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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Robô liberado pela sonda Rosetta pousa em cometa, confirma agência

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Módulo Philae foi liberado por sonda espacial no início desta manhã.
É a primeira vez que cientistas conseguem pousar equipamento em cometa.

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Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
12/11/2014 14h04 - Atualizado em 12/11/2014 16h22
Postado às 16h30m
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Técnicos da Missão Rosetta comemoram no momento em que houve a confirmação do pouso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (12)  (Foto: Reprodução/ESA)Técnicos da Missão Rosetta comemoram a confirmação do pouso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (12) (Foto: Reprodução/ESA)

Pouso no cometa (Foto: Editoria de Arte/G1)
(Clique na figura ao lado e veja infográfico do G1 que simula o pouso no cometa)

Pela primeira vez, o homem conseguiu pousar um robô em um cometa, em uma missão que durou mais de dez anos e que tem o objetivo de estudar esse corpo celeste. 

Dados enviados pelo módulo Philae e rebatidos à Terra pela sonda Rosetta, responsável por levar o equipamento ao cometa, confirmaram no início da tarde desta quarta-feira (12) o feito inédito na ciência.

A Agência Espacial Europeia, ESA, recebeu a confirmação às 14h03 de que o módulo espacial Philae tocou o solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa imensa com superfície composta de gelo e poeira. "Estamos sentados na superfície. Estamos no cometa", disse Paolo Ferri, um dos líderes da missão Rosetta, depois de confirmar o funcionamento da transmissão do sinal.

A chegada ocorreu 28 minutos e 20 segundos antes, já que existe um intervalo entre a emissão do sinal da Rosetta e a recepção dele na Terra - tempo chamado pelos cientistas de "minutos de terror".

De acordo com a ESA, após análise da telemetria, verificou-se que o toque na superfície do cometa não aconteceu conforme o planejado, já que os arpões, que fixariam o módulo no cometa, não dispararam em um primeiro momento. 
Os pesquisadores analisam o que podem fazer para reverter o problema.

"Temos indicações de que os ganchos não foram ativados, o que significaria que estamos pousados em material solto e que não estamos presos ao solo", declarou Stephan Ulamec, responsável pela missão de aterrissagem do Philae. "Precisamos analisar a situação", acrescentou.
Mensagem publicada em inglês na conta do Twitter @Philae2014, do módulo espacial liberado pela sonda Rosetta, diz "Aterrisei! Meu novo endereço é: 67P!" (Foto: Reprodução/Twitter/@Philae2014)Mensagem publicada em inglês na conta do Twitter @Philae2014, do módulo espacial liberado pela sonda Rosetta, diz "Aterrissei! Meu novo endereço: 67P!", em referência ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: Reprodução/Twitter/@Philae2014)

Qual o objetivo?
Compostos químicos, gases e muita poeira presentes no cometa podem conter respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Além disso, apontariam aos cientistas uma direção para descobrir como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos.

Uma das teorias sobre o início da vida na Terra sugere que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.
Passo a passo
Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)

A separação do módulo, a 22 km do cometa, ocorreu às 7h03 de Brasília. O Philae levou cerca de sete horas para aterrissar. Ao longo desta manhã, os pesquisadores sediados em Darmstadt, na Alemanha, e em vários outros países da Europa que cooperam com a agência, acompanharam cada passo do processo de descida.

Depois da liberação da sonda, outras etapas importantes foram concluídas com sucesso. Entre elas, o reestabelecimento da comunicação entre a Terra e o robô, e o acionamento do trem de pouso do módulo. Imagens feitas pela Rosetta e pelo Philae foram divulgadas.

Nova etapa de exploração
Após a aterrisagem, uma nova etapa da missão Rosetta se inicia. Câmeras de alta resolução devem fornecer panorâmicas do ponto de pouso, chamado pelos cientistas de Agilkia, e dez outros equipamentos de pesquisa colherão dados sobre a estrutura interna do cometa.


saiba mais

O módulo Philae vai perfurar o 67P/Churyumov-Gerasimenko para colher amostras, que serão analisadas remotamente. O robô vai ainda medir seu núcleo. Esses dados vão para a sonda e serão rebatidos para a Terra.

O robô terá 64 horas de bateria para fazer tudo isso. É possível recarregá-las, já que os cientistas da ESA instalaram equipamentos que permitem o recarregamento pela luz solar, mas isso vai depender da claridade existente na região da aterrisagem.

Veja a sequência de eventos registrada até agora (no horário de Brasília):

07:03. Separação da Philae a 22,5 km do núcleo. Começa a fase de descida e pouso.
07:43. A Rosetta executa uma manobra de afastamento.
08:00. O controle da missão recebe a imagem de "despedida" da Philae após se soltar da Rosetta.
09:03. A sonda Rosetta aponta para a Philae para poder receber seus dados.
14:03. Pouso da Philae
15:00. Divulgação das primeiras imagens.
15:03. Início das primeiras operações de ciência.
Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )

Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 km de distância (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team / AFP)Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 km de distância (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team / AFP)

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Emprego na indústria cai pelo sexto mês seguido, diz IBGE

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Com isso, no terceiro trimestre, o índice de emprego tem queda de 3,7%.
Em setembro, produção da indústria voltou a cair, após dois meses de alta.

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Do G1, em São Paulo
12/11/2014 09h00 - Atualizado em 12/11/2014 09h26
Postado às 13h45m
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Pesquisa mostr que houve recuo no emprego da indústria paranaense (Foto: Gilson Abreu/FIEP/ Divulgação)
Emprego na indústria cai pelo sexto mês seguido
(Foto: Gilson Abreu/FIEP/ Divulgação)

O emprego na indústria brasileira registrou queda de 0,7% em setembro, a sexta seguida, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Frente ao mesmo mês do ano passado, a retração foi ainda maior, de 3,9% - o 36º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e mais intenso desde outubro de 2009, quando o indicador recuou 5,4%.

Com isso, no terceiro trimestre deste ano, o índice de emprego tem queda de 3,7% e, no ano, de janeiro a setembro, de 2,8% (ambas em relação ao mesmo período de 2013). Em 12 meses, o recuo é de 2,6%.

Frente a setembro de 2013, o contingente de trabalhadores diminuiu em 13 dos 14 locais pesquisados, com o principal impacto negativo partindo de São Paulo, onde a queda foi de 4,7%, pressionado pelo dado negativo das indústrias de meios de transporte (-7,0%), máquinas e equipamentos (-6,1%) e produtos de metal (-9,0%), entre outras.

No ano, foram registradas taxas negativas em 13 locais e em 15 dos 18 setores investigados, com o maior impacto negativo vindo também de São Paulo (-4,0%). A única pressão positiva veio de Pernambuco, cujo emprego na indústria subiu 0,9%. 

Na análise por setores, as contribuições negativas mais relevantes partiram de produtos de metal (-7,0%), máquinas e equipamentos (-5,3%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-6,9%), entre outros.

Após dois meses de alta, a produção da indústria nacional registrou queda de 0,2% em setembro, na comparação com o mês anterior, de acordo com o IBGE, em divulgação da semana passada.

Na comparação com o mesmo período de 2013, a atividade fabril recuou ainda mais, 2,1%, a sétima queda seguida. Considerando o resultado de setembro, o setor acumula baixa de 3,7% no terceiro trimestre, de 2,9% nos nove primeiros meses do ano e de 2,2% em 12 meses.

Horas de trabalho
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria recuou 0,2% frente a agosto, a quinta taxa negativa consecutiva, acumulando nesse período perda de 3,3%. Na comparação trimestre contra trimestre anterior, indicador recuou 1,9%.

Na comparação com setembro de 2013, o número de horas pagas recuou 4,2%, com destaque para máquinas e equipamentos (-8,3%), meios de transporte (-7,7%) e produtos de metal (-10,1%), entre outros. 

Assim como nas outras comparações, São Paulo teve a maior queda, de 5,2%, pressionado pela redução no número de horas pagas nos setores de máquinas e equipamentos (-9,2%) e meios de transporte (-7,6%), entre outros.

Salários
Em setembro, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria recuou 1,3% frente ao mês imediatamente anterior. Verifica-se a influência negativa da indústria de transformação (-1,5%), já que o setor extrativo mostrou avanço de 3,2%. Na comparação trimestre contra trimestre anterior, o valor da folha de pagamento real recuou 3,9%.

Na comparação com igual mês do ano anterior, os salários caíram 3,5%, a quarta taxa negativa seguida nesse tipo de confronto e a mais intensa desde novembro de 2013 (-3,6%). No fechamento do terceiro trimestre, o indicador tem queda de 2,9% e no acumulado em nove meses, de 0,1%.

A principal influência negativa foi vista em São Paulo (-5,4%), pressionado pela queda nos setores de meios de transporte (-12,5%), alimentos e bebidas (-7,2%), além de máquinas e equipamentos (-5,1%), entre outros.

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Primeiras motos da nova safra 2015 a chegar ao Brasil serão as mais caras

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por Roberto Agresti
Postado às 09h35m
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Nos últimos salões internacionais de motocicletas, a vitalidade do setor foi exibida com uma quantidade de novos modelos como há anos não se via. 

