Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

iPhone 5 será lançado em agosto

 

TECNOLOGIA




 
 
 
 
:)*(. Entre as poucas informações do produto, o destaque é a utilização do processador A5, o mesmo do iPad 2
 
 
 
A expectativa é que o IPhone 5 traga mudanças no formato em relação ao seu antecessor (foto) / Foto: Reprodução/Primeira Mão
A expectativa é que o IPhone 5 traga mudanças no formato em relação ao seu antecessor (foto)
Foto: Reprodução/Primeira Mão
 
!"||=||"! A Apple escolheu o mês de agosto para o lançamento do tão esperado iPhone 5. Com muitos rumores sobre a data, a empresa já começa a deixar o mercado pronto para a ação.

Já o banco de investimento Morgan Stanley, indica ainda mais pistas, colocando a apresentação do sucessor do iPhone 4 no dia 05 de agosto. No entanto há possibilidade de o smartphone ser lançado apenas em alguns mercados, entre eles os Estados Unidos.

Entre as novidades já divulgadas estão a pequena mudança do layout do aparelho, sendo um pouco maior do que o atual, provavelmente de 3,7 polegadas e o processador A5, utilizado pelo iPad 2.

Luz do sol delata desenhos ocultos em Machu Picchu


CIÊNCIA & CULTURA



DA EFE


>-:-:-< Os construtores de Machu Picchu, no sudeste do Peru, deixaram ocultos desenhos de condores, alpacas e lhamas em sua estrutura que só podem ser vistos sob os raios do sol e em determinadas épocas do ano.

Há mais de 600 anos, os artífices da cidadela "foram guiados pelos astros, pelas montanhas e pelos rios" para escolher o local exato da construção do Machu Picchu, pois se tratava de um lugar "estratégico" para os incas, relata à agência de notícias Efe o pesquisador Zadir Milla.

De acordo com os vestígios encontrados em Machu Picchu, um dos principais usos do local era para o "culto à terra" porque, em seus mil metros de plataformas de estação, os incas desenvolveram um centro de pesquisa para o melhoramento de sementes e cultivos, afirma Milla.

Em segundo lugar, acrescentou o especialista, o santuário arqueológico era "um centro de peregrinação" onde se mostrava o Cosmos a uma elite, além de "um observatório astronômico".

"A cultura andina é cosmocêntrica, onde tudo faz parte de uma harmonia integrada e os seres constituem uma família", disse Milla, autor da pesquisa "O Código Secreto de Machu Picchu".

Enrique Castro-Mendivil/Reuters-24.mar.2008
Machu Picchu completará cem anos; desenhos ocultos podem ser vistos em determinados períodos do ano
Machu Picchu completará cem anos; desenhos ocultos podem ser vistos em determinados períodos do ano

CONHECIMENTO DO UNIVERSO

O Machu Picchu foi uma escola para que seus governantes se preparassem para o conhecimento do Universo e a única forma de fazê-lo era vê-lo em movimento, entre as montanhas, nas diversas estações do ano e sob os astros.

"Nossos antepassados foram tão fora de série que criaram um espaço cuja imagem vai mudando no transcurso do ano", destacou.

Quando alguém vê a cidadela arqueológica do alto, pode observar que a montanha de Machu Picchu tem a forma de um condor com as asas abertas, ave que representa o Sol, o deus criador da vida e da fecundação.

Além disso, a parte alta do Huayna Picchu, outra montanha que rodeia o lugar, tem o formato de uma lhama olhando para o céu, que representa a terra.

"Há um lugar dentro da cidadela que chamam de prisões (porque parecem três celas de pedra), que se encontra sobre uma escultura de um condor levantando voo, e aos pés deste condor há uma mesa cerimonial de pedra que também reflete a mesma ave na altura do templo de Huiracocha", revela.

Estas imagens podem ser vistas sob a luz do sol ao meio-dia de 21 de junho, mas o templo de Huiracocha conta também com uma serpente, esculpida em pedra, que só pode ser vista claramente sob o sol a partir de 30 de outubro.

