Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

Supremo blinda políticos e protege identidade de 152 investigados

GIPOPE - INTELLIGENCE.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL -- POLÍTICA

‘Estado’ fez levantamento de autoridades públicas citadas em 200 inquéritos e identificou que mesmo nos casos em que não já segredo de Justiça só as iniciais são divulgadas, escondendo os nomes.


Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo

*-.#=-=#.-* BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) mantém em sigilo a identidade de 152 autoridades suspeitas de cometer crimes. Um procedimento adotado no ano passado como exceção, que visava a proteger as investigações, acabou tornando-se regra e passou a blindar deputados, senadores e ministros de Estado. Levantamento feito pelo Estado em aproximadamente 200 inquéritos mostrou que os nomes dos investigados são ocultados.


Apenas suas iniciais são expressas, mesmo que o processo não tramite em segredo de Justiça, o que torna praticamente impossível descobrir quem está sendo alvo de investigação. O Estado já havia revelado, em dezembro do ano passado, a adoção dessa prática no STF.


O inquérito aberto contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo dinheiro do esquema do mensalão do DEM no Distrito Federal, aparece no site do Supremo apenas com as iniciais da parlamentar: JMR (Jaqueline Maria Roriz). Outros seis inquéritos trazem as iniciais L.L.F.F. Só foi possível identificar que o investigado era o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) porque outra investigação com a mesma sigla foi levada ao plenário do tribunal recentemente.


Em outros casos, é possível inferir quem é o investigado por meio de uma pesquisa. Sabendo que a investigação foi aberta em um Estado específico, é necessário cruzar as iniciais com todos os nomes de deputados e senadores eleitos por esse mesmo Estado. Por esse procedimento é possível inferir que um inquérito aberto contra L.H.S. em Santa Catarina envolve o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Nesse caso, o Estado confirmou que se trata efetivamente do parlamentar e ex-governador catarinense. Mas na maioria das vezes essa pesquisa não é suficiente para saber quem está sob investigação no Supremo.


Proteção. A regra de identificar os investigados no STF apenas pelas iniciais foi baixada pelo presidente do tribunal, ministro Cezar Peluso, no fim do ano passado. A inovação tinha por objetivo proteger investigações que poderiam correr em segredo de Justiça. Esse procedimento está amparado no regimento interno do STF. Não se aplica aos demais tribunais.


Pela regra, o ministro que for sorteado para relatar a investigação analisa se o processo deve ou não correr em segredo de Justiça. Se concluir que não há motivos para o sigilo, as iniciais serão tiradas e o nome completo será publicado no site.



O levantamento nos mais de 200 inquéritos mostrou que apenas o ministro Celso de Mello tem como padrão tirar essa proteção a investigados com foro privilegiado. Ele já tem despacho padrão para esses casos e é a primeira providência que adota quando o processo chega a suas mãos.


O primeiro desses despachos foi dado no processo que envolve o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, acusado de injúria por um ex-estagiário do STJ. Na decisão, Celso de Mello afirma que o sigilo e o tratamento diferenciado a essas autoridades são incompatíveis com o princípio republicano: "Cabe acentuar, desde logo, que nada deve justificar, em princípio, a tramitação, em regime de sigilo, de qualquer procedimento que tenha curso em juízo, pois, na matéria, deve prevalecer a cláusula da publicidade".


"Não custa rememorar, tal como sempre tenho assinalado nesta Suprema Corte, que os estatutos do poder, numa República fundada em bases democráticas, não podem privilegiar o mistério", acrescentou.


Crítico do procedimento criado por Peluso, o ministro Marco Aurélio Mello também retirou esse segredo em três dos processos que estavam em seu gabinete.


Num deles, ressaltou ser "princípio básico, na administração pública, a publicidade dos atos". E lembrou que o processo, antes de o investigado se tornar deputado, tramitou em outro tribunal sem esse sigilo. Por isso, mandou que fosse retificada a autuação para que constasse o nome inteiro do deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ). No entanto, apesar de ter alterado alguns dos inquéritos que estão sob sua relatoria, Marco Aurélio ainda cuida de alguns que trazem apenas as iniciais dos nomes dos investigados.


Os demais ministros do Supremo não alteram a autuação dos inquéritos. Por isso, praticamente todos os procedimentos que chegaram ao STF nos últimos meses tramitam sem que se possa saber quem está sendo investigado.
>>::____--------------------- Gipope ------------------------------------------------------------- Gariba's -------------------------____::<<

Cidades do Norte têm 20 anos de atraso sobre as do Sudeste, diz Firjan

GIPOPE - OPINIÃO.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO
BRASIL -- ESTATÍSTICA

Levantamento foi feito com os 5.564 municípios brasileiros.
Melhor cidade do país em qualidade de vida é Barueri, na Grande SP.