Os lançamentos feitos no Intermot, na Alemanha, e no recém-encerrado EICMA, o tradicional Salão de Milão, mostram que as nuvens negras que ameaçaram a economia mundial no final de 2008, e que derrubaram as vendas de motos nos principais mercados, estão sendo sopradas para longe.

Como sempre, alguns desses modelos logo estarão à disposição dos consumidores brasileiros. Nosso país, apesar do momento econômico conturbado, assumiu um lugar importante na cena mundial do pós-2008, especialmente, no mercado de motos acima de 500 cilindradas. Hoje o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial desta faixa "top", atrás apenas dos EUA, Japão, Alemanha e França.

As primeiras motos da nova safra 2015 a chegar ao Brasil serão as mais caras. Por serem importadas, poderão ser vistas e compradas em poucos meses. Já modelos mais baratos devem passar pelo rito da nacionalização e consequente montagem no Polo Industrial de Manaus, o que implica em maior tempo. 

De qualquer modo, a fertilidade de modelos mostrada nos salões refletirá em nosso mercado em 2015. Conheça a seguir os mais relevantes apresentados pelas marcas com forte atuação no Brasil:

BMW
A marca alemã apresentou uma nova moto destinada ao crescente nicho das máquinas multiuso. Trata-se da S 1000 XR (foto abaixo), que se encaixará na fresta entre a F 800 GS e a R 1200 GS. 


Como no caso das suas irmãs, seu público-alvo são clientes que desejam uma moto que lhes permita explorar o horizonte sem precisar escolher estradas, já que suspensões
de longo curso, guidão largo, capacidade de carga e boa proteção aerodinâmica são regra no segmento. 

No entanto a alma do modelo, o motor, mira em uma direção diferente da 800 e 1200. Ele é um apimentado 4 cilindros em linha derivado da esportiva S 1000 RR e devidamente adaptado para o uso em uma "bigtrail" (moto de uso misto) aventureira, mas ainda assim bem mais assanhado do que os bicilindros que equipam suas irmãs GS. 

Aliás, a diferença de siglas, usar XR e não GS para tal modelo, determina que esta novidade é bem mais estradeira, pois a sigla GS está para "Gelände Strasse", off-road em alemão.

Outra BMW potencialmente interessante para nosso mercado é a F 800 R, modelo que foi totalmente revisto e que pode ganhar importância na briga pelo mercado brasileiro das naked médias – aquelas que deixam os itens internos mais aparentes.
BMW S 1000 XR
Ducati
O cartão de visita tecnológico da marca, a superesportiva Panigale, ganhou um motor de maior capacidade cúbica, e agora é 1299 (foto abaixo) em vez de 1199. Mas não será este míssil de pista a motocicleta destinada a fazer a marca italiana crescer no Brasil, e sim a renovada Multistrada.


Com um novo motor altamente tecnológico, dotado de um sofisticado sistema de válvulas com abertura variável e muita eletrônica embarcada, o modelo eleva o patamar do segmento. É o que podemos chamar de "hyper trail".

Ao lado dela está a sensação da marca já vista em Colônia, a Ducati Scrambler, uma moto de visual Vintage que remete a modelo dos anos 1970 e que, ao lado de outra novidade, a naked Monster 821, serão as motos mais acessíveis da marca e, consequentemente, as mais vendidas no Brasil.
Ducati Multistrada 1200 s
Honda
A marca líder do mundo da motocicleta usou a mostra italiana para revelar duas novidades em fase de "conceito", ou seja, motos que estão em fase final de projeto, mas que só devem chegar às concessionárias no final de 2015.


Uma é a RC 213V-S (foto abaixo), uma superesportiva derivada da moto que compete no mundial de motovelocidade e foi campeã em 2013 e 2014 com o fenomenal Marc Márquez. 

Com muita tecnologia, esta novidade, quando chegar (e se chegar) ao Brasil, terá como destino as garagens dos abastados fãs de modelos fascinantes mas "impossíveis", seja pelo preço ou pela performance.

Já a outra novidade-conceito é bem mais pé no chão, uma maxitrail (moto feita para rodar grandes distâncias) bicilíndrica de 1000 cc, destinada a ocupar o posto da Honda Africa Twin. Ela foi apelidada por alguns presentes em Milão de "CRF 1000". 

A Honda não deu maiores detalhes do modelo, mas a análise visual revela grande parentesco com a CRF 450 Rally, usada pela marca para competir nos ralis tipo Sertões ou Dakar. 

