Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2012

Rede social para cientistas passa de 1 milhão de seguidores no mundo

GIPOPE - OPINIÃO.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL --\\-- CIÊNCIA & SAÚDE


ResearchGate, criado em 2008 por médico alemão, tem 40 mil brasileiros.
Pesquisadores usam site para trocar artigos, informações e experiências.


*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.012
      *** TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! ***
Xx._________ ___ __...______ .. _______.......______ .. _______ ... ____ ___ ___________.xX

Luna D'Alama Do G1, em São Paulo

#$$.$$# Uma espécie de Facebook acadêmico é a aposta de cientistas e pesquisadores para trocar artigos, informações e experiências. O ResearchGate, criado em 2008 pelo médico alemão Ijad Madisch, ultrapassa 1,4 milhão de usuários em todo o mundo – 40 mil deles brasileiros.


Segundo a responsável pela comunicação da rede social, Lalita Balz, o principal objetivo é oferecer a oportunidade de discutir tópicos específicos em grupos online, baixar publicações e pesquisar em sete diferentes bancos de dados ao mesmo tempo.


“Além disso, os profissionais podem procurar empregos fora do país e se informar sobre conferências internacionais”, diz Lalita.
ResearchGate valendo (Foto: Reprodução)
Rede social ResearchGate começa a ser divulgada entre os pesquisadores brasileiros (Foto: Reprodução)

A ideia surgiu da necessidade de conectar pessoas da mesma área de atuação – a maioria hoje é de medicina e biologia – e saber o que está sendo produzido dentro e fora do país de origem. Para entrar, não é preciso convite, e o cadastro é grátis. O usuário deve informar os dados profissionais, a produção científica e os tópicos de interesse.


    “O ResearchGate ainda tem poucos brasileiros porque aqui usamos muito a Plataforma Lattes, que tem perfis sempre atualizados. No exterior, é uma ‘selva’ para achar um pesquisador, e isso só é feito por meio de um site próprio ou da universidade ao qual ele está vinculado”, compara o biólogo e doutorando em microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) Atila Iamarino, de 27 anos.


    Ele entrou nessa rede social para cientistas há três meses e diz que funciona como uma vitrine profissional, boa para fazer contato entre os pares. “Minha maior queixa é que o site sugere ‘amigos’ com base na localização do usuário e na área de atuação. Quando criei meu perfil, achei apenas 20 brasileiros”, diz.


    Desde a semana passada, quando o serviço foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Iamarino tem recebido 15 pedidos por dia para adicionar contatos. “A maioria é da USP, UFSCar, UFMG e UFRJ”, enumera.


    Iamarino comenta que profissionais da área biológica são os que têm participado mais ativamente das redes sociais. “Antigamente, eram os físicos. Hoje debatemos muito sobre saúde, biotecnologia e nanotecnologia”, cita. Outro site usado por ele para troca de informações profissionais é o CiteULike.
    Perfil no ResearchGate reúne informações e contatos profissionais de cientistas (Foto: Reprodução)
    Perfil no ResearchGate reúne informações e contatos profissionais de cientistas (Foto: Reprodução)

    Wiki, revistas online e blogs
    Apesar do crescente número de cientistas online, o biólogo critica a forma como as redes ainda são vistas no país. “Infelizmente, a mentalidade acadêmica no Brasil ainda é muito fechada para a internet”, critica.



    O método colaborativo wiki, por exemplo, é extremamente repudiado pela comunidade de pesquisadores, na opinião de Iamarino. Esta semana, a Wikipédia em inglês saiu do ar contra uma lei antipirataria digital nos EUA.


    “A Wikipédia é a fonte mais acurada e a menos confiável do mundo. Normalmente, quem entra e escreve lá entende muito daquele assunto específico. Além disso, artigos publicados sobre Aids e outros temas são atualizados rapidamente”, afirma.


    Iamarino destaca que o preconceito acadêmico atinge também as revistas digitais e os blogs científicos. “Periódicos online e de acesso aberto ainda são vistos com maus olhos. Muitas pessoas só dão crédito a um estudo se ele saiu numa revista impressa”, diz.


    O biólogo é um dos administradores do site Scienceblogs, que foi criado em 2008 e reúne atualmente 40 blogs individuais e coletivos sobre diferentes áreas, como física, química, biologia, meio ambiente e geologia.


    “Temos principalmente professores da USP, da UFMT e da UFRJ. Precisamos agora de alguém que escreva sobre matemática e um especialista em humanidades”, aponta Iamarino, que é dono do blog Rainha Vermelha.


    "Orkut nerd"
    A psicóloga e pós-doutoranda da UFSCar Ana Arantes, autora do blog O Divã de Einstein (sobre psicologia do dia a dia), entrou no ResearchGate há três semanas, a convite de seu orientador. “A gente chamava a Plataforma Lattes de ‘Orkut nerd’, e agora tem um”, brinca.


    De acordo com ela, a rede ainda é um pouco confusa e, por ser relativamente nova no Brasil, ainda não dá para saber o que fazer exatamente. “Se eu quiser formar grupos de amigos com quem eu quero, não consigo”, ressalta.


    Antes desse site, Ana já era membro da página da Comissão do Futuro na internet, criada pelo neurocientista Miguel Nicolelis para discutir a ciência no país. Lá, há fóruns divididos por áreas como astronomia, inteligência artificial e robótica, entre outras.


    “Com as redes sociais, faço contatos com pessoas a quem jamais teria acesso antes. Fui a um congresso sobre autismo em São Carlos este mês, e alguns pesquisadores já estão no meu Facebook”, destaca Ana.

    ...---------------==---------------------------------------------------------------------------------------==--------------...
    VITÓRIA REPRESENTAÇÕES Rodovia BA - 120 , Km 28 -Valente - Bahia.
    [ Ao lado do Posto Alto Bonito ]
    Celular. - 075 - 8106 - 7755

    Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral.

    Gipope-----------------------------------------------------2.012 -- 2.012---------------------------------------------------------------s'abiraG

    Agricultor constrói carro apelidado de 'caveirão' no sertão do Ceará

    GIPOPE - MARKETING.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO
    BRASIL --\\-- CEARÁ -- CIDADES


    Para moradores, veículo parece com o 'caveirão' usado pela polícia do Rio.
    O veículo tem até aparelho de DVD com duas caixas de som.


    *** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.012



















    Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral.
    Estacas e Mourões Vitória.
    Xx._____________-_________.__________-.-________._________-_____________.xX

    Elias Bruno Do G1 CE

    Agricultor constroi carro de madeira no Ceará (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)'Caveirão' é feito de madeira e ferro e tem até aparelho de DVD.  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

    *|!|=-=|!|* A criação do agricultor Areudo Rodrigues, um carro com motor de motocicleta e feito de madeira, atrai olhares nas ruas do vilarejo de Santa Isabel, em Quixeramobim, no sertão central do Ceará. Os moradores batizaram o veículo de “caveirão” devido às semelhanças com o veículo do batalhão de operações especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. "O apelido ficou. Todo mundo chama ele assim", diz Rodrigues.
    Areudo Rodrigues  (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
    'Não fiz desenho', diz Rodrigues sobre a construção
    do carro (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

    "Fiquei muito feliz em ter na comunidade um conterrâneo com essa capacidade de criar", afirma o técnico em agropecuária Samuel Pinheiro, morador de Santa Isabel. O veículo tem até aparelho de DVD com duas caixas de som. A estrutura é de madeira, com revestimento de ferro na parte inferior. Os pneus e o motor são de motocicleta e o tanque comporta cinco litros de gasolina.


    “Não fiz nenhum desenho ou rascunho, nem me baseei em outro modelo”, afirma Rodrigues que também é artesão. Por dois anos, ele dedicou as noites e as horas livres dos fins de semana, quando fechava sua oficina de conserto de móveis, para executar o antigo projeto de construir o veículo.


    Rodrigues não contabilizou o custo da construção do “caveirão”, mas diz já ter recebido oferta de R$ 10 mil pela criação. “É um sonho que eu não vendo”, afirma. “Desde pequeno, tenho esse sonho de construir o meu próprio carro para brincar com ele”, diz o agricultor de 31 anos que já havia feito três tentativas antes de reiniciar o projeto de construir o veículo em 2009.


    O criador pretende guardar o carro junto com outras invenções, bem-sucedidas ou não. A moto com motor de carro, por exemplo, não funcionou. “Vou guardá-lo de lembrança, mas quero mesmo é realizar meu outro sonho de possuir um carro de verdade”, afirma Rodrigues, que usa o veículo para se locomover dentro do município. “As pessoas ficam 'mangando' (rindo) quando eu passo, mas eu não me importo porque meu carro tem tudo que os outros têm”, diz apontando para o freio e os faróis.


