Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Especialistas buscam crânio de Monalisa para recriar rosto enigmático

** = Durante três dias um radar explorará 900 metros quadrados no antigo convento de Santa Úrsula. = **



##= ROMA - Uma expedição em Florença começa na quarta-feira em busca do crânio da Monalisa com o objetivo de reconstruir o enigmático rosto que foi pintado por Leonardo da Vinci, e desvendar o mistério por trás do sorriso de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo.

Durante três dias um radar explorará 900 metros quadrados no antigo convento de Santa Úrsula e em particular, dois claustros e uma igreja onde acreditam que encontrarão sepulturas do século XVI, entre elas a de Lisa Gherardini, cujo retrato está exposto no Museu do Louvre em Paris.
Em 9 de maio começarão as escavações, que durarão duas semanas, informaram fontes dos pesquisadores.
Os restos recuperados serão enviados ao departamento de conservação de bens culturais da Universidade de Bolonha, onde se realizarão as análises de carbono 14, uma análise histológico para conhecer a idade dos restos, exame de metais para verificar a presença de alguma doença, e de DNA.
Uma vez estabelecido que se trata de Lisa Gherardini será possível reconstruir seu rosto e compará-la com a que Leonardo pintou, disseram.
Um documento encontrado em 2007 por um estudioso, Giuseppe Pallanti, no arquivo da Basílica de San Lorenzo, ao lado do convento, indicam que os restos de Lisa Gherardini poderiam estar enterrados em Santa Úrsula.
O certificado no registro paroquial declara que: "Foi mulher de Francesco del Giocondo, morta em 15 de julho de 1542 e sepultada em Santa Úrsula".
O grupo de pesquisadores é formado por geólogos, antropólogos e historiadores da arte, que pretendem assim desvendar um dos maiores mistérios artísticos dos últimos séculos.


Museu em Paris expõe Ferraris e outros esportivos históricos.

Um evento que conta a história do automóvel abre as portas na quinta (28).
A coleção vai dos anos 30 à atualidade; veja fotos.



##= Um museu de Paris abriu para a imprensa nesta quarta-feira (27) uma exposição de carros esportivos dos anos 30 até a atualidade. "The Art of the Automobile, Masterpieces from the Ralph Lauren Collection" vai reunir exemplares da Ferrari, Alfa Romeo e Jaguar, entre outras marcas, da próxima quinta até o dia 28 de agosto. Veja algumas raridades em destaque.
ferrari 250 LM 1964 (Foto: Charles Platiau/Reuters)Ferrari 250 LM 1964 (Foto: Charles Platiau/Reuters)

bugatti 57 S atlantic 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)Detalhe do Bugatti 57 S Atlantic 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)

bugatti 57 S atlantic 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)Bugatti 57 S Atlantic 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Jaguar XK120 Roadster 1950 (Foto: Charles Platiau/Reuters)Jaguar XK120 Roadster 1950 (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Alfa Romeo 8C 2300 Monza, 1931 e Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia, 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)Alfa Romeo 8C 2300 Monza 1931 (abaixo), que era conduzido por pilotos da Ferrari, e o 8C 2900 Mille Miglia 1938 (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Último fabricante de máquinas de escrever fecha as portas na Índia

"" A empresa indiana Godrej and Boyce encerrou as atividades em Mumbai.
Equipamento virou fetiche de jovens atraídos pela nostalgia e romantismo. ""




##= A Godrej and Boyce, companhia que ainda produzia máquinas de escrever, interrompeu a produção da fábrica em Mumbai, na Índia, segundo informações do site Mashable nesta terça-feira (26).

O Mashable creditou a empresa como a última a fabricar máquinas de escrever no mundo --mas, posteriormente, o site Gawker afirmou que ainda existem manufatureiras que as produzem na China, no Japão e na Indonésia.

"Não estamos tendo muitos pedidos agora", disse o diretor geral da companhia, Milind Dukle, ao jornal indiano "Business Standard".

O protótipo da máquina de escrever surgiu em 1714. No entanto, a produção em escala industrial veio apenas em 1868, quando Christopher Latham Sholes, um gráfico de Milwaukee, Wisconsin, patenteou o dispositivo.

Seu pico de produção foi em 1950, quando Smith-Corona vendeu 12 milhões de unidades no último trimestre de 1953. Mas, graças à invasão do computador pessoal, apenas cerca de 400 mil máquinas de escrever foram vendidas por ano até 2009.

