Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Captura e morte de Muamar Kadafi,

GIPOPE - GARIBA'S.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- Revolta Árabe





||*\\\-///*|| SIRTE – O Conselho Nacional de Transição (CNT), governo de facto da Líbia, confirmou na manhã desta quinta-feira, 20, a captura e, posteriormente, a morte do ditador Muamar Kadafi, cujo paradeiro era desconhecido desde que a capital, Trípoli, foi tomada, no final de agosto. Acompanhe a seguir as últimas informações a respeito da morte de Kadafi.


17h37 – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse em entrevista à BBC que o governo dos Estados Unidos não pode confirmar a captura ou a morte de Kadafi. O motivo provavelmente se deve ao fato de que nenhum oficial ligado a Washington obteve acesso ao corpo do ditador para comprovar sua morte. As informações são provenientes apenas dos rebeldes líbios, mas eles já anunciaram diversas vezes a morte de alguns dos filhos do coronel que apareceram vivos dias depois.


17h22 – Em seu Twitter, o enviado especial do Estado à Líbia, Andrei Netto, escreve:
Ok, suspeito que o hotel em que estou fazia a comida da prisão em que estive em Trípoli. Não pode ser pior.
O repórter faz alusão ao período em que ficou preso no país africano, da primeira vez em que viajou para cobrir a revolução contra Kadafi.
16h55 – Ouça abaixo, pela TV Estadão, a confirmação da morte de Muamar Kadafi feita pelo enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo e do estadão.com.br à Líbia, Andrei Netto. Netto está em Trípoli.




16h48 – O que é pior? Morrer como Kadafi, estar em uma prisão no Egito, como Mubarak, ou viver na Arábia Saudita, como Ben Ali? OPINE pela página da Inter no Facebook.
16h43 – As comemorações de líbios pela morte de Kadafi ocorreram também fora do país, como no Brasil, onde algumas pessoas se reuniram diante da Embaixada em Brasília e destruíram fotos do ditador. Na imagem abaixo, opositores de Kadafi comemoram em Londres, diante da Embaixada líbia na capital britânica

892140.jpg

Também diante da Embaixada em Londres, o embaixador Mahmud Nacua (na foto abaixo) lê um comunicado confirmando a morte de Kadafi, seguindo informações divulgadas pelo vice-presidente do CNT, Abdelhafiz Ghoga, que deu a notícia da captura e morte do ditador em uma coletiva coletiva de imprensa que concedeu em Benghazi.
16h36 – Na imagem abaixo, um jovem líbio identificado pela Efe como Mohamed el-Bibi, de 20 anos, mostra a pistola banhada em ouro que seria a mesma utilizada por Kadafi. A arma teria sido encontrada com o ditador em Sirte, onde foi capturado e, posteriormente, morto pelos opositores.

892110.jpg
16h33 – Novas fotos divulgadas pela Efe mostram Kadafi com menos cabelo e com um tiro na têmpora.


16h28 – Se você passou a nos acompanhar agora, as principais notícias relacionadas à Líbia nesta quinta são:
  • - O ditador Muamar Kadafi foi capturado e morto em Sirte, sua cidade natal e último reduto
  • - Kadafi foi encontrado em um buraco em Sirte, segundo os rebeldes (veja fotos mais abaixo)
  • - O corpo de um dos filhos do ditador, Mutassim, também teria sido encontrado em Sirte
  • - Líbios comemoram com euforia as notícias da morte de Kadafi, em Trípoli, Misrata e outras cidades
  • - O ministro da Informação e porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, também foi capturado
  • - Lideranças internacionais reagiram à morte de Kadafi, dizendo que a Líbia entra “em uma nova fase”
  • - Um vídeo divulgado no YouTube mostra Kadafi ainda vivo e cambaleando ao ser capturado
16h22 – O Vaticano reconheceu o Conselho Nacional de Transição como “legítimo representante do povo líbio”, sehundo a Ansa, agência italiana. Em um comunicado oficial, a Santa Sé classificou o regime de Kadafi de “duro e opressivo”. Desde fevereiro, quando começaram os protestos pela renúncia do ditador, o papa Bento XVI vinha fazendo apelos pelo fim do conflito no país.
16h19 – Reveja abaixo imagens de Muamar Kadafi, que era considerado um líder excêntrico por seus hábitos e manias.


16h11 – Uma curiosidade. Com a morte de Kadafi, os presidentes da Angola, José Eduardo dos Santos, e da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema, passam a ser os líderes há mais tempo no poder. Os dois estão no cargo desde 1979, um ano antes do zimbabuano Robert Mugabe. Kadafi, por sua vez, estava no poder desde 1969.
O presidente angolano recebe nesta quinta-feira a presidente Dilma, que afirmou em Luanda, mais cedo, que “uma morte não deve ser comemorada“.
16h08 – O que é pior? Morrer como Kadafi, estar em uma prisão no Egito, como Mubarak, ou viver na Arábia Saudita, como Ben Ali? OPINE pela página da Inter no Facebook.
16h05 – Diversos líderes reagiram às notícias sobre a morte de Kadafi e disseram que o fato representa uma ‘nova era’ para a Líbia.
15h50 – Segundo a agência italiana Ansa, o núncio apostólico para a Líbia e Malta, arcebispo Tommaso Caputo, desejou hoje “um futuro de paz, harmonia e desenvolvimento social” para o país. “A morte violenta é sempre um evento dramático e, como tal, merece respeito”, disse ele. Capito é o representante diplomático do Vaticano nos dois países.
“Esperamos que este dia assinale a passagem para um futuro que nos fatos já está em curso. Um futuro de paz, harmonia e desenvolvimento social para um povo, o líbio, que vinha sofrido muito”, expressou o clérigo, de acordo com a Ansa.
15h22 – Um ministro líbio disse, segundo a AP, que Seif al-Islam, filho de Kadafi, estaria ferido em um hospital.
15h18 – Em Luanda, capital angolana, a presidente Dilma Rousseff reagiu às notícias da captura de Kadafi, dizendo que “uma morte não deve ser comemorada“. Para ela, o mundo deve apoiar e incentivar o processo de transição democrática na Líbia.
15h13 – O vídeo abaixo, divulgado no YouTube, mostra Kadafi ainda vivo e cambaleando no momento de sua prisão. Ele está ferido e viria a morrer por conta dos ferimentos mais tarde. Assista.




15h11 – Reveja, abaixo, o lugar onde Kadafi foi encontrado, em Sirte. Nas pichações, em árabe, aparecem a palavra “rato”.

2011_10_20T145019Z_01_LIB20_RTRMDNP_3_LIBYA.JPG
15h07 – As manifestações de euforia pela notícia da morte de Kadafi chegaram a Brasília. Líbios se reuniram diante da Embaixada na capital (imagem abaixo) e destruíram imagens do ditador.

EmbaixadaLIBIA_a007Ed_Ferreira_AE.jpg

14h29 – O que é pior? Morrer como Kadafi, estar em uma prisão no Egito, como Mubarak, ou viver na Arábia Saudita, como o Ben Ali? OPINE pela página da Inter no Facebook.
14h11O líder do CNT, Mahmoud Jibril, confirmou oficialmente, mais cedo, a notícia sobre a morte de Muamar Kadafi.
14h09 – O enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo e do estadão.com.br à Líbia, Andrei Netto, descreve a festa nas ruas da capital, onde está neste momento: “Euforia e incredulidade são as melhores palavras para descrever a alegria dos líbios aqui em Trípoli”. Acompanhe Netto no Twitter.
14h08 – Se você passou a nos acompanhar agora, as principais notícias relacionadas à Líbia nesta quinta são:
  • - O ditador Muamar Kadafi foi capturado e morto em Sirte, sua cidade natal e último reduto
  • - Kadafi foi encontrado em um buraco em Sirte, segundo os rebeldes (veja fotos mais abaixo)
  • - O corpo de um dos filhos do ditador, Mutassim, também foi encontrado em Sirte
  • - Líbios comemoram com euforia as notícias da morte de Kadafi, em Trípoli, Misrata e outras cidades
  • - O ministro da Informação e porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, também foi capturado
  • ____________________________________________________________________________________

Europa ameaça dividir conservadores britânicos novamente

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- POLÍTICA & PODER

*** PUBLICIDADE || Gipope - Gariba's. 2011














                 Gipope Marketing -\- Competência e Credibilidade sempre fazem a diferença!
                                              - - Visibilidade com Credibilidade em Branding - -
Z.z_____   _____________-- _____________   ______z.Z


Plantão | Publicada em 20/10/2011 às 17h29m
Reuters/Brasil Online


Por Matt Falloon

||[´´*-=-*´´]|| LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pode enfrentar uma rebelião aberta de seu partido conservador na próxima semana, quando o Parlamento debaterá se a coalizão do governo deve realizar um referendo sobre seu caráter de membro da União Europeia.


Céticos do euro, desapontados com o fracasso de Cameron em ser mais duro em relação à Europa, caíram em cima da crise financeira que ameaça dividir a zona do euro para exigir que a Grã-Bretanha repense sua maneira de lidar com o bloco europeu de 27 nações.


Embora não haja risco imediato de a Grã-Bretanha sair da União Europeia, o debate na segunda-feira será um desafio à autoridade de Cameron, vai expor as rixas do partido e lembrará a Europa de que a crise da zona do euro vai estimular os céticos do euro.


A liderança conservadora deve ordenar que o partido vote contra a moção na segunda-feira pedindo um referendo sobre se a Grã-Bretanha deve permanecer na UE, sair ou renegociar os termos de sua filiação.


"Eu acredito que veremos uma rebelião recorde", disse o parlamentar conservador Zac Goldsmith, um dos 76 signatários da moção e quem prometeu votar a favor do referendo independentemente das ordens do governo. "Não pode haver muitas questões mais importantes do que nosso relacionamento com a UE, e é hora de ter um debate nacional."


Cameron não seria obrigado a acatar o resultado da votação parlamentar porque ela não foi colocada pelo governo, mas qualquer derrota ou grande rebelião colocaria pressão nele para ao menos considerar seriamente o resultado.


Uma nação com relações fortes com os Estados Unidos, a Grã-Bretanha há tempos tem um relacionamento difícil com seus parceiros europeus depois de ter se integrado à então Comunidade Econômica Europeia, em 1973.


Cameron já admitiu que a Grã-Bretanha está à mercê do destino econômico da Europa, seu maior parceiro comercial, com os ministros britânicos incapazes de participar de muitas das discussões sobre como estabilizar o continente.


Neste final de semana, enquanto ministros da zona do euro definirão um plano em Bruxelas, Cameron e seu ministro das Finanças, George Osborne, vão apenas aparecer nos bastidores, tentando convencer os colegas europeus a agir de forma rápida e decisiva. 
==.=.=--..___________   -   ______________------------------------------------___________   .   ___________..--=.=.==

Confirmado: São Paulo abre a Copa do Mundo e Rio de Janeiro terá a final

BRASIL

GIPOPE - MÍDIA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
ESPORTES -- FUTEBOL   -\- COPA DO MUNDO 2.014

Seleção só jogará no Maracanã se for à decisão do Mundial em 2014



*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011
    TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE!
Xx.______ ___ __..._____________......._____________ ... ____ ___ ______.xX


Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça

#=\\0/\0//=# Só falta a bola rolar: a Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) divulgaram nesta quinta-feira os detalhes do Mundial no Brasil. Como era esperado, São Paulo receberá a abertura do torneio em 12 de junho, enquanto o Rio de Janeiro, mais uma vez, organizará a final no Maracanã no dia 13 de julho. A Seleção só jogará no estádio carioca se chegar à decisão.


- Nada como abrir a competição no estado onde nasceu o futebol no Brasil e o desfecho ser no Rio, não poderia ser em outro lugar, que é o templo máximo do futebol brasileiro: o Maracanã.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA DO MUNDO NO SITE DA FIFA


Ricardo Teixeira e Jerome Valcke no anuncio das sedes copa mundo e confederações na FIFA (Foto: Rafael Maranhão/Globoesporte.com)Ricardo Teixeira e Valcke anunciaram detalhes da tabela (Foto: Rafael Maranhão/Globoesporte.com)

O presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foram os responsáveis por revelar os horários e os locais dos principais jogos. A tabela completa foi disponibilizada no site oficial da entidade. Após a abertura no estádio do Corinthians, a Seleção jogará em Fortaleza em 17 de junho e em Brasília, seis dias depois.


As duas semifinais serão em Belo Horizonte e São Paulo, nos dias 8 e 9 de julho. A disputa do terceiro lugar será em Brasília, que foi escolhida também como jogo de abertura da Copa das Confederações em 2013, no dia 12 de julho.


A partida de abertura será disputada às 17h (de Brasília). Ao contrário da África do Sul em 2010, o primeiro dia da Copa só terá um jogo, o do Brasil, que será cabeça-de-chave do Grupo A do Mundial em casa.


Na fase de grupos haverá até quatro jogos por dia: às 13h, 16h, 19h e 22h (horários de Brasília). As oitavas e quartas de final serão às 13h e 17h. As semifinais acontecerão às 17h, enquanto a final será disputada às 16h no Maracanã.


Para chegar à decisão final, Fifa e COL mudaram a tabela 57 vezes. São Paulo sediará no total seis partidas, incluindo uma das semifinais. As cidades com o maior número de jogos são Rio de Janeiro e Brasília, com sete.


Belo Horizonte também será sede de seis partidas, assim como Fortaleza e Salvador. Cuiabá, Manaus, Curitiba e Natal foram as que ficaram com menos jogos, apenas quatro da primeira fase. Porto Alegre e Recife farão cinco confrontos.


O Maracanã é o único dos seis estádios utilizados na primeira Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, que também fará parte da Copa de 2014. No Mundial de 1950, as outras sedes do torneio foram Belo Horizonte (Estádio Independência), São Paulo (Pacaembu), Curitiba (Durival de Britto), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).
___________________________________________________________________________________________

Médico diz que Kadhafi morreu vítima de 2 tiros no peito

GIPOPE - LOGÍSTICA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- Revolta Árabe

Novo governo da Líbia afirma ter matado o ex-ditador proximo a Sirte.
Imagens mostram homem parecido com Kadhafi, com sangue na cabeça.


20/10/2011 14h26 - Atualizado em 20/10/2011 14h26
Do G1, com agências internacionais



[´*=**=*´] O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadhafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito.
A rede de TV Al Jazeera mostrou nesta quinta-feira (20) um vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, pouco depois de ele ter sido morto por combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT), próximo a Sirte.


Até o fim desta manhã, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os EUA ainda não confirmaram a morte. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar a veracidade das imagens e dos relatos. Entretanto, a aliança admitiu ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador.

A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli. Ele estava no comando do país há 42 anos.


As imagens divulgadas pela TV Al Jazeera, feitas por um telefone celular, mostram o corpo sem vida de um homem sem camisa, com sangue e um buraco de bala na cabeça, e bastante parecido com Kadhafi. O corpo aparece cercado de pessoas que comemoravam e o arrastavam pela rua.

A Al Jazeera também afirmou que o corpo de Kadhafi teria sido levado a uma mesquita na cidade de Misrata. Já a TV Al Arabiya afirmou que o corpo estava em um centro comercial no bairro de Souq Tawansa.

Nesta quinta, os primeiros anúncios informavam que Kadhafi havia sido preso e estava gravemente ferido em ambas as pernas. A France Presse publicou uma foto que seria de Kadhafi logo após a captura, ferido ou morto. Fontes militares rebeldes confirmaram a veracidade da imagem. A TV Al Jazeera divulgou um vídeo do que seria o cadáver de Kadhafi.



"Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do novo governo. Para Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, o país vive um momento histórico. "É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi cumpriu seu destino."


Logo após a divulgação da notícia, o portal do canal de TV Al Libya, pró-Kadhafi, desmentiu a "captura ou da morte" do coronel. Segundo a emissora, o ex-líder líbio goza de "boa saúde".

Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria corpo de Kadhafi (Foto: AFP)

Ataque em terra natal
Kadhafi foi atacado próximo à sua cidade-natal, Sirte, em um comboio que sofria ataque aéreo da Otan enquanto tentava fugir. A aliança confirmou que disparou, por volta das 10h30 de Brasília, contra veículos "que representava uma ameaça para os civis", mas não precisou se Kadhafi se encontrava no local.



A cidade de Sirte, último foco de resistência dos combatentes kadhafistas, havia sido tomada definitivamente pelos rebeldes nesta quinta-feira, após semanas de cerco e resistência dos pró-Kadhafi.


Um combatente do novo governo líbio, ouvido pela Reuters, disse que Kadhafi estava escondido em uma tubulação e teria gritado "Não atire! Não atire!" ao ser descoberto.

Mapa mostra os principais locais da guerra civiil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)
____________________________________________________________________________________________

Problemas na saúde não se resolvem só com mais dinheiro, diz diretor da Fiocruz

GIPOPE - OPINIÃO.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL -- SAÚDE

Paulo Buss participou da abertura da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, promovida pela OMS, no Rio de Janeiro

*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011















         15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
Xx.____   __________..____________.......____________.._________   _____.xX

20 de outubro de 2011 | 11h 02

Agência Brasil

||a*^~^*a|| RIO DE JANEIRO - A solução para os problemas na área de saúde - tanto no Brasil como nos demais países - não é apenas uma questão de se aplicar mais dinheiro. É preciso investir em administração, para que os recursos disponibilizados cheguem à ponta do sistema, sem se perder no meio do caminho, por corrupção ou má gestão.

Para Paulo Buss, também é preciso combater a corrupção, que desvia verbas da saúde - Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE
Para Paulo Buss, também é preciso combater a corrupção, que desvia verbas da saúde


A opinião é do diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss. Ele participou nesta quarta, 19, da abertura da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, promovida no Rio pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com apoio do Ministério da Saúde.


“A questão também é recursos financeiros, com mais verbas. Mas não é só isso. As prefeituras devem reorganizar-se para que cada real ou dólar aplicado na saúde renda mais. Tem que ter recursos financeiros, mas se não tiver uma qualificada gestão pública, dando ordenamento e orientação, vai se perder o investimento.”


Buss lembrou que é preciso combater a corrupção, que desvia verbas da saúde, prejudicando o sistema como um todo. “Ações anticorrupção e ações de controle de utilização adequada do dinheiro têm que fazer parte de qualquer governo. Isso faz parte da base da governança.”


A conferência da OMS - a primeira realizada em mais de 30 anos fora da sede da entidade, em Genebra, na Suíça - tem o foco principal no combate às iniquidades sociais sobre as condições de vida e saúde das populações. A última grande conferência do gênero foi a de Alma Ata, no Cazaquistão, em 1978.


“São inaceitáveis as grandes iniquidades, diferenças que não se justificam e que são evitáveis da situação de saúde entre as pessoas. Você tem mortalidade de crianças até 5 anos de quase 150 [por mil] em países africanos e menos de dez [por mil] em países europeus. Essa diferença não se deve à biologia desses pequenos seres, ou a sua carga genética. Se deve às condições sociais.” Buss apontou que as grandes diferenças na situação de saúde não são registradas apenas entre países ricos e pobres. Segundo ele, podem ser encontradas em bairros distintos de uma mesma cidade, onde a expectativa de vida pode variar enormemente.


O encontro reúne chefes de Estado, pesquisadores e representantes de movimentos sociais de 120 países. Na próxima sexta-feira, 21, será assinada a Declaração do Rio, com estratégias de enfrentamento global das diferenças. As informações sobre a conferência podem ser acessadas na página www.cmdss2011.org.
***___.__   ____ -- _________ ***________ -- ____   ___.___***

Rebeldes tomam Sirta e membros do CNT afirmam que Kadafi foi morto

Novo governo à vista

GIPOPE - GARIBA'S.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- REVOLTA ÁRABE

 


Publicada em 20/10/2011 às 10h37m
O GloboCom agências internacionais
 

Suposta imagem de Kadafi ferido - AFP

SIRTA, Líbia - Pouco depois de combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia anunciarem nesta quinta-feira a tomada de Sirta, cidade natal de Muamar Kadafi e último grande bastião de suas forças, a TV líbia lil Ahrar informou que o ex-ditador foi morto. Segundo Abdel Majid, comandante do CNT, Kadafi foi ferido nas duas pernas e na cabeça ao tentar fugir em um comboio. Ele teria sido atingido por um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas a aliança militar não confirma a informação. Os principais porta-vozes do CNT também não confirmam a morte de Kadafi. Majid afirmou que o chefe das forças armadas de Kadafi, Abu Bakr, também foi capturado.

- Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu - afirmou Majid, sobre o ex-ditador.

Além da Otan, o Departamento de Estado dos EUA informou que ainda não tem qualquer confirmação sobre a situação do ex-ditador, cujo paradeiro era desconhecido desde a tomada de Trípoli, há quase dois meses. Segundo a CNN, o CNT só confirma que um "peixe grande" foi capturado, mas não divulga seu nome.

De acordo com Mohamed Leith, outra autoridade do CNT, Kadafi estava seriamente ferido, mas ainda respirava. Ele disse ter visto o ex-ditador, que estaria usando um uniforme cáqui e um turbante. Já Jamal abu-Shaalah, comandante do conselho em Sirta, afirmou que o ditador foi capturado, mas ele não estava certo se estava vivo ou morto. Ele teria sido removido em uma ambulância.

Os rebeldes, que chegaram a negociar uma rendição das tropas leais a Kadafi, afirmam que agora têm toda a cidade sob seu controle. Os combatentes dispararam tiros para o ar, lançaram armas para o alto e cantaram o hino nacional em comemoração. Na praça central da cidade, parte dos esfarrapados soldados do CNT também queimou bandeiras verdes da era Kadafi.

- Sirta foi liberada. Não há mais forças de Kadafi - afirmou o coronel Yunus Al Abdali, chefe de operações do CNT na parte leste da cidade, antes da divulgação de informações sobre Kadafi. - Estamos agora atrás dos seus soldados que estão tentando fugir.

Rebeldes comemoram tomada de Sirta - Reuters

Segundo testemunhas, a ofensiva final para a tomada da cidade começou às 8h (hora local) e durou cerca de 90 minutos. Pouco antes, cerca de cinco carros com partidários de Kadafi tentaram deixar Sirta, mas todos foram mortos pelos revolucionários.

Após o confronto final, os combatentes do CNT começaram a entrar em casas e prédios a procura de soldados de Kadafi que possam estar escondidos. Alguns dos milhares de moradores que fugiram da cidade durante o cerco que durou semanas começaram a voltar para casa, segundo a BBC. Alguns denunciaram saques a suas casas.

Depois da tomada de Trípoli, há três meses, e da recente queda de Bani Walid, outro bastião dos kadafistas, restava ao CNT conquistar Sirta, por onde especula-se que Kadafi tenha passado depois de fugir da capital. O conselho rebelde, que já governa interinamente parte do país, anunciara que esperava apenas a dominação de toda a Líbia para dar início à construção de um novo governo.
____________________________________________________________________________________________

Kadhafi é preso e está ferido, dizem chefes militares do novo governo líbio

GIPOPE - INFORMATIONS.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL  -- REVOLTA ÁRABE


Preso perto de Sirte, coronel teria ferimentos graves nas duas pernas.
Otan e Departamento de Estado dos EUA ainda não confirmaram prisão.


20/10/2011 09h22 - Atualizado em 20/10/2011 09h56

Do G1, com agências internacionais



!::*-=-*::! O ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, foi preso e está ferido em ambas as pernas, gravemente, informaram nesta quinta-feira (20) fontes militares do novo governo do país.
A informação foi inicialmente confirmada por Abdel Majid, chefe militar dos ex-rebeldes líbios na capital, Trípoli.


"Ele foi capturado. Ele está ferido em ambas as pernas... Ele foi levado de ambulância", disse o militar à agência Reuters, por telefone.

Outro comandante rebelde, Mohamed Leith, disse à France Presse que viu Kadhafi "com seus próprios olhos" e que o coronel está "gravemente ferido", mas "ainda respira".


Kadhafi teria sido preso próximo à sua cidade-natal, Sirte, em um comboio que sofria ataque aéreo da Otan enquanto tentava fugir. A cidade, último foco de resistência dos combatentes kadhafistas, havia sido tomada definitivamente pelos rebeldes nesta quinta-feira.


A TV Líbia Livre disse que também foram presos Muatassim, um dos filhos do coronel, além de Mansur Dau e Abdala Senusi, dos serviços de inteligência.


Um combatente do novo governo líbio, ouvido pela Reuters, disse que Kadhafi estava escondido em um buraco, e teria gritado "Não atire! Não atire!" ao ser descoberto.


Otan e EUA não confirmam
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Departamento de Estado dos EUA ainda não confirmavam a prisão. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar as informações.



Mas os rebeldes e a população já comemoravam a notícia nas ruas das principais cidades líbias.
O ex-ministro de Defesa do regime deposto, Abubakr Yunes Jaber, morreu em Sirte, disse à France Presse o médico Abdu Rauf.


Desaparecido
Kadhafi, derrubado após a tomada de Trípoli no fim de agosto, estava desaparecido desde então, tentando reagir as tropas do Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião líbia, que tenta reorganizar o país na transição para a democracia.



Bani Walid, outro reduto kadhafista, caiu na segunda-feira.
O destino de Kadhafi, se confirmada a prisão, é incerto. Ele é procurado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, da ONU, por crimes contra a humanidade cometidos durante a repressão aos rebeldes.


Mas o CNT já falou, em várias ocasiões, que pretendia levar o coronel e seus aliados a julgamento no próprio país.
Iniciada em meados de fevereiro na cidade de Benghazi, a rebelião contra o ex-ditador colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária.


Imagem de Muammar Kadhafi mostrada pela TV líbia durante um de seus discursos desta quinta-feira (1º) (Foto: AFP)Imagem de Muammar Kadhafi mostrada pela TV líbia durante um de seus discursos em 1º de agosto, em uma de suas últimas aparições (Foto: AFP)

___________________________________________________________________________________________