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quarta-feira, 30 de maio de 2012

Copom reduz juros para 8,5% ao ano

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BRASIL --\\-- ECONOMIA & MERCADOS -.- AUTORIDADE MONETÁRIA - [ Copom ]

Taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida em 0,5 ponto percentual.


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BRASÍLIA - Os juros chegaram ao menor nível no Brasil em uma noite histórica. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira cortar a taxa básica de juros (Selic) de 9% ao ano para 8,5% ao ano. Essa é a primeira reunião do colegiado em que os votos dos diretores passaram a ser revelados, para atender a Lei de Acesso à Informação. A decisão foi unânime, e não será desta vez que o resultado da votação será divulgado nominalmente.


"O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária", atesta o comunicado dos diretores divulgado após o encontro.


Outro fator inédito nesta reunião é que com a decisão, a nova regra para a remuneração da poupança foi acionada. No início do mês passado, o governo anunciou que os novos depósitos na caderneta de poupança seriam remunerados não mais pela antiga fórmula - de 6% ao ano mais Taxa Referencial (TR) - toda vez que a Selic caísse para 8,5% ao ano ao menos. Asssim, os depósitos feitos nas cadernetas após o dia 4 de maio renderão, a partir de amanhã, 70% da taxa básica de juros mais a TR.


- Pela nova regra, a poupança renderá 70% da Selic - o
equivalente a 5,95% em lugar dos 6,17% ao ano. A Taxa Referencial está próxima de zero, o que significa que não há acréscimo a este
percentual. Na prática, a nova regra vai reduzir o rendimento da
poupança de 0,52% ao mês para 0,50% ao mês - calcula o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças
(Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira.


Com a mudança, a equipe econômica evitou que houvesse uma migração de aplicadores de fundos de investimento para a poupança (que tem isenção de Imposto de Renda para atrair os pequenos poupadores). E deixou o caminho para o BC continuar a reduzir os juros.


O Banco Central aproveita uma janela de oportunidade para jogar os juros básicos no menor patamar da história. O antigo piso, de 8,75% ao ano, vigorou no auge da crise da bolha imobiliária americana em 2009. A sétima queda seguida dos juros vem num cenário de crescimento lento aquém do esperado, inflação dentro da margem de tolerância do sistema de metas e perspectivas cada vez mais pessimistas em relação ao cenário internacional.


Para o economista da Corretora Votorantim, Roberto Padovani, se o Banco Central (BC) fosse seguir à risca a cartilha do sistema de metas para a inflação, não deveria cortar mais os juros porque a previsão – do mercado – para a inflação oficial está acima da meta de 4,5% neste ano. No entanto, ele argumenta que os diretores têm mostrado uma tolerância maior com a inflação para não cometer o mesmo erro da crise anterior quando demoraram demais para estimular a economia e a consequência foi que o crescimento do país simplesmente travou.


- Banqueiros centrais do mundo inteiro têm sido mais sensíveis ao crescimento dada a gravidade da crise de 2008 e isso não significa abandonar o sistema de metas - pondera o analista.


No entanto, a previsão atual do BC é de inflação de 4,4% ao fim deste ano. E ainda há sinais de desaceleração por causa da crise como a queda do preço das commodities. Por isso, os índices estão sendo menores do que o previsto.


- Está tudo conspirando para o Banco Central continuar a cortar os juros e esse não é um movimento ousado – analisou Sérgio Vale da MB Associados, que completou:
- A atividade está fraca e não vejo motivo de o Banco Central ser mais comedido.
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Calcinha encontrada no plenário da Câmara é incinerada

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Peça íntima - branca e vermelha - caiu de bolso de deputado que foi votar

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BRASÍLIA - Uma calcinha achada há duas semanas no plenário da Câmara dos Deputados foi incinerada, segundo disse um segurança da Casa. O mistério ronda a Câmara e preocupa um deputado saliente. Por volta das 17h, há cerca de 15 dias, no horário da Ordem do Dia, esse deputado chegou correndo para votar, e na entrada principal do plenário, próxima à Mesa, mexeu nos bolsos e sem ver, deixou cair a prova do crime: uma calcinha - mais para calçola - branca e vermelha, com babadinhos nas laterais.


Sem saber que deixara para trás o fetiche, o parlamentar foi para o meio do plenário. Um dos seguranças, vendo a calcinha estendida na entrada do plenário, sem despertar a atenção dos parlamentares, assessores e jornalistas que se amontoam na entrada, deu um chutinho discreto, empurrando a lingerie para o lado da lixeira.


Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente Marco Maia (PT-RS) recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. A partir daí, a peça íntima foi examinada por assessores, jornalistas e seguranças à exaustão. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide.


Sem saber o que fazer com o achado, a calcinha foi recolhida “aos achados e perdidos” da Segurança da Câmara e, depois, queimada. Até agora não foi reclamada por nenhum parlamentar.


Indagado sobre a polêmica em torno da calçola encontrada na entrada do plenário, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) comentou:
- Deve ser alguma sacanagem que fizeram com alguém. Era fio dental? Não? Calçolão? Aí não, aí é um fiasco.


O deputado Arnon Bezerra (PTB-CE) aproximou-se e Maia, brincando, perguntou se era ele quem tinha perdido a calçola e Bezerra emendou:
- Não, presidente. Deve ser algum fã do Wando.


Um dos seguranças que presenciou o momento em que o deputado perdeu a calçola, disse que não é dos mais conhecidos e que estão, dia a dia, ocupando os microfones do plenário.


- Parecia a calcinha de um torcedor do Bangu, listada de vermelho e branco.
O deputado Tiririca (PR-SP), que viu a calcinha, também comentou o incidente:
- Eu estava no cafezinho e dois colegas me chamaram para me mostrar a calcinha. Não tenho ideia de como se deu esse acidente. O que sei é que sumiram com ela. A gente tem uma desconfiança de quem é o dono, mas não podemos entregar o colega.
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Primeiras impressões: Chevrolet Sonic 1.6 Hatch e Sedan

GIPOPE - ESTRATÉGIA.

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BRASIL --\\-- AUTOMOBILISMO -.- INDÚSTRIA E NEGÓCIOS - [[ LANÇAMENTOS ]]

Novo motor 1.6 e transmissão automática são os destaques do lançamento.
Design sul-coreano quebra tradicionalismo, mas o interior não inova.


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Priscila Dal Poggetto Do G1, em Búzios (RJ)
Chevrolet lança Sonic nas versões hatch e sedã (Foto: Divulgação)
Chevrolet lança Sonic nas versões hatch e sedã
(Foto: Divulgação)
Sem alardes sobre a renovação de toda a linha de produtos, a General Motors adotou o ano de 2012 para ser um dos mais importantes da sua história no Brasil pela quantidade de lançamentos. O Sonic é o terceiro modelo neste ano, chega depois da picape S-10 e do hatch Cruze Sport6. Até o fim do ano, a montadora trará mais três modelos totalmente novos e prepara “três surpresas” para o Salão de São Paulo, em outubro, segundo o vice-presidente da montadora no Brasil, Marcos Munhoz. “Mas não serão para venda imediata.”


“Vamos trabalhar lançamento por lançamento”, afirma Munhoz sobre a preocupação de renovar juntamente com os modelos a imagem da marca. Nesse contexto, o Sonic, lançado oficialmente nesta terça-feira (29), traz um conjunto de inovações, que vai do design ao motor, para “cobrir” o espaço entre o Agile e o Cruze Sport6 ou o Cobalt e o Cruze. Em outras palavras, quer agradar “jovens” gregos e troianos.


O modelo vem nas versões hatch e sedã e custa a partir de R$ 46.200 e R$ 49.100, respectivamente (pacote LT). As versões intermediárias, que são com o pacote LTZ e câmbio mecânico custam R$ 48.700 (hatch) e R$ 53.600 (sedã). Já as versões LTZ com câmbio automático saem por R$ 51.500 (hatch) e R$ 56.100 (sedã). Os preços estão com o novo IPI.


O G1 avaliou as duas versões do carro durante o lançamento do modelo em um percurso do Rio de Janeiro a Búzios (RJ). Em trechos urbanos, estradas e até em uma pequena via de pedregulhos, foi possível entender o Sonic e a “nova GM”. Afinal, o carro é vendido em cerca de 100 países e deve atingir neste ano a marca de 500 mil unidades vendidas no mundo, graças ao mercado norte-americano, que "abraçou" o segmento de compactos somente agora.
Concorrentes Sonic Hatch (Foto: Editoria de Arte/G1)
A versão básica do Sonic sai da linha de montagem com ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, freios ABS com EBD, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro. A topo LTZ tem ainda sensor de estacionamento, faróis de neblina, apliques cromados, rodas de liga leve de 16 polegadas e controle do rádio no volante.
Concorrentes Sonic Sedan vale este (Foto: Editoria de Arte/G1)
Design sul-coreano
Todo o projeto do Sonic foi desenvolvido na Coreia do Sul, com o “pitaco” de todos os centros de desenvolvimento da montadora no mundo, o que inclui o Brasil — aliás, as unidades vendidas no mercado brasileiro são fabricadas naquele país. A estratégia resultou em um design inovador para os padrões GM, que deixou de lado tanto conceitos de linhas norte-americanas quanto europeias.

Painel em azul é característico do design sul-coreano (Foto: Divulgação)
Painel em azul é característico do design
sul-coreano (Foto: Divulgação)
Quem está habituado aos traços típicos de um GM vai notar a quebra de padrões. Mas polêmicas são sempre bem-vindas neste setor. A exemplo do que aconteceu com o Ford Ka, quando foi lançado no Brasil, o Sonic vai chamar a atenção por onde passar. Aliás, a traseira do hatch lembra muito a do novo Ka. Vincos em abundância e faróis e lanternas bem chamativos definem o design do modelo.Tudo para abrir frente contra o acertado New Fiesta, o já superado Honda Fit e o conservador Honda City.


Em contrapartida, o acabamento interno do Sonic não tem nada que surpreenda. As saídas de ar contam com dois desenhos, mas sem harmonia entre elas, console central é simples e o painel é... azul, como em todo carro sul-coreano. Pela cor, tudo bem, isso já não é inovador, mas não se trata de um ponto fraco. O que o torna questionável é o seu formato.
Sonic hatch e sedã estreiam design inovador no Brasil (Foto: Divulgação)
Sonic hatch e sedã estreiam design inovador no Brasil (Foto: Divulgação)
A GM quis deixar o painel de instrumentos mais “prático” com informações simples e diretas para o condutor. Mas ele ficou pequeno demais e, por ser mais baixo, o motorista tem de desviar o olhar por mais tempo para conseguir ler as indicações do conta-giros e do velocímetro digital.


Outro ponto fraco do interior do carro é o material utilizado. Com muitas peças em plásticos e encaixes frágeis, durante o teste notou-se que é possível desprender com facilidade o forro do teto pela parte traseira ou “afundar” a junção na coluna A. Tudo bem que ninguém vai ficar apertando o carro, mas isso compromete o isolamento acústico — o barulho da rodagem é nitidamente percebido, embora o motor seja silencioso.


Um aspecto também comprometido pelo design é o vidro traseiro que avança sobre a cabeça dos ocupantes. Uma película protetora escurecida é fundamental para não esquentar demais a cabeça dos passageiros, apesar de o vidro ter uma pintura específica para reduzir a entrada da luz direta.
Interior do Sonic é o ponto fraco do carro (Foto: Divulgação)Interior do Sonic é o ponto fraco do carro (Foto: Divulgação)
Conjunto motor e câmbio 'premium'
Motor e câmbio (seja transmissão mecânica de cinco marchas ou automática de seis velocidades) é o conjunto “premium” do carro. Projetado na Alemanha, o powertrain dá ao Sonic, junto com a posição de dirigir ergonomicamente favorável, o statuis de "carro gostoso de se dirigir". Seja hatch ou sedã.
Sonic vem equipado com novo motor Ecotec 1.6 (Foto: Divulgação)
Sonic vem equipado com novo motor Ecotec 1.6
(Foto: Divulgação)
O motor é novo. É o Econotec 1.6 16V CVVT bicombustível. Exatamente ele, o coração do carro, que fará toda a diferença diante de seus concorrentes. Com quatro ocupantes adultos no carro (capacidade máxima) durante a avaliação do G1, o propulsor mostrou que seus 120 cv de potência e 16,3 mkgf de torque dão conta das arrancadas e retomadas, com muita agilidade.


Ele conta com a moderna tecnologia de dois comandos de válvulas continuamente variáveis (CVVT) e coletor de admissão variável (VIM). Isso permite desenvolvimento máximo do motor tanto em baixa quanto em alta rotação. Como a queima de combustível fica mais eficiente, o desempenho é elevado e o consumo de combustível é menor.


A transmissão manual tem encaixes precisos e boa empunhadura, o que deixa as trocas bem confortáveis e sem solavancos. Com o mesmo conforto, a versão automática ganha em destaque por ter seis marchas que reagem com precisão ao pé no acelerador, o que deixa a condução linear. O motorista pode também fazer as trocas manualmente, por meio de um botão ao lado esquerdo da alavanca.
Para completar o conjunto, direção hidráulica e suspensão deixam o carro firme, sem passar irregularidades do solo aos passageiros, e garantem curvas estáveis.


Conclusão
O Sonic é um carro polêmico por inovar com um design não muito comum aos conceitos da General Motors, mas mostra claramente o novo caminho que a montadora quer traçar com todos os lançamentos: a diversidade. Embora seja um projeto sul-coreano, sob o capô do carro ronca um motor GM, com desempenho que remete à época áurea da "antiga GM", quando fez fama com carros como Kadett, Opala, Monza e Ômega. Mesmo que o cativante Ford New Fiesta seja um opositor de peso, o Sonic com sua transmissão automática ajuda a fortalecer a categoria de denominação exagerada “compacto premium”.


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