Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Samsung lança novo Galaxy Tab com tela maior



TECNOLOGIA  &  MÍDIA



O Globo, Reuters


    Novo Galaxy Tab de 10 polegadas é lançando pela Samsung / Foto: Reuters
    $$«:«_»:»$$ SEUL e RIO - A Samsung lançou nesta quarta-feira na Coreia do Sul uma versão mais leve e fina do Galaxy Tab, em um esforço para tentar conquistar parte do imenso mercado dominado pelo iPad, da Apple. A tela do tablet é maior com 10 polegadas e mais nítida do que a do iPad 2 (com resolução de 1280x800). O modelo ficou um pouco mais leve, pesando 596 gramas.

    O Galaxy Tab com tela 10,1 polegadas é uma versão melhorada do modelo com tela de 7 polegadas, lançado em outubro de 2010. O aparelho funciona com a mais recente versão do sistema operacional da Google, o Android Honeycomb, que foi desenvolvida exclusivamente para tablets e conta com um processador de núcleo duplo Tegra 2, da Nvidia.

    Sua bateria dura até nove horas rodando vídeos ou 72 horas ouvindo músicas e o aprelho tem suporte ao Adobe Flash. O dispositivo traz ainda duas câmeras, a traseira que grava vídeos HD (720p) e fotografa em 3MP e a frontal de 2MP para videconferências, conexões Wi-Fi e 3G e GPS.

    Com preços a partir de US$ 500 nos Estados Unidos (para o modelo somente Wi-Fi com 16 GB), comparáveis aos valores praticados no iPad 2, o novo dispositivo da Samsung enfrenta forte concorrência de mais de cem outros aparelhos lançados em resposta ao iPad, a maioria deles também rodando Android.

    Samsung Galaxy tab / Foto: Reuters
    Na Coreia do Sul, o modelo de 16 gigabytes Wi-Fi do novo Galaxy Tab será vendido por 671 mil wons (US$ 633), ligeiramente mais caro que o modelo comparável do iPad, que é comercializado por cerca de 640 mil wons.

    No Brasil, o aparelho só chega ao final do segundo semestre e ainda não há previsão para os valores praticados no país. De acordo com a Samsung, o tablet com 7 polegadas, função telefone, TV Digital e 3G não vai sair de linha. O dispositivo mais compacto continuará a ser produzido e ganhará também uma versão apenas com Wi-Fi.

    Concorrência quer desbancar reinado da Apple

    No entanto, até o momento Apple e Samsung vêm dominando o mercado de tablets, vistos inicialmente como um brinquedo com acesso à internet, mas que capturaram a imaginação de empresas como hotéis de luxo, companhias áreas e serviços de planejamento de casamentos que estão utilizando os tablets para vender seus serviços .

    iPad, da Apple / Foto: Reuters
    Produtos concorrentes como o PlayBook, da Research in Motion, e o Xoom, da Motorola, receberam críticas pouco entusiasmadas , enquanto o TouchPad, da Hewlett-Packard, está chegando tarde ao mercado, e o grupo de varejo on-line Amazon.com revelou apenas na semana passada seus planos de ingresso nesse mercado superlotado.

    Na quarta-feira, a Lenovo realizou o lançamento mundial de três tablets. A Dell optou por lançar seu novo tablet Android com tela de 10 polegadas na China , dentro de algumas semanas, preterindo um lançamento na Europa e EUA porque a China está emergindo como linha de frente na batalha pelo segmento.

    As vendas de iPads no segundo trimestre bateram recorde e superaram de longe as expectativas do mercado , o que destaca o desafio que a companhia sul-coreana Samsung precisa enfrentar. Suas ações fecharam com alta de 3,5% nesta quarta-feira, o que levou o valor de mercado da maior companhia de tecnologia da Ásia para cerca de US$ 130 bilhões.

    A Apple vendeu 14 milhões de iPads no primeiro semestre, ante estimativas de analistas de um total de 7,5 milhões de Galaxy Tabs para todo o ano de 2011.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário