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terça-feira, 19 de março de 2013

Yamaha renova a Factor e preço é reduzido para R$ 5.390

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Mais vendida da marca, YBR 125 tem sutis mudanças e vira "2ª geração".
Motor segue com carburador rendendo 10,2 cavalos de potência.


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14/03/2013 08h00 - Atualizado em 14/03/2013 17h57
Postado em 19 de março de 2013 -- às 16h45
Rafael Miotto Do G1, em São Paulo

Yamaha Factor ED 2014 (Foto: Divulgação)Yamaha Factor ED 2014 (Foto: Divulgação)
Moto mais vendida da Yamaha no Brasil, a Factor 125 chega com novo modelo 2014 ao mercado brasileiro, anunciou a empresa nesta quinta-feira (14). Além de deixar a logo YBR de lado, a moto passou por sutis alterações em seu visual e agora conta com nova versão de entrada, a K1, que custa R$ 5.390, a partir de março. Segundo a fabricante, houve redução de até R$ 500 nos modelos K, E e ED - veja tabela abaixo na reportagem.

Lista de preços da Yamaha Factor 2014:
K1 – R$ 5.390 (básica)
K – R$ 5.690 (marcador de combustível)
E – R$ 6.120 (partida elétrica)
ED – R$ 6.490 (partida elétrica, rodas de liga-leve e freios a disco)


Apesar de seguir com o mesmo motor e não contar com mudanças profundas, a marca chama o modelo de “segunda geração”."O nome oficial, registro, continua tendo YBR, mas no mercado percebemos que os consumidores aderiram ao nome Factor", informou a Yamaha ao G1, em comunicado. 

Além do propulsor, chassi e suspensão se mantiveram os mesmos da YBR 2013. Esta é a terceira alteração que a YBR recebe, desde seu lançamento, em 2000.

As principais alterações ocorreram no visual, que agora conta com grafismos mais límpidos. Segundo a empresa, o tanque foi alterado, proporcionando melhor encaixe para as pernas do motociclista. As carenagens que envolvem o recipiente de combustível e o para-lama dianteiro são novos, assim como o plástico protetor localizado entre o motor e o assento.
Yamaha Factor K1 2014 (Foto: Divulgação)
Yamaha Factor K1 2014 (Foto: Divulgação)
Seu escapamento também foi alterado e tem novo protetor. A traseira está mais afilada e o painel possui novo mostrador em branco. O tradicional logo “YBR” foi extinto do modelo e apenas o "Factor", presente na moto desde 2009.

Mesmo com a injeção eletrônica já fazendo parte da YBR 125 vendida na Europa, a marca optou por manter a versão carburada para o Brasil. "A intenção é oferecer um modelo de qualidade e acessível a realidade brasileira. Objetivando também os custos com a manutenção", declarou a Yamaha.

O rendimento do motor monocilíndrico de 124 cilindradas permanece o mesmo, com 10,2 cv a potência a 7.800 rpm e 1.0 kgfm a 6.000 rpm. De acordo com a Yamaha, o carburador da Factor tem acionamento a vácuo e sensores que permitem economia, sem perder eficiência.


Houve uma pequena de redução no conjunto, que passou a 105 kg (K1/K/E) e 107 kg (ED) - antes as versões E e ED tinham 112 kg, enquanto a K pesava 110 kg. O tanque segue com capacidade máxima de 13 litros.


Nova versão “para iniciantes”
Além das tradicionais opções K, E e ED, a Factor ganhou nova K1 que, segundo a empresa, trata-se de uma “versão de entrada para novos motociclistas” e é a mais básica de todas e possui cor com misto de vermelho e preto. Na sequência vem a K, que tem partida a pedal e freios a tambor, nas cores vermelho, preto e azul. Tanto K como K1 estão esquipadas com pneus Levorin, enquanto E e ED contam com Metzeler – marca da Pirelli.

Com partida elétrica e freios a tambor, a versão E custa R$ 6.120 (preto, vermelho e azul). A top de linha ED recebeu novo sistema de freio a disco, além de contar com rodas de liga-leve e partida elétrica. Custando R$ 6.490, o modelo ED tem variedades de cores branco, preto, vermelho e azul. Na linha 2013, a K custava R$ 5.890, a E R$ 6.520 e a ED R$ 6.990.

Painel da Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)Painel da Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)
Yamaha Factor E 2014 (Foto: Divulgação)Yamaha Factor E 2014 (Foto: Divulgação)
Yamaha Factor ED 2014 (Foto: Divulgação)Yamaha Factor ED 2014 (Foto: Divulgação)
Lanterna traseira da Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)Lanterna traseira da Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)
Yamaha Factor K 2014 (Foto: Divulgação)Yamaha Factor K 2014 (Foto: Divulgação)
Versão anterior da Yamaha Factor, o modelo K 2013 (Foto: Divulgação)Versão anterior da Yamaha Factor, o modelo K 2013 (Foto: Divulgação)
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Comparativo: Volvo XC60 X Audi Q3


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Ao considerar preço e itens de conforto, o Q3 leva a taça.
XC60 se destaca pelo conforto ao dirigir e pelos itens de segurança.

19/03/2013 09h39 - Atualizado em 19/03/2013 09h39
Postado às 16h30
Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo


Volvo XC60 X Audi Q3 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os crossovers ganham cada vez mais espaço em mercados como o brasileiro, onde a procura por carros maiores tem crescido devido ao aumento do poder aquisitivo, ou como os Estados Unidos, onde a pressão dos preços de combustível tem forçado os consumidores a procurarem modelos menores do que SUVs e caminhonetes. Por isso, nos últimos anos, tantas opções foram lançadas e desembarcam por aqui logo após as estreias mundiais. Entre elas, está o Volvo XC60 e o Audi Q3.

Cada um preserva características bem distintas, mas que se cruzam pelo perfil dos consumidores que os procuram. Por isso, o conceito "crossover" ao misturar características de dois tipo de categoria (no caso, SUV e sedã) cai tão bem.
Tecnologia os dois concorrentes têm de sobra para oferecer, mas o modelo alemão foca mais no conforto no habitáculo, enquanto o sueco defende o quesito “segurança”, que dá fama a seus modelos.
Audi Q3 foca os itens de conforto (Foto: Divulgação)
Audi Q3 foca os itens de conforto (Foto: Divulgação)
Assim, o Q3 traz de série na versão topo de linha testada pelo G1, a Ambition, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro (com gráfico), sensores de luz e chuva, bancos dianteiros com ajustes elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e que podem ser aquecidos, rack de teto em alumínio e rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/50. Também traz bancos revestidos em couro ecológico (com ajuste elétrico para o motorista), ar-condicionado automático, volante em couro multifuncional com paddles shift, computador de bordo, pacote de luzes em LED, freio de estacionamento eletromecânico, rádio Concert, Audi Music Interface e conexão Bluetooth para telefone celular.

Como itens de segurança, o modelo alemão tem ainda airbags frontais, laterais e para cabeça, alarme antifurto, assistente de partida em aclives, cintos de segurança com sensor de afivelamento, sistema eletrônico de estabilidade (ESP), luz de neblina traseira, faróis bi-xênonio, com luzes diurnas em LED, e ajuste automático de altura dos faróis.
Volvo XC60 tem linhas imponentes, mas destaca segurança (Foto: Divulgação)Volvo XC60 tem linhas imponentes, mas destaca segurança (Foto: Divulgação)
Por ouro lado, o Volvo topo de linha T6 R-Design avaliado destaca como itens de série controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), City Safety, sistema inteligente de informação, faróis xenon adaptativos com jato lavador, controle anticapotamento (RSC), sistema de freios "ABS" e "EBA", sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), cintos de segurança com pré-tensionadores, opção para desligar o airbag do passageiro, airbags frontais, laterais e de cortina.

Fora isso, tem detalhes em metal polido e cromados, faróis com lâmpadas de xexônio, navegação GPS com tela de 7 polegadas, câmera traseira e sensores de estacionamento nas extremidades, sistema de som Premium com 12 alto-falantes, sistema de controle de frenagem em descida e o BLIS, que detecta carros ou motos nos pontos cegos dos retrovisores.

Mecanicamente, apenas a suspensão recebe ajuste diferenciado em relação às outras versões do modelo, para ficar com dinâmica mais esportiva.

Visibilidade X acabamento
Muito equipamento invisível aos olhos, na verdade. Por isso, quando se entra em um XC60 pela primeira vez, a sua simplicidade – embora com qualidade nos materiais – desanima ao guia-lo. Afinal, o preço dá peso ao carro. Porém, a condução do XC60 é mais confortável do que a do todo enfeitadinho Q3, mesmo contando o apelo do amplo teto solar.

Acabamento interno do Volvo XC60 é mais simples, mas qualidade dos materiais é boa (Foto: Divulgação)Acabamento interno do Volvo XC60 é mais simples, mas qualidade dos materiais é boa (Foto: Divulgação)
O modelo da Volvo tem posição de dirigir mais confortável e permite boa visibilidade frontal e noção de sua dimensão, o que facilita muito as manobras. Outro sistema que dá vantagem ao modelo sueco é o sensor de estacionamento, por ser mais preciso. No caso do Audi, o alerta começa a “gritar” sem estar tão próximo assim do objeto, o que irrita e atrapalha nas manobras, especialmente difíceis balizas. Aliás, os dois carros são bem grandalhões e exigem vagas com bom espaço. Ou seja, mesmo se for um opcional, como no caso do Q3 e das versões de entrada e intermediária do XC60, vale a pena investir na câmera de ré.
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Audi Q3 tem visual mais esportivo e glamouroso (Foto: Divulgação)
Desempenho parecido
Sobre o desempenho, os modelos são bem parecidos. A estabilidade dos dois é garantida pelos avançados sistemas eletrônicos e pela suspensão firme o suficiente para deixar a condução mais esportiva. Por causa da altura em relação ao solo, não há dificuldades com obstáculos como lombadas, valetas e buracos.

Audi Q3 é menor do que o XC60, mas tem bom porta-malas (Foto: Divulgação)
Audi Q3 é menor do que o XC60, mas tem bom porta-malas (Foto: Divulgação)
Já os motores têm potência e torque de sobra para acelerar na estrada e rodar pela cidade — O Volvo R-Design tem as opções 2.0 turbo de 240 cv e 32,6 kgfm e 3.0 turbo de 304 cv e 44,9 kgfm (esta última, a que o G1 avaliou), enquanto o Audi Q3 tem 2.0 Turbo FSI de 170 cv e 28,5 kgfm ou 2.0 Turbo FSI de 211 cv e 30,5 kgfm (avaliada pelo G1). Mesmo assim, a pegada mais esportiva do Q3 torna a condução mais empolgante.
Volvo XC60 tem dirigibilidade melhor do que o Q3 (Foto: Divulgação)Volvo XC60 tem dirigibilidade melhor do que o Q3 (Foto: Divulgação)
As trocas de marchas também são feitas por transmissões bem avançadas, mas a dinâmica do Audi leva vantagem. Ele vem com câmbio S Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem — a tração é integral Quattro. Já o XC60 traz câmbio automático de seis velocidades Geartronic e dupla embreagem. A tração também é nas quatro rodas.

A capacidade do porta-malas é semelhante, apesar de o Q3 ser um veículo menor, e, nos dois casos, ótimos para acomodar bagagens para longas viagens. São 495 litros no XC60 e 460 litros no Q3. Espaço também não falta para o conforto dos ocupantes — três pessoas no banco de trás ficam bem acomodados.


Conclusão
Se design chamativo, teto solar panorâmico e itens de conforto a balde forem itens essenciais na compra, o Q3 leva a frente nesta disputa. Contudo, se o que pesar for conforto na condução e a série de itens modernos de segurança, o XC60 ganha. Já no quesito consumo, eles empatam por terem gasto alto de combustível. Com tudo na balança, o Q3 leva a taça ao considerar preço (R$ 179.900 contra R$ 234.900), conjunto mecânico e itens de conforto.

Volvo XC60 tem excelente desempenho em cidade e estrada (Foto: Divulgação)Volvo XC60 tem excelente desempenho em cidade e estrada (Foto: Divulgação)
Audi Q3 (Foto: Divulgação)
Audi Q3 ganha comparativo por 'conjunto final' (Foto: Divulgação)

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