Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Unicamp cria gel de óleo vegetal capaz de substituir gordura saturada em pães e sorvetes e reduzir riscos à saúde

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


'Oleogel' promete diminuir chances de infarto e AVC a partir da diminuição do consumo de gordura animal. Pesquisa da Engenharia de Alimentos foi publicada em duas revistas científicas.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por EPTV

Postado em 21 de abril de 2022 às 10h50m

Post.- N.\ 10.297

Pesquisa da Unicamp desenvolve óleo gel que pode substituir gordura saturadaPesquisa da Unicamp desenvolve óleo gel que pode substituir gordura saturada

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um gel feito de óleos de soja, linhaça ou girassol que pode ser usado na alimentação para substituir a gordura saturada. O novo produto promete ser menos prejudicial ao coração e ao cérebro, já que reduz as chances de acidente vascular cerebral (AVC).

O "oleogel" foi criado a partir dos óleos tradicionais de gordura insaturada, que aumentam os níveis do colesterol HDL, popularmente chamado de colesterol bom. Segundo os pesquisadores do Departamento de Engenharia de Alimentos, o gel poderá ser usado em sorvetes, embutidos, margarinas e biscoitos.

Para dar mais consistência ao produto, a pesquisa da Universidade Estadual de Campinas usou uma cera natural extraída de frutas vermelhas, além de um emulsificante a base de soja para garantir a mistura. Ao fim do estudo, a pesquisa foi publicada em duas revistas científicas.

"O que a gente procurou aqui é que fosse saudável, mas que mantivesse as características que o consumidor está acostumado no seu alimento tradicional. Ele é um sólido, embora mais de 90% seja de óleo líquido", explicou a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Rosiane Lopes da Cunha.

Gel produzido a base de gorduras vegetais pode ser usada em alimentos, diz pesquisa da Unicamp — Foto: Reprodução/EPTV
Gel produzido a base de gorduras vegetais pode ser usada em alimentos, diz pesquisa da Unicamp — Foto: Reprodução/EPTV

A junção dos três elementos gerou o produto. Os pesquisadores indicam que o gel pode ser usado na indústria alimentícia para compor a textura dos alimentos, papel que atualmente é das gorduras saturadas.

Enquanto as gorduras insaturadas são originárias de óleo vegetal, como azeite, amêndoas, nozes e castanha de caju, as saturadas são encontradas em fontes de origem animal, como carne, leite e ovos. Quando consumidas em excesso, aumentam o colesterol ruim e as chances de infarto e AVC.

"Vai fazer com que a gente forme placa de ateroma, que são placas mesmo, dentro dos nossos vasos, e vai causar a deficiência do fluxo de sangue, provocando um entupimento, desencadeando um infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral", disse a nutricionista Adriana Passos.

As gorduras de origem animal estão presentes no nosso cotidiano alimentar, mas Adriana alerta que elas devem ser ingeridas com parcimônia.

"Vou dar um exemplo: um indivíduo que consume 2 mil calorias no dia. Dessas 2 mil, no máximo 7% era gordura saturada. Então vai fazer parte da nossa alimentação, não tem como excluir totalmente. Porém, quando a gente excede, começa a ser prejudicial".

Pesquisadora da Unicamp mostra 'oleogel' produzido a partir do óleo de cozinha — Foto: Reprodução/EPTV
Pesquisadora da Unicamp mostra 'oleogel' produzido a partir do óleo de cozinha — Foto: Reprodução/EPTV

Parece banha ou toucinho

Segundo Rosiane, o novo produto tem uma textura familiar, bem parecida com a da banha, por exemplo. "Nós pegamos um óleo comum, aquele que a gente usa na cozinha, e transformamos em um gel que é parecido com uma gordura sólida, como banha ou toucinho, que a gente também conhece".

Agora, a meta é buscar métodos para introduzir o gel na indústria.

"Existe uma série de indústrias que podem se beneficiar dessa tecnologia: a indústria de produtos panificados, os biscoitos, recheios de biscoito... Os produtos como salame, mortadela, presunto. As margarinas, os chocolates, os sorvetes", completou a professora.

Gel criado por pesquisadores da Unicamp foi produzido com óleos de soja, linhaça ou girassol  — Foto: Reprodução/EPTV
Gel criado por pesquisadores da Unicamp foi produzido com óleos de soja, linhaça ou girassol — Foto: Reprodução/EPTV

------++-====-----------------------------------------------------------------------=================--------------------------------------------------------------------------------====-++-----