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segunda-feira, 1 de junho de 2015

Emplacamentos de veículos caem 27,5% em maio, diz Fenabrave

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Comparação é com o mesmo período do ano passado.
Entre caminhões e ônibus, queda em relação a maio de 2014 foi de 50%.

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Do G1, em São Paulo
01/06/2015 16h47 - Atualizado em 01/06/2015 17h08
Postado às 21h15m
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Gerentes de concessionárias temem novos atrasos e mais prejuízos. (Foto: Reprodução/TV Tem)Gerentes de concessionárias temem novos atrasos e mais prejuízos. (Foto: Reprodução/TV Tem)

Os emplacamentos de veículos caíram 27,5% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 212.713 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados, contra 293.344 veículos no mesmo período de 2014. Os dados são da Fenabrave, a associação das concessionárias.


Na comparação com abril desde ano, a queda foi menor, de 3%. No período, foram emplacados 219.371 veículos.
No acumulado de 2015, foram 1.106.476 veículos vendidos, contra 1.399.280 nos cinco primeiros meses de 2014. Neste caso, a queda é de 20,9%.

Automóveis e comerciais leves
A maior participação do mercado é de automóveis e comerciais leves. Neste segmento, houve queda de 26,2% em relação a maio do ano passado, com 204.978 unidades, ante 277.886 veículos. Em relação a abril deste ano, a queda foi de 3,1%. No mês, foram vendidos 211.625 veículos.


O modelo mais vendido foi o Palio, líder também no acumulado do ano. O modelo foi o único a emplacar mais de 10 mil unidades no mês. Foram 10.469 veículos. O vice-líder foi o HB20, com 8.848 unidades, e o terceiro, o Ford Ka, com 8.348.

Caminhões e ônibus
No segmento de caminhões e ônibus, a queda é ainda mais acentuada. Em maio deste ano, foram 7.735 unidades, número apenas 0,14% menor do que em abril, porém, 50% inferior a maio de 2014, período em que foram emplacados 15.458 veículos.


No acumulado, o segmento despencou 38,8%. São 41.224 veículos emplacados, contra 67.330 entre janeiro e maio de 2014.

Motos
Entre as motos, foram 105.472 unidades emplacadas em maio deste ano. Em relação ao ano passado, quando ganharam ás ruas 126.704 unidades, a queda foi de 16,8%. Já na comparação com abril, período em que foram emplacadas 108.155 unidades, o mercado sofreu retração de 2,5%.


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Pelo 5º ano, Brasil é último em ranking sobre retorno dos impostos

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Austrália, Coreia do Sul e EUA lideram ranking do IBPT.
Pesquisa avaliou as 30 nações com as maiores cargas tributárias.

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Do G1, em São Paulo
01/06/2015 12h04 - Atualizado em 01/06/2015 12h54
Postado às 13h15m
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O Brasil segue na última colocação no ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos. Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (BPT), o país ficou pela 5ª vez seguida na "lanterninha" da lista.

O estudo avaliou os 30 países com as maiores cargas de tributos. O ranking leva em consideração a arrecadação de tributos do país em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2013 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), que mede a qualidade de vida e bem-estar da população.


A Austrália ficou em 1º lugar no chamado Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES), seguida da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Na edição anterior do estudo, os 3 primeiros colocados foram, respectivamente EUA, Austrália e Coreia do Sul.

O Brasil ficou na 30ª posição do ranking, atrás de países como Uruguai (11º) e Argentina (19º) e Grécia (16º).

“Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária, - marca que, em 2015, já chegou aos R$ 800 bilhões de tributos-, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços. E o pior, fica atrás de outros países da América do Sul”, destaca o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

O estudo aponta que, apesar de terem carga tributária muito próxima à do Brasil - que em 2013 foi de 35,04% do PIB -, países como Islândia (35,50%), Alemanha (36,70%) e Noruega (40,80%) estão muito à frente no que se refere a aplicação dos recursos em benefício da população, ocupando, respectivamente a 14ª, 15ª e 18ª posições.

