Total de visualizações de página

domingo, 26 de junho de 2011

Ataque a bomba mata pelo menos 25 na Nigéria

INTERNACIONAL   - - -  Atentado


Atentado a bar aconteceu em estado que adotou lei islâmica.
Autoridades locais atribuem autoria ao grupo extremista Boko Haram.

 

Do G1, com informações de agências

##//## Ao menos 25 pessoas morreram neste domingo (26) na Nigéria, em um ataque atribuído pela polícia local ao grupo islâmico extremista Boko Haram.
Dois homens em uma moto, supostos membros do Boko Haram, lançaram bombas e dispararam várias vezes contra pelo menos um bar a céu aberto muito frequentado num subúrbio da cidade de Maiduguri, de maioria islâmica, disseram fontes locais. Dezenas de pessoas ficaram feridas com o ataque.

A agência AP afirma que três bares chegaram a ser atacados, enquanto o correspondente do jornal britânico "The Telegraph" na África ouviu fontes policiais que indicam que somente dois locais foram alvejados. A agência, AFP, por sua vez, fala de apenas um estabelecimento atacado.

Borno, onde ocorreram as mortes, é um dos estados nigerianos que decidiram adotar a "sharia", a lei islâmica, que condena o consumo de álcool. No entanto, jardins em que é vendida cerveja, ainda que escondidos, seguem sendo bastante frequentados na região. O nome Boko Haram, na língua hausa, falada no norte da Nigéria, significa "a educação ocidental é pecaminosa".




Siga a Livraria da Folha no TwitterCULTURA - - - Literatura


\\""/\/\/\!! O bestseller de supense "A Janela de Overton", do escritor americano Glenn Beck, traz uma versão com fundamentações políticas para o apocalipse da sociedade.


Divulgação
EUA corre riscos com manobra para controlar opinião pública
EUA corre riscos com manobra para controlar opinião pública



**!!=!!** O nome da obra faz alusão ao critério que mede quais são as decisões políticas toleradas pela opinião pública. Por exemplo, se o presidente resolve aumentar o salário mínimo, todos aplaudem. Mas se ele disser que é preciso matar todos os primogênitos, a população será radicalmente contra.


O plano dos misteriosos vilões é justamente manipular as pessoas para que passem a aprovar medidas que antes seriam consideradas impensáveis.


Noah, um relações públicas especialista em política --mais preocupado com eventos sociais do que com os jogos de poder-- protagoniza a aventura. Ele conhece Molly Ross, a mulher de seus sonhos. Ela integra um grupo que sabe o que está acontecendo no país e tenta ir contra a opinião pública para salvá-lo.


O herói acredita que o fervor dos amigos de Molly não passa de teoria da conspiração. Caberá a ele conseguir separar o que é ilusão e contrapropaganda da realidade para poder tirar a nação do perigo.
Sucesso de crítica em seu país natal e elogiado por jornais como "The New York Times", "A Janela de Overton" é a estreia de Glenn Beck, autor de livros sobre teoria política, na literatura de suspense.
*
"A Janela de Overton"
Autor: Glenn Beck
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Quanto: R$ 29,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 

Aliado do premiê britânico é achado morto em festival de rock

INTERNACIONAL 



!*+*! Corpo de Christopher Shale foi achado dentro de um banheiro químico.
Para polícia, causa da morte ainda não é clara; Cameron se diz 'devastado'.


Do G1, em São Paulo

>:>\\//"" Christopher Shale, um próximo aliado político do primeiro-ministro inglês, David Cameron, foi encontrado morto neste domingo (26) dentro de um banheiro químico em uma área atrás de um palco do Festival de Glastonbury, grande evento de música e artes realizado na Inglaterra.


A informação foi passada pela Associação Conservadora de West Oxfordshire, que era comandada por Shale, e foi divulgada pelo site do jornal inglês "Guardian" durante a mesma manhã.

Ambulância chega à área VIP do festival de Glastonbury na manhã deste domingo (26) (Foto: AP)Ambulância chega à área VIP do festival de Glastonbury na manhã deste domingo (26) (Foto: AP)

As causas da morte ainda são desconhecidas. Um organizador do festival afirmou em coletiva de imprensa que "um antigo membro do partido Tory" havia morrido. "Disseram-nos que se trata de uma situação de suicídio", afirmou o produtor Michael Eavis.


'Guardian noticia morte de membro da ala conservadora inglesa (Foto: Reprodução/guardian.co.uk)
'Guardian' noticia morte de membro da ala
conservadora inglesa
(Foto: Reprodução/guardian.co.uk)

A polícia informou, no entanto, que ainda é muito cedo para afirmar com clareza o que provocou a morte, enquanto outras fontes sugeriam a possibilidade de um ataque cardíaco.


David Cameron


O primeiro-ministro se disse "devastado" pela morte do amigo, ocorrida apenas horas depois de Shale ser citado em um documento considerado estratégico da ala conservadora inglesa, publicado em um jornal de domingo.



O texto trazia uma fala do conservador dizendo que os membros do Tory, antigo partido conservador do Reino Unido, apareciam ao longo dos anos como "sem graça, vorazes, grosseiros" e precisavam de uma mudança radical.


Cameron, cujo eleitorado tem base em West Oxfordshire, emitiu um comunicado em que se dizia "devastado pela notícia". "Uma grande rocha em minha vida foi repentinamente rolada para longe", afirmou.

Ex-ministro José Graziano é o novo diretor da FAO

Coordenador do Fome Zero, Graziano já era subdiretor do órgão da ONU.
Ele venceu ministro de Assuntos Exteriores espanhol por 4 votos em pleito.




Do G1, com agências internacionais
 

Graziano durante conferência da FAO neste domingo (26) (Foto: AP)
Graziano durante conferência da FAO
neste domingo (26) (Foto: AP)
 
>**=**< O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito neste domingo (26) o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês). O anúncio foi feito por volta de 10h30 da manhã deste domingo.

Com o apoio de 92 países, ele ficou apenas quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, na segunda e decisiva ronda do pleito. Uma votação anterior incluindo outros quatro candidatos havia ocorrido logo antes, e Graziano já estava à frente de acordo com o resultado anunciado por volta de 9h.
 
Eliminados os quatro candidatos com menos votos, o brasileiro conseguiu alcançar a maioria absoluta do quórum, que era equivalente a 90 votos.

Graziano, agrônomo, professor e escritor, foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome enquanto a pasta existiu, entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Ele coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação.

A FAO elegeu o substituto do senegalês Jacques Diouf no comando. Ele está à frente da organização internacional desde 1994, eleito a três mandatos seguidos de seis anos cada. O cargo será assumido por Graziano em 1º de janeiro de 2012.

Os candidatos que disputaram o cargo na FAO, da esquerda para a direita: Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé (Espanha), Abdul Latif Rashid (Iraque), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Indroyono Soesilo (Indonésia), José Graziano da Silva (Brasil) e Franz Fischler (Áustria) (Foto: AP)
Os candidatos que disputaram o cargo na FAO, da esquerda para a direita: Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé (Espanha), Abdul Latif Rashid (Iraque), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Indroyono Soesilo (Indonésia), José Graziano da Silva (Brasil) e Franz Fischler (Áustria) (Foto: AP)
 
O futuro diretor geral terá que enfrentar um dos maiores desafios da Humanidade em sua tentativa de aumentar a produção de alimentos sem degradar o meio ambiente, com o objetivo de alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050.

No total, seis candidatos -os outros são Franz Fischler (Áustria), Indroyono Soesilo (Indonésia), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Abdul Latif Rashid (Iraque)- apresentaram em abril, na sede central da entidade, seus programas de trabalho aos ministros e representantes dos 191 países membros.

A 37ª conferência da organização, realizada em Roma, na Itália, teve a participação de 179 países.