Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Inpe divulga vencedores de concurso de melhores vídeos e fotos de raios


Concurso de fotos e vídeos



BRASIL  -- NOTÍCIAS


Autor de uma das fotos é piloto e registrou fenômeno da cabine de avião.
Vídeo campeão foi feito da varanda de artista plástico no Rio de Janeiro.



Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

O Instituto Nacional de Pesquis

!*:=+=:*! O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lança, nesta terça-feira (23), os vencedores da primeira edição do concurso “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil”. Uma das fotos foi tirada por um piloto comercial, da cabine de um avião, e a outra foi tirada da janela do apartamento do autor, em Campinas (SP). O vídeo campeão (veja ao lado) foi feito da varanda da casa de um artista plástico, em Itatiaia (RJ).


De acordo com o regulamento do Inpe, puderam participar fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o país. As imagens precisavam ser registradas em território nacional. Segundo o instituto, apesar da grande incidência de raios no país – cerca de 60 milhões de descargas por ano - há poucas imagens disponíveis sobre o fenômeno.


As imagens compiladas farão parte do documentário "Fragmentos de Paixão – Que Raio de História", que será produzido pelo Grupo Eletricidade Atmosférica (Elat) e será lançado em fevereiro de 2012.


O concurso contou com participantes de 11 estados. Foram enviadas 1.770 fotos e 81 vídeos em alta resolução. Os três ganhadores puderam participar da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica, no Rio de Janeiro, realizada no início deste mês.


Cabine de avião
O autor de uma das imagens vencedoras, o piloto comercial Alex Ciraudo Amorim, 42 anos, fez o registro da cabine de um avião, quando sobrevoava a região entre São Paulo e Minas Gerais. Ele venceu na categoria fotografia especial. "Mas aviso que eu não estava pilotando, estava como passageiro e fui fazer uma visita aos colegas na cabine", esclareceu ele.



Amorim afirmou que usou uma Nikon D-90 para registrar três imagens de raios. "Eles estavam acontecendo de forma cíclica, a cada dez segundos. Coloquei uma exposição relativamente grande, apoiei a câmera na janela, cujo video é diferente das janelas dos passageiros e por isso é mais nítida."


O piloto disse ainda que tem a fotografia como segunda profissão desde 1984. "Aproveitei o início da temporada de raios, no fim de 2010, e consegui fazer o registro. Tenho o hábito de fotografar e deu certo", disse ele.

Foto de raio foi tirada da cabine de um avião  (Foto: Divulgação/Alex Ciraudo Amorim)Imagem de raio foi tirada da cabine de um avião e venceu a categoria melhor fotografia especial (Foto: Divulgação/Alex Ciraudo Amorim)

Varanda do apartamento
O coordenador acadêmico Jacomo Dimmit Boca Piccolini, 39 anos, disse que tem a fotografia como passatempo e fez a imagem que enviou ao concurso do Inpe quando estava na janela de seu apartamento, em Campinas (SP).



Ele foi o vencedor da categoria melhor fotografia. "Coloquei a câmera em F8 e com tempo de abertura de 4 a 6 segundos. Bati muita foto até conseguir o registro. A vantagem que, além dos raios, consegui compor o Parque Taquaral ao fundo da imagem."


“A grande dificuldade de realizar uma foto como essa [vencedora] foi conseguir capturar um raio com alto grau de nitidez em um dia com grande luminosidade, e este foi um dos principais motivos que esta foi a foto vencedora do concurso”, disse Iara Cardoso, coordenadora de comunicação do Elat/Inpe, sobre a imagem abaixo.

Imagem de raio foi tirada da janela de apartamento em Campinas (Foto: Divulgação/Jacomo Dimmit Boca Piccolini)Imagem de raio foi tirada da janela de apartamento em Campinas e venceu a categoria melhor fotografia (Foto: Divulgação/Jacomo Dimmit Boca Piccolini)

Varanda de casa
O pintor e artista plástico australiano, Christian Spencer, 34 anos, enviou ao concurso uma compilação de vídeos sobre raios que fez da varanda de sua casa, no Parque Itatiaia, na cidade homônima, no Rio de Janeiro. (veja vídeo acima)



"Sou fascinado por raios e fenômenos da natureza. Faço filmagens sobre isso há quatro anos, como parte do filme 'A dança do tempo', que está pronto e deve ser lançado neste ano em festivais. É um filme sensorial, que mostra imagens de raios, nuvens, água e animais."


Outros participantes
Na categoria melhor fotografia, o segundo colocado foi Romulo Venâncio, que fotografou um raio em São Vicente (SP). Na terceira posição ficou a foto de Claudine Dereczynski, registrada no Rio de Janeiro.



Na categoria melhor vídeo, o segundo colocado foi Julio Cesar Dias, que registrou imagens no Rio de Janeiro. Em terceiro lugar ficou o vídeo de Jacomo Piccolini, que usou filtro infravermelho e uma câmera de alta velocidade, também em Campinas (SP).

»»»»««««____________________________________________________________________________»»»»««««

Nenhum comentário:

Postar um comentário