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sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Embraer entrega 62 aviões no 3º trimestre, 5% a mais do que no mesmo período de 2024

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Jatos executivos puxaram alta no período. No acumulado do ano, número de aviões entregues pela fabricante brasileira chega a 153.
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Por g1 Vale do Paraíba e Região

Postado em 03 de Outubro de 2.025 às 18h45m
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Embraer entrega 62 aviões no 3º trimestre de 2025
Embraer entrega 62 aviões no 3º trimestre de 2025

A Embraer, fabricante de aeronaves com sede em São José dos Campos (SP), informou nesta quinta-feira (2) que entregou 62 aviões no terceiro trimestre de 2025, o que representa 5% a mais em relação ao período em 2024, quando 59 aeronaves foram entregues. A alta foi puxada por jatos executivos.

No acumulado do ano, são 153 entregas - alta de 18,6% em comparação aos 129 aviões entregues no mesmo período do ano passado.

Confira o balanço de entregas feitas pela Embraer no 3° trimestre deste ano:

  • Na aviação comercial, foram 20 aviões, quatro a mais do que no 3° trimestre do ano passado;
  • 41 jatos executivos foram entregues - valor igual ao do mesmo período do ano passado;
  • Na divisão de defesa, a companhia entregou um modelo KC-390 Millennium, aeronave de transporte militar de última geração, completando o total de 62 aviões entregues pela companhia no trimestre.

Na aviação comercial, dos 20 aviões entregues, 11 são do modelo E195-E2, o maior avião do segmento em produção pela Embraer.

Já na aviação executiva, o destaque do trimestre ficou com o jato leve Phenom 300, com 20 unidades entregues.

Em 2025, a Embraer projeta crescimentos de 10% e 15% em relação a 2024 nos segmentos de aviação comercial e executiva, respectivamente. As projeções para área de Defesa não foram detalhadas.

E-190 da Embraer. — Foto: Divulgação/Embraer
E-190 da Embraer. — Foto: Divulgação/Embraer

R$ 20 bilhões até 2030

No início do ano, a Embraer anunciou que pretende investir R$ 20 bilhões até 2030 para ampliar a produção de aviões e desenvolver novos produtos. A previsão de investimento está alinhada com o plano de crescimento da companhia pelos próximos cinco anos.

Segundo a companhia, o plano inclui "aumento da produção de aeronaves, expansão dos negócios em mercados internacionais e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com o objetivo de reduzir os níveis de emissão de carbono da indústria aeronáutica".

Embraer fecha venda de 24 aviões para Latam por R$ 11,2 bilhões
Embraer fecha venda de 24 aviões para Latam por R$ 11,2 bilhões


E-190 da Embraer — Foto: Divulgação/Embraer
E-190 da Embraer — Foto: Divulgação/Embraer

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Fiat Strada é o veículo novo mais vendido do Brasil até setembro; veja a lista

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Segundo dados da Fenabrave, a picape da Fiat emplacou 101.298 mil unidades nos primeiros nove meses de 2025 e está no primeiro lugar do pódio desde 2021.
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Por André Fogaça, g1 — São Paulo

Postado em 03 de Outubro de 2.025 às 12h00m
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Fiat Strada 2026 — Foto: divulgação/Fiat
Fiat Strada 2026 — Foto: divulgação/Fiat

A Fiat Strada foi o carro mais vendido no Brasil nos nove primeiros meses de 2025, totalizando 101.298 unidades emplacadas no período. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) na quinta-feira (2).

Na segunda posição veio o Volkswagen Polo, que registrou 93.707 novos emplacamentos. O resultado aumentou a distância entre o líder e o vice, dando mais folga para a picape da Fiat, que está no primeiro lugar do pódio desde 2021.

Veja a lista dos carros mais vendidos de 2025 até setembro.

  1. Fiat Strada: 101.298 unidades;
  2. Volkswagen Polo: 93.707 unidades;
  3. Fiat Argo: 74.011 unidades;
  4. Volkswagen T-Cross: 65.987 unidades;
  5. Hyundai HB20: 58.775 unidades;
  6. Chevrolet Onix: 54.931 unidades;
  7. Fiat Mobi: 53.115 unidades;
  8. Toyota Corolla Cross: 51.973 unidades;
  9. Hyundai Creta: 51.632 unidades;
  10. Honda HR-V: 45.153 unidades.

No ranking geral, o Chevrolet Onix recuperou a sexta colocação, impulsionado pelas novas atualizações anunciadas pela GM, que reaqueceram a venda do hatch. Outro que subiu no ranking foi o Corolla Cross.

