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segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Só 31 escolas públicas com alunos de baixa renda mantêm excelência no ensino desde 2011, diz pesquisa

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Em 2011, grupo das excelentes era formado por 215 escolas; queda no Ideb e desempenho insuficiente em matemática explicam perda de 'selo de qualidade'.

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Por Vanessa Fajardo, G1

Só 31 escolas públicas brasileiras que atendem alunos de baixo nível socioeconômico do ciclo 1 do ensino fundamental conseguiram manter a excelência do ensino ao longo de três edições consecutivas de uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil. O resultado da última análise, referente a 2015, foi divulgado nesta terça-feira (19).

No primeiro ano da pesquisa, em 2011, um grupo de 215 escolas foram consideradas excelentes. Elas estão dentro de um universo de 15 mil escolas que atendem alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Destas 215, só 54 se mantiveram neste ano, e apenas 31 apareceram nas três pesquisas (dos anos de 2011, 2013 e 2015). Só quatro delas são da rede estadual, o restante é municipal (veja a lista abaixo).

É um número baixo, gostaríamos de ter muito mais escolas. Poucas conseguem se manter no patamar que julgamos adequado. Não sabemos se é o perfil do aluno que muda ou se é a gestão, porque a régua não é rigorosa. Houve uma queda no Ideb e estamos tentamos entender o motivo, diz Ernesto Martins Faria, coordenador do estudo.

O estudo aponta que, entre 2011 e 2015, mais de 80% das escolas que perderam a condição de excelência tiveram também uma diminuição no Ideb. O segundo critério que mais contribuiu para a queda de escolas no topo da qualidade foi o desempenho insuficiente em matemática, o que ocorreu com 63% dos alunos. Outros 35% tiveram desempenho insuficiente em língua portuguesa.

O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Anos finais do fundamental
O número de escolas excelentes cai muito quando se avalia os anos finais do segundo ciclo do ensino médio. Apenas dez bateram os critérios da pesquisa em 2013 e 2015 (veja a lista abaixo). Nesta fase, que compreende do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o Brasil também não alcançou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2013, o total de 235 escolas foi classificado como excelente, mas em 2015 apenas 61 dessas continuaram no mesmo patamar de qualidade.

No fundamental 2 os critérios foram menos exigentes. Acho que é escasso o número de escolas com desempenho satisfatório. Não sabemos se o problema é a formação de professor, se é a distância entre aluno ou professor, afirma Ernesto Martins Faria.

Um dado alarmante é que em muitos estados das regiões Norte e do Nordeste não há uma escola sequer com bons resultados nos anos finais do ensino fundamental. Isso mostra que, embora algumas regiões sejam destaque [Ceará, por exemplo], ainda há muita desigualdade no país. Em algumas regiões não há nenhuma escola com resultado aceitável que seja referência e sirva de inspiração ao entorno, diz Ernesto.

Ceará tem maior número de escolas contempladas
O mapeamento aponta que o estado do Ceará tem o maior número de escolas de baixa renda classificadas como excelentes. São 84 unidades que atendem alunos dos anos iniciais, com destaque para a cidade de Sobral, onde estão 19 escolas. Outras 31 escolas cearenses para estudantes do segundo ciclo do fundamental de baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.

Para os anos iniciais do ensino fundamental, independente do nível socioeconômico, outros três estados se destacam: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. São Paulo agregra também o maior número de escolas excelentes com alunos de alta renda (21).

Em contrapartida, em estados como Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe não foram identificados nenhum bom exemplo de escola de anos iniciais, independepente da condição socioeconômica dos alunos. Nos anos finais, no Acre, no Alagoas, no Amapá, no Mato Grosso, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, na Roraima, em Rondônia, em Sergipe e no Tocantins também não foram classificadas escolas exemplares.

Escolas que atendem aos critérios 'excelência com equidade' em 2011, 2013 e 2015

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (31 escolas)

Escola - estado - cidade - rede
  • Professor Nazaré Varela - Amazonas - Carauari - estadual
  • Dinorah Ramos - Ceará - Sobral - municipal
  • Mocinha Rodrigues - Ceará - Sobral - municipal
  • Raimundo Pimentel Gomes - Ceará - Sobral - municipal
  • Emeferico Veríssimo - Mato Grosso - Lucas do Rio Verde - municipal
  • Couto de Magalhães - Goiás - Corumbaíba - municipal
  • Evangélica Monte Moria - Goiás - Goianésia - municipal
  • Pingo de Gente polo - Mato Grosso do Sul - Nova Andradina - municipal
  • Elisa Rabelo de Mesquista - Minas Gerais - Campo do Meio - municipal
  • João Narciso - Minas Gerais - Congonhas - municipal
  • Paulo Barbosa - Minas Gerais - Formiga - municipal
  • Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira - Minas Gerais - Itaúna - municipal
  • José Teotônio de Castro - Minas Gerais - Lagoa da Prata - estadual
  • Frei Orlando - Minas Gerais - Morada Nova de Minas - estadual
  • Monsenhor Sebastião Vieira - Minas Gerais - Paraisópolis - municipal
  • Frei Leopoldo - Minas Gerais - Patos de Minas - municipal
  • Professor José Luiz de Araújo - Minas Gerais - Rio Paranaíba - estadual
  • Iracy José Ferreira - Minas Gerais - São Gotardo - municipal
  • Professora Maria Aparecida Passos - Minas Gerais - São José da Barra - municipal
  • Augusto Werner - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Duque de Caxias - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Erico Veríssimo - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Monteiro Lobato - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Olavo Bilac - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Osvaldo Cruz - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Vinicius de Moraes - Paraná - Foz do Iguaçu - municipal
  • Idalina P Bonatto - Paraná - Medianeira - municipal
  • São Francisco de Assis - Paraná - Siqueira Campos - municipal
  • Presidente Tancredo Neves - Pernambuco - Tupanatinga - municipal
  • Tobias Barreto - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - municipal
  • Professor Jair Luiz da Silva - São Paulo - Junqueirópolis - municipal