    Força da família
    A mulher de Areudo Rodrigues, Jane Saldanha, conta que a família tinha vontade de possuir um automóvel. "A gente tinha vontade de possuir um carro, o dinheiro não dava e ele construiu o dele", disse.

    caveirao (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
    Carro virou motivo de orgulho para família
    (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

    O pai de Areudo, Wilson da Silva, diz ter orgulho do filho. "Eu acho que é muita coisa, né? Pra mim é, e para ele também. O que eu desejo para ele é que ele continue desse jeito e vá crescendo cada vez mais", disse. A filha, Williane, 10 anos, já faz planos com o "caveirão". "Queria dar um passeio por Fortaleza, São Paulo, que eu nunca fui", diz.


    Os vizinhos se admiram com a invenção. "Sabia que ele era inteligente, mas nesse tanto não. Está de parabéns", diz o comerciante Danilo Rocha.  O técnico em agropecuária, Samuel Pinheiro, diz ter ficado feliz pelo vizinho. "Fiquei muito feliz em ter na comunidade um conterrâneo com essa capacidade de criar, de fazer um carro desse e botar para rodar. Um cara da roça, agricultor e conseguir desenvolver um carro sozinho", afirmou.

    ...---------------==--------------------------------------------------------------------------------------==--------------...
    RAUL MATERIAL DE CONSTRUÇÃO - Rua Antônio Edil, 34 - Valente - Bahia.

    Telefone. - 075 - 3263 - 3207 || Celular. 075 - 8119 - 7016

    Tudo para sua Construção com o melhor preço da Cidade!...

    Gipope-----------------------------------------------------2.012 -- 2.012---------------------------------------------------------------s'abiraG

    Contas no Twitter relatam ataques a sites do governo do DF

    GIPOPE - INTELLIGENCE.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    TECNOLOGIA --\\-- DIGITAL & MÍDIA

    Grupo hacker Anonymous 'comemorou' derrubada de páginas.
    Nesta sexta, o grupo havia afirmado que tirou do ar o site do FBI.

    *** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.012

    *** 15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell ***
    Xx._______ __________..____________.......____________.._________ _________.xX

    Do G1, em São Paulo

    {*!&-&!*} O grupo hacker Anonymous relatou, na madrugada deste sábado (21), por meio de seus perfis no Twitter ataques a sites brasileiros com domínio 'df.gov.br' - do governo do Distrito Federal. Na manhã de sábado, os sites visitados pelo G1 estavam funcionando normalmente. As contas do grupo no Twitter ainda apontavam para perfis brasileiros, que teriam realizado o ataque. Os posts mencionavam o site de compartilhamento de arquivos Megaupload, cujo fundador foi preso na última quinta, na Nova Zelândia.
    Perfil do Anonymous no Twitter anuncia que tirou sites brasileiros do ar (Foto: Reprodução)
    Perfil do Anonymous no Twitter anuncia que tirou sites brasileiros do ar (Foto: Reprodução)
     
    Nesta sexta, o grupo havia afirmado que tirou do ar o site do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, por cerca de uma hora. O Anonymous também disse ter sido responsável pela saída do ar dos sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica do país, dentre outros endereços.


    No Twitter, o grupo diz "a internet contra-ataca", e que a luta é pela “liberdade da internet”. Em uma das mensagens, o Anonymous também ameaçou um ataque contra o site da Casa Branca.


    O Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, foi tirado do ar na quinta-feira (19). O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país. A acusação alega que o site deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo.
    Perfil brasileiro relacionado ao grupo Anonymous (Foto: Reprodução)
    Perfil brasileiro relacionado ao grupo Anonymous (Foto: Reprodução)
    Sopa e Pipa

    A derrubada dos sites acontece dois dias que diversos endereços, incluindo a Wikipédia e a Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto com o Sopa e o Pipa, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.


    O Stop Online Piracy Act (Sopa) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. Tanto o Sopa, que está na Câmara dos Representantes, quanto o Pipa, projeto semelhante que seria votado na próxima terça (24) pelo Senado, foram colocados "em espera" pelos líderes das duas casas nesta sexta (20).


    Ambos são apoiados por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas são questionados por companhias de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão. O Sopa ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara; a PIPA deve ir à votação no Senado ainda neste mês.


    ...---------------==--------------------------------------------------------------------------------------==--------------...
    GIPOPE - GARIBA'S  LOGÍSTICA Ʃ SOLUTIONS - Rua Men de Sá - 652 -Valente - Bahia.

    Telefone «.» 075 - 9989 - 9970

    Competência e Credibilidade sempre fazem a diferença!...

    Gipope-----------------------------------------------------2.012 -- 2.012---------------------------------------------------------------s'abiraG