Total de visualizações de página

sábado, 18 de junho de 2011

Fluminense joga mal e perde do Bahia, com gol de Jobson nos acréscimos

ESPORTES



No Engenhão...Fluzão se dá mal!


O Globo
 



Jobson chora após marcar o gol do Bahia sobre o Fluminense. Foto de Alexandre Cassiano - O Globo



#=...=# RIO - O atacante Jobson, do Bahia, que terá o futuro de sua carreira decidido na próxima quarta-feira, em julgamento no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em inglês), na Suíça, foi o algoz do Fluminense na noite deste sábado no Engenhão. Com ótima atuação na segunda etapa e gol aos 47 minutos, o ex-jogador do Botafogo, que se envolveu com álcool e drogas e corre risco de ser banido do futebol, por reincidência de doping, no passado, decretou a primeira vitória do Bahia desde o retorno do clube à Série A ( confira como foi o lance a lance no tempo real ). O resultado de 1 a 0 e a má atuação do Fluminense fizeram os jogadores do tricolor carioca ouvir muitas vaias dos torcedores. Fred, que se despediu do time antes de se apresentar à seleção brasileira, para a disputa da Copa América, foi um dos mais vaiados.

- Amanhã terei uma coisa muito difícil na minha vida, o gol me dá esperança para continuar - disse Jobson, ao fim do jogo, sobre a viagem que fará neste domingo à Suíça, para acompanhar seu julgamento, na quarta. - Deus está me abençoando, estou voltando ao meu bom futebol, tenho certeza de que não vão me punir com nada, está na mão de Deus - completou, no microfone do Sportv, chorando.

Jobson se destacou num jogo em que o Bahia foi melhor o tempo todo e teve a posse de bola por mais tempo. Estreando no time do técnico René Simões, o meia Carlos Alberto, emprestado pelo Vasco, organizava as principais jogadas de ataque do time visitante. E mostrava boa movimentação. Foi dele o passe precioso para o atacante Júnior (outro estreante da noite), que entrara logo aos cinco minutos no lugar de Souza, lesionado. O chute forte de Júnior foi em cima do goleiro Diego Cavalieri, que fez a primeira de uma série de defesas importantes.

" Deus está me abençoando, estou voltando ao meu bom futebol, tenho certeza de que não vão me punir com nada, está na mão de Deus (Jobson) "


O lance, aos seis minutos, assustou, mas não despertou o Fluminense, que jogou muito mal. Na lateral do campo, o técnico Abel fazia cara feia para o que via. O time não se encontrava na partida e praticamente nada criava. No ataque, Fred e Ciro não viam bola. No fim da primeira etapa, o Bahia de novo quase marcou. Em contra-ataque muito veloz, puxado por Carlos Alberto, Jobson recebeu a bola, driblou na área e chutou de canhota, para defesa de joelho de Diego Cavalieri.

Os 45 minutos finais foram bem mais corridos e emocionantes. E Cavalieri tornou-se no segundo tempo o nome do Fluminense no jogo. Logo aos dois minutos, Jobson parou na defesa de Cavalieri, que salvou o Flu com a ponta do dedo. Aos 11, de novo Jobson: ele driblou seco, após passe de Carlos Alberto, e soltou uma bomba, para mais uma defesa de Diego Cavalieri, a escanteio. Dois minutos depois, Diego Cavalieri apareceu bem mais uma vez, espalmando a bola em cobrança de falta de Jancarlos.

O Fluminense respondeu em dois lances seguidos, aos 21 e 24 minutos. O goleiro Marcelo Lomba fez ótima defesa em chute de longe de Marquinho. Depois, quem soltou a bomba foi Souza, que acertou a trave do Bahia.

Fred lamenta chance perdida pelo Flu. Foto de Alexandre Cassiano - O Globo

O jogo ganhou em velocidade. E as defesas ficaram mais vulneráveis. O Bahia assustou aos 30, novamente com Jobson, que mandou um chute fortíssimo na trave. Aos 32, Jancarlos chutou de primeira e Cavalieri fez outra ótima defesa.

