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sábado, 7 de julho de 2012

Brasil tem 82 escolas de primeiro mundo em áreas pobres


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Colégios públicos oferecem ensino de alta qualidade para aluno de baixíssima renda


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Escola Estadual Dom Bosco, em Eirunepé, sudeste do Amazonas
Foto: Agência O Globo / Marcelo Carnaval
Escola Estadual Dom Bosco, em Eirunepé, sudeste do AmazonasAgência O Globo / Marcelo Carnaval
O Brasil ainda está distante da meta de garantir a toda criança um ensino de qualidade, mas há, dentre as mais de 40 mil escolas públicas do país, um pequeno grupo que se destaca pela excelência. São colégios que, mais do que simplesmente figurar nas primeiras posições de rankings de avaliação, conseguem algo ainda mais extraordinário: atender alunos de baixíssima renda e deixá-los com indicadores de qualidade compatíveis aos de nações desenvolvidas.

Com ajuda do economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemann, O GLOBO identificou essas escolas e investigou o que há em comum entre elas. Numa série de reportagens que se inicia hoje, há relatos do bom trabalho pedagógico em localidades improváveis como o interior amazonense, a área rural do Piauí, a periferia de Alagoas ou o sertão do Ceará.


Nas estatísticas e nas visitas realizadas pelos repórteres, foi possível identificar que o bom resultado não é, como resumiu Faria, fruto do acaso. Nessas escolas, é notável o esforço da direção e dos professores em não deixar que nenhum aluno fique para trás e de corrigir as deficiências na aprendizagem e os problemas de frequência assim que eles são detectados. Também chama a atenção o bom ambiente escolar, com poucos casos de indisciplina e professores estimulados.


O levantamento mostra que há no país 82 estabelecimentos públicos que, mesmo atendendo alunos que se encontram entre os 25% mais pobres do Brasil, conseguem atingir no Ideb, principal avaliação federal de qualidade do ensino, média igual ou superior a 6,0, considerada pelo MEC como patamar hoje de nações desenvolvidas.


Para identificar este grupo, Faria calculou, a partir das respostas de alunos sobre posse de bens de consumo nos questionários respondidos na Prova Brasil — exame do MEC aplicado a todos os colégios públicos do país — um indicador do nível socioeconômico de cada estabelecimento. As 43.574 escolas públicas para as quais foi possível fazer este cálculo foram então ranqueadas por dois critérios: 1) de acordo com o nível de pobreza dos estudantes e 2) pelo desempenho no Ideb.


Do confronto entre os dois rankings, foi possível verificar colégios que ganham mais de 40 mil posições. Ou seja, trabalham com os alunos da rabeira do ranking de pobreza, mas levam-nos ao topo do aprendizado.


Especialista defende horário integral
Para o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, mesmo sendo raras, o exemplo dessas escolas demonstra que é possível dar um ensino de qualidade para crianças mais pobres. Para isso, no entanto, é preciso que as instituições que atendem estes alunos sejam justamente as mais bem preparadas para compensar a dificuldade que eles apresentam por causa da condição socioeconômica dos pais.


— A gente se acostumou no Brasil a justificar o mau desempenho do aluno pela baixa educação dos pais. Agora, precisamos escolher se vamos tratar a educação pública como ferramenta que mantém as desigualdades ou que ajuda a compensá-las, de modo que as condições de pobreza da família em que a criança nasceu não sejam o único determinante de até onde ela conseguirá chegar. O exemplo dessas escolas prova que isso é possível.


Ser possível, no entanto, não significa ser simples. Para o pesquisador Francisco Soares, da UFMG, autor de vários estudos sobre escolas eficazes, a dificuldade enfrentada por colégios com alunos de baixo nível socioeconômico é que, além da desvantagem por atender filhos de pais menos escolarizados, esta condição vem às vezes associada a problemas como a violência dentro e fora de casa.
— Para estes alunos, a pedagogia precisa ser diferente. É nestas situações que precisamos de projetos de tempo integral — diz Soares.


Boa gestão atenua desigualdades
Desde 1966, quando o sociólogo James Coleman publicou um relatório pioneiro sobre os determinantes do desempenho escolar nos EUA, estudos no mundo inteiro, inclusive no Brasil, têm comprovado que o nível socioeconômico dos pais é o que mais influencia o aprendizado. É por isso que escolas particulares apresentam, em relação às publicas, uma vantagem extra.


— É muito mais fácil ter bons resultados trabalhando com os alunos mais ricos, tendo autonomia para alocar recursos, para contratar e demitir professores, e podendo excluir um estudante por baixo rendimento ou por indisciplina — diz Wanda Engel, do Instituto Unibanco.
Para ela, essas dificuldades, no entanto, podem ser compensadas ou atenuadas na rede pública com uma boa gestão.


— Há nas boas escolas públicas uma preocupação com resultados e um uso das avaliações como ferramenta de diagnóstico para corrigir os problemas.
Ernesto Faria, autor do levantamento que serviu de base às reportagens do GLOBO, concorda. Ao comparar as características das 82 escolas com alto Ideb, ele identificou que as instituições que mais fazem pelos seus alunos conseguem cumprir uma parte muito maior do currículo previsto. Nelas, os professores relatam em maior proporção que se sentem motivados pelo diretor e que há um clima de colaboração na equipe.


Os problemas de indisciplina são também muito menores e há, por fim, maior zelo na tarefa de não deixar que alunos evadam ou comecem a faltar às aulas. Nessas escolas, em proporção maior do que nas outras, pais são avisados por escrito, e a direção chega a enviar alguém à casa do aluno.
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Aeronáutica confirma morte de piloto em queda de caça em Campo Grande


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Caça estava indo com outro avião para treinamento no Pará, diz FAB.
Acidente aconteceu em uma área de pastagem próximo ao Indubrasil.


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07/07/2012 11h03 - Atualizado em 07/07/2012 21h46

Do G1 MS


Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na manhã deste sábado (7) em Campo Grande. A queda do caça A-29 Super Tucano aconteceu às 7h40 (horário de MS) em uma área de pastagem próximo a um distrito industrial da cidade. O piloto, único ocupante do avião, morreu no local.


Conforme a FAB, o capitão-tenente Bruno de Oliveira Rodrigues, 32 anos, era oficial da Marinha e, desde o início de 2011, fazia o Curso de Líder de Esquadrilha da Aviação de Caça no Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação da FAB, na capital sul-mato-grossense.


A assessoria de imprensa da Marinha informou que Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro e estava na corporação desde fevereiro de 1997. Ultimamente, estava lotado em Ladário, a 435 km de Campo Grande.
Avião da FAB caiu em área rural de Campo Grande MS (Foto: Wendy Tonhati/G1 MS)
Com o impacto da queda, aeronave ficou parcialmente enterrada (Foto: Wendy Tonhati/G1 MS)
O comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Campo Grande (BACG), major Luciano Sivieri, disse ao G1 que o A-29 Super Tucano estava indo com outra aeronave do mesmo modelo para um operação de uso de armas na Base Aérea do Cachimbo, em Novo Progresso (PA). Os dois caças pertencem ao Esquadrão Flecha, sediado na capital de Mato Grosso do Sul, e foram fabricados pela Embraer.

Quando uma das aeronaves caiu, a outra voltou para a Base em Campo Grande. Segundo a FAB, o piloto se ejetou às 7h40 (horário de MS) antes da queda na área de pastagem.
O corpo dele foi localizado em outro local e foi resgatado por helicópteros da Aeronáutica. Com o impacto da queda, a aeronave ficou parcialmente enterrada, ficando apenas com a parte traseira visível.
Helicóptero que resgatou piloto da FAB após queda de caça em Campo Grande MS (Foto: Wendy Tonhati/G1 MS)Helicóptero que resgatou corpo de piloto da FAB após queda de caça (Foto: Wendy Tonhati/G1 MS)
Trabalhadores de uma indústria da região foram os primeiros que viram o acidente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área do acidente foi isolada em um raio de 300 metros porque havia risco de explosão, já que vazou combustível da aeronave.


Conforme a nota da Força Aérea, “a Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente e está prestando todo apoio aos familiares”.


Confira na íntegra a nota oficial da FAB sobre a queda do avião em Campo Grande:
O Comando da Aeronáutica lamenta informar que neste sábado (7), por volta das 8h40, horário de Brasília, uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-29 Super Tucano, caiu a 10km do aeroporto de Campo Grande – MS.


O piloto e único ocupante da aeronave, Capitão-Tenente Bruno de Oliveira Rodrigues, de 32 anos, conseguiu se ejetar, porém faleceu no local.


O Capitão-Tenente Bruno Oliveira era Oficial da Marinha do Brasil e, desde o início do ano passado, realizava o Curso de Líder de Esquadrilha da Aviação de Caça no Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação da FAB.
A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente e está prestando todo apoio aos familiares.


Brasília, 07 de julho de 2012.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.


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Audi A5 Coupe 2012 é lançado por R$ 202,7 mil


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Motor 2.0 TFSI de 211 cavalos substitui 3.2 V6 com mesmo desempenho. 
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06/07/2012 18h44 - Atualizado em 07/07/2012 09h17
Do G1, em São Paulo
Na carona do lançamento oficial do A5 Sportback no Brasil, a Audi anunciou nesta sexta-feira (6) a estreia do novo A5 Coupe. Seu preço parte de R$ 202,7 mil na versão Ambition, a única disponível para o mercado nacional.
Audi A5 Coupe tem novos faróis, grade e para-choques (Foto: Divulgação)
Audi A5 Coupe tem novos faróis, grade e para-choques (Foto: Divulgação)
O motor 2.0 TFSI, de 211 cavalos de potência, 35,7 kgfm de torque e câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, substitui o antigo 3.2 V6, de 265 cv, 33,7 kgfm de torque e câmbio Multitronic (CVT) de oito velocidades. 


Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é praticamente a mesma: 6,5 segundos para o lançamento e 6,4 para o antigo modelo. A velocidade máxima fica em 245 km/h.
Cupê tem 4,63 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos (Foto: Divulgação)Cupê tem 4,63 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com a marca, recursos como o Audi Valvelift System (AVS) – que varia a abertura e o fechamento das válvulas do motor – e o KERS (recuperação de energia cinética) são os principais responsáveis pela média de 14,2 km/l de consumo de combustível, marca 27,9% melhor que a do antigo A5. A tração integral quattro é item de série.
Traseira ganhou apenas novas luzes nas lanternas (Foto: Divulgação)Traseira ganhou apenas novas luzes nas lanternas (Foto: Divulgação)
Entre outros itens de série, destacam-se o teto solar elétrico “Open Sky", bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, vidros com isolante térmico, volante multifuncional e com shift paddles, entre outros. O porta-malas acomoda 455 litros.
Interior tem novos materias e volante reestilizado (Foto: Divulgação)Interior tem novos materias e volante reestilizado (Foto: Divulgação)
Os opcionais oferecidos são Audi Drive Select (seleção do modo de condução), Audi Side Assist (que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos), sistema Keyless-Go, Adaptive Cruise Control (controle de cruzeiro adaptativo), som premium da Bang & Olufsen, Multi Mídia Interface e espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos.

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