Do G1, com informações do Jornal Nacional



||*-%=%-*|| Quando o assunto é qualidade de vida, a diferença entre as cidades mais pobres e as mais ricas do país está diminuindo, aponta uma pesquisa divulgada neste sábado (5) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Mesmo assim, os municípios do Norte ainda têm 20 anos de atraso em relação aos do Sudeste.


O melhor município do país, segundo o levantamento, é Barueri, na Grande São Paulo. Na cidade, há vários condomínios de luxo, que puxam o índice de desenvolvimento para cima. O último da lista é São Félix das Balsas, no Maranhão.


De acordo com o estudo, que leva em conta dados oficiais de 2009, um em cada sete em cada dez municípios do país avançaram em relação ao levantamento anterior. O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000.


Do total, 63% das cidades do país foram consideradas como desenvolvimento moderado ou alto.
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.


A expectativa é que só em 2037 os municípios do país garantam à população brasileira atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e maior inserção no mercado formal de trabalho, diz a pesquisa.

Concentração

A concentração, contudo, continua. Das 15 melhores cidades em qualidade de vida, 14 estão em São Paulo. E pela primeira vez apareceu na lista um município do Centro-oeste, Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.


"Há realmente um fortalecimento, uma consolidação, do Centro-oeste como um grande novo Sudeste. Esses municípios têm tido recentemente um grande aumento de renda e geração de emprego, o que, na verdade, explica grande parte deste resultado", diz Luciana de Sá, coordenadora da pesquisa.

A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, teve a pior classificação no estado do Rio de Janeiro na pesquisa sobre desenvolvimento municipal.

O estudo transforma numa nota o que cada morador já sente no dia a dia, levando em conta itens fundamentais para a qualidade de vida, como educação, saúde, emprego e renda, qual a nota que cada cidade brasileira merece. Todos os 5.564 municípios brasileiros foram analisados no levantamento da Firjan.

_____________________________________________________

*** GIPOPE -.- Opinião - Logística - Média - Mídia - Informations - Mercado - Estratégia - Marketing - Intelligence - Solutions -.- S'ABIRAG ***

Sucuri de 6 metros é capturada em estrada de Manaus

GIPOPE - SOLUTIONS.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL -- CIDADES -\- MANAUS


O Globo 

Sucuri foi encontrada em estrada de Manaus - Foto G1

||*//=-=\\*|| SÃO PAULO - Uma sucuri de cerca de seis metros de comprimento foi capturada na estrada da Cachoeira Alta, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, na noite desta sexta-feira. O réptil foi encontrado pelo autônomo Fernando Alberto, de 30 anos, que, com a ajuda de amigos, retirou o animal da pista e chamou o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BAPM).


- Eu e meus amigos imobilizamos a cobra e a tiramos da pista porque tem alguns caminhoneiros que não poupam os animais. Colocamos o réptil na caçamba da picape e chamamos as autoridades ambientais neste sábado - contou.

De acordo com informações do cabo Ivani Maximos do BAPM, o animal apresenta estado de saúde estável e será solto em breve em seu habitat natural, próximo à ilha de acesso ao Arquipélago de Anavilhanas, a 100 km de Manaus.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acidente com 27 veículos mata sete e deixa 51 feridos na Inglaterra

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL



Publicada em 05/11/2011 às 19h17m
O GloboAgências internacionais

Acidente com 27 veículos mata sete e deixa 51 feridos na Inglaterra / AFP

//||*:::*||\\ RIO - Um acidente envolvendo 27 veículos na M5, rodovia que corta o sul da Inglaterra, matou ao menos sete pessoas e deixou outras 51 feridas. A polícia acredita que a pista molhada e a neblina provocaram as colisões, na altura da cidade de Taunton. Foram registradas explosões no local. Os bombeiros descreveram o acidente como "o pior já ocorrido na região".
-__________________________________________________________________________________________-

Mortos em ataque de milícia islâmica na Nigéria já passam de 100

GIPOPE - INTELLIGENCE.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL

Milícia responsável por atentados em cidade no nordeste do país com bombas e tiros promete mais ataques.


05 de novembro de 2011 | 21h 24

[^*=|||=*^] Uma série de ataques com bombas e disparos de armas deixou pelo menos 100 mortos em Damaturu, cidade no nordeste da Nigéria.




As testemunhas afirmaram que as bombas atingiram vários alvos na cidade, incluindo igrejas e a sede da polícia do Estado de Yobe, onde fica Damaturu.



