Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dicionario Mineiro

Piada do Dia. = 012\2011



- lidileite (litro de leite)
- mastumate (massa de tomate)
- dendapia (dentro da pia)
- kidicarne (kilo de carne)
- tradaporta (atras da porta)
- badacama (debaixo da cama)
- pincumel (pinga com mel)
- iscodidente (escova de dente)
- nossinhora (nossa senhora)
- pondions (ponto de onibus)
- denduforno (dentro do forno)
- doidimais (doido demais)
- tidiguerra (tiro de guerra)
- dentifrisso (dentifricio)
- ansdionti (antes de ontem)
- séssetembro (sete de setembro)
- sápassado (sabado passado)
- oiuchero (olha o cheiro!)
- pradaliberdade (praca da liberdade)
- vidiperfumi (vidro de perfume)
- oiproceve (olha pra voce ver!)
- tissodai (tira isso dai)
- rugoiais (rua Goias)
- onquie (onde que e?)
- casopo (caixa de isopor)
- quainahora (quase na hora)
- ostrudia (outro dia)
- onquoto (onde que estou)

E o melhor de todos:
- pronostamuinu (para onde nos estamos indo?)

Trauma e controvérsia: o legado de Chernobyl à saúde


Explosão fatal de Chernobyl...25 anos Atrás ... 1.986.
""O Fantasma 25 anos depois...ainda Assusta!???""


Efeito pós acidente em chernobyl...devastador!
##= A cada ano, Volodymyr Palkin passa ao menos dois meses no hospital de Kiev. Ele foi uma das centenas de resgatistas enviados para lutar contra o desastre na usina nuclear de Chernobyl, e afirma que sua saúde foi arruinada permanentemente por seu trabalho.

Vinte e cinco anos depois do maior desastre nuclear do mundo, em 26 de abril de 1986, uma enorme controvérsia permanece sobre a verdadeira extensão dos danos causados à saúde, com estimativas variando de dezenas para até 100.000 casos fatais de câncer.

Em torno de 600.000 resgatistas, conhecidos como "liquidators", de Bielorrússia, Rússia e Ucrânia, foram enviados a Chernobyl nos anos posteriores ao desastre, trabalhando em condições arriscadas para limpar as ruínas da usina contaminada.

Palkin, atualmente com 69 anos, participou das primeiras operações de emergência. Sentado em sua cama de hospital, ele mostra fotos de seus ex-colegas, que estavam entre as 30 pessoas cuja morte ocorreu algumas semanas depois do acidente.

Ele foi ordenado a trabalhar no dia 26 de abril e foi posteriormente hospitalizado por algumas semanas com hemorragias na garganta e no intestino. Ele diz ter sido ordenado pelas autoridades a registrar apenas metade da quantidade de radiação à qual foi exposto.

"Eu tinha uma saúde excelente antes. Mas agora eu mal posso andar, sofro de problemas de tireoide e meus dentes estão se desintegrando", disse Palkin, que desde 1996 passa dois meses por ano no hospital.

Ele reclama de sua pensão - 202 dólares, sendo que a maior parte, ele diz, vai para remédios. Como um "liquidator" certificado, ele também recebe um pagamento mensal de 38 dólares para comida e 50% de desconto nas contas da casa.

Palkin divide seu quarto de hospital com Volodymyr Zabolotny, 70 anos, um outro veterano de Chernobyl, que, no entanto, atribui seus problemas de saúde mais à idade avançada do que ao trabalho na zona de desastre.

Organizações, incluindo a de defesa do meio ambiente Greenpeace, alertaram que poderia haver ao menos 100.000 casos de câncer fatais que podem ser diretamente atribuídos a Chernobyl, muitos afetando os "liquidators".

Mas tais conclusões são veementemente contestadas pelo Comitê Científico de Radiação Nuclear (UNSCEAR), cujo último relatório em fevereiro estimou a morte de dezenas de pessoas, e não milhares, devido à tragédia em Chernobyl.

Além dos dois trabalhadores de Chernobyl que foram mortos por uma explosão, e os outros 28, entre técnicos e bombeiros, que morreram devido à radiação logo depois, estima-se que apenas 19 pessoas atingidas pela radiação morreram até 2006, por várias razões, frequentemente dissociadas ao desastre.

O único efeito maior na saúde foram os 6.000 casos de câncer de tireoide registrados em crianças contaminadas por leite radioativo na época, dos quais 15 foram fatais em 2005. O câncer de tireoide é considerado tratável.