Escolas que atendem aos critérios 'excelência com equidade' em 2013 e 2015

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 escolas)

Escola - estado - cidade - rede
  • Aquiles Peres Mota - Ceará - Carnaubal - municipal
  • Inácio de Barros Neto - Ceará - Russas - municipal
  • Francisco Monte - Ceará - Sobral - municipal
  • Armando Ziller - Minas Gerais - Belo Horizonte - municipal
  • Eduardo Senedese - Minas Gerais - Juruaia - estadual
  • João Nunes Ferreira - Minas Gerais - Lambari - estadual
  • Povoado Lagoa de Baixo - Minas Gerais - Rubelita - estadual
  • Rodrigues Alves - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - municipal
  • Rotary - Rio Grande do Norte - Mossoró - municipal
  • Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso - São Paulo - Novo Horizonte - municipal 
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Ficar sentado por longos períodos pode aumentar risco de morte, mesmo para pessoas ativas

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Cientistas americanos constaram que duração de períodos de repouso também influencia negativamente a saúde - eles recomendam ficar sentado por no máximo 30 minutos.

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Por BBC


Não apenas as costas são afetadas pelo hábito de permanecer muito tempo sentado (Foto: Pixabay)Não apenas as costas são afetadas pelo hábito de permanecer muito tempo sentado (Foto: Pixabay)

Cientistas americanos alertam que passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de morte mesmo para pessoas que não são sedentárias.

De acordo com um estudo publicado no início da semana pela revista especializada "Annals of Internal Medicine", e que estudou quase 8 mil adultos, pessoas que passam muito tempo sentadas precisam se movimentar a cada 30 minutos para ajudar a evitar uma morte prematura.

"As autoridades médicas falam para as pessoas se exercitarem e não passarem muito tempo sentadas, mas não dizem como. Sugerimos recomendações específicas como cinco minutos de caminhada rápida para cada 30 minutos consecutivos que se passa sentado", explica Keith Diaz, da Faculdade de Medicina da Universidade Columbia, em Nova York, principal autor do estudo.

Diaz comandou uma equipe de profissionais de várias instituições acadêmicas americanas. Eles analisaram dados sobre diferenças geográficas e raciais na ocorrência de derrames nos Estados Unidos, em especial uma amostragem criada para tentar explicar porque negros tendem a sofrer mais episódios que brancos - um programa conhecido como Regards, levado a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde do país.

Durante quatro anos, os cientistas acompanharam 7.985 indivíduos brancos e negros, com idade a partir de 45 anos, que se voluntariaram para o Regards.

Para medir o tempo de sedentarismo desses adultos, foram usados aparelhos para medir a aceleração dos indivíduos. Analisando os dados, os cientistas descobriram que, em média, o comportamento sedentário correspondia a 12,3 horas de 16 "acordadas".

Estudos anteriores tinham registrado uma média de 9 a 10 horas, mas Diaz vê na diferença uma consequência do envelhecimento.

"À medida que envelhecemos, nossas funções físicas e mentais diminuem de ritmo, o que nos faz ficar mais sedentários. Estudamos uma população começando na meia-idade. E também pode ser que, ao contrário de outros estudos, monitoramos ativamente o tempo de sedentarismo em vez de confiar em autoavaliações", especula Diaz.

Os pesquisadores constataram que o risco de morte cresceu proporcionalmente ao tempo os participantes passavam sentados. E significativamente: segundo o pesquisador, aqueles que se sentavam mais de 13 horas por dia, por exemplo, tinham duas vezes mais chance de morrer que os que passavam menos de 11 horas na posição.

Também foi constatado que a duração de cada período sentado faz diferença: pessoas que passaram períodos de menos de meia hora sentadas apresentaram risco 55% menor de morte do que pessoas que superavam essa marca.

Os pesquisadores ressaltam que o estudo não teve como objetivo explicar como o comportamento sedentário afeta a saúde, mas sim analisar diferenças entre tempo total de sedentarismo e períodos ininterruptos de sedentarismo.

"Médicos e pesquisadores estão cada vez mais convencidos de que ficar sentado por muito tempo é o novo tabagismo", diz Monika Safford, da Universidade de Cornell, e coautora do estudo.
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