Segundo Jonah Fisher, correspondente da BBC na capital comercial da Nigéria, Lagos, os disparos ocorreram durante a noite toda e muitos moradores de Damaturu teriam fugido.

O grupo islâmico Boko Haram assumiu a autoria dos atentados e fez ameaças, dizendo que eles vão lançar novos ataques.



Um porta-voz da Cruz Vermelha afirmou que a maioria dos mortos estava em prédios do governo, atingidos por homens-bomba.



A violência começou na sexta-feira, quanto uma série de ataques atingiu bases militares na cidade de Maiduguri, a cerca de 80 quilômetros mais a leste, no Estado vizinho de Borno.

Centenas de feridos



O Boko Haram também foi responsabilizado por esse ataque. O grupo, cujo nome significa "educação ocidental é proibida", já fez vários ataques contra a polícia e autoridades do governo.



O correspondente da BBC em Lagos afirma que a polícia informou que os ataques em Damaturu pegaram a cidade de surpresa e eles ainda estão tentando determinar o número de feridos.



Uma autoridade do governo em Damaturu, que não foi identificada, teria dito à agência de notícias AFP que centenas de feridos estão sendo atendidos no hospital da cidade.



Um padre de uma igreja católica da cidade informou ao correspondente da BBC que sua igreja foi queimada e outras oito igrejas também foram atacadas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.      
____________________________________________________________________________________________

China resgata 44 operários presos por dois dias em mina de carvão

GIPOPE - ESTRATÉGIA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- CHINA

Acidente na quinta-feira deixou oito mortos e um desaparecido.
Havia 74 pessoas sob a terra na hora da explosão.


*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011
      TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE!
Xx._____ ___ __...______ .. _______.......______ .. _______ ... ____ ___ _____.xX

05/11/2011 01h48 - Atualizado em 05/11/2011 09h10
Da AFP



{*-=-||-=-*} Um grupo de 44 operários presos em uma mina de carvão no centro da China foi resgatado com vida neste sábado (5), revelou a televisão estatal chinesa CCTV.
O acidente deixou oito mortos e um desaparecido, segundo a CCTV.


Os 44 mineiros resgatados neste sábado se somam a outros sete operários retirados na sexta-feira, e a outros 14 que escaparam do local na noite de quinta, quando ocorreu uma explosão na mina de Qianqiu, província de Henan, informou a televisão estatal.
Um total de 74 mineiros estavam sob a terra no momento da explosão.

Mineiro ferido é resgatado neste sábado (5) em Henan, na China (Foto: AP)
Mineiro ferido é resgatado neste sábado (5)
em Henan, na China (Foto: AP)

Os mineiros presos nas profundezas da mina foram localizados e deflagraram uma espetacular operação de resgate, que percerrou 200 metros até chegar ao grupo.
A TV estatal exibiu imagens de mineiros resgatados sendo retirados da mina, um a um, deitados em macas e cobertos com mantas.


O acidente é o mais recente da indústria de mineração chinesa, considerada a mais perigosa do mundo, e ocorre cinco dias depois de uma explosão provocada por um vazamento de metano que matou 29 mineiros na província meridional de Hunan.


No ano passado, 2.433 mineiros morreram na China, segundo estatísticas oficiais, ou seja, mais de seis por dia. Mas estas cifras são inferiores à realidade, segundo várias organizações não governamentais.


O rápido crescimento econômico do gigante asiático produziu uma importante demanda de energia, inclusive de carvão. Os críticos afirmam que alguns chefes de jazidas operadas correm atrás de lucro, sem observar os riscos de segurança a que ficam expostos seus operários.
____________________________________________________________________________________________

Policiais e talibãs são acusados em caso de morte de Bhutto no Paquistão

GIPOPE - LOGÍSTICA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL

Sete pessoas vão responder por falhas na segurança e conspiração.
Ex-premiê foi assassinada em 2007, em um atentado suicida.

*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011














         15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
Xx.____   __________..____________.......____________.._________   _____.x

05/11/2011 08h30 - Atualizado em 05/11/2011 09h01

Da France Presse

|*-=-*| Dois oficiais da polícia e cinco militantes talibãs foram processados neste sábado (5) por um tribunal do Paquistão no processo pelo assassinato em 2007 da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, informou a promotoria.


"Sete pessoas, incluindo dois oficiais da polícia, foram processadas", declarou à AFP o promotor Chaudhry Azhar. Os oficiais da polícia são Saud Aziz, chefe na cidade de Rawalpindi (próximo à capital Islamabad) na época do assassinato, e Khurram Shahzad, outra autoridade.

