Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Europeus descobrem o quasar mais antigo do Universo

 

 CIÊNCIA

 


DA EFE 
/.}}+{{.\ Astrônomos europeus descobriram o quasar mais antigo visto até o momento a partir das observações realizadas com telescópios --entre eles, o de longo alcance do ESO (sigla em inglês de Observatório Austral Europeu), no Chile. 

Segundo os resultados do estudo, trata-se do objeto mais luminoso encontrado até agora no Universo primordial --a fase correspondente à "infância do Cosmos"--, que é alimentado por um buraco negro com 2 bilhões de vezes a massa do Sol. 

"Este quasar é uma evidência vital do Universo primordial. É um objeto muito raro que vai nos ajudar a entender como cresceram os buracos negros supermassivos em poucas centenas de milhões de anos depois do Big Bang", disse Stephen Warren, líder da equipe de astrônomos. 

A luz do quasar, chamado ULAS J1120+0641, demorou 12,9 bilhões de anos para chegar aos telescópios da Terra. Por esta razão, é visto como era quando o Universo tinha apenas 770 milhões de anos. 


M. Kornmesser/Divulgação ESO
Ilustração do quasar que possui, estimam cientistas, buraco negro com 2 bilhões de vezes a massa do Sol
Ilustração do quasar que possui, estimam cientistas, buraco negro com 2 bilhões de vezes a massa do Sol   

Anteriormente já se tinha confirmado a existência de objetos ainda mais distantes, mas o quasar recém-descoberto é centenas de vezes mais brilhante que os anteriores. 

"Demoramos cinco anos para encontrar este objeto", afirmou Bram Venemans, um dos autores do estudo, em referência ao achado.
"Encontrar este objeto envolveu uma busca minuciosa, mas o esforço valeu a pena para poder desvendar alguns dos mistérios do Universo primitivo", acrescentou. 

O brilho dos quasares, dos quais se acredita que sejam de galáxias distantes muito luminosas alimentadas por um buraco negro supermassivo em seu centro, podem ajudar a desvendar a época em que foram formadas as primeiras estrelas e galáxias.

Terremoto atinge centro do Japão e deixa 7 feridos

 

 

INTERNACIONAL




Plantão | Publicada em 29/06/2011 às 23h31m
Reuters/Brasil Online 


{:^:^:} TÓQUIO (Reuters) - Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu a região central do Japão na quinta-feira (horário local) e deixou sete pessoas feridas, mas não havia registro de danos significativos.

O epicentro do tremor, ocorrido às 8h16 de quinta-feira (20h16 de quarta em Brasília), foi em Nagano, a 120 quilômetros de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão.

Nenhum alerta de tsunami foi emitido depois do terremoto, afirmou a agência. A magnitude foi revisada para baixo em relação à leitura preliminar de 5,5.

Sete pessoas foram levadas ao hospital, incluindo aquelas feridas por objetos, mas os ferimentos não pareciam graves, afirmou um funcionário do departamento de bombeiros local.

Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas sísmicas mais ativas do mundo. O país responde por cerca de 20 por cento dos tremores de magnitude 6 ou superior registrados no planeta.

Em 11 de março, a costa nordeste foi devastada por um terremoto de magnitude 9, o maior da história do país, e por um massivo tsunami, que provocaram a maior crise nuclear do mundo em 25 anos, na usina de Fukushima. O desastre deixou até 23 mil mortos ou desaparecidos.

(Reportagem de Shinichi Saoshiro)


Ronaldinho mantém o brilho: Fla vence o América-MG e chega ao G-4

ESPORTES  - - Brasileirão 2011


Rubro-Negro sai na frente, permite a virada, mas consegue a vitória no segundo tempo: 3 a 2. Coelho continua no Z-4


por Richard Souza



#/-/-/# A rotina de empates do Flamengo parece ter sido superada. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro sofreu, mas conseguiu derrotar o América-MG por 3 a 2, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Vitória com a marca de Ronaldinho. Autor de dois gols, o Dente, como é chamado pelos companheiros, não foi brilhante. Mas soube decidir. Foi dele o primeiro, de falta, e o terceiro, após ótima jogada de Bottinelli. Deivid também marcou, chegando a quatro gols na competição. Um a menos do que o Gaúcho, que assumiu a artilharia do nacional.

O Coelho deu trabalho, conseguiu a virada no primeiro tempo, mas se encolheu demais na segunda etapa e convidou o adversário para jogar no seu campo. A expulsão de Leandro Ferreira, aos 27 da etapa final, também atrapalhou. Alessandro e Anderson marcaram para os mineiros, mas não bastou.

