Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Americanos levam Nobel de Química por estudos de receptores celulares


GIPOPE - iNTELLIGENCE.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
INTERNACIONAL --\\-- CIÊNCIA & PESQUISAS --..-- LABORATÓRIO & ESTUDOS -:=:- PRÊMIO & DESTAQUE -:::- {[ STATUS QUO ]}

Anúncio de dupla vencedora aconteceu nesta quarta (10), em Estocolmo.
Estruturas permitem às células 'perceber' moléculas no exterior.

*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012 - Logística & solutions. >.< *.*.*.
Divulgando:
.----------------------------------------------------------.......----------------------------------------------------------------.

















-------------------------------------------------------------------------_------------------------------------------------
*** - Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral. - ***
Estacas e Mourões Vitória.
Xx._ _ -__-___ ___-______-____._____-_____.-.-._________._________-______-____.xX

10/10/2012 07h09 - Atualizado em 10/10/2012 18h19
Do G1, em São Paulo*

O Prêmio Nobel de Química de 2012 foi oferecido nesta quarta-feira (10) aos pesquisadores Brian K. Kobilka, da Universidade Stanford, e Robert J. Lefkowitz, da Universidade Duke, ambos dos EUA, conforme anúncio da Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo.

O prêmio é um reconhecimento a seus estudos sobre receptores acoplados à proteína G (GPCRs, na sigla em inglês) - uma família de receptores situados nas membranas celulares que se ligam a moléculas no exterior e enviam "sinais" para dentro, possibilitando que a célula responda de maneira específica. As proteínas G são uma classe envolvida nesse tipo de processo dentro das células.
Os professores Kobilka (esquerda) e Lefkowitz (Foto: Universidade Stanford e Journal of Clinical Investigation)
Os professores Kobilka (esquerda) e Lefkowitz (Foto: Universidade Stanford e Journal of Clinical Investigation)
Um exemplo desse tipo de interação, citado na apresentação em Estocolmo, é o do contato da adrenalina com as células. O hormônio não entra na célula para surtir seu efeito - ele age sobre os receptores que são alvo das pesquisas de Kobilka e Lefkowitz, que então desencadeiam uma reação no metabolismo celular.

Além da adrenalina, a família dos GPCRs inclui receptores para dopamina, serotonina, luz, paladar e odor. A maioria dos processos fisiológicos depende dos GPCRs, destaca a entidade que concede o Nobel.

A academia sueca argumenta que o trabalho dos dois pesquisadores tem importância porque ajudou a conhecer o funcionamento desses receptores em nível atômico. Entender os mecanismos associados aos receptores acoplados à proteína G permite o desenvolvimento de remédios que atuem de forma similar às moléculas encontradas na natureza.
"Cerca de metade de todos os medicamentes age através desses receptores, entre eles os beta bloqueadores, anti-histamínicos e vários tipos de medicamentos psiquiátricos", disse o comitê.

Surpresa
"Se eu esperava receber esta ligação? Não", disse surpreso o professor Lefkowitz, desde os EUA, ao ser chamado pela Real Academia. Ele admitiu que estava dormindo e só atendeu porque sua mulher o cutucou com o cotovelo. "Uso tampões para dormir".


Lefkowitz nasceu em 1943, em Nova York. Em 1970, ele consegue publicar nas prestigiosas revistas "Proceedings", da Academia de Ciências dos EUA, e "Science", artigos sobre a descoberta de um desses receptores, de cuja existência, até então, se suspeitava, mas sem comprovação. Encontrar os receptores foi um grande desafio para a ciência porque eles são poucos e ficam encapsulados na membrana da célula.

O sucesso da pesquisa de Lefkowitz faz com que seja convidado a trabalhar nos laboratórios da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Ali, na década de 1980, ele se concentraria em descobrir o código genético do receptor beta, que interage com os hormônios adrenalina e noradrenalina, para entender como ele funciona. Na mesma época, contrata o jovem médico Brian Kobilka, de Little Falls (Minnesota), que consegue isolar esse gene.