 Homem segura foto de Benazir Bhutto em 31 de março no memorial improvisado que a celebra em Rawalpindi. (Foto: Reuters)
Ex-premiê paquistanesa Benazir Bhutto foi morta há quatro anos, próximo da capital Islamabad  (Foto: Reuters)

Os sete foram processados em Rawalpindi, onde Bhutto foi assassinada. Os militantes talibãs foram acusados de "conspiração criminosa" por levar o camicase das zonas tribais do noroeste do país e alojá-lo em uma casa da cidade.


Já os oficiais da polícia foram processados por falhas na segurança e pelo fracasso na missão de proteger Bhutto, segundo o promotor Azhar.


A premiê, duas vezes chefe de governo nos anos 1990, foi assassinada no dia 27 de dezembro de 2007, em um atentado suicida acompanhado por tiros quando ela acabava de participar de um comício de campanha para as eleições legislativas de 2008
_________________________________________________

Terremotos atingem o estado americano de Oklahoma

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- E.U.A

Ao menos 5 tremores de magnitude entre 4,8 e 5 ocorreram de madrugada.
Não houve relatos de danos ou vítimas.

Do G1, com agências internacionais

[*:*] Pelo menos cinco tremores de magnitude entre 4,8 e 5, consideradas médias, atingiram na madrugada deste sábado (5) o estado americano de Oklahoma, segundo o Serviço Geológico dos EUA.


A ocorrência de tremores nesta região, no centro-sul do território americano, é incomum, segundo a agência americana.


Não foram relatados danos ou vítimas.
_________________________________________________

Morre na Colômbia o chefe máximo das Farc, Alfonso Cano, diz governo

GIPOPE - MARKETING.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL

Morte do guerrilheiro foi confirmada pelo Ministério da Defesa.
Presidente voltou a pedir para a guerrilha abandonar a luta armada.


05/11/2011 01h30 - Atualizado em 05/11/2011 08h01

Do G1, com agências internacionais



[=*>:::<*=] O chefe máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido por “Alfonso Cano”, foi morto por tropas do Exército da Colômbia em território do próprio país, informou o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (4).


Alberto Gonzalez Mosquera, governador do departamento de Cauca, região onde o chefe guerrilheiro teria sido morto, também confirmou a informação à Rádio Caracol.


"As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes. Alfonso Cano foi abatido no departamento de Cauca", disse o governador Mosquera.

Alfonso Cano, em foto de arquivo de 2000. (Foto: Scott Dalton / Arquivo / AP Photole)Alfonso Cano, em foto de arquivo de 2000. (Foto: Scott Dalton / Arquivo / AP Photo)

Não há ainda detalhes sobre como foi operação que terminou na morte do chefe guerrilheiro, porém, se especula na Colômbia que sua morte teria acontecido há duas semanas, mas só agora foi confirmada plenamente a identidade do rebelde.
A guerrilha ainda não se manifestou.


'Cadeia ou tumba'
O presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, disse que a morte de Cano “foi o golpe mais contundente da história das Farc -que foram enfraquecidas ao longo dos anos por uma série de vitórias das autoridades colombianas.

O próximo Santos, ministro da Defesa no governo anterior de Álvaro Uribe, deve em muito sua eleição ao sucesso das ações contra a guerrilha.


Ao falar sobre a morte de Cano, Santos também voltou a pedir para que os guerrilheiros deixem a luta armada “ou vão terminar os dias na cadeia ou em uma tumba”.
Segundo o ministro de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, na ofensiva contra Cano também foram capturados quatro guerrilheiros, entre eles o chefe de segurança das Farc, "El Índio Efraín". A ofensiva também teria matado uma suposta companheira de Cano.


A captura de "El Indio" ocorreu na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires, onde prosseguiam intensos combates entre tropas do Exército e guerrilheiros das Farc.
    Fundada em 1964 e hoje com cerca de 8 mil combatentes, as Farc também perderam outros dois dirigentes históricos nos últimos anos: em março de 2008 Raul Reyes, morto em um ataque aéreo contra o território do Equador, e Ivan Rios, assassinado por outro rebelde.
    Os dois integravam o bureau político das Farc.
    Em setembro de 2010, Jorge Briceño (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.

    Corpo que seria do guerrilheiro Alfonso Cano, em foto divulgada neste sábado (5) pelas autoridades colombianas (Foto: Reuters)Corpo que seria do guerrilheiro Alfonso Cano, em foto divulgada neste sábado (5) pelas autoridades colombianas (Foto: Reuters)
    ____________________________________________________________________________________________