Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com 18 carros na garagem, pai e filho dividem paixão por clássicos

Dia dos Pais -- 2011



AUTOMOBILÍSMO -- \ -- COLECIONADORES


Coleção de pai e filho de Nova Friburgo (RJ) começou com um Bel Air 1954.
Em SP, pai coloca ano de nascimento do filho na placa de BMW raro.




Marcelo Monegato Do G1, em São Paulo
 

#=:\$/:=# No Dia dos Pais do ano passado, quem ganhou o presente foi o filho. O aposentado José Thedin, de 70 anos, surpreendeu Jéfferson Thedin, 48 anos, com um Chevrolet 1941 DeLuxe Sport Coupé. O clássico raro hoje faz parte da coleção de quase 20 ‘joias’ sobre rodas que os dois cultivam com carinho há mais de 30 anos na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

thedin, chevrolet  (Foto: Arquivo pessoal)
José Thedin (direita), Jéfferson Thedin e o Chevrolet 1941 DeLuxe Sport Coupé (Foto: Arquivo pessoal)

Mas ao contrário do que normalmente acontece, quando os gostos e costumes dos pais são transferidos quase que naturalmente para os filhos, o vício dos dois teve início ao mesmo tempo. “Minha admiração pelos antigos começou quando eu tinha apenas 15 anos e meu pai comprou um Chevrolet Bel Air 1954 preto”, relembra Jéfferson, empresário do ramo de transportes. Naquele mesmo dia, ao ver a reação do filho, o entusiasmo pelos clássicos aflorou em José.

chevrolet 1941 deluxe sport coupe (Foto: Arquivo pessoal)Chevrolet 1941 DeLuxe Sport Coupé (Foto: Arquivo pessoal)
 
Desde então – e por aí se vão exatos 33 anos -, eles reuniram um belo acervo com 18 automóveis, entre Vemag Vemaguete, Ford V8 1940, Karmann Guia 1969 conversível original (foram feitas apenas 173 unidades), Jeep de guerra 1942, Fusca (como não poderia ser diferente), entre outros.

No entanto, um em especial - além dos Cadillacs – tem um espaço especial nas lembranças de Jéfferson: o Aero Wyllis 1966. “Meu pai arrematou o veículo em um leilão em Juiz de Fora (MG) e me deu as chaves para levá-lo para casa”, revela o filho, que, segundo José, sempre tomou a frente das ações. “Ele era quem lavava os carros, arrumava as peças que não eram originais e acertava a documentação”, detalha o pai.

thedin jose jefferson (Foto: Montagem/G1)Karmann Ghia, Fusca, Jeep e Bel Air são alguns dos modelos da coleção dos Thedin (Foto: Montagem/G1)
 
Para manter a coleção tinindo, a família Thedin toma inúmeros cuidados com os clássicos. “O mecânico liga os carros de 30 em 30 dias. Todos ficam cobertos durante uma parte do dia e descobertos depois para que a tinta ‘respire’. Eles ficam em cavaletes um período para não forçar a suspensão ou danificar os pneus. O óleo do motor é trocado a cada um ano”, explica Jéfferson.

Pelo jeito, a coleção não vai parar de crescer. Questionado se vai dar continuidade ao acervo do pai e do avô, o pequeno Caio Curty Thedin, de 8 anos, foi direto: “Vou sim! Quero aprender a dirigir e quero que o papai e o vovô me ensinem.”

BMW, Fusca e o número 1978

Manuel Moreira da Rocha, de 67 anos, tem no sangue lusitano – nasceu na pequena aldeia de Castelo de Paiva, em Portugal – um pouco de ferrugem também. Aficionado pelos antigos, tem na garagem de casa, em São Paulo (SP), um raro BMW 1600i (1972) de duas portas impecável. “Comprei de um ‘patrício’ que veio da Angola fugido da guerra. Avisaram que estavam matando todos na aldeia dele e ele veio de navio para cá”, explica Rocha, que pagou, em 1977, o preço de um Chevrolet Opala zero-quilômetro da época.

bmw 1600i (Foto: Arquivo pessoal)Manuel Moreira da Rocha pagou o preço de um Opala novo no BMW 1600i (Foto: Arquivo pessoal)
 
placa (Foto: Arquivo pessoal)
Número 1978 é em homenagem ao ano de
nascimento do filho Thiago (Foto: Arquivo pessoal)
 
O carro passou a fazer parte da família. Tanto que um ano depois nasceu Thiago Rocha, um de seus filhos. O pai então foi buscar a mulher e o novo herdeiro no hospital com o raro exemplar alemão. E, como homenagem ao ano especial, ao trocar a placa ainda amarela, Rocha não escolheu os números 1978.

Após muitos passeios pelo BMW na infância, Thiago também contraiu a ‘praga’ do carro antigo e, em 2000, ganhou um Volkswagen Fusca 1963 azul. “Ele nunca foi um carro ruim, mas resolvemos restaurá-lo depois de um tempo. Atualmente ele tem placa preta”, revela o filho de Rocha. “Era, assim como o BMW, de um amigo português do meu pai.”

fusca (Foto: Arquivo pessoal)Thiago Rocha ganhou o Fusca 1963 do pai em 2000. (Foto: Arquivo pessoal)
 
Na família Rocha são apenas esses dois antigos – não uma coleção como a dos Thedin. Mas há planos de ampliar esse pequeno acervo. “Gosto dos carros da Mercedes-Benz. Quero um 190D do ano de 1989”, diz o pai. “Eu quero, quem sabe, outro Fusca mesmo”, completa Thiago.
_______________________________________________________________________________________

Petrobras recebe propostas para unidade de liquefação flutuante

 

ECONOMIA --\\ -- NOTÍCIAS




Petrobras!...patrimônio dos Brasileiros




Plantão | Publicada em 09/08/2011 às 17h19m

Valor Online
 

#**$:$**# RIO - A Petrobras recebeu hoje as propostas técnicas para a produção de uma unidade de liquefação de gás natural em alto mar. A diretora de gás e energia da estatal, Graça Foster, afirmou que os consórcios formados por Technip, Modec e JGC; SBM e Chiyoda; e Saipem entregaram envelopes, que serão abertos no dia 25, quando a companhia brasileira começará o processo de escolha do FSO - sigla em inglês para uma embarcação que, além da liquefação, é capaz de armazenar e transferir o gás liquefeito -, que terminará em 31 de outubro.

"Estamos cumprindo o cronograma do FSO de gás", frisou Graça, que apresentou hoje os detalhes do Plano de Negócios 2011-2015 para a área de gás e energia. "Os consórcios estão competindo porque temos convicção de que essa será a alternativa escolhida, em algum momento, pelo EP [Exploração e Produção]", acrescentou.

O objetivo inicial do projeto era a implantação nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, na bacia de Santos, mas a necessidade de aproveitar o etano para utilização no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) levou a companhia a optar pela construção de um gasoduto até Maricá ou Cabiúnas, no norte do Rio.

"Com o FSO, algum volume do etano seria consumido dentro da própria embarcação", afirmou Graça, ressaltando que a possibilidade de utilização de todo o etano no Comperj trará mais ganhos para a companhia.

A diretora afirmou que poderia se mudar o projeto para permitir a maior transferência de etano, mas a decisão teria que ser tomada em cima do dia previsto para entrega das propostas, o que causaria atrasos no cronograma.

Agora, segundo Graça, a Petrobras poderá decidir com mais calma por um dos três projetos para o navio com capacidade de liquefação de até 12 milhões e metros cúbicos por dia de gás natural.

"Não havia tempo para alterar projeto que tínhamos com os três consórcios. O próximo projeto poderá ser adaptado para recuperar etano", destacou Graça. "O FSO agora vai para onde o EP mandar", acrescentou.

** (Rafael Rosas / Valor)

//______________________________________________\\o//o\\o//__________________________________\\

Bolsas reagem mal ao comunicado do banco central dos EUA

 

ECONOMIA & MERCADOS




Fed manteve taxa de juros e disse que riscos à economia aumentaram.
Na maior parte do pregão, bolsas operaram com altas acentuadas.




Do G1, em São Paulo
                   

|||\\$=::=$//||| Asbolsas de valores reagiram mal ao comunicado do Federal Reserve (Fed) divulgado nesta terça-feira (9). A expectativa do mercado era de que o banco central norte-americano anunciasse um novo plano de estímulo à economia – o que não ocorreu.

Assim que o comunicado foi divulgado, as bolsas começaram a perder os ganhos do dia.
O comunicado saiu às 15h15. Antes deste horário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) chegou a ter alta de mais de 4%, mas, às 15h48, a alta já havia caído para 0,72%, aos 49.018 pontos.

Nos Estados Unidos, os principais indicadores já operam em queda. Por volta das 15h45, o Dow Jones tinha baixa de 0,67%, o S&P 500 caía 0,10% e o Nasdaq perdia 0,12%.

Fed

Nesta terça-feira, o Fed manteve inalterada a taxa básica de juros da economia, entre 0 e 0,25%. No comunicado, o banco central dos EUA indicou que os riscos de piora da economia aumentaram.

No texto, o Fed afirmou que as informações analisadas pelo Fomc (o comitê de política monetária dos EUA) desde junho indicam que o crescimento da economia tem sido “consideravelmente menor” do que o comitê esperava.

Bolsas europeias

 A bolsas europeias fecharam antes do comunicado do Fed, na esperança de que o Fed pudesse intervir para estimular a combalida economia e restaurar seu sistema financeiro.

Após atingir o menor nível em dois anos na segunda-feira, o índice das principais ações europeias fechou em alta nesta terça-feira (9), dando uma pausa nas quedas das últimas duas semanas e meia que fez o mercado perder 20%.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,89%, a 5.164 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,1%, para 5.917 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,63%, a 3.176 pontos.

________________________________________________

BC dos EUA mantém juros e diz que riscos para economia aumentaram

 
09/08/2011 15h26 - Atualizado em 09/08/2011 16h02

 
 
ECONOMIA -- NOTÍCIAS

 

Juros devem permanecer excepcionalmente baixos até 2013, diz Fed.
Crescimento tem sido 'consideravelmente menor' do que o comitê esperava.

 

Do G1, em São Paulo


[-+$%%%$+-] O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou nesta terça-feira (9) que  manteve inalterada a taxa básica de juros da economia, entre zero e 0,25%.

No comunicado - que era  muito aguardado pelo mercado financeiro - o Fed indicou que os riscos de piora da economia aumentaram.

A reunião de hoje do Fed ganhou ainda mais importância após a agência classificadora Standard and Poor's rebaixar a nota do EUA de AAA para AA+, em uma decisão inédita.


Após o rebaixamento, bolsas derreteram pelo mundo e os mercados viveram um dia de pânico só visto ao longo de 2008, em meio à crise internacional que arrastou economias para a recessão.
Depois do comunicado do Fed, as bolsas começaram a perder os ganhos do dia.

O comunicado saiu às 15h15. Antes deste horário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) chegou a ter alta de mais de 4%, mas, às 15h48, a alta já havia caído para 0,72%, aos 49.018 pontos.

EUA crescem menos


Em comunicado, o Fed afirmou que as informações analisadas pelo Fomc (o comitê de política monetária dos EUA) desde junho indicam que o crescimento da economia tem sido “consideravelmente menor” do que o comitê esperava.


“Indicadores sugerem uma deterioração das condições do mercado de trabalho nos últimos meses, e a taxa de desemprego aumentou”, afirmou o comitê do banco central dos Estados Unidos. “Os gastos das famílias foi “achatado”, o investimento em estruturas não-residenciais ainda é fraco, e o setor de habitação continua deprimido”, diz o comunicado.

Segundo o comitê, as condições econômicas deterioradas devem garantir a manutenção das taxas de juros em nívels "excepcionalmente baixos" pelo menos até meados de 2013.

Nada muda nos juros


O Fed mantém o juro básico entre zero e 0,25% ao ano desde dezembro de 2008. Em junho, Ben Bernanke, presidente da instituição, disse que o Fed "estaria preparado para tomar medidas adicionais, obviamente se as condições fossem adequadas, incluindo a compra de mais ativos do Tesouro".

Não está claro se a decisão, que não envolveu nenhuma promessa de compras de títulos, será suficiente para colocar um piso no mercado de ações dos Estados Unidos, que já caiu mais de 15% nas últimas duas semanas.

Decepção para mercados

O comunicado do Federal Reserve decepcionou os mercados, que esperavam uma nova rodada de estímulo econômico, com a compra de mais ativos do Tesouro, para "injetar" mais recursos na economia.

Antes desta quarta, na última reunião do Fed, as autoridades afirmaram que esperam que a economia vá aquecer na segunda metade do ano, após desaceleração na primavera deste ano. Mas, as perspectivas para o emprego e a inflação estão incertas, dado o crescimento lento e um aumento dos preços da energia este ano.

As bolsas de todo o mundo iniciaram a semana sob forte turbulência. Nesta segunda-feira (8), os mercados operam com fortes quedas – e a preocupação de todos é com algumas das maiores economias do mundo.

Os temores de que os problemas fiscais nos Estados Unidos e em várias economias europeias levem a um menor crescimento mundial leva os investidores a “fugirem” das ações, consideradas ativos de maior risco, e faz os preços caírem.

** Com informações da Reuters e do Valor Online

//\\________________________________________________\\o//_________________________________//\\

Apple assume posto de maior empresa do mundo em capitalização

 *\\o//*


TECNOLOGIA & GAMES


Companhia superou o valor da Exxon Mobil no pregão de terça-feira.
Há 15 meses, grupo tornou-se o maior do mundo na área de tecnologia.

 

 

Do G1, em São Paulo

 
][*//:=:\\*][ Pela primeira vez em seus 35 anos de história, a Apple chegou ao posto de maior empresa do mundo em capitalização de mercado. Nesta terça-feira, o valor total das ações da fabricante de dispositivos móveis e computadores chegou a US$ 341 bilhões, superando o valor da companhia petrolífera Exxon Mobil.

A liderança veio por conta da crise no mercado americano, instaurada após o país ter tido dificuldades para se livrar de uma ameaça de calote e ter a nota de sua dívida pública rebaixada pela agência de classificação de risco Standard and Poor's. Como resultado, as ações da Exxon tiveram uma queda mais acentuada que as da Apple.

Há apenas 15 meses a Apple assumiu a liderança entre empresas de tecnologia, superando a Microsoft. À época, o mercado avaliava a companhia de Steve Jobs em US$ 222 bilhões.

O sucesso recente da Apple está atrelado ao bom desempenho da companhia no setor de dispositivos móveis. O iPad, lançado no início de 2010, recriou o mercado de tablets, que havia surgido dez anos antes mas sem alcançar relevância. Entre os smartphones, o iPhone enfrenta a concorrência de aparelhos com sistema operacional Android, do Google, mas segue como o modelo mais vendido.

 //_____________________\o/_____________________\\

Mercado aguarda comunicado do Fed

Economia & Mercados


FTSEurofirst 300, das principais ações da Europa, fechou em alta de 1,3%.
Bolsa de Londres, que chegou a recuar 5% pela manhã, subiu 1,89%.



Do G1, com informações da Reuters

                   



||\*¨$=$¨*/|| Após atingir o menor nível em dois anos na segunda-feira (8), o índice das principais ações europeias fechou em alta nesta terça-feira (9), dando uma pausa nas quedas das últimas duas semanas e meia que fez o mercado perder 20%. As bolsas foram amparadas por esperanças de que o Federal Reserve (Fed) anuncie um plano para reavivar a economia.

Hoje é o segundo dia de negócios após o rebaixamento da nota de crédito de longo prazo dos EUA pela Standard & Poor's.

No comunicado do Fed a ser divulgado às 15h15, o mercado busca sinais de novas políticas de estímulo à economia dos Estados Unidos. Investidores esperam que o banco central dos EUA possa intervir para estimular a combalida economia e restaurar seu sistema financeiro.

O índice FTSEurofirst 300, das principais ações da Europa, fechou em alta de 1,3%, com 948 pontos. Mais cedo, o índice chegou a recuar 5%, na mínima em dois anos.

O índice STOXX Europe 600 de matérias-primas, que despencou cerca de 20,5% em apenas duas semanas, subiu 3%, com os papéis de grandes mineradoras figurando entre os de melhor desempenho.


Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,89%, a 5.164 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,1%, para 5.917 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,63%, a 3.176 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,52%, para 15.721 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,36%, a 8.428 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,99%, para 5.993 pontos.

O mercado brasileiro também tem valorização nesta terça. Após cair 8,08% na segunda-feira (8) e registrar o menor patamar de fechamento desde 30 de abril de 2009 (47.289), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta terça-feira (9). Às 13h30, o Ibovespa subia 3,97%, aos 50.600 pontos, no segundo dia de negócios após o rebaixamento da nota de crédito de longo prazo dos EUA pela Standard & Poor's.

Recuperação


"Tem havido uma recuperação das condições excessivamente vendidas", disse o vice-presidente de informação da Rathbone, Julian Chillingworth. A Rathbones gerencia 16 bilhões de libras em ativos.

"No curto prazo, o mercado vai se concentrar no que o Fed tem a dizer, mas achamos que os próximos meses continuarão voláteis e é difícil dizer se agora é o momento certo para comprar".

__________________________________________

Onze mortos em queda de avião na Rússia

Internacional  -- Notícias

 

Aviação -- Acidentes

Agência AFP

//=*|:|*=\\ Um avião de carga modelo Antonov 12 caiu nesta terça-feira na região de Magadan, no extremo oriente da Rússia, e seus 11 ocupantes teriam morrido, segundo informações preliminares das autoridades locais.

"Segundo as informações preliminares disponíveis, 11 pessoas - os nove membros da tripulação e dois passageiros - morreram nesta catástrofe", afirma a promotoria local em um comunicado.

"Depois da decolagem no aeroporto de Magadan, a torre de controle recebeu uma mensagem informando sobre um problema e um incêndio em um dos motores", completa o texto, que informa ainda que a tripulação tentou retornar ao aeroporto.

O avião, que transportava 16 toneladas de alimentos, viajava entre Magadan e Chukotka, também no extremo oriente russo.

Aeronave teve problemas em um dos motores
Aeronave teve problemas em um dos motores
_____________________________________________________________________________________

Aprenda a criar vídeos em 3D com a webcam para publicar no YouTube

TECNOLOGIA & GAMES



É preciso ter duas webcams; edição do vídeo é feita no site.
Usuário deve construir óculos 3D para visualizar as imagens.


Ronaldo Prass Especial para o G1*
 

Header Tira-Dúvidas Tecnologia Ronaldo Prass VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte/G1)
 
O Youtube permite a criação de videos em 3D
(Foto: Divulgação)


][*|*||=*|*][ Estão cada vez mais populares no cinema as produções que usam tecnologia de 3D na exibição dos filmes. Além de aumentarem a diversão para quem assiste, esse tipo de técnica empregada permite uma sensação de maior realidade ao telespectador. Também já existem televisores que contam com a funcionalidade de exibição de conteúdo em 3D. Claro que, quanto mais realista forem os efeitos em 3D, maior será a quantidade de aparatos na hora da filmagem e redernização dos videos. E que tal aprender a criar videos caseiros com o efeito de 3D, podendo ser assistidos no Youtube? Nessa coluna irei apresentar como criar e publicar vídeos caseiros usando duas webcams e publicá-los no Youtube.

Usando óculos anáglifo, é possível ter a sensação de estar visualizando o conteúdo em três dimensões (Foto: Divulgação)
Usando óculos anáglifo, é possível ter a sensação
de estar visualizando o conteúdo em três dimensões
(Foto: Divulgação)
Como funciona

O processo de geração dos vídeos com o efeito de 3D pode ser feito usando programas de captura, que salva os vídeos obtidos na webcam no HD do computador. Aplicativos com essa finalidade devem suportar a captura simultânea de duas webcams, para que posteriormente poderão ser publicados no Youtube e redernizados com o efeito de tres dimensões. Para assistir o vídeo e visualizar os efeitos, é preciso usar um óculos anáglifo.

A gravação do video

Não é preciso contar com webcams de alta definição. Claro que, quanto maior for a resolução das cameras, melhor será o resultado. O segredo está na disposição em que elas deverão estar. O ideal é uma distância de aproximadamente 10 cm entre uma webcam da outra e o alinhamento horizontal deve ser equivalente. Após posicionadas, o vídeo pode ser gravado. Uma alternativa para caputar vídeos simultâneos pela webcam é o Webcam XP 5, embora a sua versão gratuita seja demo. Ainda assim, é um boa alternativa.

Processo de captura dos videos usando duas webcams  (Foto: Reprodução)Processo de captura dos videos usando duas webcams (Foto: Reprodução)
 
Após executar o programa, na seleção de fonte, basta adicionar as câmeras conectadas no computador. Para inciar a gravação, basta clicar sobre cada uma das miniaturas da imagem capturada pela webcam e sobre o botão gravar. O programa irá caputar as imagens geradas pelas webcams até que seja precionada a tecla “Para gravação”. Em opções, é possível redefinir algumas propriedades da captura dos vídeos, assim como o local em que os arquivos serão salvos.

Após finalizar a gravação dos vídeos, os mesmos deverão ser enviados para o YouTube. Ao enviar os videos, é preciso incluír o seguinte parâmetro no campo Palavra-Chave “yt3d:enable=true”.

____________________________________________________________________________________________
Após a gravação dos videos, basta fazer o envio ao site do Youtube (Foto: Reprodução)
 
Após a gravação dos videos, basta fazer o envio ao site do Youtube (Foto: Reprodução)

Ainda permanecem apenas como dois vídeos distintos que foram gravados simultaneamente, dando a impressão para quem assiste de que houve um pequeno deslocamento horizontal na câmera. Será no próprio site do YouTube que os vídeos serão fundidos num único arquivo e que sera aplicado o filtro que dará o efeito tridimensional.
______________________________________________________________

Usando o editor 3D no próprio site do Youtube  (Foto: Reprodução)Usando o editor 3D no próprio site do Youtube (Foto: Reprodução)
 
Vale salientar que todo o conteúdo postado está sujeito às regras definidas nos termos de uso do site. Ao término do upload de ambos os vídeos, basta acessar o editor 3D, selecionar o vídeo que corresponde a câmera esquerda e o que corresponde a câmera direita. Para finalizar o processo, clique em “Publish”. O processo poderá demorar, dependendo do tamanho do video. É só aguardar a publicação automática e divulgar para seus amigos.

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníaco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.
-----------------------------------------------------------------------------------------

Produção industrial cai em 9 de 14 regiões, mostra IBGE

ESTATÍSTICA DE MERCADO



ECONOMIA -- NOTÍCIAS



Recuos mais acentuados ocorreram no Rio de Janeiro e no Amazonas.
Maiores avanços ficaram na Bahia e em Pernambuco.



Do G1, em São Paulo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
produção industrial (Foto: Editoria de Arte/G1)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

//*!=!=!*\\ A produção industrial brasileira, que recuou 1,6% em junho, caiu em 9 dos 14 locais pesquisados em junho sobre maio, descontadas as influências sazonais, divulgou nesta terça-feira (9) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os recuos mais acentuados ocorreram no Rio de Janeiro, de 4,5%, no Amazonas, de 3,7%, seguidos por Ceará, de 2,9%, Espírito Santo, de 2,4%, Pará, de 1,8%, e no Rio Grande do Sul, de 1,6%.

Com quedas abaixo da observada no total nacional ficaram São Paulo (-1,5%), Minas Gerais (-1,3%) e Santa Catarina (-0,1%). As cinco áreas com avanço foram Bahia (5,6%), Pernambuco (4,8%), Paraná (3,1%), Goiás (2,3%) e região Nordeste (0,5%).


Na comparação com junho de 2010, 9 dos 14 locais pesquisados apresentaram avanço na produção, com destaque para o crescimento de dois dígitos de Goiás (26,1%), especialmente influenciado pelos avanços nos setores de produtos químicos e de alimentos e bebidas.

Acima da média nacional (0,9%) destacam-se também Espírito Santo (8,0%), Bahia (6,1%), Pará (4,5%), São Paulo (1,9%), Paraná e Pernambuco (ambos com 1,6%) e Minas Gerais (1,3%). Rio Grande do Sul, com acréscimo de 0,7%, apontou avanço na produção no índice mensal de junho de 2011.


Ceará (-14,6%), Santa Catarina (-7,3%) e Rio de Janeiro (-3,9%) mostraram os recuos mais intensos, enquanto Amazonas (-0,2%) e região Nordeste (-1,7%) tiveram quedas mais moderadas.

___________________________________________________________

Acidente em canteiro de obras mata operários em Salvador

09/08/2011 08h16 - Atualizado em 09/08/2011 09h43

BAHIA -- -- NOTÍCIAS


Queda de elevador matou nove pessoas, dizem bombeiros.
Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (9), na região da Av. ACM.




Do G1 BA
                   

Acidente em canteiro de obras mata operários em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Canteiro de obras fica na Avenida ACM, em Salvador
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
 

!#=:=#\///\\\! Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (9) em um canteiro de obras na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), na região do Iguatemi, em Salvador, provocou a morte de nove operários, de acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros. Um elevador despencou do 20º andar da obra por volta das 7h30.

Três viaturas de busca e salvamento foram encaminhadas e nove corpos, ainda sem identificação, foram retirados da obra. Os bombeiros ainda não têm confirmação sobre o número de feridos. Também atuam no local do acidente equipes da Polícia Militar, funcionários do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e policiais da 16ª Delegacia, responsável pela área, que investigarão as causas do acidente.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom), Raimundo Brito, informou ao G1 por telefone que estava no local do acidente. "Nós não podemos falar muito neste momento, mas infelizmente a construção civil passa por problemas de segurança. Queremos uma discussão sobre segurança e condições de trabalho fora de momentos como este", lamenta Brito.

A empresa responsável pelo canteiro não havia se pronunciado sobre o acidente até por volta das 9h.
__________________________________________________________

Violência fará Londres rever segurança para Jogos de 2012

Violência urbana...

 

INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS



DA BBC BRASIL
||\//#=::=#\\/|| A ministra britânica do Interior, Theresa May, disse nesta terça-feira que reverá os planos relativos à segurança para os Jogos Olímpicos de 2012, em meio à onda de violência na capital britânica.

Em entrevista à BBC, a ministra disse que as autoridades "levam a questão da segurança na Olimpíada muito a sério".

"Muito trabalho já foi feito para elaborar os planos para a segurança e a ordem pública na Olimpíada, e continuaremos a monitorar e avaliar o que for necessário", afirmou.

Desde o atentado no sistema de transporte londrino, que matou 52 pessoas no dia 7 de julho de 2005 -- poucos dias após Londres vencer a disputa para sediar os Jogos --, a segurança foi uma das questões centrais dos organizadores londrinos.

A autoridade olímpica londrina destina em seu orçamento 757 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 2 bilhões) à segurança do evento, dos quais um terço é destinado aos locais de competição em si e o restante, à a região do Parque Olímpico e os leste de Londres.

Até o momento, a grande preocupação das autoridades é a possibilidade de ataques terroristas.

Ainda na sexta-feira passada, a ministra Theresa May garantia à imprensa que Londres contará com cerca de 12 mil policiais por dia na época dos Jogos Olímpicos, o que garantirá a segurança contra possíveis atentados.

Entretanto, desde o sábado passado, é a possibilidade de quebra-quebras organizados que mais tem preocupado os organizadores de eventos esportivos no Reino Unido.

MAIS POLICIAMENTO

Nesta terça-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que o número de policiais trabalhando em Londres passará de 6 mil para 16 mil.

O direcionamento de policiais para outras partes da cidade levou a federação inglesa de futebol, a Football Association (FA), a cancelar um amistoso entre a Inglaterra e a Holanda, que seria realizado no estádio de Wembley, no noroeste de Londres, na quarta-feira.

O evento tinha a expectativa de atrair 70 mil pessoas, e a avaliação foi de que a polícia não teria condições de garantir a segurança dos torcedores.

Outras partidas válidas por campeonatos locais foram canceladas por causa da onda de violência.

Questionado sobre a segurança dos Jogos de 2012, o comitê organizador tem direcionado às perguntas da imprensa para o Ministério do Interior.

Evitando se estender no assunto, um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que a entidade está confiante nas medidas das autoridades locais.

"A segurança dos Jogos Olímpicos é uma prioridade para nós, mas é diretamente feita pelas autoridades locais. Eles conhecem melhor (a situação) e sabem o que é apropriado e dentro das proporções", disse o porta-voz do COI, Mark Adams.

"Estamos confiantes em que eles farão um bom trabalho nessa área."

Os Jogos terão início em 27 de maio de 2012 e só terminarão no dia 9 de setembro. A expectativa das autoridades londrinas é vender 8 milhões de ingressos para as Olimpíadas em si e outros 2 milhões para as Paraolimpíadas.

Além disso, são esperados 14,7 mil atletas de mais de 200 países, e 20 mil jornalistas cobrindo o evento.
-----------------------------------------------------

Amistoso da seleção brasileira dá refresco a convocados

ESPORTES - Futebol



Amistoso da Seleção Brasileira



 

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A STUTTGART


!!#»»:««#!! A seleção brasileira, que amanhã enfrenta a Alemanha em Stuttgart, virou um refúgio, uma espécie de terapia.

Vários dos jogadores convocados pelo técnico Mano Menezes para o primeiro amistoso após a Copa América passam por má fase, vêm de importantes derrotas recentes ou enfrentam problemas extracampo nos clubes.

O caso mais notório é o de Fred, em guerra com a maior torcida organizada do Fluminense. O atacante disse até que pretende deixar o clube.

Como ainda não disputou sete jogos no Brasileiro, pode trocar de time dentro do Brasil. O caso só será resolvido após Fred voltar ao país.

Ontem, ele evitou falar no assunto. Disse estar "tranquilo" e "pensando na seleção".

Passar quase uma semana longe do clube será também um alívio para o goleiro Victor. Reserva na seleção, o titular do Grêmio sofre pressão por recentes falhas --na pior delas, perdeu a bola ao tentar driblar Ronaldinho na derrota para o Flamengo.

O meia Paulo Henrique Ganso ainda é cobrado para demonstrar sua capacidade com a camisa 10 da seleção. Mas ao menos pode fugir por uns dias dos rumores sobre pedido de aumento de salário no Santos e transferência.

Eduardo Knapp/Folhapress
Paulo Henrique Ganso posa para fotos ao lado de menino na Alemanha
Paulo Henrique Ganso posa para fotos ao lado de menino na Alemanha

O trio da Inter de Milão --Júlio César, Maicon e Lúcio-- pode esquecer que a temporada italiana começou mal, com derrota para o maior rival, o Milan, na Supercopa da Itália, disputada na China.

"Para mim é bom, estou sempre feliz de estar na seleção, até para fugir um pouco da pressão, do ambiente conturbado", disse André Santos, atleta do Fenerbahce.

O presidente de seu clube, Aziz Yildirim, e outras 30 pessoas ligadas ao futebol turco estão presas, acusadas de participar de esquema de manipulação de resultados. "Mas o problema não atinge os jogadores", fez questão de declarar André Santos.

Até as novidades da lista de Mano tiveram um final de semana para ser esquecido.

O zagueiro Dedé, do Vasco, incensado após parar Neymar, participou da derrota por 4 a 0 para o Botafogo.

O Corinthians do volante Ralf, também chamado pela primeira vez para a seleção, empatou (1 a 1) com o Atlético-PR. O resultado derrubou a equipe da liderança do Brasileiro, posição que ocupava desde a sétima rodada.

Amanhã, às 15h45, contra a Alemanha, todos enfrentarão outra pressão. A seleção ainda não bateu rivais de peso sob o comando de Mano.
___________________________________________________