EQUINÓCIO

Mila relatou que há outro ambiente conhecido como olhos que choram ou como sala dos espelhos astronômicos, onde, através de uma janela, reflete-se a luz do equinócio nas datas de 23 de março, 21 de junho e 21 de setembro.

Segundo o pesquisador, cada região do Machu Picchu, formada por diferentes templos, era visitada em distintas épocas do ano e, por isso, revela imagens diversas em momentos diferentes.

"São espaços de interatividade para as pessoas", destacou.

O templo do sol, por exemplo, tem uma mesa cerimonial ao centro, que a cada 21 de junho recebe a luz solar por uma janela que cai sobre a cabeça de uma escultura de condor.

Milla alerta, no entanto, que a cidadela de Machu Picchu, que em 7 de julho terá atos de comemoração pelo centenário de seu "descobrimento" pelo explorador americano Hiram Bingham, perdeu desde 1976 uma de suas esculturas mais representativas que marcava o cruzamento de dois eixos muito importantes.

Segundo ele, a enorme peça foi removida da esplanada da cidadela para que o rei da Espanha Juan Carlos 1º aterrissasse em um helicóptero para visitar o Machu Picchu, mas nunca foi recolocada no lugar.

Tremor de magnitude 7,6 gera alerta de tsunami na Nova Zelândia

INTERNACIONAL



DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 17h02.


/*-=-*\ Um forte terremoto de magnitude 7,6 gerou um alerta de tsunami na região de Tonga e das ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, indicou o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu a uma profundidade de 20 km com epicentro na região das ilhas Kermandec, a cerca de 1.185 km de Auckland, na Nova Zelândia.

"Leituras dos níveis do mar confirmam que um tsunami foi gerado. Este tsunami pode ter sido destrutivo próximo às áreas costeiras da região que integra o epicentro do terremoto", disse o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.

Até o momento não há registros de danos ou vítimas.

Brasil bate Guiné com gol de placa, vai às quartas em 1° e pode pegar os EUA

ESPORTES  - - FUTEBOL


Copa do mundo de Futebol Feminino.


por ESPN.com.br


!\\*\\*\\! Já classificada, a seleção brasileira garantiu a liderança do grupo D da Copa do Mundo feminina ao bater Guiné Equatorial, por 3 a 0, nesta quarta-feira. A Austrália, que precisava de um empate diante da Noruega para também se classificar às quartas de final, venceu de virada, 2 a 1, e também avança.

Na próxima fase, o Brasil pode enfrentar seu algoz, a seleção dos Estados Unidos. As meninas estadunidenses, que já derrotaram as brasileiras na prorrogação de duas finais de Olímpiada - 2004 e 2008 -, decidem com a Suécia, também hoje, a primeira posição do grupo C.

O placar do Brasil não foi dos mais elásticos, mas a torcida em Frankfurt pôde ver um gol de placa. Aos três minutos do segundo tempo, Érika dominou, deu um chapéu na marcadora e bateu com categoria para a abrir o marcador.

Cinco minutos depois, Marta fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Cristiane concluir com sucesso. Cristiane ainda marcou de pênalti, nos acréscimos, definindo o placar.

FICHA TÉCNICA
 
BRASIL 3 X 0 GUINÉ EQUATORIAL

Local:
Commerzbank Arena, em Frankfurt (Alemanha)
Data: 6 de julho de 2011, quarta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Bibiana Steinhaus (Alemanha)
Assistentes: Marina Wozniak e Katrin Rafalski (ambas da Alemanha)
Cartões amarelos: Renata e Francielle (Brasil); Diala, Bruna e Dulcia (Guiné Equatorial)

Gols: BRASIL: Érika, aos três, Cristiane, aos sete e aos 48 minutos do segundo tempo

BRASIL: Andréia; Maurine, Aline, Renata e Rosana (Francielle); Ester, Formiga (Beatriz), Fabiana (Thaís) e Érika; Marta e Cristiane
Técnico: Kleiton Lima

GUINÉ EQUATORIAL: Miriam; Bruna, Dulcia, Carolina e Laetitia; Ana Cristina (Sinforosa), Vânia, Dorine e Anonman; Jumaria e Diala (Adriana)
Técnico: Marcello Frigerio




a
Aline e Érika comemoram golaço do Brasil
Crédito da imagem: Reuters

Nova diretora do FMI vê 'recuperação desigual' após crise de 2008

ECONOMIA


Christine Lagarde concedeu primeira entrevista após assumir o Fundo.
Dívida de países europeus e fluxo de capitais aos emergentes preocupam.