Para os "liquidators", "além do aumento da incidência de leucemia e catarata entre aqueles que receberam altas doses de radiação, não há evidências que possam atribuir problemas de saúde à exposição", disse a UNSCEAR.

Tais conclusões são politicamente explosivas na Ucrânia, onde grupos de técnicos há muito atribuem suas doenças ao acidente de Chenobyl e criticaram amplamente as autoridades pós-Soviéticas por compensações consideradas insuficientes.

Alguns especialistas afirmam que, possivelmente, o pior legado da tragédia de Chernobyl é mais mental do que físico, com os afetados traumatizados pelos eventos de abril de 1986, quando ocorreram deslocamentos forçados e, acima de tudo, a noção de que foram vítimas de uma catástrofe nuclear - atualmente, a usina precisará de 110 milhões de euros para uma um novo sacórfago.

Consequências do desatre de Chernobyl...Energia Nuclear... Repudie a todo custo!

Deputado americano culpa iPad pelo desemprego nos EUA

 
Jesse Jackson Jr. Foto: Reuters
Jesse Jackson Jr.

##= RIO - Apesar de ser um fenômeno de vendas (ou, talvez, justamente por causa disso), o iPad sempre despertou a ira dos críticos da Apple. Acusam o aparelho de não ser nada mais que um design atraente e repetem que sua plataforma é fechada demais. Mas, até sexta-feira à noite, ninguém havia pensado em culpar a maquininha pelo desemprego americano, que está em 8,8%. Foi, então, o que fez o deputado americano Jesse Jackson Jr.

O democrata, que liderou a campanha de Barack Obama à presidência, disse em discurso que o tablet é "provavelmente responsável pela eliminação de milhares de empregos americanos".

- Pra que você precisa ir à Borders (livraria)? Pra que você precisa ir à Barnes and Noble? Compre um iPad e baixe seu livro, seu jornal, sua revista - disse em plenário o deputado. - O que vão se tornar as editoras e os empregos dessas editoras? O que vão se tornar as livrarias e todos os postos de trabalho associados ao papel? Bem, em um futuro não tão distante, esses empregos simplesmente não existirão mais.

Jackson Jr. também criticou a política da Universidade de Chicago (cidade onde iniciou sua carreira política) de trocar os livros impressos por tablets e o fato de o iPad ser fabricado na China.

Mas, embora fale mal do iPad, o deputado admite que tem um, como lembra o "Huffington Post"

S&P reafirma rating dos EUA, mas reduz perspectiva para negativa

""Os formadores de política dos EUA ainda não chegaram a um acordo sobre como reverter a recente deterioração fiscal ou solucionar as pressões fiscais de longo prazo', diz a agência.""



NOVA YORK - A agência de classificação de risco Standard & Poor's reafirmou o rating de crédito soberano de longo prazo AAA dos EUA e anunciou que reduziu a perspectiva da classificação de estável para negativa. "Mais de dois anos depois do começo da crise recente, os formadores de política dos EUA ainda não chegaram a um acordo sobre como reverter a recente deterioração fiscal ou solucionar as pressões fiscais de longo prazo", comentou Nikola Swann, analista de crédito da S&P.

Segundo a S&P, os ratings que atribui aos EUA se baseiam na economia de alta renda, altamente diversificada e flexível. A economia norte-americana é sustentada por um forte histórico de política monetária prudente e confiável, evidenciada pela capacidade de dar suporte ao crescimento ao mesmo tempo que contém as pressões inflacionárias, disse a S&P. Além disso, a agência afirmou que os ratings refletem a visão da agência sobre as vantagens singulares da posição do dólar entre as moedas globais.

"Embora nós acreditemos que essas forças atualmente contrabalançam o que nós consideramos ser riscos econômicos e fiscais significativos e a grande posição de devedor externo, nós agora acreditamos que elas podem não compensar totalmente os riscos de crédito durante os próximos dois anos no nível AAA", disse Swann.
"Nossa perspectiva negativa para o rating sinaliza que nós acreditamos que há ao menos uma chance em três de que nós possamos rebaixar o rating de longo prazo dos EUA dentro de dois anos", informou Swann. "A perspectiva reflete nossa visão do crescente risco de que as negociações políticas sobre quando e como solucionar os desafios fiscais de médio e longo prazos persistam até pelo menos depois das eleições nacionais de 2012", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Terrorismo : A divida americana não pode ser paga  fonte: Wikileaks O Site , revelou que a dívida americana com a comunidade européia é impagável,é muito maior que possam imaginar. Esta dívida está protegida em títulos que são armazenados em Nova Iorque (Prédio do Tesouro Nacional), que se situa exatamente na adjacência de onde havia o world Trade Center. O atentado terrorista em 11/set/2001 foi visado para derrubar as 2 torres gêmeas em cima do prédio do TN e destruir estes papeis lá depositados (Títulos da Dívida). A europa devido a crise atual está ameaçando executar a ação indenizatória, o que levará os EUA para uma recessão sem precedentes".

Polícia Ambiental apreende iguana em agência dos Correios em São José do Rio Preto, SP

** - Iguana Fujona!..."Tráfico de Animais" é crime ambiental e inafiançável...Cadeia aos Traficantes! - **
Coitadinha da Iguana!...viagem longa e cansativa!


##= SÃO PAULO - Uma iguana foi apreendida pela Polícia Ambiental, em São José do Rio Preto, a 451 km de São Paulo. O que chama atenção é a forma como ela chegou à cidade, depois de uma viagem de 2.700 km. O animal, que não é de espécie nativa, de aproximadamente 15 centímetros, foi recolhido na agência central dos Correios.

A iguana viajou do Rio Grande do Norte até o município paulista dentro de uma caixa. A presença do animal só foi detectada quando passou pelo equipamento de raios-X dos correios.

O destinatário negou ter comprado o bicho. Mesmo assim, foi autuado em R$ 1,5 mil e deve responder processo por crime ambiental. A polícia vai investigar se outros animais também estariam sendo enviados para outras regiões do país. A iguana será devolvida à natureza.

O exame

Piada do Dia. = 011\2011




Um senhor de 75 anos foi ao médico para fazer um
exame, de contagem de esperma "espermograma". O médico
deu a ele um pequeno frasco e disse:

- Pegue este frasco, e retorne amanhã com uma amostra
do seu esperma.

No dia seguinte senhor retorna ao consultório e
devolve o frasco, que estava limpo e vazio, como havia
levado no dia anterior.

O doutor perguntou o que havia acontecido, e o senhor
explica:

- Bom, doutor, foi mais ou menos assim. Primeiro
tentei com a minha mão direita, e nada. Então tentei
com a mão esquerda, mas ainda assim nada... Ai
resolvi pedir ajuda para a minha esposa. Ela tentou
com a sua mao direita, sem resultado... Com a mão
esquerda, também, nada. Ela tentou também com a
boca, primeiro com os dentes depois, sem os dentes,
e ainda assim nada. Então resolvemos chamar a nossa
vizinha e ela tentou com as duas mãos e com a boca
também, sem resultado....

O doutor, chocado:
- Você pediu ajuda para a sua vizinha?!!!
O velho homem respondeu:
- Sim! Fizemos de tudo mas não conseguimos tirar a
tampa desta droga deste frasco!!

Robôs dos EUA detectam altos níveis de radiação em prédios em usina nuclear de Fukushima, no Japão.

##= TÓQUIO - Medições realizadas nesta segunda-feira por robôs que entraram pela primeira vez em dois prédios da usina de Fukushima, no Japão, revelaram que mais de um mês após o início da crise nuclear os índices de radiação no local ainda são altos demais e impedem a entrada de trabalhadores. Autoridades disseram que os dados colhidos por robôs americanos nas unidades dos reatores 1 e 3 do complexo não alteram os planos anunciados no domingo, segundo os quais a crise só deve ser controlada em um prazo de seis a nove meses.

Os funcionários não entram nos prédios dos dois reatores desde que a usina foi danificada pelo terremoto seguido por tsunami no dia 11 de março. Explosões de hidrogênio nos dois edifícios destruíram seus telhados e espalharam radiação e destroços. Os robôs chamados Packbots, enviados pelos EUA para ajudar a conter a crise, entraram nas construções no domingo e mediram a temperatura, a pressão e a radioatividade.

Mais informações devem ser coletadas e, segundo Hidehiko Nishiyama, da Agência de Segurança Nuclear e Industrial japonesa, os índices de radiação devem ser reduzidos antes que os funcionários possam entrar nos prédios. De acordo com as autoridades, as informações vão ajudar a operadora da usina - Tokyo Eletric Power Company (Tepco) - a determinar como realizar o plano para conter a crise.

