Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Baleia agradece pessoas que a salvam de rede pesqueira

 
 

Notícias / Baleia


Natureza -- Notícias.


Grupo leva mais de uma hora para livrar animal; mas o agradecimento valeu a pena; veja o vídeo




por Redação Galileu
 
Editora Globo






















/*<<.>>*\ Salvar uma baleia jubarte de uma rede de pesca já é recompensador. Mas ver o animal saltando livre na água durante uma hora depois de ser solto é melhor ainda. O grupo liderado por Michael Fishback, um dos fundadores da ONGThe Great Whale Concervancy, encontrou essa baleia-jubarte aperentemente boiando no mar próximo à Califórnia. 

No início, as pessoas pensaram que o animal de cerca de 30 metros de comprimento estaria morto. Só perceberam que estava vivo, quando ele fez jorrar água e fez um barulho alto, mas não saia de perto do barco, parecia estar preso. Michael mergulhou com seu equipamento para tentar ver melhor o que acontecia; a baleia estava enrolada em uma grande rede de pesca, comum na região. 

Não havia tempo para esperar socorro, o animal poderia morrer antes. Eles resolveram usar a faca que tinham para tentar soltá-lo da rede. Depois de uma hora tentando desenrolar e puxando a rede para o barco, o grupo achou que era hora de cortar as cordas e esperar que a baleia conseguisse se soltar de vez. 

A baleia começa a nadar aparentemente livre. Talvez para mostrar o prazer da liberdade novamente conquistada, talvez para agradecer seus libertadores ou simplesmente porque é isso que as baleias fazem quando soltas no mar, o animal dá saltos incríveis no ar. O espetáculo durou mais de uma hora e o público do barco aproveitou para tirar fotos. Toda essa história aconteceu em julho e a ação foi filmada e só agora foi transmitida por redes de TV do mundo inteiro. 


Confira o vídeo abaixo em inglês:

Material com selo de radioatividade faz bombeiro fechar rua em Brasília


Cotidiano


10/09/2011 14h30 - Atualizado em 10/09/2011 14h39



Distrito Federal -- Notícias & Informação.



Embalagem tinha selo da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Produto estava no lixo; iodeto de sódio 131 tem aplicação na medicina.



PUBLICIDADE.\ Gipope-Gariba's














Do G1 DF

[*|*=-=*|*] O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fecharam por quase três horas o acesso a uma quadra da área econômica do setor Sudoeste, em Brasília, após um morador encontrar uma embalagem com um selo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) jogada no lixo. A área foi isolada por orientação da CNEM até a chegada de um técnico do órgão no local.

Embalagem com produto supostamento radioativo (indicada pela seta) encontrada em quadra do Sudoeste Econômico, em Brasília, na manhã deste sábado (10) (Foto: Káthia  Mello/G1)Embalagem com produto supostamento radioativo (indicada pela seta) encontrada em quadra do Sudoeste Econômico, em Brasília, na manhã deste sábado (10) (Foto: Káthia Mello/G1)

A embalagem descreve o produto como sendo iodeto de sódio 131. Segundo informações na página da CNEM, o iodeto de sódio é um produto radioativo usado na medicina no diagnóstico de doenças da glândula tireoide. Por ter uma validade média de oito dias, o produto tem sido substituído em exames pelo iodo 123 ultrapuro, cuja radioatividade dura 13,2 horas.


O técnico da CNEM Adriano de Souza afirmou que a embalagem encontrada estava vazia e com prazo de validade vencido – o selo era de 2008. Apesar disso, Souza disse que se houvesse iodeto e a substância estivesse dentro da validade, o produto poderia provocar queimaduras e até câncer em quem o manuseasse.


A embalagem foi recolhida e levada para perícia. Segundo o técnico da CNEM, é possível rastrear a origem do produto a partir do selo. "Vamos fazer isso o mais rapidamente possível", afirmou.


Lembrança do césio 137
Segundo o major dos Bombeiros Hélio Guimarães Pereira, a notificação sobre o descarte da embalagem foi feita por um morador nesta manhã. Na tarde do dia anterior, o porteiro Francisco Aquino, que trabalha na quadra, chegou a manusear a embalagem. Um exame feito no porteiro com um contador Geiger –  aparelho que mede radiação – descartou contaminação.


Técnico da CNEM mede nível de radioatividade em porteiro que manuseou embalagem de material encontrado no lixo, em Brasília (Foto: Káthia  Mello/G1)
Técnico da CNEM mede nível de radioatividade em
porteiro que manuseou embalagem de material
achado no lixo, em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)

O porteiro Fransico Aquino disse ter ficado aliviado com o resutado. "As pessoas ficaram falando do césio de Goiânia", disse.


O selo da CNEM levantou o medo de que a radiação do produto pudesse causar danos à saúde, como no caso da cápsula de césio 137 encontrada por catadores de lixo em Goiânia, em 1987, e que se transformou no maior acidente nuclear brasileiro.

A moradora Millene Francine, que já trabalhou com descarte de produtos tóxicos, disse que buscou informações sobre o produto encontrado tão logo ele foi identificado. “Procurei logo me informar que tipo de produto era para ver se era perigoso”, disse.

A advogada Jussara Costa Melo, que mora na quadra que foi interditada, disse ter ficado menos preocupada quando viu a rapidez dos bombeiros em isolar a área. Ela chegou a ser impedida pelos bombeiros de caminhar quando desceu de seu prédio para se exercitar.



O acidente com o Césio 137 ocorreu em 1987. O material radioativo estava em um equipamento médico abandonado em um hospital desativado da cidade. Depois de retirado da máquina, o césio 137 foi vendido para o dono de um ferro-velho. Várias pessoas que tiveram contato com o produto morreram.

Os donos do instituto de radiologia onde estava o equipamento foram condenados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). O material contaminado – mais de 1,6 mil toneladas de entulhos, terra e roupas – foi transferido para um depósito especial em Abadia de Goiás.

____________________________________________________________________________________________

Sebastian Vettel conquista a pole position em Monza


GP - Grand Prix de Mônaco



ESPORTES -- AUTOMOBILISMO -- F-1.



PUBLICIDADE.\ Gipope-Gariba's














Lancepress


Sebastian Vettel  / AFP

|:|=-[:]-=|.| O alemão Sebastian Vettel conquistou neste domingo sua décima pole em 13 corridas na temporada deste ano da Fórmula 1, em Monza (ITA). O piloto da RBR sobrou e conseguiu o tempo de 1m22s275 e foi 0s450 mais veloz do que o segundo colocado Lewis Hamilton, da McLaren.


Completaram o grupo dos cinco mais rápidos Jenson Button (McLaren), Fernando Alonso (Ferrari) e Mark Webber (RBR). Já Felipe Massa levou sua Ferrari à sexta colocação, a 0s347 da melhor marca de seu companheiro de equipe.


Bruno Senna fez mais um bom treino e vai largar em décimo, três posições atrás do companheiro Vitaly Petrov. No Q3, vale salientar, o brasileiro optou por não fazer nenhuma volta para poupar pneus visando à corrida e, diante disso, a diferença poderia ter sido menor.


Já Rubens Barrichello, outra vez limitado pelo seu Williams, não conseguiu passar da 13ª colocação. Ao menos, ele terminou o treino classificatório na frente de seu parceiro Pastor Maldonado.


