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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Governo dos EUA revela plano de proteção de dados pessoais na internet

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DA FRANCE-PRESSE, EM WASHINGTON

[[||-@-||]] O governo dos Estados Unidos divulgou um projeto de proteção de dados de caráter pessoal na internet e anunciou o compromisso dos gigantes da indústria de respeitar o anonimato de seus usuários, em particular com uma função específica em navegadores.


Seguindo o modelo da "Declaração dos Direitos dos Cidadãos dos Estados Unidos" --a carta dos direitos e liberdades, pilar da Constituição dos Estados Unidos--, o projeto da "Carta para a Proteção dos Dados dos Consumidores", apresentado pelo governo do presidente Barack Obama, defende uma série de direitos básicos dos usuários da internet.


Esses direitos incluem o direito dos consumidores de ter o domínio sobre seus dados pessoais coletados e utilizados na internet, o respeito ao "contexto" em que essas informações foram obtidas e a garantia de segurança das mesmas.


Esses mesmos consumidores poderão acessar seus dados e, eventualmente, corrigi-los, indicou a Casa Branca nesta quinta-feira (23) em um comunicado.


Obama afirmou em um comunicado que essa carta vai permitir que sejam estabelecidas "regras para garantir que os dados pessoais dos consumidores americanos on-line sejam colocados em segurança", e declarou que "a confiança é crucial para o crescimento da economia digital".


A Casa Branca também revelou que "grandes companhias da internet e redes de publicidade on-line se comprometeram a tomar medidas para integrar a tecnologia Do Not Track à maioria dos navegadores, a fim de facilitar aos usuários o controle do rastreamento on-line".


"Empresas que representam quase 90% da publicidade on-line, incluindo Google, Yahoo!, Microsoft e AOL, concordaram em cumprir as ordens" dos usuários da internet que não querem ser rastreados.


Esse acordo será supervisionado pelo órgão encarregado de garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores, a Comissão Federal de Comércio. 
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Revista ‘Economist’ para de publicar dados oficiais argentinos

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23 de fevereiro de 2012 | 17h25
Sílvio Guedes Crespo
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*=#$#=* A revista britânica “The Economist“, que divulga toda semana mais de mil números relativos à economia de diversos países, anunciou que vai parar de publicar dados oficias da Argentina.


No lugar do índice de inflação divulgado pelo governo, o semanário vai publicar um indicador calculado pela empresa americana PriceStats. A companhia coleta preços do comércio eletrônico em 19 países.


“A Argentina sem dúvida vai dizer que [a PriceStats] mede o consumo dos ricos e não mede o dos pobres, que não compram pela internet. Mas os métodos da PriceStats  têm uma impressionante convergência com indicadores oficias de confiança em países como o Brasil e a Venezuela”, afirma a “Economist”, em artigo intitulado “Não minta para mim, Argentina”.


A revista nota que a PriceStats calcula uma inflação de 24,4% na Argentina no ano passado e de 137% no acumulado de 2007 a 2011. Já o Indec, escritório oficial de estatísticas do país, diz que a alta de preços foi de 9,7% no ano passado e de 44% nos últimos cinco anos.


Desconfiança
A oposição e empresas privadas da Argentina não acreditam nos dados oficiais. Em 2007, a entidade anunciou uma mudança de metodologia em suas pesquisas e afastou funcionários.


No ano passado, o governo multou consultorias que divulgaram levantamento de preços, com base em uma lei que impede a difusão de informações que possam confundir o consumidor.


Seria o caso de suspeitar de um complô do setor privado contra o Indec se pelo menos as autoridades confiassem em seus números. Mas o que ocorre é justamente o contrário. Aliados do governo também não querem saber dos dados oficiais.


A central sindical CTA (Central dos Trabalhadores da Argentina), segunda maior do país, defendeu um aumento salarial de 25% para os seus trabalhadores, alegando que “uma negociação abaixo dessa cifra estaria cedendo ao aumento de preços”, conforme noticiou recentemente o jornal “Clarín“. A CTA foi uma aliada da presidente Cristina Kirchner na campanha pela reeleição, em outubro do ano passado.


Segundo a “Economist”, o próprio governo oferece aos sindicatos reajustes similares aos índices não oficiais de inflação.

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