O técnico Abel, ento, tirou Conca e promoveu mais uma estreia, a do jovem atacante Matheus Carvalho. O Fluminense ganhou mais um homem na frente, mas perdeu o meio de campo. O Bahia aumentou seu domínio. Aos 36, Jobson tabelou com Júnior dentro da área. Júnior chutou rasteiro, com muito perigo, à esquerda de Cavalieri. Em seguida, Lulinha chutou na área e Cavalieri fez mais uma defesa salvadora.

O gol do Bahia ficava maduro. E saiu em mais um contra-ataque veloz, como muitos que a equipe fez durante o jogo. A diferença desta vez foi o último passe, que enfim saiu certo. O bom lateral-esquerdo Ávine carregou a bola e tocou para Jobson, que recebeu e bateu no alto, na saíde de Cavalieri: Bahia 1 a 0, aos 48 minutos.

Não havia tempo para mais nada. O árbitro Alício Pena Jr. encerrou o jogo, e ao time do Fluminense só restou ouvir as vaias de sua torcida.

- Nossa equipe não jogou bem hoje, a equipe inteira não conseguiu jogar, o Bahia fou muito rápido no contra-ataque e conseguiu o gol - desconversou Fred, indagado se as vaias eram merecidas.


FLUMINENSE 0 X 1 BAHIA

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 18/06/2011

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)

Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Renda/Público: R$ 193.400 / 6.827 pagantes / 9.532 presentes

Cartões Amarelos: Ciro e Gum (FLU); Carlos Alberto, Fahel e Titi (BAH)

Gols: Jobson, aos 47'/2°T (0-1)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Gum, Edinho e Márcio Rosário; Mariano, Valencia, Souza, Conca (Matheus Carvalho, 33'/2°T) e Carlinhos (Marquinho, intervalo); Ciro (Rafael Moura, 14'/2°T) e Fred. Técnico: Abel Braga.

BAHIA: Marcelo Lomba, Jancarlos (Marcos, 41'/2°T), Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fahel, Marcone, Diones e Carlos Alberto (Lulinha, 27'/2°T); Souza (Júnior, 4'/1°T) e Jobson. Técnico: René Simões.

Suspensas as buscas por vítimas de acidente com helicóptero na Bahia

Causa desconhecida

 


Ronaldo Braga e Leonardo Cazes - O GloboG1, GloboNews TV e CBN
 

Cabral confirmou via Twitter que namorada de seu filho estava a bordo. Reprodução/Internet


*///*\*| RIO - Foram interrompidas no fim da tarde deste sábado as buscas pelos corpos de três pessoas que estavam a bordo do helicóptero que caiu no litoral sul da Bahia, na noite desta sexta-feira, entre as praias dos Coqueiros e de Itaquera, em Trancoso, informa o site G1. A falta de luminosidade atrapalhou as buscas pelos corpos que deverão ser iniciadas por volta das 6h da manhã deste domingo, segundo a Capitania dos Portos. A aeronave transportava sete pessoas, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que auxilia nas buscas junto com a Marinha. Segundo a Polícia Militar da Bahia, quatro morreram no acidente. Entre os desaparecidos está Mariana Nolato, namorada de Marco Antônio Cabral, filho de Sérgio Cabral. O governador do Rio acompanhou as buscas na noite desta sexta, na Praia de Itapororoca, junto com o deputado federal e ex-prefeito da cidade Janio Natal (PRP-BA). As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

O empresário Marcelo Matoso de Almeida, que pilotava a aeronave, e Jordana Kfouri, mulher do empreiteiro Fernando Cavendish, também estão entre os desaparecidos. Entre os mortos estão um filho de Jordana, Lucas Kfouri, de 3 anos, e Gabriel Kfouri, de 2, filho de Fernanda, irmã de Jordana, que estava no helicóptero, chegou a ser resgatada mas morreu, na manhã deste sábado, no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, além da babá de Lucas, Norma Batista de Assunção.

Os corpos da jornalista Fernanda Kfuri, de 35 anos, do filho Gabriel Kfuri Gouveia e do sobrinho dela, Lucas Kfouri de Magalhães, chegaram, no início da noite deste sábado, à Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Familiares das vítimas aguardaram a chegada do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportava as vítimas. Por volta das 19h40m, um comboio deixou o local, escoltado pela Guarda Municipal.