A análise do código genético do receptor beta mostra que ele consiste em sete partes que atravessam a membrana celular. É o mesmo número do receptor de luz rodopsina, que fica na retina.

Esse foi o momento em que os pesquisadores tiveram um estalo: se receptores com funções tão diferentes funcionam de modo similar, e sabendo que havia pelos menos outros 30 tipos de receptores que, dentro das células, se ligavam a proteínas G, elas só poderiam formar uma família.

Essa conclusão pemitiu que os cientistas entendessem melhor o funcionamento dos GPCRs.
Após transferir-se para a Universidade Stanford, na Califórnia, Kobilka iniciou uma jornada de 20 anos até conseguir, em 2011, atingir seu novo objetivo, que coroaria os trabalhos reconhecidos pelo Nobel deste ano: ele e sua equipe conseguiram registrar o exato momento em que um receptor beta transfere a uma proteína G um sinal recebido de um hormônio.


Para a professora Rosely Godinho, da Unifesp, que também pesquisa receptores celulares, as descobertas de Lefkowitz e Kobilka tiveram "impacto muito grande". "Ainda quando era estudante, foram trabalhos que me despertaram a atenção, então acabei acompanhando-os desde então", conta.

"Esses receptores são capazes de modular a fiosologia de todos os tecidos. Estão envolvidos em tato, visão, paladar. Quando a gente tem um estresse, substâncias são liberadas no corpo e as células interagem por meio desses receptores", exemplifica, lembrando que muitos medicamentos atuam por meio da interação direta com eles, ativando ou bloqueando-os e, assim, influenciando o funcionamento das células.
info Receptor proteína G (Foto: Editoria de Arte/G1)

Confira abaixo os vencedores do Nobel de Química dos últimos 10 anos:

2012: Robert Lefkowitz e Brian Kobilka (EUA)
2011: Daniel Schechtman (Israel)
2010: Richard Heck (EUA), Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki (Japão)
2009: Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz (EUA), Ada Yonath (Israel)
2008: Osamu Shimomura (Japão), Martin Chalfie e Roger Tsien (EUA)
2007: Gerhard Ertl (Alemanha)
2006: Roger Kornberg (EUA)
2005: Yves Chauvin (França), Robert H. Grubbs e Richard R. Schrock (EUA)
2004: Aaron Ciechanover e Avram Hershko (Israel) e Irwin Rose (EUA)
2003: Peter Agre e Roderick MacKinnon (EUA)

* Com informações da Reuters e da AFP

...---------------==---------------------------------------..---------------------------------------------==---------------...

POSTO ALTO BONITO Rodovia BA - 20 , Km 28 , N. 977 -Valente - Bahia.
075 - 3263 - 2339075 - 3263 - 2598
16 Anos de bom atendimento e qualidade de combustível Shell.
.________-_________-____________-________-_ _____ ___-_______.____.___________-_____________-________-___________.

Gipope 
 ®
 
 
 ----------- ----------- -----------_--------------2.012 -....- 2.012----------------_------------ --------------
 
 
 -s'abiraG

Conheça aplicativos para localizar dispositivos móveis


GIPOPE - SOLUTIONS.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
INTERNACIONAL --\\-- TECNOLOGIA & GAMES --..-- DIGITAL & MÍDIA -.=.-  INTERNET & REDES SOCIAIS -:::- [[ WIRELESS ]]

Ferramentas localizam celulares, tablets e notebooks perdidos ou roubados.
Veja aplicativos para Android, iOS, Blackberry e Windows Phone.

.*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012 - Logística & solutions. >.< *.*.*.
Divulgando:
.----------------------------------------------------------.....--------------------------------------------------------------.
Quem pesquisa compra aqui!
Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia.



Contato: 075 - 3263 - 3207 --\\-- 075 - 8119 - 7016

||_____-----____-______-$._____-___--- ______-___$.$___-______---____-______,$, ____-____-___---=--______||

*** - TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! - ***
||Xx. _ -____--___--___ __---______-----______--_____ ___ __...._____ .. ___-__....--._ ... _____-- ______--_____-----____ __--_____.xX||


10/10/2012 08h00 - Atualizado em 10/10/2012 16h55
Ronaldo Prass Especial para o G1

Site do Prey Project reúne histórias e agradecimentos sobre dispositivos recuperados (Foto: Reprodução)
Site do Prey Project reúne histórias e agradecimentos
sobre dispositivos recuperados (Foto: Reprodução)
Smartphones e tablets, para muitos, são ferramentas indispensáveis, seja para o trabalho, seja para entretenimento. Repletos de funcionalidades, estes dispositivos acabam servindo como um meio de armazenamento de informações e gerenciamento de contatos críticos para seus usuários.

Em caso de perda ou roubo, as informações contidas em um dispositivo móvel podem até ser mais valiosas do que o próprio aparelho. Nos Estados Unidos, por exemplo, o roubo de produtos da Apple disparou em Nova York e afetou os números do crime.

Caso não seja possível localizar e reaver o aparelho perdido é importante evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a seu conteúdo. Com o uso de aplicativos é possível tentar rastrear os dispositivos. Foi o que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, onde o ladrão de um celular foi localizado pela polícia ao se exibir em fotos. No aparelho estava instalado um aplicativo que enviava as imagens para o computador do dono.

Conheça aplicativos para os sistemas Android, iOS e Windows Phone que permitem rastrear os aparelhos perdidos:
Aplicativo Prey Project (Foto: Reprodução)
Aplicativo Prey Project (Foto: Reprodução)
Prey Project
Permite rastrear dispositivos móveis e computadores pessoais e acessar a localização no próprio site do desenvolvedor, em uma página protegida com senha. No site do desenvolvedor (veja aqui), pessoas que conseguiram resgatar seus aparelhos registram agradecimentos.
Disponível para: Android, iOS, PC e Mac (acesse aqui).
Preço: gratuito


Aplicativo 'Buscar meu iPhone' para iPhone, iPad e iPod Touch (Foto: Reprodução)
Aplicativo localiza dispositivos móveis e computadores
Apple (Foto: Reprodução)
Buscar meu iPhone – É o recurso presente em dispositivos móveis e computadores da Apple que permite obter a localização, reproduzir um som, exibir uma mensagem, bloquear remotamente seu dispositivo ou apagar todos os dados contidos nele.
Disponível para: iOS (acesse aqui)
Preço: gratuito






"Localizar meu telefone" para celulares com Windows Phone (Foto: Reprodução)
"Localizar meu telefone" para celulares com Windows
Phone (Foto: Reprodução)
Localizar meu telefone
Recurso presente no Windows Phone, semelhante ao disponível para iOS, em que é possível localizar o telefone, enviar mensagens para quem o tiver localizado, bloquear o aparelho e apagar os dados pessoais contidos nele.
Disponível para: Windows Phone (acesse aqui)
Preço: gratuito




Complemento que para os produtos Tablet Security e Norton Mobile Security (Foto: Reprodução)
Complemento que para os produtos Tablet Security e
Norton Mobile Security (Foto: Reprodução)
Norton Anti-Theft Plug-in
Complemento que para os produtos Tablet Security e Norton Mobile Security, que promete proteger as informações pessoais contidas nos dispositivos. Possui recurso que bloqueia remotamente o aparelho, envia mensagem personalizada para quem tiver encontrado o aparelho, tira fotos usando a câmera e as envia para o site do serviço.
Disponível para: Android (acesse aqui)
Preço: gratuito para usuários que tenham adquirido o Tablet Security (acesse aqui) e o Norton Mobile Security (acesse aqui)


Android Lost Free registra fotos da câmera do dispositivo remotamente (Foto: Reprodução)
Android Lost Free registra fotos da câmera do
dispositivo remotamente (Foto: Reprodução)
Android Lost Free
Permite localizar dispositivos móveis, obter fotos da câmera, bloquear o aparelho, enviar mensagens de texto, gravar o som do microfone e apagar remotamente os dados pessoais.
Disponível para: Android (acesse aqui)
Preço: Gratuito



Instamapper gera relatório com histórico de navegação do dispositivo (Foto: Reprodução)
Instamapper resgata histórico de navegação do
dispositivo (Foto: Reprodução)
Instamapper
Aplicativo e serviço de localização e monitoramento de dispositivos móveis em tempo real. Permite a exportação de relatório contendo o histórico de navegação do dispositivo.
Disponível para: Android, iOS e Blackberry (acesse aqui)
Preço: gratuito por 30 dias ou 100.000 pontos de localização
...---------------==---------_---------------------------------------------------------------------------==--------------... 
VITÓRIA REPRESENTAÇÕES Rodovia BA - 120 , Km 28 -Valente - Bahia.
Celular. 075 - 8106 - 7755[ Ao lado do Posto Alto Bonito ]
Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral.
.________________________________________________________________________________________________________________________________.
Gipope 
  ®
   
  ------------------ _-----------------------2.012 .-.-. 2.012------------------------__--------------------
   
 
  -s'abiraG

Com crise, não há consenso sobre manutenção de juros nesta quarta


GIPOPE - SOLUTIONS.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
BRASIL --\\-- ECONOMIA & NEGÓCIOS ..-:-.. POLÍTICA MONETÁRIA & PODER -.=.- {{ DESENVOLVIMENTO & AUTOSSUSTENTABILIDADE }}


Copom, do BC, se reúne nesta quarta-feira para definir nível do juro básico.
Maior parte dos analistas vê juro estável, mas muitos ainda preveem queda.

.*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012 - Logística & solutions. >.< *.*.*.
Divulgando:
.-------------------------__----------------------------<<.....>>---------------------__--------------------------------.












Rodovia BA 120 , Km 28 - N. 977 - Valente - Bahia.

||-----------------------XX----------------------------------XX-------------------------||


                *** - 16 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell - ***
P.A.B|Xx.__ __ _._____-- _ ___..________........._________..____--_ ___ .___ __.xX|B.A.P


10/10/2012 07h24 - Atualizado em 10/10/2012 07h24
Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O Banco Central informou no início desta semana que a maior parte do mercado financeiro acreditava que o Comitê de Política Monetária (Copom), colegiado formado pelos diretores e presidente da autoridade monetária, interromperia o processo de corte da taxa Selic, implementado desde agosto de 2011, nesta quarta-feira (10) - quando o Copom se reúne em Brasília. A decisão sobre os juros sairá após as 18h.

Entretanto, com a economia brasileira demorando para engrenar, por conta da crise financeira internacional, e com estimativas mais benignas, por parte do Banco Central, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2013, a aposta de que o corte de juros será interrompido nesta quarta está longe de ser um consenso entre os analistas dos bancos.

Mesmo não sendo maioria na semana passada, quando foi feita a pesquisa do BC, boa parte dos economistas das instituições financeiras já acreditava que o BC reduziria os juros em 0,25 ponto percentual, de 7,5% para 7,25% ao ano, na reunião de hoje.

Nos últimos dias, porém, cresceu o número de analistas aposta em um novo corte de juros. Isso aconteceu após o discurso do diretor de Assuntos Internacionais da autoridade monetária, Luiz Awazu, que traçou, na última semana, um cenário pessimista sobre as perspectivas de crescimento dos países desenvolvidos nos próximos anos, e depois de o FMI ter divulgado perspectivas de crescimento mais comedidas para a economia global.

Se confirmado um novo corte de juros nesta quarta-feira, será a décimo consecutivo. Segundo o economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, a curva de juros [no mercado futuro] recuou nos últimos dias e estaria, inclusive, "precificando" [refletindo a aposta de instituições financeiras] um novo corte de juros por parte do Banco Central na reunião de hoje do Copom.
Selo Selic Copom 7,5 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Falta de consenso

Sidnei Moura Nehme, economista da NGO Corretora, disse que um novo corte de juros não seria considerado uma "surpresa" no mercado financeiro. "Não há consenso [sobre a decisão do Copom]. O fato é que a transmissão da redução de 500 pontos promovida no ultimo ano na taxa Selic [de 12,5% ao ano em agosto de 2011 para 7,5% ao ano no mesmo mês deste ano] como estímulo para a atividade econômica não ocorreu como esperada, e o crescimento do país esta sendo desapontador", avaliou ele.


O mercado financeiro prevê uma expansão do PIB da ordem de 1,57% neste ano - a menor desde 2009 (queda de 0,3%). Ao mesmo tempo, o próprio Banco Central estima um crescimento de 1,6%, enquanto o Ministério da Fazenda, que antes previa uma expansão superior a 4% em 2012, já admite que o percentual não deverá ficar acima de 2% mesmo com as várias medidas de estímulo (IPI para linha branca e carros, por exemplo) anunciadas no decorrer deste ano.

Para Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, a perspectiva, por conta da inflação "desconfortável" registrada nos últimos meses, ainda é de que os juros sejam mantidos hoje pelo Copom. Ele admitiu, porém, que o próprio BC deixou a "porta aberta" para uma redução de 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira. No início de setembro, o Copom informou que que um "ajuste adicional" nas "condições monetárias" (cortes de juros), se viesse a acontecer, seria conduzido com "máxima parcimônia" (menor do que os cortes de 0,5 ponto percentual que vinham sendo implementados até então).

Metas de inflação
Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2012, 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Com isso, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.


No relatório de inflação, divulgado no fim de setembro, o BC baixou de 2,5% para 1,6% a sua expectativa de crescimento do PIB neste ano, bem abaixo dos 4% de expansão estimados no início de 2012 pelo governo brasileiro. Mesmo subindo, no documento, sua estimativa de inflação para 2012 (5,2%), informou que sua previsão para o IPCA do ano que vem caiu para um valor abaixo de 5%. "O Copom ressalta que, no cenário central com que trabalha, a inflação tende a se deslocar na direção da trajetória de metas, de forma não linear", informou o BC.

A própria autoridade monetária tem explicado que as decisões do Copom, sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, demoram, pelo menos, seis meses para terem impacto pleno na economia brasileira. Ao calibrar os juros na reunião desta quarta-feira, portanto, a autoridade monetária já estaria olhando mais para o cenário do ano que vem (que embute, em sua visão, uma inflação um pouco mais comportada), e não de 2012. Um impacto positivo na inflação do ano que vem, citada pelo BC, é a desoneração da energia elétrica - que começará em janeiro.

BC´s ao redor do mundo
Além disso, segundo analistas, o BC brasileiro, em linha com a forma de operar de outras instituições ao redor do mundo, tem deixado um pouco de lado a chamada "atuação clássica" da política monetária, ou seja, com foco apenas na inflação, e se preocupado também com o crescimento da economia brasileira. Na última reunião do Copom, no fim de agosto, os juros caíram mesmo com a perspectiva de alta da inflação em 2012.


Outros bancos centrais ao redor do mundo, como nos Estados Unidos, Europa e Japão, também têm demonstrado, com políticas de injeção de recursos nos mercados financeiros, uma preocupação menor com a inflação em busca de um crescimento mais alto do PIB e aumento do número de empregos.

"O BC brasileiro está sim demonstrando um pouco mais de flexibilidade [com as metas de inflação]. Isso acontece em um momento de muita incerteza no cenário internacional, e com outros BC´s mais flexíveis. 

Mas a situação no Brasil, do ponto de vista de inflação, é pior. A gente deveria tornar essa flexibilidade 'temporária' e não em uma política de descumprimento de metas, o que passaria uma mensagem de leniência com a inflação", avaliou Silvio Campos Neto, da Tendências. 

...---------------==------------------_------- ------------------__------------_------------------------==--------------...
RAUL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - Rua Antônio Edil, 34 - Valente - Bahia.

Telefone. 075 - 3263 - 3207                      
    
   
  
 Celular. 075 - 8119 - 7076
Quem pesquisa compra aqui!
Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia.
Tudo para sua Construção com o melhor preço da Cidade!...
.__________________________________________________________________________________________________________.
Gipope 
   ®
    
   ---------- -----------_---------_--------------2.012 ..-.. 2.012--------------__------------ ----------
    
 
  -s'abiraG