino alemão, prefixo U513, afundado na costa catarinense desde 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial. Ainda de acordo com a equipe, esta a primeira embarcação encontrada entre as 11 que foram afundadas no mar brasileiro no período da guerra.
Segundo Rafael Medeiros Sperb, pesquisador do CTTMar/Univali, que ainda está embarcado no veleiro Aysso, o encontro do submarino tem importância histórica.
"Estamos felizes com o feito, mas ainda falta muita água até chegarmos em solo. Tudo vai depender do vento", disse ele ao G1.
Ainda segundo a Univali, o submarino é procurado por pesquisadores há cerca de dois anos. O encontro do submarino é resultado do convênio de cooperação para localização da embarcação entre o do Instituto Kat Schurmann e a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.
A operação de prospecção oceanográfica começou no sábado (9) e deveria durar até sábado (16), mas o retorno da equipe foi antecipada em virtude do encontro do submarino.
De acordo com Sperb, a embarcação foi encontrada nas proximidades de São Francisco do Sul (SC), por volta das 22h desta quinta-feira. O submarino está encalhado a 75 metros de profundidade.
Segundo o pesquisador, foram afundados 11 submarinos alemães durante a 2ª Guerra Mundial em águas brasileiras. Vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem pesquisa para encontrar dados e informações sobre os locais dos naufrágios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário