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quarta-feira, 13 de maio de 2015

PIB do Brasil pode crescer '7 vezes' com educação para todos, diz OCDE

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Estudo, que será apresentado em Fórum Mundial de Educação, feito após análise detalhada de desempenho em testes, coloca país em 66º lugar em ranking de 76 países.

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Da BBC
13/05/2015 09h52 - Atualizado em 13/05/2015 10h08
Postado às 16h25m
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Pela primeira vez, avaliação global da OCDE inclui número significativo de países em desenvolvimento na comparação (Foto: BBC)
Pela primeira vez, avaliação global da OCDE inclui número significativo de países em desenvolvimento na comparação (Foto: BBC)


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgará nos próximos dias um dos mais completos rankings globais de qualidade de educação.

Nele, o Brasil aparece apenas em 66º lugar entre 76 países estudados. No entanto, a organização vê um grande potencial de crescimento econômico no país se este proporcionar educação básica universal para todos os adolescentes de 15 anos.

Em outras palavras, a OCDE estima que um cenário em que todos os adolescentes de 15 anos estejam estudando e alcançando um nível básico de educação pode ajudar o PIB do país a crescer mais de sete vezes nas próximas décadas.

A análise se baseia na pontuação de alunos de 15 anos em testes de matemática e ciências. E configura o mapa mais completo dos padrões de educação em todo o mundo.

Países asiáticos dominaram as primeiras posições do ranking: no topo da lista está Cingapura, seguida por Hong Kong, Coreia do Sul, Japão e Taiwan.

Os resultados do relatório, parcialmente obtidos pela BBC, serão apresentados no Fórum Mundial de Educação, na Coreia do Sul, na semana que vem.
Educação e crescimento
Ranking OCDE (Foto: BBC)
A OCDE argumenta que melhorar o padrão da educação impulsionará o crescimento econômico dos países. E afirma que o baixo nível da educação em um país pode resultar num "estado permanente de recessão".

"É a primeira vez que podemos ver a qualidade da educação numa escala verdadeiramente global", diz o diretor da OCDE para assuntos educacionais, Andreas Schleicher.

"A ideia é dar aos países, ricos ou pobres, a oportunidade de comparar seu desempenho educacional para descobrir pontos fortes e fracos e ao mesmo tempo ver o benefícios a longo prazo de melhoras na qualidade do ensino."

Schleicher cita como exemplo justamente Cingapura, que nos anos 60 tinha altos índices de analfabetismo.

A referência internacional mais usada para avaliar a educação é justamente o teste Pisa, elaborado também pela OCDE, que até agora focava principalmente nos países industrializados mais ricos.

No entanto, os novos resultados fazem uma análise mais ampla e contemplam uma variedade maior de países – o total de um terço das nações do mundo –, incluindo Irã, África do Sul, Peru, Tailândia e outros.

Os Estados Unidos tiveram um desempenho ruim e aparecem na 28ª posição, atrás, ironicamente, do Vietnã. Mas a OCDE mostrou preocupação especial com o que classifica como declínio da Suécia. Na semana passada, o órgão publicou críticas ao sistema educacional sueco depois de registrar uma queda nos resultados do Pisa entre 2000 e 2012.

Pediu especificamente uma revisão do esquema instituído nos anos 90 que "privatizou" parte da rede pública de ensino.

A conferência na Coreia do Sul está sendo organizada pela ONU, e vai marcar os 15 anos do estabelecimentos da Metas do Milênio para a educação. A mais importante delas, a provisão universal de educação primárias para crianças, ainda não foi atingida.

No Fórum Mundial da Educação, novas metas globais serão estabelecidas para os próximos 15 anos.

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VW Polo some das lojas; veja outros carros que saíram ‘de fininho’

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Além dele, Peugeot 207 e BMW Série 4 Coupé deixaram de ser vendidos.
GM nega fim da produção do Celta, enquanto March 'antigo' é para frotistas.

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André Paixão Do G1, em São Paulo
13/05/2015 08h00 - Atualizado em 13/05/2015 08h33
Postado às 12h40m
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No expressão popular, “sair à francesa” significa deixar algum evento com discrição, sem chamar atenção, até mesmo sem se despedir. Recentemente, alguns veículos deixaram o mercado brasileiro de mansinho, sem qualquer aviso das montadoras. Veja alguns casos:
Volkswagen Polo
Polo não pode ser configurado no site da Volkswagen (Foto: Reprodução)
Polo não pode ser configurado no site da Volkswagen (Foto: Reprodução)

O mais recente caso de um modelo que saiu de linha sem alarde é o Polo. Fruto de um projeto refinado para sua época, ele perdeu espaço no Brasil para o Fox, que, na nova geração, tem a missão de ser o hatch "premium" da marca por aqui.

Enquanto isso, a Volkswagen foi restringindo aos poucos o acesso ao veículo no Brasil. Primeiro, desativar o configurador do modelo no site oficial. Agora, ele saiu da tabela de preços públicos, divulgada na segunda-feira (11).

Procurada, a Volkswagen, por meio de sua assessoria de imprensa, não informou se o veículo ainda é produzido, e disse que não irá comentar o assunto.

O G1 consultou 10 concessionárias da montadora alemã, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador e Belém. Em todas, os vendedores afirmaram que o modelo deixou de ser produzido no final do ano passado. Nas que ainda contavam com unidades do modelo em estoque, a oferta nunca era superior a duas unidades, sempre no modelo 2014.

Nos quatro primeiros meses de 2015, foram emplacados 1.270 Polo hatch e 1.334 Polo Sedan. Porém, no mês de abril, o modelo registrou pior resultado do ano, com 81 unidades para o hatch e 77 para o sedã. Os dados são da Fenabrave, a associação das concessionárias.
BMW Série 4 Coupé
BMW Série 4 (Foto: Divulgação)BMW Série 4 (Foto: Divulgação)

No início do ano passado, a BMW lançou no Brasil o Série 4 Coupé. Dono de um visual interessante, com queda do teto suavizada e com duas portas, como os cupês devem ser, era oferecido em versão única, 435i, com motor 3.0 de seis cilindros e 306 cavalos.

Porém, no final de 2014, com a chegada do Série 4 Gran Coupé, modelo com desenho semelhante, mas com duas portas traseiras, o cupê acabou descontinuado. 

De acordo com a BMW, “foi uma decisão estratégica deixar de comercializar o BMW 435i Coupe M Sport e passar a oferecer o BMW 428i Gran Coupé, modelo que também tem design coupé, oferece quatro portas e conta com maior aceitação no mercado nacional”, afirmou, em nota, a empresa.
Chevrolet Celta
Chevrolet Celta 2015 (Foto: Divulgação)Chevrolet Celta 2015 (Foto: Divulgação)

Antigo sucesso de vendas da GM, o Celta se tornou apenas um coadjuvante na marca, que tem como protagonistas da linha a dupla Onix/Prisma. Entre janeiro e abril, ele foi apenas o 19º mais vendido do mercado nacional, depois de ocupar o 3º lugar em 2010, segundo a Fenabrave.

A GM, entretanto, afirma que o modelo segue em produção, e que não comenta especulações sobre o fim da linha. Em janeiro, o presidente da marca, Santiago Chamorro, afirmou que seu trabalho neste ano seria “vender muitos Celta e Classic”.

Confirmado desde o início de 2014, o futuro sucessor do Celta, que será global e feito no Brasil, ainda não tem data para chegar. Em outubro, no Salão do Automóvel de SP, a cúpula da GM disse que ainda não havia encontrado “a fórmula certa para ter tamanho design, conforto e custo”.

Atualmente, o Celta é oferecido em versão única, LT 5 portas. Ele custa R$ 34.990, e vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos. Há opção de configurar o modelo no site da marca. Em setembro do ano passado, a GM adotou a saída "à francesa" para o Agile e o Sonic.
Nissan March Active
Nissan March Active (Foto: Divulgação)Nissan March Active (Foto: Divulgação)

Quando a marca apresentou o March com novo motor 1.0 de três cilindros, em janeiro deste ano, afirmou que a versão Active, aquela com o visual antigo, permaneceria no mercado. No entanto, pouco tempo depois, o carro desapareceu do site comercial da Nissan.