Embora a maior parte do mundo tenha abandonado o uso de máquinas de escrever, a Índia mostrou-se a um dos últimos bastiões de utilização da tecnologia até recentemente. Outro nicho de mercado para máquinas de escrever é mais fantástico: apesar da sua falta de funcionalidade, elas estão sendo fetichizadas, curiosamente, por jovens descolados que são atraídos pela nostalgia e imagem romântica ligado à tecnologia, agora ultrapassada.

Neurônios de insones ‘tiram sonecas’ ao longo do dia, diz pesquisa

** = Períodos de 'desligamento' ocorrem com o cérebro acordado.
Estudo ajuda a explicar lapsos de atenção em quem não dorme bem.
= **


##= Quem não dorme direito à noite acaba dormindo de dia “à força”, segundo um estudo publicado nesta semana na revista científica “Nature”. A pesquisa, feita com ratos, mostra que neurônios privados de descanso “desligam” sozinhos enquanto o cérebro está acordado -- o que pode atrapalhar a concentração e a coordenação mesmo que o indíviduo se sinta desperto e bem.

De acordo com o autor do trabalho, mesmo quando os animais que não dormiam direito estavam acordados e ativos, partes de seus cérebros ligadas ao processamento de pensamentos estavam “tirando sonecas”.

“Esses neurônios cansados no cérebro acordado podem ser responsáveis pelos lapsos de atenção, falta de bom senso, propensão ao erro e irritabilidade que sentimos quando não dormimos o suficiente, mesmo quando não estamos nos sentindo sonolentos”, afirmou, em nota, Giulio Tononi, da Universidade de Winsconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Como foi feito o estudo:
Os ratos foram treinados para realizar uma tarefa complicada (no caso, segurar uma bola de açúcar com a pata). Depois, foram mantidos acordados por quatro horas a mais do que o seu período normal de sono ao serem entretidos com bolinhas coloridas, brinquedos e objetos com cheiros de outros animais.

Mais tarde, eles eram colocados para segurar a bolinha de açúcar novamente. O resultado: mesmo quando todos os sinais do cérebro indicavam que eles estavam acordados, partes de seus cérebros dormiam. Com isso, sua performance na “lição de casa” piorava.

França encontra chassi de caixa-preta do voo 447 em primeiro mergulho.

"" Objetos gravadores do Airbus A330, porém, ainda não foram localizados; busca e resgate de peças continuam. ""


##= PARIS - O chassi de uma das caixas-pretas do Airbus A330, que fazia o voo 447 da Air France, foi encontrado nesta quarta-feira, 27, anunciou o Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês). O "módulo que protege e contém os dados" de parâmetro técnico, no entanto, não foi achado. O avião caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009, quando fazia o trajeto Rio-Paris. Todos os 228 passageiros que estavam a bordo morreram.

Divulgação/BEA
Divulgação/BEA
Objeto foi localizado sem as caixas-pretas

O BEA disse que o robô Remora 6000 achou a peça no primeiro mergulho que fez, durante cerca de 12 horas ontem, e que o segundo mergulho já está em andamento. Haviam outras partes da fuselagem da aeronave ao redor do objeto encontrado. A maior parte dos destroços foi descoberta apenas recentemente, assim como corpos de vítimas.

O módulo que guarda os dados do voo, com formato de uma pilha redonda de tamanho grande, é denominado Crash Survivable Memory Unit (Unidade de Memória que Resiste a Acidentes, em tradução livre).

Os investigadores esperam que as caixas-pretas possam ajudar a determinar o que provocou o acidente. As peças foram criadas para resistir a um forte choque, assim como a temperatura de 1.100ºC por cerca de uma hora e pressão submarina de 6.000 metros de profundidade por seis meses.

A Força Aérea Brasileira - que participou das primeiras operações de busca e tem um representante junto às autoridades francesas - disse que ainda não tinha informações sobre a nova descoberta do BEA.





Esforços. Esta é a quinta vez que são realizadas buscas pelas caixas-pretas da aeronave, uma operação que está sendo conduzida usando um veículo de resgate equipado com submarinos não-tripulados.

Segundo o BEA, dois grupos de trabalho foram formados para resgatar e investigar o acidente. Um deles analisa as 15 mil fotos dos destroços tiradas por outros robôs na fase anterior das buscas, sobretudo as da parte traseira do Airbus, onde se situam as caixas-pretas.