O corpo da quarta vítima, Norma Batista de Assunção, de 49 anos, que era babá das crianças, foi levado para a cidade de Teolândia, no interior da Bahía.

O piloto da aeronave, o empresário Marcelo Mattoso de Almeida, Jordana Kfouri, Mariana Noleto, de 19 anos, namorada do filho do governador Sérgio Cabral, seguem desaparecidos.
Uma peça que seria do helicóptero foi encontrada nesta manhã por pescadores.

Em entrevista ao site G1, Márcia Cristina Massena Fernandes Noleto, mãe de Mariana, afirmou que ainda tinha esperanças de que a filha estivesse viva:
- O corpo dela ainda não foi encontrado. Ela não morreu, como estão dizendo por aí. Eu tenho certeza disso.

O pai da jovem foi para Porto Seguro acompanhar as buscas.
O irmão de Mariana, João Pedro, desabafou durante a madrugada sobre a angústia que atinge a família. Por volta de 1h, ele postou "por favor, diz que a minha irmã tá viva". Depois, João Pedro ainda escreveu "to muito mal, não vou viver sem ela" e "ta todo mundo desesperado aqui". Ele também fez um apelo para que o governador Sérgio Cabral achasse a sua irmã. Vários amigos do jovem manifestaram solidariedade, inclusive Marco Antônio Cabral. Em mensagem postada na manhã deste sábado, o filho do governador disse "João! Estamos todos aqui sentindo uma dor IMENSA!Vc sabe o quanto eu amo a sua irmã".


Uma peça que seria do helicóptero que caiu no mar na Bahia foi encontrada pelo pescador Jorge Cardoso dos Santos a cerca de 2,5 km da praia onde ocorreu o acidente. Foto de Joá Souza - Agência A Tarde

A Marinha enviou um navio-patrulha, três lanchas e outras três embarcações, assim como dez mergulhadores, para ajudar nas buscas. O navio Albardão, equipado com sonar para vasculhar o fundo do mar, também está seguindo para o local. Os trabalhos continuariam noite adentro. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou aeronaves à região e informou que o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com sede em Recife, já iniciou as investigações sobre o caso. Segundo nota da FAB, "a aeronave decolou de Porto Seguro às 18h41min e tinha previsão de voar por dez minutos até pousar na Fazenda Jacumã, seu destino final. Durante o voo, o piloto não fez contato com o controle de tráfego aéreo local para informar qualquer anormalidade".

O tempo na noite de sexta-feira em Porto Seguro era chuvoso e com neblina.O helicóptero, tipo Esquilo PR-ONO, deixou a cidade em direção ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, em Trancoso. Marcelo, que pilotava a aeronave, é um dos sócios do resort. O percurso, de 15 quilômetros de distância, seria realizado em seguida pelo filho de Cabral. Ele e Fernando Cavendish, marido de Jordana, não embarcaram pois não havia lugar. Os dois voariam na segunda viagem do helicóptero. A aeronave levava o grupo de amigos para passar o fim de semana no condomínio, que tem praia particular.

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Pereira Abade, afirmou neste sábado ao jornal "A Tarde" que havia se encontrado com Cabral, que estaria na cidade a passeio, na manhã de sexta-feira, horas antes do acidente. A assessoria do governador nega que Cabral tenha participado, juntamente com as pessoas que estavam no helicóptero, de um almoço no Villa Vignoble Terravista Resort, em Trancoso. Depois do almoço, o grupo seria levado para o Jacumã Ocean Resort, a uma distância de 15km.

Após o almoço, o grupo começou a ser transportado até o resort. Como eram várias pessoas, foi preciso fazer mais de uma viagem. O acidente teria ocorrido no começo do terceiro voo, sob chuva e forte neblina.

No sábado, em sites de relacionamento, amigos deixavam mensagens de apoio a Marco Antônio e à família de Mariana. O irmão da jovem, João Pedro Noleto, postou no Twitter: "Tô muito mal, não vou viver sem ela". Marco Antônio deixou um recado: "João, estamos todos sentindo uma dor imensa. Você sabe o quanto amo a sua irmã e me dedico a ela. Fica calmo".

Fernanda Kfuri chegou a ser resgatada com vida por pescadores. Adriano da Conceição, de 38 anos, morador de Trancoso, contou que a vítima estava deitada na areia da praia:

- Ela estava com muito frio, nem falava direito. Pegamos um cobertor e chamamos o socorro.
Fernanda, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu sábado pela manhã num hospital em Porto Seguro.

Cresce o número de idosos presos por furto no Japão

INTERNACIONAL



Em 2010, 27 mil idosos praticaram o delito.
De cada cinco moradores de rua, um tem entre 60 e 64 anos.


 
Do G1, com informações do Jornal da Globo
 






*&-&* No Japão, é cada vez mais comum ver idosos presos por furto. O levantamento começou em 1986, quando cerca de cinco mil pessoas com mais de 65 anos foram presas. O número sobe ano a ano e em 2010 chegou a 27 mil, quase o mesmo número de jovens presos por furto, e 30% são reincidentes.

Um caso no mês passado ganhou as manchetes dos jornais japoneses e é um exemplo de um dos motivos que levam os idosos a roubar. Um homem de 63 anos foi preso na cidade de Osaka depois de roubar um bolinho de arroz e um copo de chá de uma loja de conveniência, que custam menos de R$ 5. Ao ser interrogado na delegacia, ele disse que queria ser apanhado para voltar para a cadeia. Na rua, se sentia muito sozinho.

Muitos são aposentados, com dificuldades financeiras, sem perspectivas e família, porque não tiveram filhos. É outro problema sério no Japão.
É possível ver nas ruas de Tóquio como a decadência econômica e a perda dos laços familiares foram cruéis para muitos idosos.

De cada cinco moradores de rua, um tem entre 60 e 64 anos. Um senhor de 63 anos é o exemplo típico. Diz que não consegue emprego por causa da economia. “Não tenho família. Meus pais já morreram. Tenho irmãos, claro, mas não tenho mais contato com eles. Sou sozinho”, diz.
Os moradores de rua começaram a aparecer em maior número quando a economia japonesa entrou em colapso, na década de 90, depois do estouro da bolha imobiliária.
Foi um golpe na a sociedade rica e igualitária que os japoneses criaram, um golpe do qual nunca mais conseguiram se recuperar.

Roberto Carlos vende apartamentos em São Paulo

 
COTIDIANO



LAURA CAPRIGLIONE

DE SÃO PAULO



*^!^* Para quem se acostumou com o Roberto Carlos melífluo de canções românticas como "Detalhes" ou "Como É Grande o Meu Amor por Você", o que apareceu na noite de quinta, em plena avenida Juscelino Kubitschek (zona sul), era irreconhecível.

Ele veio vestido de azul, como sempre. Cantou "Emoções" e "Além do Horizonte".

Mas o que o tal Roberto fazia ali era bem diferente de tudo aquilo a que o público fiel do cantor acostumou-se. O Rei vendia imóveis.

Especificamente, vendia 226 apartamentos residenciais e 80 conjuntos comerciais de um prédio azul e branco (é claro!) de 40 andares e arquitetura inspirada na de Dubai, a Meca das paredes espelhadas.

Nome do empreendimento: Horizonte Home & Offices ("Além do horizonte, existe um lugar bonito e tranquilo pra gente se amar", lembra?).

Roberto Carlos em pessoa investiu na construção, por intermédio da sua (o nome é esse mesmo) Emoções Incorporadora.

Na plateia de 300 pessoas, muito mais do que as fãs enlouquecidas de sempre, o que se viam eram investidores do mercado imobiliário, além de parentes dos sócios no empreendimento.

Roberto Carlos prometeu morar no local quando em São Paulo (a residência oficial dele é no Rio de Janeiro).

À Folha ele disse que quem comprar um apê por lá poderá até encontrá-lo no elevador.

Afirmou que está tentando junto à prefeitura suprimir o 13º andar. "Nos Estados Unidos, é comum um prédio ir direto do 12º para 14º andar. Por que aqui não?"

Ainda não se sabe se o toque do Rei funcionará no mercado imobiliário. As vendas começarão a ser feitas na próxima semana.

Um ninho de 54 m2 sairá --em média-- por R$ 730 mil (depende do andar). Um de 113 m2, por R$ 1,5 milhão.