 

Do G1, em São Paulo




$&%&$ A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira (6), durante entrevista coletiva em Washington, que a crise financeira global de 2008 foi superada e que o mundo está em recuperação.

"Mas é uma recuperação desigual", observou, durante a primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo. Ela ressaltou que há várias preocupações atualmente dentro desse cenário desigual e uma das principais é a crise da dívida soberana na Europa.


Christine Lagarde chega ao FMI nesta terça para seu primeiro dia de trabalho no comando do Fundo. (Foto: Reuters)Christine Lagarde chega ao FMI na terça para seu primeiro dia de trabalho no comando do Fundo. (Foto: Reuters)
 
De acordo com Lagarde, suas principais preocupações como nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional são os problemas de dívida soberana na Europa e o enorme fluxo de capital em direção aos países emergentes.
"Os assuntos urgentes que temos de prestar atenção têm a ver com a dívida soberana", afirmou Lagarde. O segundo ponto que mais preocupa é desembarque em massa de fluxos de capital em direção aos mercados emergentes, que está criando pressões inflacionárias em diferentes países.

Ex-ministra das Finanças da França, Lagarde foi nomeada na semana passada para ocupar o lugar de Dominique Strauss-Kahn, que havia sido preso em 14 de maio sob acusações de crimes sexuais. Ele, contudo, foi liberado da prisão domiciliar na semana passada para responder ao processo em liberdade, após surgirem questionamentos sobre a credibilidade da vítima.

Com informações da Agência Estado e da EFE

Motociclista cruza sinal e passa por baixo de caminhão em movimento



 PARANÁ - - COTIDIANO


Ele estava envolvido em uma perseguição com a polícia em Maringá, no PR.
Menor passou exatamente no espaço entre as rodas do caminhão bi-trem.

 

Do G1 PR, com informações da RPC TV de Maringá


!=*#*#*=! As câmeras de segurança da Secretaria de Transportes de Maringá, no Norte do Paraná, registraram uma cena surpreendente na Avenida Prefeito Sincler Sambatti.

Um motociclista que fugia de um carro da polícia passa o sinal vermelho. No mesmo momento, um caminhão atravessa e o motociclista consegue escapar por baixo do veículo em movimento. 
O rapaz de 16 anos foi lançado da moto e passou exatamente no espaço entre as rodas do caminhão bi-trem.

O adolescente ficou dois dias no hospital e foi encaminhado para a delegacia do menor.

Tempestade de areia atinge cidade americana de Phoenix. Veja vídeos

 

Internacional

 

Jornal do Brasil
/|/|-=:=-|\|\ Uma grande tempestade de areia atingiu na terça-feira a cidade de Phoenix, no oeste dos Estados Unidos. Vários voos para a cidade foram cancelados devido à falta de visibilidade. Pousos e decolagens foram cancelados por cerca de uma hora.

Os fortes ventos também derrubaram árvores e provocaram apagões em milhares de residências.

A nuvem de areia tinha aproximadamente 80 quilômetros. Tempestades como essa são comuns nesta época do ano no Estado americano do Arizona.

Veja vídeos publicados no Youtube:


A temporada de chuvas e ventos começa em junho e termina em setembro.

Os ventos de quase cem quilômetros por hora espalharam as nuvens de areia por outras cidades ao redor.

**Com agências internacionais

Produção industrial sobe em 11 locais em maio

ECONOMIA




O levantamento divulgado hoje pelo IBGE revela que apenas 3 não tiveram crescimento em relação a abril...
Houve aumento de 1,3% em todos os setores industriais em maio / Foto: Agência Vale
Houve aumento de 1,3% em todos os setores industriais em maioFoto: Agência Vale
*::]*[::*  O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira, que a produção industrial brasileira obteve crescimento em 11 das 14 regiões analisadas em maio, na comparação com o mês anterior. Segundo o levantamento, houve aumento de 1,3% em todos os setores frente a uma queda de 2,1% em abril. A atividade industrial, em relação ao mesmo período do ano passado, teve alta em oito regiões.