O segundo grupo estuda os procedimentos ligados à recuperação das duas caixas-pretas, dos calculadores de voo e de outras peças do avião consideradas úteis para as investigações, como os motores e as asas.

O navio francês Ile de Sein saiu na sexta-feira do porto de Dacar, no Senegal, e chegou ontem ao local onde as peças foram achadas. Segundo o BEA, 68 pessoas estão a bordo da embarcação, que leva, além do robô-submarino Remora, um guindaste que pode içar várias toneladas de material.





(Com AP, EFE, Reuters e BBC Brasil)

Chimpanzé pratica alongamento em parque no Quênia.

 01 = O fotógrafo russo Alexey Tischenko, de 40 anos, visitava o parque com a filha Elizaveta, de 12, quando viu o animal. Segundo Tischenko, o chimpanzé fêmea havia recém acordado quando iniciou a sequência de movimentos, por cinco minutos...

 

02 = A macaca então alongou pernas e braços. “Achei que ela voltaria a dormir e que não conseguiria nenhuma foto, mas então ela começou uma série de alongamentos hilários”, disse o fotógrafo...


03 = De acordo com ele, a macaca estava concentradíssima nos movimentos. “Ela não prestou muita atenção em nós, parecia apenas preocupada em fazer seus movimentos, que capturei com minha câmera”, relatou...


04 = O chimpanzé fêmea foi batizado Bahati, que significa sorte na língua swahili, depois de ter sido encontrado em 1994 amarrado a um poste. O dono da casa onde ele foi encontrado foi preso, e o chimpanzé foi para o parque, dois anos depois

Cresce o mercado do reflorestamento em todo o país.

** + Plantar árvores nativas e preservar nascentes valoriza a propriedade.
A procura por mudas cresceu e muita gente investe na tendência...
+ **





##= Uma fazenda no município de Cachoeira Paulista, leste de São Paulo, investiu no reflorestamento para proteção de ranchos d’água. Quarenta mil mudas de árvores nativas na Mata Atlântica estão sendo plantadas em 36 hectares.

Um projeto como esse tem custo alto. “Você deve calcular em torno de R$ 10 reais por muda com plantio e manutenção por dois anos. Multiplicando por 1600 plantas por hectare chegamos a um valor bastante alto de investimento”, revela Artêmio Arce, gerente técnico do Projeto Floresta Brasil.

Com o passar dos anos, as leis ambientais ficaram mais rigorosas com empresas e grandes obras. Hoje, é preciso plantar árvores para compensar perdas da natureza e evitar multas ambientais. Com isso, o reflorestamento virou um negócio.

O Ministério da Agricultura tem 4400 produtores de mudas cadastrados. Quase mil deles entraram no mercado no ano passado. Viveiristas reclamam dos lucros baixos e um dos motivos é a forte concorrência. Alguns têm que diversificar os negócios para manter os funcionários.

Para reduzir os custos com a mão de obra, o empresário Marcos Barbosa foi criativo. Ele colocou a produção dentro de uma penitenciária em Tremembé. Os presos trabalham para a empresa e ganham um salário e redução de pena. O viveiro economiza com os encargos trabalhistas e aproveita para investir na quantidade, um milhão e meio de mudas a perder de vista.

Cento e quatro espécies nativas da Mata Atlântica são comercializadas. Entre as mais conhecidas estão as embaúbas, a sangra d'água, o olho de boi, o boleiro e a juçara.
A Natureza agradece!...

A Mãe Natureza fica mais Feliz...Refloreste, ela te enobrece!


 

DEPÓSITO DE GÁS DO PORTUGUÊS

Piada do Dia. = 024\2011



JOSIAS, BRASILEIRO , MORREU E FOI PARA O CÉU, CHEGANDO LÁ SÃO PEDRO PERGUNTA COMO ELE MORREU AO PASSO QUE ELE RESPONDE:
"ORA SÃO PEDRO, EU ESTAVA VISTORIANDO UM DEPÓSITO DE GÁS DO SEU JOAQUIM, UM PORTUGUÊS, QUANDO SENTI UM FORTE CHEIRO DE GÁS DENTRO DE UMA SALA ESCURA QUE ADENTRAMOS, QUANDO PENSEI EM RECUAR TROPECEI E CAÍ NO CHÃO, NESSAS ESCUTEI A ÚLTIMA FRASE DO PORTUGA:

 "CALMA JOSIAS, VOU ACENDER A LUZ PARA QUE NÃO TROPECES MAIS..."