Segundo a coordenadora de vendas do prédio, Branca Cesaroni, o marketing em torno do Rei só serve para acelerar a comercialização: "O preço do metro quadrado construído não aumentou por causa disso."

Chitãozinho, da dupla com Xororó, estava entre os convidados. "Vai comprar um, Chitão?" "Não. Eu vim checar o modelo de negócio", respondeu o sertanejo, que já tem uma rede de 110 churrascarias, investe em fazendas e acaba de lançar um condomínio fechado em Caruaru (PE). "Acho importante o artista diversificar os investimentos".

Roberto Carlos sabe bem o que é isso. Além dos CDs, DVDs e shows, há anos ele vem lotando transatlânticos para seu cruzeiro de quatro dias "Emoções em Alto Mar", com preços que variam de R$ 2.600 a R$ 7.000.

Agora, prepara-se para surfar a onda do turismo religioso. Ao som dos hits "Jesus Cristo" e "Nossa Senhora", embarcará rumo a Jerusalém, com direito a show. Quer acompanhá-lo? Pague R$ 5.440.

O Rei não manda mais nada pro inferno.

Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 40 milhões

UTILIDADE PÚBLICA - - Informação


As Apostas podem ser feitas até as 19 horas

 

$%$*$%$ A CEF (Caixa Econômica Federal) realiza neste sábado o sorteio do concurso 1.293 da Mega-Sena. A previsão é que o apostador que acertar as seis dezenas receba R$ 40 milhões.

Na última quarta-feira, a CEF realizou o sorteio do concurso 1.292 em Itabaiana (SE). E os números sorteados foram 09 – 11 – 23 – 30 – 31 – 54. O prêmio acumulou, pois ninguém acertou as seis dezenas.

Neste concurso, 128 pessoas acertaram a quina e levaram 22.773,34 cada uma. A quadra ficou com 10.397, que levaram R$ 400,52 cada um.

As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país, até às 19 horas. Um bilhete de seis dezenas custa R$ 2.

Redator: Fábio Mendes

Incentivo fiscal não garante compra de tablet

MERCADO






DE SÃO PAULO



*||*||* A desoneração tributária dos tablets proposta pelo governo não será suficiente para popularizar a tecnologia, na avaliação de parte da indústria nacional.

Segundo pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio) junto a 60 empresas da cadeia produtiva de tecnologia e comunicações, 78% dos entrevistados acreditam que a redução de impostos não basta.

Na avaliação de 62% dos empresários, o preço ainda com os incentivos, continua proibitivo para a aquisição dos tablets.

Outro ponto crucial, apontado por 38% da base, é a disseminação da banda larga.

A justificativa está na própria vocação dos aparelhos. Sem conectividade, o tablet tem poucas funções.

A criação de uma política própria de desenvolvimento do setor e maior financiamento público também foram citados.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, minimizou o impacto da pesquisa, principalmente em relação à conectividade.

"Estamos prestes a definir a oferta de banda larga e a concorrência ajudará a derrubar também o preço de internet móvel", disse.

Para Benjamin Sicsú, vice-presidente de novos negócios da Samsung, a questão do preço tende a ser melhorada também com a participação dos Estados, que poderão dar incentivos locais.

O desenvolvimento da cadeia produtiva dos componentes dos tablets também se mostra fundamental, na avaliação dos analistas.

"Ainda existe dependência grande de semicondutores importados. Se a cotação do dólar ultrapassar R$ 2, o preço dos tablets fica inviável. É necessário o desenvolvimento também da cadeia de montagem", diz Martim Juacida, da IDC Brasil.

Para a Abinee (que representa a indústria elétrica e eletrônica), as medidas foram os primeiros passos para a popularização dos tablets. e iniciativas adicionais, em longo prazo, poderão ter efeito semelhante de massificação ao que aconteceu com computadores na Lei do Bem, criada em 2005.

As fabricantes que produzirão tablets com desconto fiscal devem receber a portaria com a autorização governamental em 15 dias.

Brasil está entre os países mais higiênicos do mundo, aponta estudo

SAÚDE



Foto: Yuri Arcurs/ ShutterstockZoomCerca de 54% das pessoas lavam as mãos mais de cinco vezes ao dia
Cerca de 54% das pessoas lavam as mãos mais de cinco vezes ao dia

Isabella Ayub

 

*>>::* Um estudo internacional conduzido pelo Global Hygiene revelou que o Brasil é o país que mais lava as mãos com sabonetes. Entre os resultados encontrados pelo estudo, está a média global de pessoas que lavam as mãos mais de 5 vezes por dia: 54% da população. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo, enquanto China e Malásia tiveram os índices mais baixos.

Mas por que o brasileiro se preocupa tanto com a assepsia? De acordo com Eithan Berezin, microbiologista pediátrico e membro do Global Hygiene Council, o nível de higienização do brasileiro é considerado alto.

“É uma característica nossa, sabemos que o brasileiro gosta de tomar vários banhos por dia, por exemplo. Isso é também social, faz parte do nosso perfil social”, afirma.


Prevenção


Algumas formas de higienização, alerta Berezin, são de fato essenciais para evitar infecções indesejadas, como na alimentação. “A lavagem adequada de alimentos é importante. Agora também está na moda comer alimentos crus, é preciso tomar cuidado com isso”.

Os efeitos nefastos da bactéria E-Coli, por exemplo, que matou mais de 30 pessoas na Europa e que estava presente em diversos legumes, poderia ter sido evitada com o cozimento adequado dos alimentos.

No dia a dia, entretanto, o que vale são os modos mais simples de higienização. “Quando espirrar, não colocar a mão na frente de boca, e sim o cotovelo; lavar as mãos depois de ir no banheiro e depois de tossir são medidas importantes para evitar a disseminação de infecções e vírus”, alerta o especialista.

O álcool gel, segundo Berezin, é também uma forma fácil de deixar as mãos limpas constantemente. “É muito mais fácil e mais rápido higienizar a mão com álcool em gel do que com sabonete. É bom levar esse tipo de produto na bolsa, é uma coisa prática”.

Algumas pessoas, entretanto, devem ficar especialmente atentas com os riscos de infecções. “Os grupos de maior risco são as crianças pequenas e pessoas que já têm alguma doença e se tornam imunodeprimidas, então uma higienização mais intensa para esses grupos é importante”, explica.

Bons hábitos de higiene e o uso regular de desinfetantes, como sabonetes e limpadores de superfícies, também ajuda a reduzir em até 75% o risco de doenças entre crianças.

Queda de helicóptero deixa quatro mortos e três desaparecidos na BA

BAHIA

 

*+* Governador do RJ confirmou que namorada de seu filho estava na aeronave...




#++-# Quatro pessoas morreram após a queda de um helicóptero, na noite de sexta-feira, em Porto Seguro, no litoral da Bahia. Outras três pessoas estão desaparecidas no acidente, ocorrido na praia de Ponta de Itapororoca.

Três corpos foram resgatados após o acidente, incluindo duas crianças. Uma outra mulher foi resgatada com vida e levada ao hospital Luís Eduardo Magalhães, por volta de 23h, mas morreu na manhã deste sábado.

Equipes de resgate da Marinha continuam trabalhando na busca por sobreviventes. No Twitter, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, confirmou que uma das pessoas que estavam no helicóptero é Mariana Noleto, namorada de seu filho, Marco Antônio Cabral. Este escapou da tragédia porque esperava para embarcar no voo seguinte.

Desmate da Caatinga cai, mas segue alto

NATUREZA


:^"^: Taxa anual de destruição caiu de 0,28% para 0,23% ao ano; governo faz plano de controle

 
Lígia Formenti - O Estado de S.Paulo
 
 
*-&&-* O ritmo de derrubada da Caatinga no País apresentou uma leve queda entre 2008-2009, mas a destruição desse bioma ainda é considerada bastante expressiva pelo Ministério do Meio Ambiente.

Xando P./Agência a Tarde – 4/02/2005
Xando P./Agência a Tarde – 4/02/2005
 
Inquietação. Cenário de terra arrasada no Sítio do Mato (BA): governo estuda medidas para conter destruição do bioma

Dados divulgados ontem pela pasta mostram que houve o desmatamento de 1.921 quilômetros quadrados de vegetação, o que representa 0,23% de todo o bioma. O primeiro período analisado pelo governo, entre 2002 e 2008, acusava uma média anual de derrubada equivalente a 0,28% da vegetação.

Ao longo dos anos, a atividade levou à destruição de 45% de toda a Caatinga, que originalmente apresentava uma área de 826.411 quilômetros quadrados.

"A situação é um pouco melhor que a apresentada no Cerrado ou na Amazônia. Mesmo assim, os números são preocupantes", admitiu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. "É importante mantermos ações de sustentabilidade e de recuperação desse bioma, que é único no mundo e estratégico para vários Estados do País", completou a titular da pasta.

Pelos números divulgados ontem, Estados que apresentaram os maiores índices de desmatamento foram a Bahia, com derrubada de 638 quilômetros quadrados de vegetação, seguido pelo Ceará, com440 quilômetros quadrados desmatados, e pelo Piauí, onde foi destruída a vegetação em uma área de 408 quilômetros quadrados.

O coordenador do grupo bioma Caatinga da Secretaria de Biodiversidade e Floresta, João Arthur Seyffarth, contou ao Estado que, ao contrário do que ocorre em outros sistemas, a derrubada da Caatinga ocorre de forma pulverizada, o que dificulta a fiscalização e exige a adoção de um pacote de medidas preventivas mais variado.

A maior pressão contra o bioma é exercida pelo uso da madeira como matriz energética. A estimativa é de que 33% da madeira seja usada em siderúrgicas. "Daí a importância de promover o manejo e auxiliar também as comunidades no uso de fogões domésticos que exijam menos lenha", completou Seyffarth.

O ministério trabalha há quase um ano na edição de um Plano de Controle de Desmatamento da Caatinga. A expectativa é de que uma portaria seja publicada nos próximos dias, estabelecendo o prazo de 120 dias para conclusão do documento.

Entre medidas previstas estão o ordenamento fundiário, a criação de unidades de conservação e da previsão de recursos para serem investidos em programas de atividade sustentável.

Outra meta, de acordo com Seyffarth, é atualizar os dados de desmatamento. "Essa é uma atividade recente. Havia todo um histórico que precisava ser documentado. A expectativa é de que, dentro de mais algum tempo, os dados mais recentes sejam divulgados."

Código Florestal. A ministra mais uma vez afirmou estar confiante e aberta ao diálogo com integrantes do Senado para discutir um novo texto para o Código Florestal.

Até o fim do mês, ela deverá participar de uma audiência pública para discutir pontos considerados estratégicos. "Precisamos de um Código sólido, com segurança jurídica, mas que também esteja atento a questões de sustentabilidade."

Corte teria condenado à morte cão por ser advogado reencarnado

INTERNACIONAL




DA BBC BRASIL


{#*#*] Um tribunal judaico de Jerusalém condenou um cão vira-lata à morte por apedrejamento, devido ao temor de que ele fosse a reencarnação de um advogado que insultou juízes da mesma corte, segundo apontam relatos.

De acordo com o site de notícias israelense Ynet, o cachorro entrou há algumas semanas no tribunal --composto por rabinos-- e não saiu mais de lá, o que fez um juiz lembrar de uma maldição imposta a um advogado secular, já morto.

Na ocasião, há cerca de 20 anos, os juízes do tribunal do bairro ultraortodoxo de Mea Shearim desejaram que o espírito do advogado entrasse no corpo de um cão --animal tido como impuro no judaísmo tradicional-- depois que ele proferiu insultos à corte.

Mesmo sentenciado à morte por apedrejamento, o cachorro conseguiu escapar do prédio do tribunal antes que a condenação fosse levada a cabo, afirma o Ynet.

Segundo relatos, um dos juízes do tribunal pediu às crianças da localidade que encontrassem o cachorro e executassem a sentença. Devido ao caso, uma organização de proteção aos animais registrou queixa na polícia contra uma autoridade da corte.

VINGANÇA

Segundo o site Ynet, o tribunal nega que os juízes tenham condenado o vira-lata à morte.

No entanto, um representante da corte disse ao jornal "Yediot Aharonot" que o apedrejamento foi ordenado como uma "maneira apropriada de 'se vingar' do espírito que entrou no pobre cão".

Os tribunais rabínicos (battei din) são investidos do poder de julgar questões religiosas em Israel e em algumas outras comunidades ultraortodoxas pelo mundo.