Consultada, a montadora afirmou que o Active segue em produção na fábrica da marca em Resende (RJ), e é comercializado sob encomenda para frotistas. 

Oferecido apenas com motor 1.0 de quatro cilindros (74 cavalos), sai por R$ 32.290. Vem com direção elétrica, ar-condicionado e comandos elétricos para vidros, travas e retrovisores.
Peugeot 207
Peugeot 207 (Foto: Divulgação)Peugeot 207 (Foto: Divulgação)

Com a chegada do “premium” 208, a Peugeot acabou “rebaixando” o 207 a carro de entrada no Brasil. A vida dele, entretanto, não foi muito longa, e no segundo semestre do ano passado, a marca resolveu encerrar a produção. Segundo a marca, o modelo podia ser encontrado nas concessionárias até fevereiro.

Neste ano, foram apenas 162 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave. Destas, o último mês registrou apenas 6 veículos. Na Argentina, porém, o modelo segue comercializado, com motores 1.4, a gasolina ou diesel.

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Velocidade da banda larga no Brasil varia entre taxas de Líbia e Japão

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Mapa mostra disparidade entre cidades; internet completa 20 anos no Brasil.
Média de velocidade é 3 Mbps; governo quer elevar a 25 Mbps até 2018.

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Helton Gomes Simões e Thiago Reis Do G1, em São Paulo
13/05/2015 06h38 - Atualizado em 13/05/2015 08h34
Postado às 08h50m
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Enquanto a maior parte dos moradores de 406 cidades do Brasil acessa a internet com uma velocidade inferior à oferecida na Líbia – um país em conflito –, a maioria dos habitantes de outros 456 municípios navega na web com velocidade similar à de países como Finlândia, Suíça e Japão.

É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados mais recentes deste ano da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) – acesse o mapa.

A velocidade média da internet no Brasil, que completa 20 anos neste mês, gira em torno de 3 Mbps, o que faz o país ocupar a 89ª taxa de download mais rápida do mundo, atrás de Iraque, Kwait e Sri Lanka, segundo o último relatório da Akamai, empresa de alcance global e referência na área. A Coreia do Sul, em primeiro lugar no ranking formado por quase 150 países, tem uma velocidade média de 22,2 Mbps.
A média do Brasil esconde uma disparidade ainda maior entre os municípios. Como as empresas são obrigadas a informar à Anatel a faixa de velocidade de todos os pontos de acesso fixo no país, é possível analisar a situação de cada cidade.

São cinco tipos de faixa de classificação (0 a 512 Kbps, 512 Kbps a 2 Mbps, 2 Mbps a 12 Mbps, 12 Mbps a 34 Mbps e acima de 34 Mbps). São Paulo, por exemplo, tem 3,1 milhões de pontos. A maioria deles (47%) se concentra na faixa de 2 a 12 Mbps.

Como foi feito o mapeamento?
Com base na faixa predominante de velocidade de cada cidade, o G1 elaborou um mapa. Ele mostra que em 406 cidades o maior percentual das conexões está na faixa que vai até 512 Kbps. 


Parte dos municípios está localizada na região Norte e no interior dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Como base de comparação, a Líbia, lanterna do ranking mundial, tem uma taxa média de 700 Kbps.
Velocidade - Brasil (Foto: Arte/G1)
O diretor de operações da Akamai, Jonas Silva, diz que essa situação reflete a história do país. “Toda a infraestrutura da internet está desenvolvida mais ou menos da forma como o Brasil foi colonizado. 

As cidades costeiras têm mais habitantes, tiveram um desenvolvimento primário melhor que o interior do Brasil. Por isso, as velocidades nesses locais são bastante altas”, diz.

Nas cidades do Sul, ele cita o fato de estarem próximas da fronteira e serem mais rurais como empecilho. O diretor da Akamai coloca o tamanho dos municípios como agravante. “Se a cidade tem mais de 1 milhão de habitantes, tem provedor de acesso que não acaba mais. 