O destaque desta edição foi o Reino Unido, que passou do 17º para o 10º lugar.
  •     
         ÍNDICE DE RETORNO AO BEM ESTAR DA SOCIEDADE - 2013
Posição País Carga tributária sobre o PIB Índice
Austrália 27,30% 162,91
Coreia do Sul 24,30% 162,79
Estados Unidos 26,40% 162,33
Suíça 27,10% 161,78
Irlanda 28,30% 158,87
Japão 29,5% 156,73
Canadá 30,60% 156,48
Nova Zelândia 32,10% 155,44
Israel 30,50% 155,41
10ºReino Unido 32,90% 152,99
11ºUruguai 26,30% 151,91
12ºEslovaquia 29,60% 151,51
13ºEspanha 32,60% 151,38
14ºIslândia 35,50% 150,25
15ºAlemanha 36,70% 150,23
16ºGrécia 33,50% 148,98
17ºRepública Theca 34,10% 148,97
18ºNoruega 40,80% 148,32
19ºArgentina 31,20% 147,80
20ºEslovênia 36,80% 146,97
21ºLuxemburgo 39,30% 144,69
22ºSuécia 42,80% 141,15
23ºÁustria 42,50% 141,01
24ºFrança 43% 140,69
25ºBélgica 43,20% 140,21
26ºItália 42,60% 140,13
27ºHungria 38,90% 139,80
28ºDinamarca 45,20% 139,52
29ºFIinlândia 44,00% 139,12
30ºBrasil35,04%137,94

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Japoneses projetam elevador para ir da Terra ao espaço a 200 km/h

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Internacional -.:.- Ciências & Tecnologia - Equipamentos & Sistemas - Estudos & Projetos - ]{ Laboratório & Pesquisas }[

Teste com um dos componentes do elevador está sendo feito perto de Tóquio. Sem necessidade de foguetes, ir ao espaço ficaria mais barato e seguro.

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Edição do dia 31/05/2015
31/05/2015 21h12 - Atualizado em 31/05/2015 23h05
Postado em 01 de junho de 2015 às 12h20m
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Se você não é astronauta, a ideia de passear no espaço não passaria de um sonho, né? Coisa de ficção científica, certo? Para começar, você precisaria ter, ou pegar carona, em uma nave espacial. Só que uma empresa japonesa não pensa bem assim. Ao invés de nave, eles estão desenvolvendo um super elevador para quem quer ver a Terra lá do alto.

A contagem regressiva, a ignição dos motores, a decolagem. Imagens e sons que a humanidade conhece desde a década de 60, quando os primeiros foguetes tripulados partiram da Terra.

Mas e se a aventura espacial fosse tão simples quanto embarcar em um elevador? Parece ficção científica, mas para os japoneses isso será possível, até 2050. Só que o elevador terá que subir até o andar de número 38 mil. E a ideia não é de hoje.

No fim do século 19, o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky ficou impressionado com a Torre Eiffel, em Paris. Na época, era a maior estrutura já feita pelo homem, e ele pensou: "quem sabe podemos aumentá-la, aumentá-la... até o espaço?". Mas não passou de sonho.

A ideia andou meio esquecida até que surgiu no caminho uma outra torre: a Skytree, no centro de Tóquio. Uma das maiores do mundo, tem 634 metros de altura, quase o dobro da Torre Eiffel, de Paris. Ainda está muito longe do espaço, mas quem construiu a Skytree, já anunciou: pretende tocar a obra do elevador espacial.

O elevador subiria a 200 quilômetros por hora por um cabo, ligando a Terra ao espaço. Ultrapassaria a estação espacial internacional. Continuaria subindo e, depois de três semanas, alcançaria incríveis 100 mil quilômetros. Cerca de um terço da distância até a lua.

O Fantástico conversou com o homem que está à frente do projeto.
Yoji Ishikawa, com formação em astronáutica e estudos sobre como viveríamos na lua e em Marte.


“O elevador serviria para levar pessoas e carga, e ainda trazer recursos naturais encontrados só no espaço”, conta o Yoji Ishikawa.

O cabo ficará bem esticado e bem preso nas duas pontas: na Terra, e em uma base, no oceano. E lá em cima, em uma plataforma de desembarque. Os japoneses querem construir uma estação que vai girar na órbita da Terra.
“O elevador teria a capacidade de transportar 30 pessoas, mais a carga.”, diz Yoji.

Em uma universidade perto de Tóquio, está sendo feito o primeiro teste com um dos componentes do futuro elevador espacial: o mecanismo do veículo, que se tudo der certo, vai levar as pessoas diretamente ao espaço.

Por enquanto vai só até o sexto andar do Departamento de Engenharia. É um protótipo.
Estudantes pesquisam a solução de algumas dúvidas que ainda têm pela frente. Como o formato do cabo pelo qual o elevador vai subir: os testes são feitos com uma corda cilíndrica e uma espécie de fita, mais achatada.

Sem necessidade de foguetes para vencer a gravidade, ir ao espaço ficaria mais barato e mais seguro.  Uma coisa é certa: o último andar terá a melhor vista do universo.

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