Com o resultado, o Fla chega a 13 pontos, sobe quatro posições e assume o terceiro lugar na tabela. O América, com cinco, continua em 17º, na zona de rebaixamento, e ainda pode ser ultrapassado.

saiba mais

No sábado, o América-MG enfrenta o Santos, em São Paulo, em jogo adiado da sexta rodada. A partida será às 18h30m, no Pacaembu. O Flamengo volta a jogar na quarta-feira que vem, contra o São Paulo, no Engenhão, às 21h50m.

R10 faz de vez as pazes com a torcida
Ronaldinho não precisa de muito para fazer valer o talento que tem. E sabe disso. Quando quer jogar e se concentra, quase sempre consegue fazer a diferença. Foi assim no início do primeiro tempo. Poucos toques na bola, alguns bons passes e categoria numa cobrança de falta. O zagueiro Gabriel errou feio ao derrubar o Gaúcho tão perto da área. O camisa 10 colocou a bola no canto de Flávio. Na tentativa de se antecipar, o goleiro ficou sem ação e não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 com apenas dez minutos. R10 chegou a quatro gols no Brasileirão e nove na temporada, sendo o segundo de falta. Marcara o primeiro na decisão da Taça Guanabara.

Abrir vantagem no placar era algo que o Flamengo não conseguia desde a estreia contra o Avaí. Mantê-la é que foi o problema. Na Arena do Jacaré, o time de Vanderlei Luxemburgo dominou as ações durante meia hora, mas foi pouco efetivo. Com Willians, Luiz Antonio e Renato, o poder de marcação do meio-campo até aumentou - as pancadas também. A defesa voltou a falhar feio na bola parada, assim como no gol sofrido contra o Atlético-MG, sábado passado. Em uma das sucessivas faltas cometidas pelos rubro-negros na intermediária, Amaral levantou, Welinton cabeceou para trás e acertou o travessão de Felipe. Na sobra, Angelim tentou dominar e permitiu que Alessandro aproveitasse o rebote, aos 37.

O gol mexeu com a equipe de Mauro Fernandes, que adiantou a marcação e levou o time a ficar mais tempo no campo do Fla. Apáticos, os visitantes aceitaram. Ronaldinho sumiu, Thiago Neves não arriscou nada além de um chute fraco de fora da área, e Deivid pouco tocou na bola.

Ronaldinho gol Flamengo x América-MG (Foto: Ag. Estado)Ronaldinho vibra na Arena do Jacaré após marcar: o atacante é o artilheiro do campeonato (Foto: Ag. Estado)
 
Pelo América, o lateral Gilson foi quem mais tentou nas investidas pela esquerda. Em uma delas, acabou derrubado por Willians no bico da área. Mais uma falta, mais um drama para a zaga rubro-negra. Amaral cruzou na primeira trave, a defesa não cortou outra vez, e o zagueiro Anderson se antecipou para o desvio, aos 45.

Virada do Coelho: 2 a 1. A marcação do árbitro Wagner Reway gerou protestos dos rubro-negros. Ronaldinho foi quem mais reclamou antes de seguir para o vestiário, apesar da clara infração de Willians.

No primeiro tempo, foram oito finalizações do América-MG contra apenas quatro do Rubro-Negro. Além disso, o time mineiro alçou cinco bolas na área. O Fla, somente três.

Deivid volta a ser eficiente
Os gritos da torcida rubro-negra por Negueba começaram pouco depois do primeiro gol do América. O garoto voltou do intervalo no lugar de Luiz Antonio, na mesma formação que terminara a partida contra o Galo. Aberto pela direita, ele foi sempre uma boa alternativa e deu velocidade ao time nos contra-ataques. Léo Moura avançou um pouco mais, Ronaldinho arriscou alguns dribles objetivos, Thiago Neves despertou, e Deivid, enfim, começou a se mover para dar opções. Funcionou, aos dez minutos. Thiago Neves dominou na entrada da área, limpou para o chute, mas resolveu dar o passe. Dentro da área, Deivid girou e bateu cruzado: 2 a 2. Na comemoração, ele distribuiu palavrões na direção da arquibancada.

O América se assustou e não manteve o bom ritmo da parte final do primeiro tempo. O time até rondou a área do Flamengo, mas foi previsível e arriscou pouco. Os laterais Gilson e Marcos Rocha e o meia Amaral foram os que mais tentaram. Alessandro e Fábio Junior até batalharam, mas foram raras as chances de concluir. O Coelho ainda perdeu Leandro Ferreira, que fez falta em Willians, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Com o cartão vermelho, os dois treinadores mudaram. Luxa tirou Willians e colocou Bottinelli. Mauro Fernandes tirou Rodriguinho e Fábio Júnior para as entradas de Fabrício e Willian Rocha, respectivamente. Virou jogo de ataque contra a defesa. O técnico do Flamengo percebeu e fez outra troca, colocando Diego Maurício no lugar de Deivid. O Flamengo tinha a bola a maior parte do tempo, ocupava o campo do adversário, mas sem conseguir chegar perto do gol. Os chutes de longa distância de Bottinelli foram boas opções, mas foi Ronaldinho quem decidiu. Aos 39, o argentino recebeu na intermediária, teve tempo de olhar e enxergar R10 livre. O Gaúcho ajeitou e bateu colocado, longe do alcance de Flávio: 3 a 2.

O árbitro deu três minutos de acréscimos, o Flamengo recuou, e o América-MG ainda rondou o gol rubro-negro. Era o efeito colateral da falta de marcadores. Exposto, Welinton era facilmente envolvido. Mas, para sorte da torcida rubro-negra, o tempo era curto.


AMÉRICA-MG 2 X 3 FLAMENGO
Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Leandro Ferreira, Amaral (Kempes) e Rodriguinho (Fabrício); Alessandro e Fábio Júnior (Willian Rocha).Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians (Bottinelli), Luiz Antonio (Negueba), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Mauro Fernandes.Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Data: 29/06/2011. Horário: 19h30m (de Brasília). Local: Arena do Jacaré, Sete Lagos (MG). Árbitro: Wagner Reway (PR). Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT).
Cartões amarelos: Amaral, Alessandro e Leandro Ferreira (América-MG). Willians, Ronaldinho Gaúcho, Junior Cesar e Bottinelli (Flamengo). Cartão vermelho: Leandro Ferreira.
Gols: Ronaldinho Gaúcho, aos 10, Alessandro, aos 37, e Anderson, aos 45 minutos do primeiro tempo. Deivid, aos 10, e Ronaldinho Gaúcho, aos 39 minutos do segundo tempo.
DIGITAL & MÍDIA


*\\!!//* RIO - Mark Zuckerberg, fundador da maior rede social do momento, está ainda mais rico, segundo a "Forbes" . Com a venda de uma pequena fatia do Facebook, a fortuna do jovem empresário saltou de US$ 13,5 bilhões para US$ 18 bilhões nesta semana. Nesta segunda-feira, o GSV Capital comprou 225 mil ações do Facebook a um preço médio de US$ 29,28 por papel, dando ao site uma valorização de cerca de US$ 70 bilhões.


GSV CAPITAL: Fundo compra fatia do Facebook e avalia site em US$ 70 bi
EXECUTIVO:Facebook contrata CEO da Netflix e aguarda IPO
IPO: Facebook pode ser avaliado em US$ 100 bilhões em oferta pública de ações


O montante torna Zuckerberg o terceiro na lista dos líderes em tecnologia mais ricos do mundo. O fundador do Facebook perde apenas para Bill Gates, criador da Microsoft (com US$ 56 bilhões), e Larry Ellison, da Oracle (com US$ 39,5 bilhões).

Zuckerberg, que já havia ultrapassado a fortuna de Steve Jobs, CEO da Apple - que tem US$ 8,3 bilhões - é agora mais abastado que Steve Ballme, CEO da Microsoft, que tem um total de US$ 14,5 bilhões, e Larry Page e Sergey Brin (cofundadores da Google), que perderam dinheiro nos últimos meses.

As ações da Google caíram cerca de 17% desde que foi divulgada a última lista de bilionários da "Forbes", em março. Estima-se que a fortuna de cada um dos cofundadores da Google tenham caído dos US$ 19,8 bilhões para US$ 17 bilhões.
O fundador do Facebook, que nem chegou aos 30 anos, tem ao lado outros bilionários com origem na rede social, como Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin, Parker Sean, Peter Thiel e Yuri Milner.

Sub-17: Brasil vence Equador e passa às quartas do Mundial


ESPORTES - - Futebol




Publicada em 29/06/2011 às 19h01m
O Globo (esporteglb@oglobo.com.br)

<\\_,:// RIO - A seleção brasileira sub-17 venceu no começo da noite desta quarta-feira o Equador, por 2 a 0, e está classificada para as quartas-de-final do Mundial da categoria. Os atacantes Ademílson, do São Paulo, e Léo, do Cruzeiro, fizeram os gols da vitória. No domingo, às 20h (horário de Brasília), o time comandado pelo técnico Emerson Ávila enfrenta Japão ou Nova Zelândia na disputa por um lugar na semifinal da competição.

O Brasil começou bem e Ademílson, com um chute de fora da área, abriu o placar aos 15 minutos. Antes, ele havia sofrido pênalti não marcado pela arbitragem. Aos poucos, no entanto, a seleção diminuiu o ritmo e o Equador pressionou. O goleiro Charles evitou gol de Cevallos aos 33 minutos e, no segundo tempo, voltou a fazer intervenção importante aos 15, fazendo defesa aos pés de Mercado. No rebote, o zagueiro Marquinhos evitou um gol sobre a linha.

O gol do alívio só veio a quatro minutos do fim. Após cobrança de falta, Léo cabeceou e fez o segundo.

Cobra com duas cabeças é vista na Alemanha

CIÊNCIA


O animal mutante, da espécie python regius, não é venenoso
 
Cobra pithon com duas cabeças é fotografada no sul da Alemanha / Foto: Patrick Seeger/AFP
Cobra pithon com duas cabeças é fotografada no sul da AlemanhaFoto: Patrick Seeger/AF
Uma cobra com duas cabeças, da espécie python regius, é fotografada em Villingen-Schwenningen, no sul da Alemanha. O animal mutante tem um ano de idade e mede cerca de 50 centímetros.

A espécie preta e dourada é nativa da África e não é venenosa, o que faz com que seja bastante procurada como animal doméstico.

Película promete transformar tela de celular e TV em monitor 3D

TECNOLOGIA & Games


Fotos em filmes são visualizados em três dimensões sem óculos especiais.
Há versões para iPhone, iPad, monitores e televisores.



Do G1, em São Paulo
 

">>.||.<<" Uma película, similar as utilizadas para proteger a tela de celulares, promete fazer com que os aparelhos reproduzam fotos e filmes em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Chamada de Pic3D, o acessório apresenta versões de para iPhone, que custa a partir de 2 mil ienes (cerca de R$ 38) até para monitores, ou TVs, de 23 polegadas, que sai por 15 mil ienes (R$ 291, aproximadamente).

O acessório utiliza um sistema que, de acordo com a fabricante Global Wave, permite transmitir 90% da iluminação da tela dos aparelhos e proporciona um ângulo de visão de 120º. A tela funcionará para vídeos e fotos em 3D que apresentam imagens "lado a lado", como alguns vídeos do YouTube, por exemplo.

Película promete transformar telas convencionais em telas 3D (Foto: Divulgação)Película promete transformar telas convencionais em telas 3D (Foto: Divulgação)
 
Ainda, segundo a empresa, há versões para iPad, iPod touch e monitores ou telas de de 12,1 polegadas, 21,5 polegadas e 23 polegadas. A previsão da Global Wave é iniciar a venda do produto a partir de agosto.
ESPORTES - - - Seleção Brasileira de futebol feminino


 MUNDIAL  Feminino



Com chapéus, Brasil inicia Mundial feminino com vitória


DE SÃO PAULO


#\o/-\o/# Com dois chapéus de Cristiane em lance que terminou em gol de Rosana, a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo feminina com vitória sobre a Austrália por 1 a 0, no estádio Borussia-Park, na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, na tarde desta quarta-feira.

Frank Augstein/Associated Press
Autora do gol da vitória Rosana (esq.) e Formiga vibram; clique e veja galeria
Autora do gol da vitória, Rosana (esq.) e Formiga vibram; clique e veja galeria
O Brasil, que nunca conquistou a edição feminina do Mundial, lidera o Grupo D ao lado da Noruega, com três pontos. Austrália e Guiné Equatorial não pontuaram.

O gol da vitória foi marcado no início do segundo tempo, aos 8min, por Rosana. O jogo, contudo, foi marcado pela dificuldade da equipe brasileira. Foram muitos passes perdidos, falhas na marcação e dificuldade na articulação de jogadas. O tento da vitória começou em um lance individual de Cristiane.

O próximo compromisso da seleção brasileira será no domingo contra a Noruega, em Wolfsburgo. No mesmo dia a Austrália enfrentará a Guiné Equatorial, em Bochum.

O JOGO

Assim como esperado, o técnico Kleiton Lima escalou a seleção brasileira com três zagueiras, numa tentativa de reforçar a marcação --característica que mais preocupava o treinador. No ataque, Lima tentou deixar a equipe perigosa, com tridente ofensivo formado por Marta, Rosana e Cristiane.

A escolha, contudo, não surtiu efeito no primeiro tempo. Demonstrando muito nervosismo, a equipe cometeu falhas de marcação, errou passes em jogadas simples e criou poucos lances ofensivos. Foram seis finalizações, com apenas um chute certo ao gol --Marta, aos 20min, parando em defesa de Barbieri.

Já a Austrália, que apostou na posse de bola e ficou postada no campo de defesa, teve cinco finalizações --apenas um tiro acertou o alvo, mas foi defendido por Andreia. Os melhores lances da equipe da Oceania foram criados em falhas da defesa brasileira, especialmente nas laterais do campo.

O Brasil iniciou o segundo tempo cometendo erros semelhantes, mas em uma jogada individual de Cristiane abriu o placar, aos 8min. A camisa 11 aplicou dois chapéus em duas adversárias e tocou para Rosana, na entrada da área. A jogadora dominou a bola, tirou a defensora e, de pé esquerdo, mandou no gol.

O gol, no entanto, não melhorou a apresentação brasileira. A equipe continuou apresentando as mesmas dificuldades e só conseguiu se aproximar do segundo gol em jogadas individuais de Cristiane e Marta.

No final da partida, após quase levar o empate em finalização de De Vanna, a equipe brasileira recuou, segurando a vitória na estreia do Mundial.

Taxa de desemprego em Salvador fica estável em 15,6%

BAHIA
  Quarta-feira, 29/06/2011 - 14:35

 
 Mercado de trabalho e economia

 
Pesquisa
 
 
 
$%:*:%$ Salvador - Em maio, a taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador ficou relativamente estável, passando de 15,7% em abril para 15,6% da População Economicamente Ativa (PEA), em maio último. Essa é a menor taxa de desemprego registrada para os meses de maio ao longo da série da Pesquisa de Emprego e Desemprego na RMS (PEDRMS), que teve início em dezembro de 1996. A PEDRMS é realizada pela Superintendência de Estudos Econômico e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com Dieese, Seade e Setre.

O contingente de desempregados no mês foi estimado em 286 mil pessoas, 2 mil a menos que no mês anterior. Esse resultado deveu-se à criação de 3 mil postos de trabalho na região, número superior às mil pessoas que ingressaram na PEA. No mês em análise, a taxa de participação, indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, passou de 55,7% para 55,6%. Já o contingente de ocupados foi estimado em 1.548 mil pessoas, 3 mil a mais do que o do mês anterior.

“Os dados obtidos para a ocupação e o desemprego nesses cinco primeiros meses do ano indicam que o ano de 2011 será mais favorável que o anterior. Até o momento, o comportamento da ocupação tem sido positivo: temos mais pessoas trabalhando do que tínhamos no mesmo mês do ano de 2010 desde janeiro. Além disso, o número de pessoas desempregadas é sempre inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado nesses cinco meses, o que também é favorável”, explica Luiz Chateaubriand, analista da PED pela SEI. “Contudo, devemos ficar atentos para os efeitos da redução no ritmo de crescimento da economia brasileira e os seus reflexos no mercado de trabalho local”, pondera o especialista.

Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, o nível ocupacional elevou-se no Comércio (8 mil ou 3,3%), na Indústria (7 mil ou 4,9%) e no agregado Outros Setores (6 mil ou 4,5%), que inclui Serviços Domésticos e Outras Atividades. A ocupação manteve-se estável na Construção Civil. Apenas no setor de Serviços houve redução de postos (-18 mil ou -2,0%).

No mês de abril, o rendimento médio real cresceu para os ocupados (2,0%) e assalariados (2,2%). Os valores desses rendimentos foram estimados em R$ 1.063 e R$ 1.164, respectivamente.

Para o conjunto das sete regiões metropolitanas onde a PED é realizada, a tendência também foi de relativa estabilidade, com a taxa de desemprego passando de 11,1%, em abril, para os atuais 10,9%. A pesquisa estimou um contingente de 2.410 mil desempregados em maio, 40 mil a menos do que no mês anterior. No conjunto das regiões, o nível ocupacional aumentou no Comércio (93 mil, ou 3,0%), no agregado Outros Setores (59 mil, ou 3,9%) e na Construção Civil (24 mil, ou 1,9%), permanecendo relativamente estável nos Serviços (14 mil, ou 0,1%) e na Indústria (2 mil, ou 0,1%).

O nível de ocupação aumentou em Belo Horizonte (1,8%), São Paulo (1,3%), Distrito Federal (1,0%) e, em menor medida, Fortaleza (0,6%). Nas demais regiões esse indicador pouco se alterou no período: 0,3% em Recife; 0,2% em Salvador; e -0,1% em Porto Alegre.

Queda - Em relação a maio de 2010, a taxa de desemprego na RMS diminuiu intensamente, ao passar de 18,2% para os atuais 15,6% da PEA. No mesmo período, o contingente de desempregados diminuiu em 51 mil pessoas, como resultado da geração de 32 mil ocupações e da redução do número de pessoas no mercado de trabalho (-19 mil).

A taxa de participação passou de 57,7%, em maio de 2010, para os atuais 55,6%. Nos últimos 12 meses, o número de ocupados aumentou 2,1%, passando de 1.516 mil para 1.548 mil pessoas.
Entre os setores, observou-se crescimento na Indústria (25 mil ou 20,2%), na Construção Civil (17 mil ou 15,7%)e no agregado Outros Setores, que inclui os Serviços Domésticos e Outras Atividades (10 mil ou 7,8%). Por outro lado, houve decréscimo no setor de Serviços (-12 mil ou -1,3%) e no Comércio (-8 mil ou -3,1%).

Na comparação com abril de 2010, o rendimento médio real decresceu para os ocupados (-5,2%) e para os assalariados (-4,3%).

Custo de guerras dos EUA deve superar US$ 3,7 tri, diz estudo

INTERNACIONAL



DA REUTERS, EM NOVA YORK



]::^.^::[ Quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, citou o custo como uma razão para retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão, ele se referiu a uma quantia de US$ 1 trilhão gastos pelo país em seus atuais conflitos bélicos.


Mas, por maior que pareça, essa cifra subestima grosseiramente o custo total para o Tesouro dos EUA das guerras no Iraque, Afeganistão e Paquistão, e ignora valores mais vultosos que ainda devem surgir, segundo um estudo divulgado na quarta-feira.
A conta total deve ficar entre US$ 3,7 e US$ 4,4 trilhões, de acordo com o projeto de pesquisa intitulado "Custos da Guerra", feito pelo Instituto Watson de Estudos Internacionais, da Universidade Brown (http://www.costsofwar.org).


Nos dez anos transcorridos desde que os soldados norte-americanos desembarcaram no Afeganistão para perseguir os líderes da Al Qaeda responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001, os gastos nos conflitos totalizaram uma soma de US$ 2,3 a US$ 2,7 trilhões.


Mas a cifra vai continuar aumentando, pois precisa levar em conta custos muitas vezes ignorados, como as pensões vitalícias para veteranos feridos e os gastos estimados para o período de 2012 a 2020. A estimativa não inclui pelo menos outro US$ 1 trilhão gastos em juros da dívida bélica, e bilhões de dólares em gastos impossíveis de contabilizar, segundo o estudo.


Em termos humanos, as atuais guerras dos EUA causaram 224 mil a 258 mil mortes diretas, o que inclui 125 mil civis no Iraque. Muitas outras pessoas morreram em consequência indireta dos conflitos --por exemplo, por desnutrição e falta de acesso a atendimento médico e água potável. Outras 365 mil pessoas ficaram feridas, e 7,8 milhões de pessoas precisaram deixar suas casas.


A pesquisa reuniu mais de 20 acadêmicos para tentar destrinchar informações que nem sempre aparecem de forma consistente ou transparente nos relatos oficiais.
O relatório salienta o ônus que os conflitos continuarão impondo ao orçamento federal dos EUA, que já se encaminha para uma situação insustentável devido ao envelhecimento da população norte-americana e à disparada nos custos da saúde.


O texto também questiona o que os EUA ganharam com esse trilionário investimento bélico.
"Espero que, ao olharmos para trás quando isto acabar, algo muito bom tenha resultado", disse o senador republicano Bob Corker à Reuters em Washington.

Brasil cai para 5 ° no ranking da FIFA

FUTEBOL -- INTERNACIONAL



Espanha segue líder do ranking da Fifa; Brasil cai para 5º, atrás da Inglaterra.



por ESPN.com.br com Agência EFE
##//\\*!! A seleção espanhola segue na liderança do ranking da Fifa, divulgado nesta quarta-feira, enquanto o Brasil foi ultrapassado por Alemanha e Inglaterra e agora figura na quinta colocação.

A campeã mundial Espanha mantém a ponta com 1.871 pontos, 210 mais que a Holanda, vice-campeã na Copa do Mundo da África do Sul.

A Argentina, que sediará a Copa América a partir desta sexta-feira, perdeu cinco posições e é apenas a nona agora. O outro sul-americano entre os 20 primeiros é o Uruguai, em 18º.




Veja as 20 primeiras colocações do ranking da Fifa:



1. Espanha 1.871 pontos

2. Holanda 1.661

3. Alemanha 1.417

4. Inglaterra 1.146

5. Brasil 1.130
6. Itália 1.059

7. Portugal 1.046

8. Croácia 1.033

9. México 1.007

10. Argentina 979

11. Noruega 972

12. Grécia 959

13. Japão 925

14. Costa do Marfim 922

15. França 920

.16. Montenegro 915.

.17. Rússia 914.

.18. Uruguai 909.

.19. Suécia 884.

.20. Dinamarca 857

Jogador do Atlético-MG se envolve em acidente na Pampulha, em BH

MINAS GERAIS  - - - Notícias


Richarlyson teria feito uma conversão sem dar seta.
Motoqueiro bateu no carro do jogador e teve ferimentos leves.

Do G1 MG
 







!*\o/*! O jogador do Atlético-MG Richarlyson se envolveu em um acidente de trânsito no fim da noite desta terça-feira (28) no bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O meio-campo teria dito aos policiais que seguia pela via quando o motoqueiro bateu na porta, do lado dele, e caiu.

Mas testemunhas informaram que o atleta estava na faixa da direita e virou à esquerda para fazer um retorno, fechando o motoqueiro. O rapaz de 26 anos ficou caído no chão enquanto aguardava o socorro.

Na versão dele, Richarlyson não teria dado seta para virar.O piloto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e teve apenas ferimentos leves.

Uma viatura da Polícia Militar (PM) esteve no local e o jogador prestou esclarecimentos. De acordo com a PM, o motoqueiro não tem habilitação, a documentação do veículo foi apreendida e a moto levada para o Departamento de Trânsito (Detran).

Os policiais informaram ainda que o motoqueiro e o jogador não apresentavam sinais de embriaguez.

Banco Central eleva projeção para a inflação neste ano e em 2012

ECONOMIA & NEGÓCIOS


Relatório de Inflação do BC estima um IPCA para 2011 de 5,8%; para o próximo ano, expectativa é de inflação de 4,8%



29 de junho de 2011 | 8h 49
 
Fabio Graner e Renata Verissimo, da Agência Estado
 

$%*%$ BRASÍLIA - O Banco Central elevou, no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado há pouco, a projeção de inflação medida pelo IPCA em 2012, de 4,6% para 4,8%, no cenário de referência. Nas projeções trimestrais para o ano que vem, a inflação esperada ao final do primeiro trimestre subiu de 4,8% para 5,1%; para o segundo trimestre, o BC elevou a estimativa do IPCA de 4,4% para 4,6%. Essa mesma projeção foi repetido para o trimestre seguinte, o terceiro de 2012.

Para este ano e também no cenário de referência, a previsão de inflação passou de 5,6% para 5,8%. O BC espera que ao final do segundo e terceiro trimestres de 2011, o IPCA esteja acima do teto da meta de inflação, de 6,5%. O cenário para este trimestre foi elevado de 6,4% para 6,7% e, para o trimestre seguinte, passou de 6,6% para 6,7%.

O BC divulgou ainda que espera um IPCA de 4,7% no primeiro trimestre de 2013 ante uma previsão de 4,5% no relatório anterior, divulgado em março. Para o segundo trimestre de 2013, o BC prevê um IPCA de 4,4%. O cenário de referencia prevê juros básicos constantes de 12,25% ao ano.

PIB

O Banco Central manteve em 4% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011. O Relatório de Inflação de junho ressalta que o modelo que gera as projeções de expansão da economia utiliza duas variáveis: o produto potencial e o hiato do produto.

Por isso, "os erros de previsão associados a essas projeções são consideravelmente maiores do que os erros contidos nas projeções de inflação".

Cenário alternativo

O Relatório de Inflação estima uma inflação, medida pelo IPCA, de 4,7% em 2012, no cenário alternativo. A projeção no documento de março era de 4,4%.

Para 2011, por este cenário, a inflação esperada é 5,8% ante os 5,5% da última projeção. O BC estima ainda que a inflação acumulada em 12 meses no segundo trimestre de 2013 será de 4,3%.

O cenário alternativo considera a manutenção da taxa de câmbio, "no horizonte relevante", em patamares semelhantes ao do passado recente e a trajetória de juros coletada pelo Banco Central.

Caso de mãe acusada de matar filha de 2 anos atrai atenção nos EUA

NOTÍCIAS




DA BBC BRASIL


*||=:=||* O julgamento de uma mulher acusada de matar sua filha de 2 anos em 2008, na Flórida, e afirmar que ela havia sido sequestrada pela babá vem recebendo grande atenção da mídia americana, com alguns comentaristas já o chamando de "julgamento da década".

O caso, recheado de detalhes surpreendentes e versões conflitantes, é objeto frequente de discussões em talk shows, lidera listas de notícias mais lidas em vários portais americanos na internet e vem aparecido seguidamente entre os assuntos mais discutidos no Twitter nos Estados Unidos.

Os ingressos para acompanhar o julgamento ao vivo são disputados diariamente por centenas de pessoas que passam horas em filas na porta do tribunal em Orlando.

Red Huber/Associated Press
Casey Anthony ouve testemunho da mãe; ela alegou que a filha morreu afogada acidentalmente na piscina de casa
Casey Anthony ouve testemunho da mãe; ela alegou que a filha morreu afogada acidentalmente na piscina de casa

O julgamento está previsto para terminar até o fim desta semana, e a promotoria do Estado da Flórida pede que Casey Anthony, 25, seja condenada à morte.

Um dos detalhes mais discutidos do caso foi a divulgação de fotos de Casey se divertindo em festas com amigos durante o período no qual a filha estava supostamente desaparecida.

Ela é acusada de ter sufocado Caylee, 2, com fita adesiva sobre sua boca e o nariz e de ter jogado o seu corpo em decomposição em um bosque perto de sua casa, em Orlando, após circular por vários dias com ele no bagageiro de seu carro.

Em julho de 2008, supostamente mais de um mês depois do assassinato, a mãe de Casey a denunciou à polícia por não deixá-la ver a neta. Cindy Anthony também relatou ter sentido um odor forte no carro da filha.

RESTOS EM DECOMPOSIÇÃO

Inicialmente, Casey afirmou que Caylee havia sido sequestrada por uma babá. Seus pais chegaram a contratar investigadores particulares para procurar a neta, mas os restos em decomposição da menina foram encontrados após vários meses, em dezembro de 2008, depois que um funcionário de uma empresa de checagem de medidores de energia ter relatado ter visto algo suspeito no bosque em Orlando.

Red Huber/Reuters
Cindy Anthony com sua avó, Caylee, na piscina da casa da família em Orange County, na Flórida
A menina Cindy Anthony com sua avó, Caylee, na piscina da casa da família em Orange County, na Flórida

Após ser acusada pelo crime, Casey mudou sua versão, dizendo que a filha morreu afogada acidentalmente na piscina de casa e que não reportou a morte por medo.

Segundo a defesa de Casey, ela teria entrado em pânico e teria encobertado a morte da filha com a ajuda do pai, George Anthony.

O pai nega a acusação, mas a promotoria tenta incriminá-lo com evidências de que ele teria pregado cartazes com a foto da neta supostamente desaparecida com a mesma fita adesiva usada para sufocá-la.

Helicópteros da Otan matam militantes no telhado de hotel de Cabul

NOTÍCIAS



DA BBC BRASIL


#$*$# Helicópteros da Otan dispararam na madrugada desta quarta-feira contra militantes no telhado de um hotel da capital afegã, Cabul, após um ataque ao local com explosões suicidas e atiradores.

Três militantes foram mortos pelos disparos feitos por dois helicópteros da Otan no telhado do Hotel Intercontinental, em um enfrentamento que durou quase cinco horas.

Outros três militantes e pelo menos dez civis foram mortos durante o ataque terrorista ao hotel.

Massoud Hossaini/France Presse
Disparos são vistos no escuro durante ataque a hotel em Cabul; Taleban reivindica ação que teria matado dez
Disparos são vistos no escuro durante ataque a hotel em Cabul; rebeldes envolvidos foram mortos

Um porta-voz do Taleban reivindicou o ataque para o grupo.

O Hotel Intercontinental é popular entre os estrangeiros em Cabul. Segundo as primeiras informações, nenhum hóspede foi ferido durante a ação.

Ao amanhecer, fumaça e fogo ainda podiam ser vistos no hotel.

Membros dos serviços de segurança afegãos disseram que seis militantes atacaram o hotel e que todos foram mortos.

Segundo o Ministério do Interior, os civis mortos no hotel eram funcionários afegãos.

CENAS DE PÂNICO

O ataque foi iniciado durante a noite da terça-feira, quando muitos hóspedes jantavam no restaurante do hotel.

No momento do ataque, também havia uma festa de casamento sendo celebrada no hotel, além de um encontro de governadores de províncias.

Segundo autoridades afegãs, a reunião de governadores pode ter sido o alvo dos ataques.

Membros do governo afegão disseram à BBC que um suicida se explodiu na frente do hotel e outro no segundo andar.

Testemunhas disseram que houve cenas de pânico, com hóspedes correndo em busca de um local seguro.

As tropas afegãs e a polícia cercaram o hotel e cortaram a energia elétrica do local.

Segundo o ministro do Interior, o corte da eletricidade foi intencional e as forças de segurança afegãs usavam equipamentos para visão noturna.

AJUDA

Disparos intensos e explosões no hotel podiam ser ouvidos a uma distância de até cinco quilômetros, segundo o correspondente da BBC em Cabul Bilal Sarwary.

Segundo a polícia, um militante foi morto quando as forças de segurança entraram no hotel.
Três militantes conseguiram se refugiar no telhado, e as autoridades afegãs pediram então a ajuda da Força de Assistência Internacional de Segurança (Isaf), a missão da Otan no país.


Segundo o major Tim James, porta-voz da Isaf, os militantes mortos pelos helicópteros da Otan sobre o telhado do hotel pareciam estar vestindo coletes com explosivos.

Um funcionário afegão disse ainda que os militantes tinham granadas de mão, lançadores de granadas e metralhadoras AK-47.

A ação terrorista também ocorreu na véspera do início de uma conferência sobre a transição das responsabilidades da Isaf para as forças de segurança afegãs.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos condenou o ataque, dizendo que ele demonstrou "o completo desprezo dos terroristas pela vida humana".

SEGURANÇA FORTE

Segundo correspondentes locais, o Intercontinental é um dos hotéis com o mais forte esquema de segurança de Cabul.

A situação em Cabul era de calma e estabilidade nos últimos meses, apesar do aumento da violência em outras partes do país desde a morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, por forças americanas no
Paquistão, em 2 de maio, e pelo início da "ofensiva de primavera" do Taleban.


Em janeiro de 2008, militantes haviam tomado o hotel mais luxuoso de Cabul, o Serena, e mataram oito pessoas, incluindo um americano, um norueguês e uma filipina.