<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Podendo chegar aos 30 centímetros, espécie ainda é pouco conhecida pela ciência.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Nicolle Januzzi, Terra da Gente
Postado em 24 de novembro de 2023 às 07h35m
#.*Post. - N.\ 11.018*.#
Maior mariposa do mundo em envergadura das asas é encontrada em Manaus, AM
Segundo ele, alguns indivíduos da espécie podem checar a 30 centímetros. O encontro aconteceu na última quarta-feira (22) e o biólogo, que vive em Belém (PA), estava na universidade a convite para um simpósio sobre divulgação científica.
Registro da Thysania agripinna foi feito em Manaus (AM) — Foto: César Favacho
“Vi alguma coisa enorme voando, parecia uma ave, mas quando percebi que embaixo da asa era preto, pensei que poderia ser a bruxa-branca. A mariposa pousou e consegui ter a certeza da espécie. Eu fiquei muito feliz, tremendo, em êxtase, porque sempre quis ver esse bicho vivo. Fiquei horas sentado ao lado dela fazendo fotos e vídeos”, relembra.
Mariposa bruxa-branca é a maior em envergadura de asa do mundo — Foto: César Favacho
Sem querer, César teve ainda mais conteúdo para compartilhar com os estudantes uma vez que publicou o achado nas próprias redes sociais, como está acostumado a fazer, com objetivo de passar conhecimento aos seguidores que têm interesse na área.
- LEIA TAMBÉM
- Fato ou Fake: pó da borboleta causa cegueira?
- Traça-das-roupas é, na verdade, uma mariposa
- Borboleta-guerreira-das-pedras é descoberta em região serrana, no leste de MG
As mariposas são classificadas dentro da ordem Lepidoptera, nome que significa "asa com escama" — Foto: César Favacho
A Thysania agripinna é da família Erebidae, que agrupa cerca de 20 mil espécies. Dessas, 2,5 mil ocorrem no Brasil, inclusive ela. “Ela pode ser encontrada em parte da América do Norte e em quase toda América Central e do Sul, principalmente em áreas de floresta fechada. Por aqui, vive na Amazônia e em alguns locais da Mata Atlântica”, explica Favacho.
A mariposa também é conhecida como mariposa-bruxa-branca e mariposa-imperador. O primeiro nome popular remete às outras espécies de mariposas da mesma família, que são chamadas de bruxas, geralmente, possuem coloração escura e aparecem à noite nas casas.
Mariposa foi encontrada na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. — Foto: César Favacho
“Já o nome imperador acredito que seja pela imponência e grandiosidade desse inseto”, fala o biólogo que reforça a dificuldade de se traçar a origem de nomes populares.
Pouco se sabe sobre o ciclo de vida dessa mariposa e, de acordo com Favacho, não há trabalhos publicados relatando a fase de lagarta da espécie. Por sorte, em 2014, o pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, Fernando Carvalho Filho, encontrou um exemplar em Belém.
Lagarta da mariposa bruxa-branca foi encontrada por pesquisadores em Belém, no Pará — Foto: Fernando Carvalho Filho
"Encontrei uma imensa lagarta, a qual fotografei sem muita técnica. Ela empupou imediatamente após ter sido coletada, impedindo-me de fazer um registro melhor. Após algumas semanas emergiu uma bruxa-branca. Por incrível que pareça, a sua lagarta era desconhecida", relatou Fernando na rede social.
De hábitos solitários e noturnos, a espécie é inofensiva e o principal modo de defesa é a camuflagem. Quando não funciona, esse inseto pode ser predado por pequenos mamíferos, aves e répteis.
Fernando Carvalho Filho desenhou o ciclo de vida da mariposa inspirado
em uma pintura da naturalista Maria Sibylla Merian — Foto: Fernando
Carvalho Filho
------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----
Nenhum comentário:
Postar um comentário