Em vez do motor monocilindro, ela usa um bicilindro paralelo de nova extração, sem parentesco com nenhum outro motor da linha Honda atual. Esta moto, certamente, tem a cara do Brasil.
Honda RC 213V-S
Kawasaki
As estrelas da marca verde em Colônia e Milão foram os "mísseis" H2R e H2, versões de pista e de rua da hyper-ultra-superesportiva de 1000 cc da Kawasaki, cujos motores têm as insanas potências declaradas de 300 e 200 cavalos, respectivamente. 


Um ou outro fã de tecnologia acompanhada de performances superlativas vai querer essas novas Kawasaki em garagens daqui, porém serão motos bem menores da marca a chamar a atenção dos brasileiros.

Tendo em vista o sucesso da Ninja 300 no Brasil, que foi precedida pela Ninja 250, não há como não apostar na chegada de ao menos uma das duas novidades desta faixa de cilindrada apresentadas em Milão. 

A mais provável nova Kawasaki "made in Manaus" deve ser a versão naked da Ninja 300, a Z300 (foto abaixo), que tem a mesma estrutura chassi-motor-suspensões da pequena esportiva de tanto sucesso.

A outra novidade mostrada no Salão de Milão segue outra receita, pois no lugar do motor bicilíndrico exibe um mais simples motor de apenas um cilindro de 250 cc, sem, contudo, renunciar a um visual caprichado. Esta novidade da Kawasaki, se montada em Manaus, seria a moto mais acessível do catálogo da marca.

Em breve teremos no Brasil também a versão renovada das Versys. A 650 com motor mais potente e a 1000 renovada no visual. Já a Vulcan S, custom (customizada) criada com motor da Versys 650, pode chegar à partir do segundo semestre de 2015 ao país.
Kawasaki Z300
KTM
Prestes a iniciar suas vendas no Brasil, a marca austríaca revelou em Milão a moto de entrada no mundo de suas bicilíndricas de aventura, a 1050 Adventure (abaixo), que propõe maior leveza sem renunciar a desempenho. 


Com este modelo e a 1290 Super Adventurer, mostrada em Colônia, a KTM renova sua gama de bigtrails atuando nos extremos: a maior e a menor de seu catálogo neste nicho são novidades, e ambas devem "pisar" no Brasil.
KTM 1050 Adventure
Suzuki
Entre as principais novidades da marca, há a Bandit modernizada, que estará no cardápio brasileiro, assim como aquela que é considerada a principal motocicleta da nova safra, a tão esperada GSX-F 1000 (abaixo), a naked nascida da renomada superesportiva de 1000 cc da marca.

Suzuki GSX-F 1000
Triumph
Retoques estéticos nas Tiger 800 se completam com a introdução de "irmãs" mais estradeiras, as 800 XR e XRx, que se juntam às 800 XC e XCx. 


O aperfeiçoamento técnico tem como maior destaque o controle de tração nas XRx (foto abaixo) e XCx, que coloca estas inglesas em condição de defenderem-se do ataque da concorrência com tranquilidade. 

Considerando o sucesso das Triumph no Brasil, os modelos da renovada linha 2015 logo estarão nas revendas nacionais.
Triumph Tiger 800 XCX
Yamaha
Estrela máxima indiscutível, a superesportiva R1 recebeu uma extensa ação de rejuvenescimento e pode ser considerada uma moto quase 100% nova, e o "quase" fica por conta da manutenção da arquitetura clássica do motor, com a Yamaha se mostrando fiel ao tetracilindro transversal.


O modelo deve estar no catálogo da Yamaha brasileira em breve, assim como o renovado big scooter TMax 530. Tido como o rei de sua categoria, nele a Yamaha fez apenas mudanças cosméticas, sem interferir na receita técnica vencedora. 

Importado em 2014 em poucas unidades, este novo TMax deverá chegar ao Brasil em maior quantidade, considerando o sucesso de vendas mesmo com preço elevado, realidade que só poderá ser modificada caso a Yamaha Motor do Brasil defina sua montagem em Manaus.

E, falando nisso, uma incógnita é a novidade Yamaha YZF-R3 (foto abaixo) estar ou não nos planos da Yamaha brasileira. Em tese, a pequena esportiva bicilíndrica de 320 cc seria a rival direta de um sucesso de nosso mercado, a Kawasaki Ninja 300, moto que demonstrou o grande interesse de nossos consumidores em pequenas premium de desempenho e design acima da média. 

Todavia para ser competitiva tais modelos precisam ter preço adequado, coisa que apenas a montagem em Manaus pode garantir. Estará a YZF-R3 nos planos de nacionalização? Tomara!
Yamaha YFZ-R3

*Fotos: Divulgação; Mitterbauer H. / KTM.

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