Pode escolher o provedor A, B ou C. À medida que se entra para as cidades de 800 mil, já começa a diminuir a quantidade de provedores.

Nas cidades menores, a oferta é mais baixa.”
Na outra ponta da velocidade da web, estão 456 cidades onde a maioria dos moradores conta com uma velocidade de 12 Mbps a 34 Mbps; 95% delas estão no estado de São Paulo. Melhor que elas, só Vinhedo (SP), a única cidade do país que tem como faixa predominante de acesso mais de 34 Mbps.

Alexander Castro, diretor de banda larga do Sinditelebrasil, a associação das teleoperadoras, diz que a maior concentração de renda favoreceu o estado de São Paulo: “Ao ver que havia mercado receptivo a serviços mais caros, as operadoras investiram em implantação de fibra ótica na região. 

A concorrência entre elas acabou sendo maior, o que tem tornado a oferta de serviços mais ampla e menos dispendiosa.”
“A prioridade das operadoras era buscar regiões com alto IDH, alta demanda, e isso levou a uma situação que a densidade de acesso ficou maior no Sudeste”, afirma Castro.

De acordo com o levantamento do G1, 3.971 cidades têm como faixa predominante de velocidade aquela que vai de 512 Kbps a 2 Mbps. Há ainda 733 cidades cuja maioria da população acessa a internet com uma velocidade que varia de 2 Mbps a 12 Mbps. Só três municípios (Balneário Rincão-SC, Mojuí dos Campos-PA e Pinto Bandeira-RS) não contam com nenhum ponto de acesso de banda larga fixa no país.

Carência de internet no Norte
O diretor da Sinditelebrasil e o diretor da Akamai concordam que a principal dificuldade hoje está em melhorar os índices da região Norte.

Download (Foto: Arte/G1)
“Quando se caminha para o Oeste, há um problema grave: não dá para passar nada. São regiões inóspitas e de floresta. Elas são servidas, com raras exceções, por satélite. E ele é por natureza caro e lento. 

No caso da Amazônia, pelo lado brasileiro, a floresta restringe a instalação de infraestrutura. Pelo lado vizinho, os Andes impedem a passagem de cabos. Tem que passar cabo a 4 mil metros de altitude”, conta Jonas Silva.

Alexander Castro diz que “enquanto não for possível colocar satélites que operem em bandas com custos melhores ao usuário, a situação não será revertida”.

O Ministério das Comunicações diz que “reconhece que há uma carência de infraestrutura ainda presente no Brasil que dificulta o acesso à banda larga de populações em algumas regiões mais isoladas e cria um hiato na disponibilidade de internet de alta velocidade no país”. 

“Ciente de que existe uma grande desigualdade no serviço ofertado, o governo não medirá esforços para, por meio do Programa Banda Larga Para Todos, melhorar essa realidade e diminuir os desequilíbrios regionais”, informa, em nota.

Banda Larga para Todos
O Brasil tem atualmente 24,3 milhões de pontos de acesso de banda larga fixa. Destes, 46,3% estão na faixa de 2Mbps a 12 Mbps.

O diretor da Sinditelebrasil traça um cenário otimista para os próximos anos. 

“As operadoras começaram a investir em novas tecnologias. No caso do móvel, a solução é o 4G.
Na banda larga, as operadoras usaram soluções para otimizar o tráfego. Começaram a usar anéis metropolitanos de fibra ótica e até em bairros. Até 2019, vai ter acesso em todos os municípios do Brasil e o país todo vai ter internet no patamar próximo de 20 Mbps.”

A meta do governo é ainda mais ousada. 
Segundo o Ministério das Comunicações, o Plano Banda Larga para Todos, ainda em formulação, pretende levar internet rápida, com uma velocidade média de 25 Mbps, para 95% da população brasileira até 2018.

Para chegar a esse patamar, no entanto, há um longo caminho a ser percorrido. Hoje, só 4,5% das conexões são por fibra ótica, relevam dados da Anatel.

O ministério diz que será preciso contar com “forte investimento em infraestrutura de fibra óptica e a operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que será lançado em 2016”. 

A pasta afirma, no entanto, que isso ainda depende do orçamento disponível para o programa.

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