Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A cinco dias do fim do suporte, Windows XP ainda é o 2º sistema mais popular do mundo


Gipope - Intelligence & Solutions®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional -.$:$.- Tecnologia & Games - Sistemas & Software - Programas & Aplicativos - ][ Digital & Mídia ][ 



No dia 8 de abril a Microsoft encerrará atualizações de segurança e software para o sistema, bem como o suporte telefônico. Office 2003 também chega ao fim de seu ciclo de vida
RIO - Falta menos de uma semana para o encerramento de todo o suporte da Microsoft ao Windows XP, no próximo dia 8... e o sistema operacional ainda é o segundo mais popular do mundo, segundo a empresa de estatísticas StatCounter. 

Dados da companhia dão conta de que o XP ainda é usado em 18,6% dos computadores do mundo (o Windows 7 é o líder, com 54,7% das máquinas), à frente inclusive do Mac OS X, que detém 8,6% do mercado. Na América do Sul, 17,8% dos usuários ainda se valem do velho sistema, lançado em 2001. E no Brasil, segundo dados do Kaspersky Lab, quase 11% dos usuários ainda têm o XP instalado em suas máquinas.

Este não é o único problema. De acordo com a Reuters, 95% dos caixas eletrônicos no mundo rodam Windows XP. Se no ambiente doméstico permanecer com o sistema já representa uma porta aberta para hackers e crackers mundos de todo tipo de malware, imagine-se a vulnerabilidade quando se trata de bancos, grandes alvos dos bem-organizados criminosos digitais dos dias de hoje.

 
 
Segundo Fábio Gaspar, gerente de produtos Windows da Microsoft, não somente as atualizações de segurança serão encerradas no XP na próxima terça-feira, como também os updates de software em geral e o suporte telefônico.

— Nossa recomendação é trocar o sistema para a versão mais nova (Windows 8.1), já mais adaptada à era da mobilidade. O ideal, mesmo, seria trocar o próprio computador, já que tipicamente uma máquina com XP é velha e deve ter no máximo uns dois anos de sobrevida, enquanto um computador mais novo dura pelo menos uns cinco anos — diz Gaspar.

O sistema operacional, dada a sua idade, não pode ser simplesmente adaptado, recebendo um upgrade para as versões mais novas.
— É preciso instalar os novos Windows do zero, pois a estrutura tecnológica do sistema operacional, após quase 13 anos, mudou muito — explica o executivo.

A empresa criou um site para ajudar na migração para o Windows 8.1, que fica no endereço bit.ly/guiadoxp.
A segurança, embora seja fundamental, não é o único fator determinante na troca do XP. Gaspar lembra que novos dispositivos, como mouses, impressoras e câmeras digitais, podem não vir com drivers para o velho Windows.

— E isso sem falar em itens como a economia de energia dos sistemas mais modernos. O Windows 8.1 consome seis vezes menos energia que o XP.
A Microsoft diz que tem trabalhado com seus clientes corporativos para atualizar as plataformas. 

Do ponto de vista dos usuários, a maior dificuldade provavelmente estará no continente asiático e na África, onde respectivamente 24% e 30% dos computadores ainda rodam o Windows XP.

Além do sistema, cuja interface por mais de uma década foi sinônimo de Windows, o Microsoft Office 2003 também terá o suporte finalizado. A atualização é necessária para criar documentos de texto, planilhas e apresentações compatíveis inclusive com a era do Office para iPad, recém-anunciado pelo novo CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Por fim, é válido lembrar que mesmo os sistemas operacionais mais modernos da Microsoft já têm seu ciclo de vida bem definido, embora o fim do suporte estendido ainda esteja longe — janeiro de 2020 para o Windows 7 e janeiro de 2023 para o Windows 8, a princípio.

Fábio Gaspar diz que, com o foco renovado da Microsoft em mobilidade e na nuvem, as atualizações de sistema serão mais frequentes para acompanhar o ritmo do mercado, por isso os usuários devem ficar sempre atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário