Total de visualizações de página

sábado, 29 de dezembro de 2012

Compartilhar: a chave para economia verde

GIPOPE®- OPINIÃO.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
BRASIL --\\-- ECONOMIA & NEGÓCIOS -.=.- SUSTENTABILIDADE & CONSUMO --..-- MEIO AMBIENTE & DESENVOLVIMENTO -:::- {[ Projetos & Cidadania ]}


  • Cresce no mundo iniciativas de Consumo Colaborativo, no qual o uso é mais importante que posse do bem.

.*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012 - Logística & Solutions. >.< *.*.*.
Divulgando:
.---------------------------------------------------------.........---------------------------------------------------------------.


















-------------------------------------------------------------------------_------------------------------------------------
*** - Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral. - ***
Estacas e Mourões Vitória.
Xx._ _ -__-___ ___-______-____._____-_____.-.-._________._________-______-____.xX
RIO — Buscar formas de compartilhar, trocar, vender produtos ou serviços: essa é a base do chamado consumo colaborativo, listado pela revista americana “Time” entre uma das “Dez ideias que podem mudar o mundo”. A prática, que já é popular nos Estados Unidos, Europa e Austrália, vem ganhando adeptos no Brasil. São iniciativas para organizar caronas, promover o compartilhamento de carros e bicicletas ou a troca de moradias para as férias, bem como os já manjados sites que fazem intermediação da venda de objetos usados, os brechós e as casas de aluguel de roupas.

— As cidades, especialmente as europeias, que já têm uma maturidade de planejamento urbano diferente, com o sofrimento advindo da crise tiveram de repensar o consumo. E o sistema colaborativo, além de trazer economia, traz outras vantagens. A dificuldade é o tempo de busca e acesso a acervos para troca, o que vem sendo driblado com aplicativos e sites, como um americano que permite saber o que está disponível para compartilhamento no raio de um quilômetro da sua casa. Quando se alcança escala, pode-se chegar a um modelo de negócios lucrativo, tanto para o empreendedor quanto para o meio ambiente — diz Camila Haddad, uma das mentoras da Cinesi, site voltado ao compartilhamento de conhecimento.

Resgate das relações interpessoais
Camila já trabalhava com consumo consciente quando decidiu se debruçar sobre o modelo colaborativo em seu mestrado na Universidade de Londres. A confiança, maior entrave ao novo sistema, foi seu objeto de estudo.

— Nos centros urbanos, há um isolamento, você não conhece sequer seus vizinhos, como abrir a porta e emprestar o carro? Fui estudar como impulsionar a confiança e observei que, quanto maior o engajamento das pessoas em consumo colaborativo pela internet, maior no mundo real, e vice-versa — explica Camila. 

— Nas entrevistas percebi que, nesse tipo de consumo, quando a primeira experiência é boa, há um impacto positivo na confiança no ser humano de forma geral, e isso faz com que as pessoas ampliem seu comportamento de compartilhamento. Essa mudança altera a forma como nós nos relacionamos com os outros e com a sociedade, e também como os negócios são feitos. O importante passa a ser o uso e não a posse, e as empresas têm de passar a pensar mais a longo prazo, até em formas de fazer um upgrade no produto sem que seja necessário o descarte. É um mundo novo.

João Paulo Amaral, pesquisador do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ressalta que o novo modelo demandará também uma nova postura mercadológica das empresas, que pressupõe transformar produto em serviço. Um modelo de negócios muito próximo à sustentabilidade, diz:

— Pelo lado das empresas, é preciso enfatizar a continuidade do uso daquele produto. E pelo lado da sociedade, é necessária uma mudança de conceito. O mais importante é o desafio de resgatar relações interpessoais. O consumo colaborativo não traz só redução de despesas e de recursos naturais, mas a necessidade de estabelecer relações de confiança, de respeito. E o compartilhamento não deve ser só de bens, mas também de experiências.

Sustentabilidade com conforto
Segundo Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, que defende o consumo consciente, essa mudança de modelo levará a uma transição de uma sociedade fortemente industrializada para uma sociedade de serviços.

— O importante no consumo é o que dá bem estar, não o valor, a posse. É preciso repensar a vida, é uma mudança de cultura ao longo do tempo. Os varejistas de hoje, que pensam apenas em vender bens, vão começar a pensar em aluguel, na prestação de serviços de manutenção. E a demanda por mais serviços significa mais emprego e menos uso de recursos naturais. Hoje consumimos 50% a mais do que o planeta é capaz de renovar. O compartilhamento é uma solução, sem perda de conforto e de conveniência — afirma Mattar.

Ele acrescenta que adotar o consumo colaborativo pode trazer benefícios com pequenas mudanças:
— Um exemplo são os produtos e equipamentos para manutenção doméstica usados raramente, como furadeira, alicate, martelo, que poderiam ser compartilhados com vizinhos ou alugados. Outro são as máquinas de lavar, que em prédios americanos ficam concentradas numa lavanderia: ganha-se em durabilidade, com aparelhos mais robustos e serviços de manutenção que não o deixam na mão, além de a maior capacidade das lavadouras proporcionar economia de água.

Jaqueline Santos não conhecia o conceito de consumo compartilhado, mas já o pratica há três anos. Em frente a sua papelaria, em Niterói, ela criou um ponto de compartilhamento de livros:
— Comecei com os livros do meu sobrinho. Coloquei numa caixa para doar e logo apareceram pessoas perguntando se podiam trazer livros para a gente. Acabou que o bairro todo comprou a ideia. Negócio sem dinheiro é sempre muito bom, muito saudável — conta Jaqueline.

A professora Isabela Brandão já era cliente da papelaria de Jaqueline e passou a ser uma das colaboradoras e usuárias mais frequentes da “biblioteca”.

— É uma forma de fazer a cultura girar. E ninguém tem mais lugar para guardar livro em casa. Além disso, essa experiência abre a visão de comunidade e as portas para outros compartilhamentos — afirma.

...----------------==------------------------_--------------.--------------------- ---------------------==-----------------…
GIPOPE® - GARIBA'S Ʃ LOGÍSTICA & SOLUTIONS - Rua Pedro Manoel da Cunha, 50 - Dionísio - Mota - Valente - Bahia - Brasil.
Telefone. 075 - 9989 - 9970
                                                                               075 - 8299 - 8117

Anuncie aqui a sua Empresa!... Sua logomarca é forte!
Ela merece visibilidade e reconhecimento.
Competência e Credibilidade sempre fazem a diferença!...
.__________________________________________________________________________________________________________.
Gipope
   ®
 
   ---------_----------_---------_-------------2.012 -.- 2.012------------- -----------_--------_-----------
   
   -s'abiraG

Lista reúne histórias falsas que fizeram sucesso na web


GIPOPE®- iNFORMATIONS.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
INTERNACIONAL --\\-- PLANETA ESDRÚXULO -.=.- FATOS & FOTOS --..-- VÍDEOS & WEB 2.0 -:::- {{ Ranking & Status }}

Falso vídeo que mostrava águia capturando bebê virou sensação na web.
Em 2011, falsa tatuagem de fezes feita por homem traído ganhou destaque.

Divulgando:
.----------------------------------------------------------.....--------------------------------------------------------------.
Quem pesquisa compra aqui!
Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia.



Contato: 075 - 3263 - 3207 --\\-- 075 - 8119 - 7016

||_____-----____-______-$._____-___--- ______-___$.$___-______---____-______,$, ____-____-___---=--______||

*** - TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! - ***
||Xx. _ -____--___--___ __---______-----______--_____ ___ __...._____ .. ___-__....--._ ... _____-- ______--_____-----____ __--_____.xX||


29/12/2012 07h00- Atualizado em 29/12/2012 11h40
Do G1, em São Paulo
Neste mês, um vídeo que mostraria supostamente uma águia capturando um bebê em um parque no Canadá fez grande sucesso na internet, alcançado mais de 30 milhões de visualizações (veja aqui o original). 

Depois, três estudantes de uma universidade de Montreal admitiram que haviam criado o vídeo como parte de um curso de animação. Abaixo, o G1 reúne essa e outras histórias falsas que fizeram sucesso na web.
Vídeo falso atingiu mais de 30 milhões de visualizações (Foto: Reprodução)Vídeo falso de águia capturando bebê atingiu mais de 30 milhões de visualizações (Foto: Reprodução)
Em março, um holandês publicou um vídeo em que aparecia voando como um pássaro. Após muitas pessoas duvidarem de seu feito, o homem chamado Floris Kaayk, que seria  um ‘cineasta e especialista em animação’, admitiu que criou o vídeo (Foto: Reprodução)
Em março, um holandês publicou um vídeo em que aparecia voando como um pássaro. Após muitas pessoas duvidarem de seu feito, o homem chamado Floris Kaayk, que seria um ‘cineasta e especialista em animação’, admitiu que criou o vídeo (Foto: Reprodução)
Em fevereiro, um vídeo fez sucesso ao mostrar supostamente um animal parecido com um mamute em um rio na Sibéria, na Rússia. No entanto, dias depois, Lou Petho disse que alguém adulterou uma filmagem que ele havia feito no local para um documentário. O vídeo feito por Petho não mostrava nenhum animal (Foto: Reprodução)
Em fevereiro, um vídeo fez sucesso ao mostrar supostamente um animal parecido com um mamute em um rio na Sibéria, na Rússia. No entanto, dias depois, Lou Petho disse que alguém adulterou uma filmagem que ele havia feito no local para um documentário. O vídeo feito por Petho não mostrava nenhum animal (Foto: Reprodução)
Em novembro de 2011, uma foto que mostraria uma tatuagem de fezes feita por um namorado traído nas costas da namorada se espalhou pela internet. No entanto depois foi revelado que a imagem era antiga. A tatuagem parece num blog chamado ‘Ugliest Tattoos’ (‘As mais feias tatuagens’) publicado em dezembro de 2009 (Foto: Reprodução)
Em novembro de 2011, uma foto que mostraria uma tatuagem de fezes feita por um namorado traído nas costas da namorada se espalhou pela internet. No entanto depois foi revelado que a imagem era antiga. A tatuagem parece num blog chamado ‘Ugliest Tattoos’ (‘As mais feias tatuagens’) publicado em dezembro de 2009 (Foto: Reprodução)
Em junho deste ano, uma foto falsa que mostraria um tubarão em uma estrada beira-mar alagada em Tampa, no estado da Flórida (EUA), provocou polêmica depois que começou a circular em sites na internet (Foto: Reprodução)
Em junho deste ano, uma foto falsa que mostraria um tubarão em uma estrada beira-mar alagada em Tampa, no estado da Flórida (EUA), provocou polêmica depois que começou a circular em sites na internet (Foto: Reprodução)
Em 2009, o casal americano Richard e Mayumi Heene inventou que o filho havia ficado à deriva em um balão. O incidente, ocorrido em 15 de outubro de 2009, dominou a mídia americana, com milhões de espectadores acompanhando a trajetória do balão caseiro que estaria carregando o menino de seis anos pelos céus do estado do Colorado. Depois foi descoberto que a história era falsa (Foto: Reprodução)
Em 2009, o casal americano Richard e Mayumi Heene inventou que o filho havia ficado à deriva em um balão. O incidente, ocorrido em 15 de outubro de 2009, dominou a mídia americana, com milhões de espectadores acompanhando a trajetória do balão caseiro que estaria carregando o menino de seis anos pelos céus do estado do Colorado. Depois foi descoberto que a história era falsa (Foto: Reprodução)
...---------------==---------_---------------------------------------------------------------------------==--------------... 
VITÓRIA  REPRESENTAÇÕES Rodovia BA - 120 , Km 28 -Valente - Bahia.
Celular. 075 - 8106 - 7755[ Ao lado do Posto Alto Bonito ]
Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral.
.________________________________________________________________________________________________________________________________.
Gipope
    ®
   
   ------------------ _----------------------2.012 ..-.-.. 2.012-----------------------__-------------------
    
   -s'abiraG