- Nós esperávamos radiação alta dentro dos prédios do reator, o que foi confirmado pelos dados coletados pelo robô - disse o chefe de gabinete do governo japonês, Yukio Edano. - Tenho certeza que os especialistas da Tepco se basearam nesses dados quando criaram o plano (para conter a crise).

Uma parede da estação de tratamento de esgoto rompe em Niterói e fere pedestres...

** = Uma verdadeira Tsunami de esgoto e lama ( detritos fecais ) = **



A tsunami Brasileira...Detritos e lama de uma etação de tratamento de esgoto em Niterói - RJ
PAREDE ROMPEU-SE, PROVOCANDO UMA TRAGÉDIA!

RIO - A parede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toque-toque se rompeu na tarde deste domingo, na Praça Azevedo Cruz, no Centro de Niterói, ferindo pessoas que estavam no local. Cerca de 6 milhões de litros de esgoto, já em tratamento, invadiram as ruas deixando oito feridos, que foram levados para o Hospital Azevedo Lima, no bairro do Fonseca, com fraturas e escoriações. A forte corrente de detritos invadiu estabelecimentos próximos ao Mercado São Pedro e arrastou veículos. Os dejetos tomaram uma área de cerca de 1.600 metros quadrados. A concessionária Águas de Niterói, responsável pelo tratamento de esgoto da cidade, realizou uma perícia na área afetada e constatou que o vazamento começou por volta das 13h. A estação avariada é responsável pelo tratamento de esgoto que abrange a região central e parte da Zona Norte da cidade. Segundo o diretor da concessionária, Dante Luvisoto, as causas do rompimento ainda serão levantadas, mas como só uma parte do reservatório se rompeu, o esgoto continuará sendo tratado, sem causar danos aos moradores.

- Tomamos um susto. Estávamos jogando baralho e ouvimos uns barulhos. Começamos a correr e a gritar para que os outros também saíssem o mais rápido possível, mas não tínhamos como fugir. Fui jogado a uns 200 metros e vi a morte de perto - contou o aposentado Ubirajara da Costa Viellas, de 60 anos, um dos oito feridos

Selma de Oliveira Pinheiro, de 56 anos, umas das proprietárias de uma pensão que funcionava no local lamentou o prejuízo:

- Foi horrível. Parecia uma tsunami. A sorte foi não ter nenhuma vítima fatal. Agora vamos ver como ficará a nossa situação. Inauguramos a casa há umas duas semana. Gastamos mais de 20 mil reais e ela está assim, toda acabada.

A concessionária Águas de Niterói informou, em nota divulgada na noite de domingo, que ofereceu às famílias das duas vítimas do acidente que permanecem estão internadas no Hospital Estadual Azevedo Lima a transferência para um hospital particular especializado. Na nota, a empresa diz que as razões do rompimento ainda são desconhecidas e que lamenta o fato, além de adiantar que ressarcirá os prejuízos e indenizará as pessoas afetadas pelo acidente.

"Águas de Niterói esclarece ainda que a limpeza do local estará concluída nesta madrugada, de modo a evitar transtornos ao normal funcionamento da cidade. A ampliação da ETE Toque-Toque tem por objetivo tratar o esgoto proveniente do crescimento da cidade. O tanque afetado está isolado e não houve nem haverá interrupção do tratamento de esgoto", diz a nota.

O prazo para a reconstrução do tanque da ETE é de 90 dias. A subsecretaria de obras de Niterói não quis comentar sobre o vazamento.

De acordo com a concessionária Águas de Niterói, não haverá qualquer prejuízo para os cerca de cem mil moradores do Centro e da Zona Norte que utilizam o serviço. Após o acidente de ontem, todo o esgoto passou a ser tratado pela estação principal do município, que agora recebe cerca de 200 litros de esgoto por segundo.

Estação atende aproximadamente 110 mil pessoas



O sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade é composto por sete estações que pertencem à concessionária Águas de Niterói, entre elas está a Toque-toque. A estação foi inaugurada em maio de 2004 e foi implantada originalmente com vazão de 220 litros por segundo, atendendo ao Centro de Niterói e parte da Zona Norte, coletando e tratando o esgoto de 80 mil habitantes. Cinco anos depois, a ETE passou a ter capacidade para 400 litros por segundo. Atualmente, a estação atende a uma população de aproximadamente 110 mil pessoas. Foi a parte da ampliação que rompeu no fim da manhã de domingo.
Moradores da região da Ponta D'Areia foram contra a sua construção. Na ocasião, eles chegaram a entregar um abaixo-assinado na prefeitura, alegando que a área na qual seria construída a estação é toda aterrada, o que aumentaria o risco de um potencial acidente. Contudo, com o crescimento do Centro de Niterói impulsionado pela expansão do setor naval, a estação foi construída. Ontem, após o incidente, um grupo de moradores protestou.

Em seu site, a Águas de Niterói informa que a Toque-toque é a primeira estação de tratamento de esgoto vertical do Brasil (ou seja, construída sobre a terra, em forma de um prédio de dois andares) e ajuda na redução de 90% da carga orgânica dos dejetos, o que contribui, segundo a empresa, para a despoluição da Baía de Guanabara.

MÉDICOS DEFENDEM MACONHA TERAPÊUTICA

Categoria: Saúde
ISIS BRUM
Refrigerante à base de folha da Maconha.

##= O lançamento mundial de um medicamento produzido à base de maconha pela farmacêutica britânica GW Pharma, e que será comercializado na América do Norte e na Europa pelo laboratório Novartis, reacendeu as discussões entre os especialistas brasileiros sobre o uso medicinal da droga no País. Por aqui, o princípio ativo do remédio (Sativex), usado para aliviar a dor de pacientes com esclerose múltipla, não é permitido.
O Brasil é signatário de tratados diversos que consideram a substância ilícita, o que dificulta inclusive o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre as propriedades terapêuticas da planta e suas reações no cérebro.
Pesquisadores ouvidos pelo JT comparam a importância do estudo da cannabis sativa (nome científico da maconha) com a relevância do ópio para o desenvolvimento da morfina – medicamento essencial para o tratamento da dor aguda. E reforçam o argumento de que a possibilidade de uso medicinal não é sinônimo de liberação ou legalização da droga.
“O medicamento tem estudo clínico, existem proporções corretas das substâncias usadas, imprescindíveis ao seu funcionamento”, defende Hercílio Pereira de Oliveira Júnior, médico psiquiatra do Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Oliveira Júnior, ao contrário do remédio, a droga ilícita não tem padrões de equilíbrio entre os substratos terapêuticos e pode causar danos à saúde de quem a consome. “Pode ampliar a ansiedade, causar um estado depressivo e psicótico, com alucinações, e problemas pulmonares provocados pelo ato de fumar.”
Perspectivas
Estudos comprovam que a cannabis reduz os efeitos colaterais da quimioterapia, como náusea e vômito, estimula o apetite em pacientes com aids, pode ser usada para tratar o glaucoma e aliviar a dor crônica. “As perspectivas científicas mostram que vale a pena aprofundar os estudos sobre a planta”, avalia Oliveira Júnior.
O Sativex, por exemplo, não é vendido como cigarro – e sim na forma de um spray. Sua composição reúne apenas dois substratos da maconha: o delta9-tetraidrocanabinol e o canabidiol.
“Não causa mais ou menos dependência do que calmantes e antidepressivos. A dependência não é argumento considerável para proibir até mesmo a pesquisa”, diz Dartiu Xavier da Silveira, professor livre-docente em Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo.
Defensor da criação de uma agência reguladora para o setor, Oliveira critica a legislação restritiva brasileira e afirma que o preconceito trava a pesquisa de medicamentos que poderiam ser desenvolvidos até para tratar a dependência química.
“A questão não é proibir, mas controlar. Não se proíbe a morfina porque algumas pessoas fazem mau uso”, avalia. O psiquiatra lembra que não é necessário o plantio em terras brasileiras da maconha para os estudos. “Para pesquisa, podemos importar.”
Diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Unifesp, o psicofarmacologista Elisaldo Carlini também acredita que o Brasil está atrasado em relação às pesquisas sobre o potencial terapêutico da maconha por puro preconceito.
“No século passado, foi considerada droga diabólica e só nos últimos 30 anos é que se retomaram os estudos terapêuticos”, conta Carlini. De acordo com ele, pesquisas mostraram que o cérebro humano possui ramais de neurotransmissores e receptores sensíveis ao estímulo da cannabis. O sistema foi chamado de endocanabinoide, que, se cientificamente estudado e estimulado, pode levar ao alívio ou à cura de várias doenças.
Legislação
Até o momento, a legislação brasileira proíbe o consumo de qualquer medicamento à base de maconha. Mas uma decisão judicial pode autorizar seu uso em casos específicos.
A comercialização do Sativex ainda não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Procurada pelo Jornal da Tarde, a agência não se manifestou sobre o assunto.
A folha da maconha.