Frente ao mesmo período de 2010, assim, houve aumento da produção em níveis acima da média nos Estados de Espírito Santo (18,8%), Goiás (9,8%), Amazonas (7,6%), Pará (7,1%), Rio Grande do Sul (5,7%) e São Paulo (3,9%). Abaixo da média no país, mas com taxas positivas estão Rio de Janeiro (0,8%) e Minas Gerais (0,6%).

Os Estados que registraram recuo são: Ceará (-10,9%), Santa Catarina (-9,8%), Paraná (-5,9%), região Nordeste (-4,6%), Pernambuco (-4,2%) e Bahia (-2,3%).

No acumulado nos últimos 12 meses, o indicador da produção industrial para o Brasil mostrou redução no ritmo de crescimento na passagem de abril (5,4%) para maio (4,5%), o que também se refletiu em 13 dos 14 locais pesquisados. As maiores perdas foram registradas no Paraná (de 11,5% em abril para 8,3% em maio), no Ceará (de 0,9% para –1,5%), em Santa Catarina (de 1,5% para -0,4%), na região Nordeste (de 1,6% para –0,2%), em Minas Gerais (de 8,3% para 6,5%) e na Bahia (de -0,5% para -2,0%). Por outro lado, o Rio Grande do Sul, que permaneceu avançando 3,0% nos dois últimos meses, foi o único que não mostrou perda de ritmo entre os dois períodos.

Excelência em imagens


CULTURA


A 'National Geographic Brasil' apresenta ao público 'Mestres da Fotografia', com quatro de seus melhores profissionais.



*\\|:|//* Simonetta Persichetti / ESPECIAL PARA O ESTADO
Nascida no fim do século 19, a revista National Geographic sempre trouxe em suas páginas imagens surpreendentes, lugares desconhecidos, conhecimento. Sonho de muitos fotógrafos, curiosidade de muitos leitores.


David Doubilet/Divulgação
David Doubilet/Divulgação

O fundo do mar, universo que fascina David Doubilet
A National Geographic Brasil lança hoje, na Fnac Pinheiros, com palestra do jornalista Matthew Shirts - cronista do Caderno 2 - e redator-chefe da revista, o livro Mestres da Fotografia. A bem da verdade, trata-se de uma publicação que apresenta quatro dos excelentes fotógrafos que mensalmente mapeiam a geografia do mundo: Steve McCurry, Michael Nichols, Michael Yamashita e David Doubilet. Quatro fotógrafos que resumem o conceito desta publicação que nasceu para mapear o mundo. 


Imagens de pessoas, animais, lugares e subaquáticas. Além das imagens, textos em que os fotógrafos contam como e por que se iniciaram na fotografia e, também, desvendam alguns mistérios ao relatar a história por trás da foto.


Imagens conhecidas que já fazem parte do nosso imaginário, como a da menina afegã com seus intrigantes olhos verdes, fotografada por Steve McCurry em 1984 num campo de refugiados - e reencontrada pelo fotógrafo 20 anos depois com o rosto marcado, mas com o olhar da mesma intensidade, e que espera que sua imagem possa conseguir ajuda para construir escolas no Afeganistão - como as imagens dos gorilas-das-montanhas de Michael Nichols em 1980 em Ruanda, e mesmo as paisagens fantásticas da Ásia trazidas por Michael Yamashita ou ainda as fotos que desvendam o fundo do mar por Davis Doubilet.




Uma narrativa do mundo que mistura poesia e fotojornalismo, áreas de conflito e a plasticidade das fotografias submarinas.


O encontro do homem com os animais, a apresentação de lugares muitas vezes inóspitos, mas nem por isso menos belos. Fotografias que apresentam as inquietações de cada fotógrafo, cada um à sua maneira preocupado com o futuro do planeta. Como Steve McCurry, fotojornalista que sempre esteve em áreas de conflito como o Afeganistão, ou na cobertura de refugiados cambojanos na Tailândia, e também registrando a cultura da Índia e do Nepal, na busca de procurar entender o mundo e sua vida.


Já Michael Nichols, que ainda menino procurava criar refúgios num bosque perto de sua casa, acabou trazendo para a fotografia essa sua vontade de trabalhar para a preservação do meio ambiente, tentando por meio de suas imagens nos alertar para o esgotamento dos recursos naturais.


A mesma preocupação de David Doubilet, que conheceu o fundo do mar e começou a fotografá-lo ainda criança. Mas há também aqueles que são apenas curiosos, que querem conhecer o mundo, como aconteceu com Michael Yamashita, filho de japoneses, nascido nos Estados Unidos, que em busca de suas raízes registrou a cultura do Oriente.
São múltiplas narrativas, muitas imagens. Um aperitivo diante da quantidade profissionais que publicaram e continuam publicando na National Geographic.


MESTRES DA FOTOGRAFIAFnac. Pça. dos Omaguás, 34, 3579-2000.
Hoje, com palestra de Matthew Shirts, às 19h30

Com 12 gols em Copas, Marta está a 3 de igualar Ronaldo

ESPORTES


LUCAS REISDE SÃO PAULO


Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas. Marta caminha para alcançá-lo.



:""^*^"": A brasileira, cinco vezes melhor do mundo pela Fifa, marcou duas vezes na vitória sobre a Noruega, no domingo, ultrapassou a chinesa Sun Wen e agora está a dois gols da alemã Birgit Prinz, 33.

  • Alemanha vence e pega o Japão nas quartas do Mundial feminino

Odd Andersen - 3.jul.11/France Presse
Marta sorri enquanto anda até o escanteio em jogo contra a Noruega
Marta sorri enquanto anda até o escanteio durante a partida contra a Noruega

Contra a eliminada Guiné Equatorial, hoje, em Frankfurt, Marta terá a chance de perseguir a marca de Prinz.

O Brasil já está classificado para as quartas de final e precisa só empatar para garantir o primeiro lugar do Grupo D.

Na Alemanha, Marta, 25, disputa seu terceiro Mundial. Marcou, ao todo, 12 gols.
Prinz fez 14 gols, mas está em sua quinta Copa e até agora não balançou as redes.


Ontem, ela foi poupada e não jogou na vitória sobre a França, por 4 a 2, que garantiu às alemãs a ponta do Grupo A.

Existe uma diferença entre a quantidade de jogos que cada atleta precisou para marcar seus gols em Copas.

Marta tem a incrível média de um gol por jogo. Em 2003, nos EUA, em 2007, na China, e agora, na Alemanha, a atacante jogou ao todo 12 vezes.

Prinz, para anotar seus 14 gols em Copas, precisou jogar 24 vezes, numa média de 0,58 tento por partida.

Mais do que ameaçar a alemã, Marta pode alcançar até mesmo Ronaldo. O ex-atacante, maior artilheiro de todas as Copas, tem 15 gols em Mundiais. Com mais três gols, ela empata a "disputa".

E, ainda jovem e voando em campo, ninguém duvida de que Marta estará no Mundial do Canadá, em 2015.

Sua supremacia não é só em Copas. Considerando todos os campeonatos com a chancela da Fifa --o que inclui o Mundial sub-20 e a Olimpíada--, a brasileira já ultrapassou Prinz também em números absolutos.

A alagoana balançou as redes 27 vezes em competições da Fifa. Nenhuma mulher no mundo todo marcou tantos gols como ela. Prinz, sempre ela, tem 24 gols. Em terceiro lugar está outra brasileira: Cristiane, com 20.

Brasil e Alemanha estão classificados para as quartas de final. E até o fim da Copa Prinz e Marta devem continuar duelando pelo posto de maior artilheira de Mundiais.

O que pesa a favor da alemã são os títulos que a brasileira não tem. Prinz ajudou sua seleção a ganhar duas Copas do Mundo, título que nem Marta nem o Brasil têm.

NA TV
Guiné Equatorial x Brasil
13h15
Band, Esporte Interativo, Sportv e Sportv HD


Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress