Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Índia encontra tesouro milionário no porão de templo hindu

 

CIÊNCIA - - Arqueologia


Ouro, prata e pedras preciosas foram enterradas no templo por marajás de antiga dinastia que governava a região...


 
 
|\\:*://| Autoridades da Índia encontraram um tesouro de valor incalculável no porão de um templo hindu no estado de Kerala.
Sivaram V/Reuters
Sivaram V/Reuters
O templo foi construído no século 16 por governantes locais
Acredita-se que o montante de ouro, prata e pedras preciosas, guardadas em quatro câmaras no subsolo do templo, foi enterrado por marajás da dinastia que governava a região ao longo do tempo.
A abertura do subsolo do templo de Sree Padmanabhaswamy, construído no século 16, foi autorizada pela Suprema Corte da Índia, que temia pela segurança do tesouro.
Embora peritos insistam que não é possível avaliar o valor da descoberta, estimativas extraoficiais falam em até US$ 500 milhões (cerca de R$ 780 milhões).
Os descendentes da dinastia de Travancore, que por séculos governou a região e perdeu todos os poderes após a independência da Índia, em 1947, entraram na Justiça para ficar com as peças, mas o processo foi rejeitado.
O atual marajá (que não é reconhecido oficialmente), Uthradan Thirunaal Marthanda Varma, tem sido o responsável pela manutenção do templo. O governo irá administrar o local a partir de agora.

Disputa

Até o momento, apenas duas das quatro câmaras foram abertas. Calcula-se que o tesouro estava intocado há mais de um século.
Um grupo de sete pessoas, entre arqueólogos, representantes do governo e da família Travancore, participou da abertura das câmaras. A localização e o tamanho do tesouro eram assunto de lendas na região.
Um dos membros do grupo, Anand Padmanaban, disse que "há peças do século 18". Por causa da quantidade, "não foi possível contá-las, então estão pesando" o tesouro.
A querela judicial que culminou na descoberta do tesouro teve início após um advogado local questionar a propriedade do templo por parte dos descendentes da dinastia Travancore.
Os Travancore se consideram servos de Padmanabhaswamy, divindade a quem o templo é dedicado, que seria um dos aspectos do deus Vishnu, um dos mais importantes no hinduísmo.
Por isso, os membros da família teriam guardado suas riquezas no subsolo do templo.
O marajá Uthradan Thirunaal Marthanda Varma afirma que tem o direito de controlar o templo por causa de uma lei especial indiana, decretada após a independência, que dava a posse do local ao então líder da dinastia.
No entanto, o pedido de Marthanda foi rejeitado, já que, atualmente, marajás são considerados cidadãos comuns no país. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 

Ônibus espacial Atlantis parte em último voo

 

CIÊNCIA


Com último voo, o ônibus espacial entra para a história; tripulação parte nesta sexta
 
 
O ônibus espacial Atlantis parte nesta sexta-feira / Foto:  Jean-Louis Santini/ AFP
O ônibus espacial Atlantis parte nesta sexta-feiraFoto: Jean-Louis Santini/ AFP
 
#%$*$%# O lançamento do Atlantis, programado para sexta-feira, marcará a última missão do programa de 30 anos de ônibus espaciais dos Estados Unidos, que permitiu a construção da ISS (Estação Espacial Internacional).

Este último lançamento do Atlantis para uma missão de 12 dias será o número 135 do programa e estima-se que será presenciado por um milhão de pessoas.

O ônibus espacial está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste), às 11h26 (12h26 de Brasília). A contagem regressiva começa oficialmente na terça-feira às 17h00 GMT (14H00 de Brasília).

A missão - conhecida STS-135- tem como finalidade transportar a maior quantidade possível de provisões à ISS, cuja utilização foi prolongada no ano passado até 2020.

O Atlantis é o quarto ônibus espacial construído pelos Estados Unidos. Teve seu batismo espacial no dia 3 de outubro de 1985 e, ao regressar à Terra, terá realizado 33 voos; 14 deles à ISS, antes de ir para um museu.

No Atlantis viajarão quatro astronautas americanos - contra sete normalmente - todos muito experientes, entre eles o piloto Chris Ferguseson, de 49 anos, e o copiloto Doug Hurley, de 44 anos.

Foram necessários 25 voos de ônibus espaciais desde 1998 para terminar o projeto da Estação, no qual participaram 16 países, entre eles os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e vários países europeus, e que custou 100 bilhões de dólares.

O programa de ônibus espaciais viveu dois episódios trágicos: o acidente do Challenger em 1986 e o do Columbia em 2003, que deixaram 14 mortos no total.

O fim do programa de ônibus espaciais é um autêntico golpe para a economia local. Cerca de 8 mil empregos diretos e 20 mil indiretos desaparecerão, segundo funcionários locais.

"Sabíamos há alguns anos que o programa do ônibus espacial iria terminar; (é) um programa ao qual muitos de seus técnicos e engenheiros consagraram 30 anos de sua vida e com o fim agora próximo o ânimo é cada vez mais sombrio", disse recentemente Mike Leinbach, diretor do lançamento.

Depois que o Atlantis voltar à Terra, o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos terá fim de forma oficial, deixando a Rússia como o único país no mundo capaz de transportar astronautas ao espaço.

Empresas privadas competem para construir a próxima geração de naves espaciais americanas, mas é pouco provável que terminem de construir um veículo deste tipo antes de 2015.

Com a última missão do ônibus espacial, "viramos uma página da história espacial, mas a liderança americana no espaço continuará", afirmou na sexta-feira o chefe da Nasa, Charles Bolden.

"Teremos que fazer as coisas de outra forma", acrescentou Bolden, referindo-se às atuais dificuldades orçamentárias dos Estados Unidos.

Assim, Bolden defendeu a anulação do programa Constellation pelo presidente Barack Obama.

"Devemos nos concentrar na exploração espacial habitada longínqua - desenvolvendo novas tecnologias - e incentivando aqueles que inovam (...) a realizar voos sobre a órbita terrestre baixa até a Estação Espacial Internacional.

Segundo ele, "a Estação é o apogeu de nossas realizações tecnológicas atuais e um caminho em direção ao resto do sistema solar".

Uruguai repete Argentina e Brasil e só fica no empate em estreia com Peru

ESPORTES - - Copa América


Celeste cria poucas oportunidades e faz por merecer pelo 1 a 1 em San Juan



Por João Paulo Garschagen Direto de San Juan, Argentina
               



"||!"!!||" Melhor colocado sul-americano na última Copa do Mundo, o Uruguai não fez uma estreia muito diferente de Argentina e Brasil. Com volume de jogo, mas nem tantas chances criadas, a Celeste apenas empatou por 1 a 1 com o Peru, nesta segunda-feira, no Estádio Bicentenário, em San Juan, em jogo válido pelo Grupo C, e repetiu o resultado dos outros grandes favoritos ao título da Copa América.

Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Copa América-2011
Paolo Guerrero abriu o placar aos 23 minutos para os peruanos, que enfrentaram os muitos desfalques (entre eles das estrelas Pizarro e Farfán) com alguma organização aplicada pelo técnico Sergio Markarián. No lado uruguaio, Luis Suárez igualou no último suspiro da primeira etapa e ainda viu Diego Forlán desperdiçar ótima oportunidade no segundo tempo. O botafoguense Loco Abreu ficou no banco de reservas, enquanto Victorino atuou em toda a partida. Ainda nesta segunda, Chile e México completam a chave.

Ambas as seleções voltam a campo na próxima sexta-feira. O Peru abre nova rodada dupla em Mendoza, contra o México, às 19h15m (de Brasília). O Uruguai pega o Chile em seguida, às 21h45m.

Santiago Acasiete Diego Forlan (Foto: Reuters)Diego Forlán teve uma noite bem diferente das que o fizeram ser eleito o melhor da última Copa (Reuters)
Guerrero, um guerreiro

Os 45 primeiros minutos no Bicentenário sugeriram um trocadilho para José Paolo Guerrero. O atacante do Peru e do Hamburgo, da Alemanha, atuou completamente isolado, em uma linha muito à frente de seus companheiros. Era sua tarefa dar o primeiro combate, lá na frente, voltar para cercar a saída de bola uruguaia e, claro, atacar. E não é que a tática chegou a dar certo?
Se o primeiro lance de perigo veio do lado celeste, com Forlán cruzando rasteiro para a zaga afastar, Guerrero deu trabalho. Muito. Principalmente para o ex-são-paulino Lugano, que o derrubou na risca da grande área aos 14 minutos.

Coletivamente, a seleção peruana não sabia muito o que fazer com a bola nos pés. O lateral-ponta canhoto Vargas, um de seus destaques que não foi cortado, estava no banco de reservas, ainda se recuperando de uma lesão. Manter a posse de bola por mais de 15 segundos era, portanto, um desafio.

Por sorte, os alvirrubros precisaram de muito menos para abrir o placar. Aos 23, Guevara descolou lindo lançamento do campo defensivo. Guerrero, colocado entre os zagueiros uruguaios, disparou em condição legal e ainda driblou Muslera até tocar para o fundo das redes. Nas arquibancadas, delírio da torcida chilena, imensa maioria no Bicentenário pela proximidade ao país.

Edinson Cavani Uruguai Walter Vilchez Perú (Foto: Reuters)
Vice-artilheiro do Campeonato Italiano, com 26 gols, Cavani não rendeu afastado da área (Foto: Reuters)
Suárez empata, Forlán
O Uruguai, que já não era uma seleção apática, lançou-se ao ataque e criou oportunidades, quase sempre nas bolas paradas. O goleiro peruano Raúl Fernandez fez duas boas defesas em finalizações de Diego Forlán. Na terceira, rezou para que o desvio da zaga saísse por cima.

No último lance do primeiro tempo, no entanto, não houve jeito. Depois de Yotún perder do lado de lá, Suárez não perdoou: Lodeiro recebeu de costas e, com um giro, deixou o atacante do Liverpool na boa para empatar.




O ritmo seguiu intenso na etapa final. Agora com


O Uruguai comandando as ações, ainda que com dificuldades para transformar o volume de jogo em perigo. Organizado, o Peru mexeu duas vezes antes dos 15 minutos e pôs Vargas em campo.

Antes de o jogador da Fiorentina ameaçar o gol de Muslera, aos 26, e ver Cruzado também quase marcar dois minutos depois, o Uruguai desperdiçou a grande chance do jogo. Aos 24, a zaga peruana cochilou e Forlán tabelou com Suárez para entrar livre na grande área. O melhor da última Copa do Mundo pegou muito embaixo da bola e mandou por cima em lance que o faria comemorar há um ano. Foi a cena de uma estreia decepcionante para os uruguaios. Chilenos, mexicanos e peruanos, satisfeitos, comemoraram.

       Uruguai                       1    x   1                    Peru
Muslera, Rodríguez, Victorino, Lugano e Cáceres; Pérez, Arévalo Ríos e Lodeiro (Cristian Rodríguez); Suárez, Forlán e Cavani (Abel Hernández). Raúl Fernandez, Revoredo, Acasiete, Alberto Rodríguez e Vilchez; Balbín, Ballón, Guevara (Lobatón), Yotún (Vargas) e Advíncula (Chiroque); Guerrero.
Técnico: Oscar Tabárez Técnico: Sergio Markarián.
    
Gols: Guerrero, aos 23, e Suárez, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Acasiete, Guerrero, Cruzado e Vargas (Peru); Cáceres (Uruguai).
Estádio Bicentenário (San Juan, Argentina). Data: 04/07/2011. Árbitro: Wilmar Roldán.

'Piratas do Caribe 4' ultrapassa US$ 1 bilhão em arrecadação

 \o/

C U L T U R A


'Navegando em Águas Misteriosas' se tornou o oitavo longa-metragem a conquistar a quantia...




estadão.com.br

""*++*"" SÃO PAULO - Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em arrecadação em bilheteria ao redor do mundo no último sábado, 02. Com isso, o quarto filme da franquia se torna a oitava produção cinematográfica a conquistar o feito, de acordo com o Deadline.com.
Divulgação
Divulgação
Quarto filme da saga apostou no carisma de Johnny Depp e Penélope Cruz
O longa foi lançado em 29 de maio e ultrapassou o recorde do segundo filme da saga de Jack Sparrow, Piratas do Caribe: Baú da Morte. Estima-se que mais de US$ 700 milhões foram arrecadados em cinemas fora dos Estados Unidos.
Os três filmes anteriores de Piratasarrecadaram juntos cerca de US$ 2,7 bilhões.
Navegando em Águas Misteriosas é o quarto filme da Disney a ultrapassar a casa do bilhão em bilheterias. Somente no ano passado, Alice no País das Maravilhas e Toy Story 3ultrapassaram a marca.
Piratas no Caribe 4 tem Johnny Depp, Geoffrey Rush e Penélope Cruz no elenco. O filme ainda pode ser visto nos cinemas brasileiros.


Cientistas preveem a cura do envelhecimento

S A Ú D E

 

Biomédico acredita que no futuro próximo as pessoas farão 'manutenção' regular e poderão completar 1.000 anos...


"...Será!..."


04 de julho de 2011 | 16h 49


Reuters

#.#:^^>: LONDRES - Se as previsões de Aubrey de Grey estiverem certas, a primeira pessoa a comemorar seu aniversário de 150 anos já nasceu. E a primeira pessoa a viver até os mil anos pode demorar menos de 20 anos para nascer.
Ina Fassbender/Reuters
Ina Fassbender/Reuters
Aubrey de Grey diz que a primeira pessoa que irá completar 150 anos já nasceu
Biomédico gerontologista e cientista-chefe de uma fundação dedicada a pesquisas da longevidade, De Grey calcula que, ainda durante a sua vida, os médicos poderão ter à mão todas as ferramentas necessárias para "curar" o envelhecimento - extirpando as doenças decorrentes da idade e prolongando a vida indefinidamente.
"Eu diria que temos uma chance de 50% de colocar o envelhecimento sob aquilo que eu chamaria de nível decisivo de controle médico dentro de mais ou menos 25 anos", disse De Grey numa entrevista antes de proferir uma palestra no Britain's Royal Institution, uma academia britânica de ciências.
"E por 'decisivo' quero dizer o mesmo tipo de controle médico que temos sobre a maioria das doenças infecciosas hoje", acrescentou.
De Grey antevê uma época em que as pessoas irão ao médico para uma "manutenção" regular, o que incluiria terapias genéticas, terapias com células-tronco, estimulação imunológica e várias outras técnicas avançadas.
Ele descreve o envelhecimento como o acúmulo de vários danos moleculares e celulares no organismo. "A ideia é adotar o que se poderia chamar de geriatria preventiva, em que você vai regularmente reparar o danos molecular e celular antes que ele chegue ao nível de abundância que é patogênico", explicou o cientista, cofundador da Fundação Sens (sigla de "Estratégias para a Senilitude Programada Desprezível"), com sede na Califórnia.
Não se sabe exatamente como a expectativa de vida vai se comportar no futuro, mas a tendência é clara. Atualmente, ela cresce aproximadamente três meses por ano, e especialistas preveem que haverá um milhão de pessoas centenárias no mundo até 2030.
Só no Japão já há mais de 44 mil centenários, e a pessoa mais longeva já registrada no mundo foi até os 122 anos.
Mas alguns pesquisadores argumentam que a epidemia de obesidade, espalhando-se agora dos países desenvolvidos para o mundo em desenvolvimento, poderá afetar a tendência de longevidade.
As ideias de De Grey podem parecer ambiciosas demais, mas em 2005 o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) ofereceu um prêmio de 20 mil dólares para qualquer biólogo molecular que provasse que as teorias da Fundação Sens são "tão erradas que nem são dignas de um debate bem informado". Ninguém levou a bolada.
O prêmio foi instituído depois que um grupo de nove cientistas influentes atacou as teorias de Grey, qualificando-as de "pseudociência". Os jurados concluíram que o rótulo não era justo, e argumentaram que o Sens "existe em um meio termo de ideias ainda não testadas que algumas pessoas podem considerar intrigantes, mas das quais outras estão livres para duvidar." 



P I A D A S -- E N G R A Ç A D A S



PIADAS DO DIA - - || - - 81 / 2.011





Fantasia

Em um filme, um saci-pererê, um Papai Noel, um
coelinho da Páscoa, uma loira burra e uma loira
inteligente estão andando na rua e os cinco encontram
uma nota de 100 reais no chão. Quem você acha que
pegou primeiro?

É claro que foi a loira burra, afinal Papai Noel,
saci-pererê, coelhinho da Páscoa e loiras inteligentes
não existem.

Cobra voadora

Você ja viu uma
cobra voadora?

Resposta: é so jogar sua sogra pela janela.

PIADAS DE BEBADOS:


Havia 3 bêbados, bebendo ao lado de um morro, a bebida acabou, e então fizeram um sorteio para decidir quem iria subir o morro para comprar mais cachaça: o sorteado já bêbado, subiu o morro e comprou a cachaça colocando-a no bolso traseiro da calça, porém na hora de descer, escorregou e foi rolando até lá em baixo, quando parou, sentiu aquele frio na bunda e disse:

 DEUS QUEIRA QUE SEJA SANGUE!



PIADAS DE BEBADOS:


Um portuga tinha bebido a mais e voltando para casa, capotou com o carro e ficou pendurado numa arvore, sobre um precipício de 10.000 metros. Logo após chega um mascarado todo vestido de preto, num cavalo preto, e usava uma espada e salva o portuga. Logo pega a espada e faz um Z na barriga do portuga e pergunta:
 - Sabes quem eu sou?

O portuga pensa (?) olha o Z e responde: 
- Pois claro! Zuperman...



PIADA DE ANIMAIS SORTEADA:


Um mosquito para a mãe: - 
Ô mãe, deixe-me ir ao teatro! - Não, filho, aquilo é perigoso! - Ô mãe, deixe-me ir ao teatro! - Não, filho, é perigoso, já disse!
Ô mãe, deixe-me ir ao teatro!...

 - Pronto, filho, vai... Mas cuidado com as palmas!!!



TECNOLOGIA & Games



*&:.-.:&* Empresa diz que houve apenas instabilidade no redirecionamento do site.
Site brasileiro da Microsoft ficou fora na noite deste domingo (3).


Do G1, em São Paulo

\\=||:||=\\ A Microsoft não confirmou um ataque de hackers ao seu site brasileiro na noite deste domingo (3). Em nota, a empresa afirma que uma instabilidade no site deixou o serviço fora do ar por algum tempo.

A empresa diz que um problema no serviço de redirecionamento do domínio "www.microsoft.com.br" causou a queda do site. "O serviço foi rapidamente restabelecido e o conteúdo do site não foi afetado".

Neste domingo (3), o servidor responsável pelo redirecionamento do endereço microsoft.com.br para a página da Microsoft Brasil ficou fora do ar por algumas horas. Em vez de ser enviado para a página da desenvolvedora do Windows, o internauta que acessava o endereço se deparou com uma mensagem publicada por supostos piratas virtuais. O serviço de redirecionamento está hospedado em um servidor externo. Uma tela branca exibia somente a mensagem "Ms Brazil 0wn3d by TG".

Confira o comunicado da Microsoft Brasil:

"A Microsoft Brasil identificou ontem (3/7) uma instabilidade no serviço de redirecionamento do domínio www.microsoft.com.br. O serviço foi rapidamente restabelecido e o conteúdo do site não foi afetado."

O domínio da Microsoft no Brasil (www.microsoft.com.br) sofreu ataque virtual na noite deste domingo (3). Ao tentar acessar a página principal da empresa, uma tela branca exibia somente a mensagem Ms Brazil 0wn3d by TG. O endereço saiu do ar por volta das (Foto: Reprodução) 
O domínio da Microsoft no Brasil (www.microsoft.com.br) ao ficar fora do ar na noite de domingo (3) (Foto: Reprodução)

Christian Choate, de 13 anos, foi encontrado morto no mês passado

Avião que levará corpo de Itamar Franco para BH deixa Juiz de Fora



POLÍTICA
Itamar Franco morreu aos 81 anos no sábado (2) e foi velado em Juiz de Fora.

Corpo vai para BH, onde haverá um segundo velório no Palácio da Liberdade.

Tássia Thum
Do G1, em Juiz de Fora
[*+:+*] O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que levará o corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco de Juiz de Fora (MG) para Belo Horizonte deixou o Aeroporto da Serrinha às 9h50 desta segunda-feira (4). Na capital mineira, Itamar terá um segundo velório no Palácio da Liberdade.
Um outro avião da FAB, com familiares de Itamar, decolou dez minutos antes, às 9h40.
Em Juiz de Fora, o corpo foi velado na Câmara de Vereadores. Por volta de 9h, o caixão  foi levado por um carro aberto do Corpo de Bombeiros da sede do legislativo municipal até o aeroporto.
Caixão com corpo de Itamar no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora; ele será levado para Belo Horizonte (Foto: Tássia Thum / G1)Caixão com corpo de Itamar no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora; ele será levado para Belo Horizonte (Foto: Tássia Thum / G1)
Itamar Franco morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo. Nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein informou que o ex-presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 de sábado.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda e na madrugada, a visitação no velório em Juiz de Fora esteve restrita aos parentes do ex-presidente. Pouco antes das 8h o velório foi reaberto à população, que se aglomerava na praça ao lado da Câmara para esperar a saída do cortejo.
Segundo velório

A assessoria do Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff irá a Belo Horizonte para acompanhar o velório de Itamar Franco em Belo Horizonte.
Devem embarcar com a presidente para Belo Horizonte (MG) a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar deverá ser levado no fim da segunda-feira para Contagem (MG) onde será cremado, atendendo a um desejo do ex-presidente.
Visitantes e culto ecumênico

Ainda de acordo com a PM, cerca de 35 mil pessoas passaram pelo velório em Juiz de Fora até a noite deste domingo. Segundo o Major Justino, da PM de Minas Gerais, foram mobilizados 780 policiais militares para reforçar a segurança durante o velório.
Por volta das 16h30 de domingo, teve início um culto ecumênico que durou cerca de meia hora.  Familiares e amigos se emocionaram durante a cerimônia, que  foi conduzida pelo Monsenhor Miguel Falabella de Castro, católico, e pelo pastor Carlos Bonifácio, membro da Igreja Universal do Reino de Deus, vereador e presidente da Câmara de Juiz de Fora. A cerimônia terminou com a oração do Pai Nosso.
 A multidão que o aguardava desde cedo aplaudiu a chegada do corpo, às 11h15 deste domingo (3). Por volta das 11h30, a Câmara foi fechada por cerca de 30 minutos para uma cerimônia restrita a parentes e amigos próximos. Depois o público que estava do lado de fora, em fila, pôde entrar para dar adeus ao político. Ele foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1966 e 1974.
Às 12h15 chegaram à Câmara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello, o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, além dos senadores Pedro Simon, Lindeberg Farias, Romero Jucá, Agripino Maia e Renan Calheiros, entre outros políticos. Lula foi aplaudido e Collor, vaiado. Todos deixaram o local por volta das 12h50.

Homenagens

Michel Temer falou a respeito de Itamar aos jornalistas. “O Itamar deixa um exemplo de dignidade e um exemplo de coerência ao longo da vida tanto no meio administrativo como político. Ele foi o presidente de um dos atos mais importantes do país. Controlou a inflação, teve a coragem de lançar o Plano Real e manter o Brasil nos trilhos de uma boa economia”, disse.
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, relembrou os meses de campanha eleitoral que fez ao lado de Itamar nas últimas eleições de 2010 para governador e senador, respectivamente.
“Pude apreender com ele, com seus aconselhamentos de natureza ética, de probidade, de respeito e de sensibilidade social. Temos o dever de seguir o seu exemplo e de se inspirar em sua conduta. Ele foi um homem cuja autoridade moral cuja respeitabilidade estiveram ao longo destes anos todos a serviço de Minas Gerais e do Brasil.”
Henrique Hargreaves, ministro-chefe da Casa Civil de Itamar, também esteve no velório. “Ele é uma ausência que não preenche lacunas. Ele fez parte de um grupo pequeno que quando falta faz falta. Ele é um amigo. Minha relação com ele era muito maior que isso, mas ele foi um grande homem, principalmente por honrar a ética, honestidade e probidade”.