Nos SUVs, o novato Volkswagen Tera ainda não aparece no top 10 dos carros mais vendidos do ano, mas já emplacou 17.760 unidades e ocupa a 27ª posição do ranking.

A primeira posição dos carros mais vendidos de setembro voltou para a Fiat Strada, após o Volkswagen Polo ter ficado no topo do ranking durante cinco meses seguidos.

A Strada emplacou 13.876 unidades. O Polo, na cola, conseguiu marcar 10.647 unidades vendidas no mês, diferença de 3.229 emplacamentos.

Veja abaixo a lista de setembro.

  1. Fiat Strada: 13.876 unidades;
  2. Volkswagen Polo: 10.647 unidades;
  3. Fiat Argo: 9.484 unidades;
  4. Hyundai HB20: 8.796 unidades;
  5. Volkswagen Saveiro: 8.154 unidades;
  6. Volkswagen Tera: 7.610 unidades;
  7. Toyota Corolla Cross: 7.282 unidades;
  8. Chevrolet Onix: 7.039 unidades;
  9. Nissan Kicks: 6.319 unidades;
  10. Chevrolet Tracker: 5.953 unidades.

Nas vendas mensais, chama atenção a estreia do Volkswagen Tera na sexta posição, marcando sua primeira entrada no top 10. Com isso, o T-Cross deixou a lista dos 10 carros mais vendidos do Brasil, acompanhado pelo Hyundai Creta e pelo Honda HR-V.

Brasil emplaca quase 2 milhões de veículos novos

Os brasileiros compraram 1.910.519 veículos novos entre janeiro e setembro de 2025. O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 contabiliza motos à parte e desconsidera implementos rodoviários.

Houve uma ligeira alta de 2,79% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1,8 milhão de veículos novos.

O mês de setembro teve 22 dias úteis, e o bom desempenho do setor deve-se, principalmente, ao resultado de motocicletas, que tem apresentado excelente performance no mercado interno, diz Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave. 
Veja abaixo os resultados por segmento.

AUTOMÓVEIS

  • 1.411.116 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, aumento de 3,05% ante 2024.
  • 178.548 emplacamentos em setembro, alta de 3,65% em relação a agosto;
  • Comparado a setembro de 2024, houve avanço de 4,02% (171.640 unidades).

COMERCIAIS LEVES

  • 396.322 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, aumento de 4% ante 2024.
  • 52.822 emplacamentos em setembro, alta expressiva de 25,14% em relação a agosto;
  • Comparado a setembro de 2024, houve avanço de 3,40% (51.083 unidades).

CAMINHÕES E ÔNIBUS

  • 103.081 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, redução de 4,72% ante 2024.
  • 11.895 emplacamentos em setembro, alta de 9,55% em relação a agosto;
  • Comparado a setembro de 2024, houve queda de 12,54% (13.600 unidades).

Somando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 3,26% no terceiro trimestre de 2025.

Projeções para 2025

A projeção da Fenabrave sofreu uma pequena alteração em relação às projeções divulgadas em julho. A expectativa, agora, é que haja uma venda menor de automóveis e uma alta em motos ao longo deste ano.

  • Automóveis e comerciais leves: alta de 5% para 3% (de 2.608.977 para 2.559.345);
  • Caminhões: redução de 7% (de 127.593 para 113.552);
  • Ônibus: alta de 6% (de 27.675 para 29.336);
  • Motos: alta de 10% para 15% (de 2.063.493 para 2.157.288).

A redução na projeção de crescimento para 2025 está relacionada a preocupações com os cenários internacional e nacional, além da queda nas vendas de caminhões.

Franciulli acredita que a economia gerada pelas novas normas de controle de emissões para motores a diesel, com o Euro 6, tem retardado o processo de renovação da frota.

Segundo a economista Tereza Fernandez, responsável pelas projeções macroeconômicas da Fenabrave, o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é o principal fator de preocupação.

Até o momento seguem as incertezas de que alíquotas de Donald Trump serão aplicadas efetivamente. Ele já está atrapalhando o mercado internacional e vai provocar uma diminuição no comércio internacional, disse Fernandez.

A Fenabrave ainda indica que as altas taxas de juros no país também afetam as vendas. O Comitê de Política monetária (Copom) do Banco Central do Brasil manteve as taxas básicas de juros em 15% ao ano e indicou que as taxas devem continuar neste patamar até o final de 2025.

"Com uma taxa de juros menor, o crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves seria bem mais forte — ultrapassaria os 5% que projetamos no início do ano. Esperávamos uma queda nos juros até o fim de 2025, mas o Copom indicou que isso só deve acontecer em 2026, revela Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.

"Carro sustentável depende muito do crédito e a taxa de juros para esse consumidor é muito essencial", complementa o executivo.

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