GRID DE LARGADA DO GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA


1º - Sebastian Vettel (ALE) RBR-Renault - 1m22s275
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 1m22s725
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 1m22s777
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m22s841
5º - Mark Webber (AUS) RBR-Renault - 1m22s972
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m23s188
7º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m23s530
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m23s777
9º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m24s477
10º - Bruno Senna (BRA) Renault - sem tempo
11º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - 1m24s163
12º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m24s209
13º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m24s648
14º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - 1m24s726
15º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - 1m24s845
16º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m24s932
17º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m25s065
18º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m25s334
19º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault - 1m26s647
20º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault - 1m27s184
21º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - 1m27s591
22º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - 1m27s609
23º - Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth - 1m28s054
24º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - 1m28s231
_________________________________________________

Ministro japonês do Comércio renuncia cargo após cometer gafe sobre crise nuclear

Japão em crise



ECONOMIA --- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.




Plantão | Publicada em 10/09/2011 às 10h33m
AP

!*-.-*=*-.-*! TÓQUIO - O ministro japonês do Comércio, Yoshio Hachiro, renunciou neste sábado apenas após oito dias depois de ter assumido e se desculpou por ter chamado a área no entorno da usina nuclear de Kukushima de "cidade da morte". Pessoas afetadas pelo terremoto seguido de tsunami de março passado, a oposição e mesmo do governo criticaram a declaração.

A saída de Hachiro causou embaraço ao premier Yoshihiko Noda, que assumiu no dia 2 de setembro em meio a esperança de que o governo possa reforçar as ações para reconstrução do país.

O terremoto deixou 21 mil pessoas mortas ou desaparecidas no nordeste do Japão. Nenhuma morte foi atribuída à radiação.
___________________________________________________________________________________________

Site aponta farmácia com remédio barato


Utilidade pública



BRASIL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



É possível pesquisar - por Estado, cidade ou bairro - mais de 15 mil preços de medicamentos



Clarissa Thomé / RIO - O Estado de S.Paulo

*!-$=$-!* Até o fim do ano, os brasileiros terão gastado R$ 55 bilhões em medicamentos - uma média de despesa anual de R$ 337 por pessoa, aponta pesquisa do Ibope que avaliou a estimativa de consumo de remédios. Uma ferramenta, criada por cinco analistas de sistemas, ajuda a diminuir esse gasto. É o site Mais Preço, um buscador de preços de remédios criado especificamente para esse fim. O serviço é gratuito e não faz vendas.



No site é possível pesquisar mais de 15 mil preços de medicamentos e 200 mil ofertas distribuídas entre as principais redes de farmácias no País. Mesmo aquelas que não têm site de vendas aparecem na busca - basta a farmácia informar os preços de seus medicamentos para o Mais Preço.


"As pessoas não têm o costume de comprar medicamentos pela internet. A ideia é que elas façam a busca no site e comprem o remédio na própria loja, já sabendo que ali elas vão encontrar o menor preço", afirma Marcelo Santos, um dos sócios do Mais Preço.


Além de indicar o valor, o site reproduz a bula dos medicamentos, informa se existe similar ou genérico e se o produto participa do programa Farmácia Popular. É possível fazer a procura selecionando por Estado, cidade e bairro. Numa busca rápida, descobre-se que o preço do antibiótico amoxicilina com clavulinato de potássio varia de R$ 14,34 a R$ 77,77. O anti-inflamatório diclofenaco sódico é encontrado por valores que vão de R$ 6,36 a R$ 22,32.


A professora de inglês Maria da Conceição Abboud descobriu o site quando procurava medicamento mais barato para o seu filho, que tem a síndrome de Tourette, um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado pelo aparecimento de tiques. "É um remédio de uso contínuo, compramos três ou quatro caixas de uma vez, e às vezes temos de decidir qual conta não vamos pagar."


Conceição, que mora no Rio, chegou a achar a risperidona por R$ 12 numa farmácia de São Paulo, mas uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a compra de medicamentos controlados pela internet. "Não comprei o remédio do meu filho, mas passei a consultar o site cada vez que tenho de ir à farmácia."


Economia. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, o site ajudará o consumidor a achar sempre a melhor opção. Mas a entidade diz que o serviço não vai estimular os concorrentes a igualarem seus preços, já que a localidade dos estabelecimentos influenciará um consumidor que dificilmente comprará um remédio de outro Estado, por exemplo, só porque ele é R$ 2 mais barato.


O Estado comparou preços do Mais Preço com valores das drogarias e o serviço funciona bem. Mas, às vezes, não dá tempo de as empresas atualizarem a tabela com o site. O Tylenol Gotas 200 mg 15 ml, por exemplo, custa R$ 11,96 na Drogaria São Paulo, mas no site está R$ 10,90.


Consumidor. Para o gerente de comunicação do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos de Oliveira, sites como o Mais Preço ajudam o consumidor a exercer seu poder de compra, já que ele pode se recusar a comprar um item caso o ache mais em conta no concorrente. "Ferramentas para auxiliar o consumidor na busca de preços mais baixos são sempre bem-vindas. O País está muito caro, com diferenças de preços enormes para um mesmo produto ou serviço."

** / COLABOROU CAROLINA MARCELINO, DO JORNAL DA TARDE          
    ------____________________________-----________________________------

Naufrágio deixa ao menos 107 mortos na costa da Tanzânia

10/09/2011 08h50 - Atualizado em 10/09/2011 08h50



INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.


Embarcação fazia o trajeto Zanzibar - Pemba.
Barcos pesqueiros e operadoras de turismo fazem buscas no local.

Da Reuters


!=||-*-||=! Ao menos 107 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas após o naufrágio de um barco que levava cerca de 500 pessoas de Zanzibar até a ilha de Pemba, na Tanzânia, costa leste africana, informam autoridades médicas locais. "Ainda estamos recebendo muitos corpos. O número de mortos deve ser bem maior", disse à agência de notícias Reuters Karim Zam, do hospital Mnazi Mmoja, em Zanzibar.


Barcos pesqueiros e operadoras de turismo do centro de Nungwi fazem buscas no local do acidente, que ocorreu na madrugada deste sábado (10). Centenas de pessoas aguardavam nas areias da praia de Zanzibar por informações de vítimas e sobreviventes.


Segundo informações da agência de notícias Associated Press, o barco 'ferry' M.V. Spice Islanders saiu lotado, e alguns passageiros se recusaram a subir a bordo.

Pessoas aguardam informações de sobreviventes em frente ao resort turístico de Nungwi, na Tanzânia (Foto: Marton Dunai/Reuters)Pessoas aguardam informações de sobreviventes em frente ao resort turístico de Nungwi, na Tanzânia (Foto: Marton Dunai/Reuters)
   \\...----___________----___________________.............___________________----_______________----...//

Menino mama nas tetas de uma vaca no Camboja


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS.



Criança de 1 ano e oito meses toma o leite do animal desde julho deste ano.
Ele começou a mamar na vaca após observar um bezerro. 



Do G1, em São Paulo

Um menino de 1 ano e oito meses mama nas tetas de uma vaca há cerca de dois meses na província de Siem Reap, no Camboja, informou seu avô, Um Oeung. (Foto: Heng Sinith / AP Photo)
Um menino de 1 ano e oito meses mama nas tetas de uma vaca há cerca de dois meses na província de Siem Reap, no Camboja, informou seu avô, Um Oeung. (Foto: Heng Sinith / AP Photo)

A criança começou a tomar o leite do animal em julho deste ano, depois que seus pais se mudaram para a Tailândia à procura de trabalho. Ele observou um bezerro mamar e repetiu a cena nas tetas da vaca. (Foto: Heng Sinith / AP Photo)

A criança começou a tomar o leite do animal em julho deste ano, depois que seus pais se mudaram para a Tailândia à procura de trabalho. Ele observou um bezerro mamar e repetiu a cena nas tetas da vaca. (Foto: Heng Sinith / AP Photo)
____________________________________________________________________________________________