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quarta-feira, 11 de junho de 2025

GWM anuncia Poer P30 e Haval H9, primeiros carros não eletrificados no Brasil

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Os veículos serão fabricados em Iracemápolis (SP), contam com motor 2.4 Turbo Diesel e fazem parte de um leque de carros de grande porte da marca chinesa.
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Por Vinicius Montoia, André Fogaça, g1 — São Paulo

Postado em 11 de Junho de 2.025 às 15h30m

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GWM Haval H9 (topo) e Poer P30 (abaixo) — Foto: divulgação/GWM
GWM Haval H9 (topo) e Poer P30 (abaixo) — Foto: divulgação/GWM

A GWM anunciou nesta quarta-feira (11) a chegada de seus primeiros veículos não eletrificados no Brasil: o utilitário esportivo de sete lugares H9 e a picape média Poer P30, ambos com motorização exclusivamente a diesel.

Os dois modelos estarão expostos no estande da marca durante o Festival Interlagos, que ocorre no autódromo de São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho. No evento, o público poderá pilotar, assistir a competições, conferir lançamentos de grandes marcas e visitar exposições.

Veja os detalhes de cada um abaixo.

GWM Haval H9

Galerias Relacionadas

GWM Haval H9 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Haval H9 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Haval H9 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Haval H9 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Haval H9 — Foto: Divulgação | GWM
GWM Haval H9 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Haval H9

GWM Haval H9

GWM Haval H9

GWM Haval H9

GWM Haval H9

GWM Haval H9

O Haval H9 é um SUV de sete lugares que chega ao Brasil para competir com o Caoa Chery Tiggo 8, atualmente vendido por R$ 199.990.

O modelo da GWM vem equipado com motor 2.4 Turbo Diesel, que entrega 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de nove marchas.

Em dimensões, o SUV traz:

  • Comprimento: 4,95 metros;
  • Largura: 1,97 metro;
  • Altura: 1, 93 metro.

Os itens de série são:

  • Faróis em LED;
  • Assentos revestidos em couro;
  • Assentos climatizados;
  • Central multimídia de 14,6 polegadas;
  • Câmera 360 graus;
  • Controle remoto de funções do carro via aplicativo;
  • Carregador de celular por indução;
  • Piloto automático adaptativo e sistemas de auxílio ao motorista (ADAS).
GWM Poer P30
GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30 — Foto: DIvulgação | GWM
GWM Poer P30 — Foto: Divulgação | GWM

GWM Poer P30

GWM Poer P30

GWM Poer P30

GWM Poer P30

GWM Poer P30

GWM Poer P30

GWM Poer P30

Já a picape Poer P30 compartilha o mesmo motor turbo diesel e os itens de série, mas apresenta diferenças nas dimensões da carroceria:

No mês passado, a GWM anunciou uma nova rodada de investimentos no Brasil. São R$ 6 bilhões que se juntam a outros R$ 4 bilhões anunciados anteriormente.

A informação surgiu durante a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, após uma reunião do presidente com o fundador da GWM, Jack Wey.

A montadora não detalhou os destinos do novo aporte, mas informou que ele será aplicado no Brasil entre 2027 e 2032. Sabe-se que serão duas vertentes principais:

  • Ampliação da fábrica de Iracemápolis (SP), que está em construção;
  • Acrescentar mais dois modelos à linha de produção no Brasil.

A fábrica de Iracemápolis (SP) pertencia à Mercedes-Benz, mas foi vendida à GWM em 2021. A montadora chinesa inicia a produção nacional em julho.

Segundo Jack Wey, o novo aporte gerará pelo menos 800 novos empregos até o final deste ano, com capacidade de produzir até 50 mil veículos anualmente. Antes, estavam previstos 700 vagas e capacidade de 20 mil unidades por ano.

"No futuro, nossa capacidade de produção aumentará gradualmente para 100 mil unidades por ano, expandindo-se para a América Latina e gerando mais de 2 mil empregos diretos", disse Wey.

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VÍDEO: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo

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Com desempenho de esportivo, acabamento refinado e preço competitivo, modelo chega ao Brasil para disputar espaço com marcas premium — e surpreende.
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Por Vinicius Montoia, g1 — São Paulo

Postado em 11 de Junho de 2.025 às 03h25m

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TESTE: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo
TESTE: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo

São tantas marcas chinesas entrando no mercado brasileiro nos últimos anos que, para quem não acompanha de perto o setor automotivo, fica difícil acompanhar os lançamentos. Um exemplo: você sabe o que é um Zeekr?

A nova marca (que se pronuncia zíquer) é uma das marcas do grupo Geely, o conglomerado chinês que também é dono da Volvo e da Lotus. Além dessas, a Geely fabrica veículos próprios e possui ainda a Lynk&Co, que produz modelos semelhantes aos da Zeekr para outros mercados.

O Zeekr X é o modelo de entrada da marca no Brasil. Ele utiliza a mesma plataforma e compartilha componentes com o Volvo EX30, outro SUV elétrico considerado acessível e que também representa a porta de entrada para a marca sueca.

No entanto, o Zeekr chega mais equipado e com acabamento superior ao do tradicional fabricante europeu. E vai além: a Zeekr oferece uma versão topo de linha do X com muito mais potência e torque que qualquer versão do EX30.

Nesta reportagem, você verá por que pode valer a pena abrir mão de um emblema renomado no capô para apostar em uma marca que não fica devendo nada às europeias.

Com desempenho superior ao de um BMW, aceleração comparável à de um Porsche e segurança no nível da Volvo (por motivos óbvios, afinal, pertencem ao mesmo grupo), o Zeekr X pode não ter o prestígio das marcas premium, mas conquista pelo acabamento interno e pela tecnologia embarcada.

No teste, esse SUV mostra em que pontos surpreende e em quais ainda pode melhorar.

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: divulgação/Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr
 
Zeekr X chega em duas versões: Premium e Flagship — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X — Foto: Rafael Peixoto | g1

Zeekr X — Foto: Rafael Peixoto | g1

Zeekr X — Foto: Divulgação | Zeekr

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Luzes de LED da dianteira lembram os

Zeekr X chega em duas versões: Premium e Flagship

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Zeekr X

Afinal, que carro é esse?

Como mostrou o g1 em novembro, o Zeekr X foi lançado no Brasil com preço inicial de R$ 272 mil na versão Premium, para competir com outras marcas chinesas na faixa dos R$ 300 mil.

No entanto, ajustes de preço — segundo a marca, motivados pela alta do dólar — já elevaram o valor da versão de entrada para R$ 298 mil.

O Zeekr X Premium compartilha conjunto mecânico e componentes de carroceria com o Volvo EX30. Ambos têm tração traseira e entregam 272 cv de potência.

Já a versão topo de linha, chamada Flagship (que antes custava R$ 298 mil, e agora sai por R$ 338 mil), conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo tração integral. O conjunto entrega 428 cv de potência e 55,4 kgfm de torque.

São 156 cv e 20 kgfm a mais que a versão Premium — e também mais que qualquer configuração do Volvo EX30. É como se a versão mais cara tivesse um motor 1.4 turbo adicional e coloca o Zeekr X Flagship como um dos melhores custos-benefícios do mercado.

Veja o comparativo de fichas técnicas abaixo.

Comparativos de desempenho

Ao comparar preço e potência com o BMW iX1 eDrive20 — o SUV elétrico mais acessível da marca alemã —, a vantagem do Zeekr fica evidente.

Por R$ 362.950, o BMW iX1 oferece autonomia semelhante (332 km contra 304 km do Zeekr), mas com apenas 204 cv e 25 kgfm de torque. Ou seja, não alcança nem o desempenho do EX30, muito menos os mais de 400 cv do Zeekr.

Na aceleração, o Zeekr X dá um verdadeiro nocaute. Por R$ 24.950 a menos, ele vai de 0 a 100 km/h em menor que a metade do tempo que o iX1.

Veja os números de aceleração abaixo.

  • BMW iX1: 8,6 segundos;
  • Zeekr X Premium: 5,6 segundos;
  • Zeekr X Flagship: 3,8 segundos;
  • Volvo EX30 Core: 5,7 segundos;
  • Volvo EX30 Plus: 5,3 segundos;
  • Volvo EX30 Ultra: 5,3 segundos.
Espaço e acabamento

Em dimensões, os SUVs são semelhantes. O iX1 é o mais comprido e alto, mas a largura é praticamente igual entre os modelos. O Zeekr leva vantagem no entre-eixos, com 10 cm a mais, o que garante excelente espaço interno.

Por outro lado, o porta-malas é um ponto fraco. O BMW leva 490 litros, contra 362 litros do Zeekr e 318 litros do Volvo. O compartimento do Zeekr é apenas 62 litros maior que o de um Volkswagen Polo.

O espaço interno do Zeekr X garante espaço para todos os ocupantes com conforto — Foto: Rafael Peixoto | g1
O espaço interno do Zeekr X garante espaço para todos os ocupantes com conforto — Foto: Rafael Peixoto | g1

Design e interior

O design futurista do Zeekr X chama atenção nas ruas e atrai olhares. Se é bonito, a avaliação fica por conta do leitor.

Por dentro, o requinte impressiona. A cabine mistura materiais com bom gosto e um toque de extravagância, com luzes de LED nas portas, painel e até ao redor dos tweeters.

O volante tem boa empunhadura e ajustes de altura e profundidade. A unidade testada, da versão Flagship, trazia couro azul e bege nos bancos, volante e portas, além de acabamento em Alcântara nas colunas e no teto.

O teto de vidro é bonito, mas não há cortina para bloquear a luz — ponto que precisa ser revisto na próxima geração. Há apenas a opção de cortina como acessório.

O painel de instrumentos de 8,8 polegadas é minimalista, mas funcional. Diferente de alguns elétricos que concentram tudo na central multimídia (como a Tesla Cybertruck), o Zeekr mantém botões físicos para funções básicas como faróis, setas e limpadores. Apenas o ar-condicionado é controlado pela tela de 14,6 polegadas.

Equipamentos de série

A lista de itens inclui tudo o que se espera de um carro acima de R$ 300 mil, como:

  • Pacote ADAS (assistência avançada ao condutor) com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência;
  • Câmera 360º;
  • Porta-malas com abertura e fechamento elétrico;
  • Iluminação full LED;
  • Ajustes elétricos nos bancos dianteiros;
  • Bancos com climatização e função massagem.
Mas vale a compra?

Se você não é do tipo que compra carro para ostentar — não faz questão de exibir a chave para os amigos —, mas valoriza desempenho, conforto e tecnologia, o Zeekr X é uma escolha certeira.

Veja abaixo os pontos positivos e negativos:

  • ✅ Potência superior aos rivais;
  • ✅ Desempenho de destaque;
  • ✅ Acabamento refinado;
  • ✅ Espaço interno generoso;
  • ✅ Tecnologia embarcada;
  • ❌ Porta-malas pequeno;
  • ❌ Puxador das portas com sensor;
  • ❌ Preço da versão de entrada;
  • ❌ Central multimídia grande, mas fixa;
  • ❌ Rede de concessionárias ainda limitada.
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