Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nova diretora do FMI vê 'recuperação desigual' após crise de 2008

ECONOMIA


Christine Lagarde concedeu primeira entrevista após assumir o Fundo.
Dívida de países europeus e fluxo de capitais aos emergentes preocupam.

 

Do G1, em São Paulo




$&%&$ A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira (6), durante entrevista coletiva em Washington, que a crise financeira global de 2008 foi superada e que o mundo está em recuperação.

"Mas é uma recuperação desigual", observou, durante a primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo. Ela ressaltou que há várias preocupações atualmente dentro desse cenário desigual e uma das principais é a crise da dívida soberana na Europa.


Christine Lagarde chega ao FMI nesta terça para seu primeiro dia de trabalho no comando do Fundo. (Foto: Reuters)Christine Lagarde chega ao FMI na terça para seu primeiro dia de trabalho no comando do Fundo. (Foto: Reuters)
 
De acordo com Lagarde, suas principais preocupações como nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional são os problemas de dívida soberana na Europa e o enorme fluxo de capital em direção aos países emergentes.
"Os assuntos urgentes que temos de prestar atenção têm a ver com a dívida soberana", afirmou Lagarde. O segundo ponto que mais preocupa é desembarque em massa de fluxos de capital em direção aos mercados emergentes, que está criando pressões inflacionárias em diferentes países.

Ex-ministra das Finanças da França, Lagarde foi nomeada na semana passada para ocupar o lugar de Dominique Strauss-Kahn, que havia sido preso em 14 de maio sob acusações de crimes sexuais. Ele, contudo, foi liberado da prisão domiciliar na semana passada para responder ao processo em liberdade, após surgirem questionamentos sobre a credibilidade da vítima.

Com informações da Agência Estado e da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário