Total de visualizações de página

sábado, 24 de novembro de 2012

Expectativa de revelação histórica do Curiosity sobre Marte


GIPOPE - MÍDIA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
INTERNACIONAL --\\-- CIÊNCIA & TECNOLOGIA --..-- LABORATÓRIO & PESQUISAS -.=.- ESTRELAS & PLANETAS -:::- {{ Fatos & Revelações }}

Chefe da missão diz que veículo-robô fez descoberta que vai “entrar nos livros de História”

.*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012 - Logística & solutions. >.< *.*.*.
Divulgando:
.--------------------------__--------------------------<<.....>>---------------------__---------------------------------.












Rodovia BA 120 , Km 28 - N. 977 - Valente - Bahia.

||-----------------------XX----------------------------------XX-------------------------||


           *** - 16 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell - ***
P.A.B|Xx.__ _ _ _.___ __-- ___..______........._______..__ __--_  __ .__ _      _    _ .xX|B.A.P


Publicado:
Atualizado:

Autorretrato feito pelo Curiosity já na superfície de Marte: rumores crescentes de que veículo-robô teria encontrado sinais de que o planeta já abrigou vida
Foto: Nasa
Autorretrato feito pelo Curiosity já na superfície de Marte: rumores crescentes de que veículo-robô teria encontrado sinais de que o planeta já abrigou vidaNasa
RIO – Explorando a superfície de Marte deste o início de agosto, o veículo-robô Curiosity pode ter finalmente descoberto sinais de que o planeta já abrigou vida. 

Os rumores sobre o achado cresceram nos últimos dias depois que o cientista-chefe da missão da Nasa, John Grotzinger, afirmou em entrevista nesta semana à rádio pública dos EUA, a NPR, que os dados enviados por um dos equipamentos a bordo do Curiosity prometem “entrar nos livros de História”.

A descoberta dos sinais de vida teria sido feita pelo instrumento SAM, sigla em inglês para “análise de amostras em Marte”. O SAM é um laboratório de química a bordo do Curiosity capaz de identificar compostos orgânicos que formam os “tijolos” da vida como conhecemos e teria verificado sua presença em uma amostra de solo coletada pelo braço robótico do veículo recentemente.

A confirmação da descoberta, no entanto, só deve vir no início do mês que vem, durante a reunião anual da União Americana de Geofísica, que acontece entre 3 e 7 de dezembro em São Francisco, na Califórnia. A possibilidade do anúncio foi confirmada pelo próprio Grotzinger em entrevista ao site americano Space.com.
--___________________________________________________________________________________-______--





qua, 21/11/12
por Cássio Barbosa 


Está rolando uma história interessante na internet e logo mais vai bombar nas redes sociais. É o seguinte:
Marte sempre atiçou o imaginário das pessoas, desde o século 19, pelo menos. Os mapas de Giovanni Schiaparelli feitos durante a “grande oposição” de Marte em 1877 retratavam “mares”, “continentes” e “canais”. Os mares e continentes simplesmente refletiam padrões claros/escuros da geologia do planeta, já os canais nada mais eram que ilusões de óptica, como foi provado posteriormente. Só que a tradução para o inglês foi feita de maneira errada, dando a ideia de que seriam canais artificiais e não a intenção de Schiaparelli de serem leitos de rios secos.

Depois, Percival Lowell repercutiu essa ideia como novos mapas, afirmando que os canais eram construções de uma civilização inteligente que conduzia água dos polos para os equador. Os claros/escuros da superfície marciana seriam na verdade regiões desérticas e florestas, respectivamente. Eu tive a oportunidade de segurar um catálogo com esses mapas pintados à mão. São obras impressionantes de bonitas.

Mesmo com a Mariner 4 mostrando nos anos 1960 que não há canal algum (no sentido de obras de irrigação) a ideia de que havia vida inteligente em Marte nunca deixou de ser popular. Basta lembrar das inúmeras obras com esse tema, a começar pelo livro “Guerra dos Mundos” de H.G. Wells, que virou um programa de rádio e dois filmes, que eu saiba.


Tirando essa parte da ficção, Marte parece ser mesmo o lugar no nosso Sistema Solar mais promissor para abrigar (ou ter abrigado) vida. Evidências de água no passado, de água no subsolo, atmosfera tênue, temperaturas que podem chegar a valores positivos algumas vezes, enfim, condições favoráveis ao desenvolvimento de vida já foram encontradas.

Começando com as sondas Viking, que pousaram na superfície de Marte na década de 1970, volta e meia as sondas que lá pousam carregam algum tipo de experimento com o objetivo de investigar a possibilidade de haver ou ter havido vida. Os experimentos da Viking mostraram resultados inconclusivos, as evidências obtidas poderiam ter origem biológica, mas também poderiam ser resultado de reações puramente químicas. Mais recentemente, um experimento na Mars Polar Lander também falhou por conta de reações químicas imprevistas com uma amostra de solo aquecida.

Agora é a vez do Curiosity, um jipe robô de quase uma tonelada e movido a energia nuclear em atividade em Marte. O Curiosity é um verdadeiro laboratório sobre rodas, carregando 11 instrumentos, entre sensores, espectrômetros e câmeras. Claro, entre seus objetivos está pesquisar a chance de haver, ou ter havido vida no planeta.

O que está rolando nos sites de notícias é uma especulação de que a Nasa teria resultados bombásticos para revelar e estaria mantendo segredo. Essas especulações ganharam força depois de uma entrevista em uma rádio nos EUA do investigador principal da missão, John Grotzinger. Ele disse literalmente e ao vivo que “enquanto nós estamos aqui sentados e conversando, o SAM está coletando dados e eles parecem realmente interessantes.” O SAM é o analisador de amostras em Marte, um instrumento com um vasto leque de ferramentas para vaporizar amostras de solo e rochas, analisando a abundância de elementos químicos leves, como carbono, oxigênio e nitrogênio, comumente associados à vida.


Ninguém do time de pesquisadores do Curiosity está autorizado a falar qualquer coisa. A cautela tem razão de ser: qualquer resultado científico só pode ser ser divulgado após todos os esforços e testes para confirmar sua veracidade, ainda mais em se tratando de Marte.

Erros já aconteceram antes. Em 1996, um meteorito de origem marciana que parecia mostrar vestígio de vida acabou sendo contestado, pois a divugação dos fatos foi feita prematuramente, antes de uma revisão por outros pesquisadores. Os neutrinos mais rápidos que a luz são outro caso de precipitação. Mesmo o Curiosity já sofreu com isso: a análise de uma amostra de atmosfera marciana mostrou a presença de gás metano. Esse gás é produzido por bactérias e é um dos possíveis indicadores da presença de vida, mas a possibilidade de ter havido contaminação do instrumento com uma amostra de ar da Flórida, local de lançamento do Curiosity não podia ser descartada. Ressabiado, o time de pesquisadores resolveu realizar uma nova medição e, nela, o metano não deu as caras.

Grotzinger, nessa mesma entrevista, disse que toda a equipe estava “mastigando” os dados para ter certeza dos resultados, mas que eles iriam entrar para os “livros de história”. Mas o que poderia ser? Não dá para ter certeza, ninguém fala nada mais a respeito e enquanto não há uma palavra oficial, o que pode ser feito é especular.

Um resultado digno de entrar para os livros, como disse Grotzinger, seria a detecção de vida. Mas isso é improvável, até mesmo pelo próprio instrumento, que tem por objetivo fazer análises químicas e não biológicas. Mas a detecção de simples moléculas orgânicas seria notável, apesar de ser mais ou menos esperado. Nesse caso, bastaria água, que havia em Marte no passado, para que as chances de ter havido condições para que a vida surgisse fossem bem grandes.

Entretanto, se o SAM encontrar indícios de moléculas orgânicas complexas, estaremos vivenciando um momento histórico. Moléculas assim são esperadas como resquícios de atividade de formas de vida mais complexas. As chances disso acontecer em uma amostra de solo escolhida aleatoriamente são muito pequenas, mas como a especulação está liberada, por que não?

Os resultados, mantidos em segredo por enquanto, devem ser anunciados em breve na reunião anual da União Geofísica Americana, que acontece em San Francisco entre 3 e 7 de dezembro. Se não vazar alguma coisa antes disso, muita especulação vai rolar por aí até o evento. Também não acredito que iam fazer tanto alarde para pouca coisa. Só nos resta aguardar!!!

...---------------==-------------------_------- -----------------__-------------_-----------------------==--------------...
RAUL  MATERIAIS  DE  CONSTRUÇÃO - Rua Antônio Edil, 34 - Valente - Bahia.

Telefone. 075 - 3263 - 3207                       
 
Celular. 075 - 8119 - 7076
Quem pesquisa compra aqui!
Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia.
Tudo para sua Construção com o melhor preço da Cidade!...
.__________________________________________________________________________________________________________.
Gipope 
 ®
  
 ------------- -----------_---------_--------------2.012 ...-... 2.012--------------__------------ ------------
  
 
 -s'abiraG