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sábado, 19 de maio de 2012

Primeiras impressões: Chrysler 300C 2012

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Sedã conquista pelos níveis elevados de conforto, espaço e status. 
Por R$ 179,9 mil, falta opção de trocas sequenciais ao ótimo câmbio. 


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Rodrigo MoraDo G1, no Guarujá (SP)

O 300C se afastou do mercado brasileiro em 2010 durante uma espécie de reclusão da Chrysler, que atravessava uma reestruturação – no Brasil inclusive, onde precisava rever seus rumos. Incêndio apagado, contas pagas e vivendo um momento globalmente mais feliz que o da própria Fiat, sua outrora salvadora, a Chrysler retoma a comercialização do imponente sedã no Brasil. Mantendo algumas características da antiga geração, perdendo outras, o novo 300C volta por R$ 179,9 mil, se debatendo entre a coerência e a contradição.

O estilo mais bruto, que nos EUA caiu no gosto de cantores de rap, foi lapidado. Foi-se a personalidade, ficaram os traços imponentes (linha de cintura alta, próxima do teto; capô longo) e o resultado é um desenho que deve ganhar mais admiradores ao redor do mundo – principalmente na Europa, casa da Fiat, onde o 300C vira Lancia Thema. Trocou a truculência pela suavidade. Aqui, o 300C foi coerente: fez concessões de estilo a favor de mais aceitação.
Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)
Internamente a contradição fala mais alto. O acabamento não deixa a desejar, mas há certa frieza em parte do painel que forra as portas e o plástico que vai no volante e abunda no console central é de qualidade (e visual) discutível. Velocímetro e conta-giros são iluminados por um tom azul de bom gosto, mas o display central, onde estão informações do computador de bordo, poderia ser menos tímido. A tela central sensível ao toque traz excelente visualização do GPS (por conta do seu tamanho avantajado), mas não oferece câmera de auxílio à ré – embora os alertas sonoros estejam tanto lá quanto na parte frontal do carro.


Por outro lado, há equipamentos raros e de extremo zelo, como ajuste elétrico de recuo ou avanço do pedais, aquecimento do banco traseiro (os da frente têm também ventilação), volante aquecido, porta-copos dianteiros que aquecem ou refrigeram a bebida e espelhos retrovisores memorizáveis. Outros itens não tão raros, mas igualmente necessários nessa faixa de preço, também estão lá: ar-condicionado digital de duas zonas, coluna de direção ajustável eletricamente, faróis bixenônio adaptativos, sistema de som premium (Alpine) com nove alto-falantes e teto solar panorâmico, entre outros. Na segurança, o 300C traz airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina; controle de estabilidade e ABS.
Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)
Destaque para os freios, compostos por um sistema de pré-frenagem: ao tirar o pé do acelerador bruscamente, o motorista dá o recado de que pisará no freio com força, e por isso as pastilhas se aproximam do disco, se “preparando” para a investida mais forte. E ao ligar o para-brisa o condutor avisa, obviamente, que está chovendo, e assim o sistema aproxima novamente as pastilhas do disco, mas de maneira ainda mais sensível, a fim de evitar (ou eliminar) uma lâmina de água por ali.


Impressões
O G1 experimentou o novo Chrysler 300C por aproximadamente 100 km, numa ida até o litoral de São Paulo. Como passageiro, não há do que reclamar: além de fartura de espaço (inclusive na fileira de trás), os bancos são confortáveis e há o mimo dos equipamentos já citados, como refrigerador/aquecedor do porta-copos e aquecimento para os bancos traseiros.



Para quem dirige, novamente a contradição aparece, agora acompanhada de certa frustração. Na cidade, sente-se falta de uma direção elétrica, e não eletro-hidráulica, como a que o equipa. Ou seja, sobra para as mãos do motorista um desconfortável esforço em fazer o grandalhão mudar de direção. E a empunhadura do volante, um tanto grossa, também não ajuda.


O trabalho da suspensão é típico de carro americano, bem macio. Mas surpreende na estabilidade, segurando o grande sedã mesmo quando provocado. Igualmente surpreendente é a direção, bem mais direta do que se espera de um carro fruto da escola americana de fazer automóveis.
Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)
Já o motor Pentastar V6, de 286 cavalos e 34,7 kgfm de torque, é digno de elogios (não à toa foi eleito um dos melhores propulsores de 2011). Responde prontamente às investidas do condutor, tem sonoridade empolgante e alcançou a interessante média de 8,5 km/l durante o teste. O câmbio de oito marchas, da alemã ZF, também é referência. Trocas as marchas suavemente, na hora certa, e entende bem o que o motorista deseja. Na estrada, a 120 km/h, fez o motor girar a incríveis 1.100 rpm.


Mas falta-lhe a opção de trocas sequenciais, privando o condutor da diversão de dirigir esportivamente. São oito marchas, e é difícil imaginar alguém ao volante que não quisesse dominá-las. Outro ponto contraditório, agravado pelo ótimo funcionamento da transmissão e pela boa dirigibilidade, inerente ao 300C.


Vendas e concorrentes
No preço e nas expectativas de emplacamentos, no entanto, o 300C volta a ser coerente. Com apenas 139 unidades comercializadas ao longo de 2010 (quando se aposentou temporariamente), o sedã fabricado no Canadá volta com a esperança de emplacar 1.000 carros até o final do ano, e 1.200 em 2013 – montante coeso com as mudanças realizadas no modelo.



Os R$ 179,9 mil ficam acima dos valores cobrados por Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3, mas abaixo de outros representantes da categoria do Chrysler, como o Mercedes-Benz Classe E (com quem divide plataforma) e BMW Série 5. Ou seja, valor certamente coerente com as vantagens de espaço e desempenho em relação aos sedãs médios – e mais ainda com o nível superior de dirigibilidade e acabamento dos alemães no mesmo andar.
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"Estabelecimentos de São Paulo realizaram mais uma ação assinada pela Ogilvy & Mather para conscientizar sobre o consumo de álcool, sem misturar bebida e direção."


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Por colaboradores:
*|||* Por Sylvia de Sá || 18/05/2012

 O Bar Aurora e o Boteco Ferraz realizaram mais uma AÇÃO inusitada para conscientizar sobre o consumo responsável de álcool. Os estabelecimentos de São Paulo, localizados no Itaim Bibi, montaram um palco onde os consumidorres podiam escolher uma música, subir e cantar como um karaokê comum.

Após a apresentação, no entanto, o “cantor” não recebia uma nota pelo seu desempenho no palco. No lugar, aparecia no telão a quantidade de álcool que cada cantor continha no sangue, o que foi possível devido ao aparelho de bafômetro que estava dentro do microfone. Como recompensa, os PARTICIPANTES receberam um vale desconto de táxi.

A primeira iniciativa de sucesso para o Bar Aurora e o Boteco Ferraz foi a “Conta de 73 mil reais”, realizada em 2010, que somava os custos de ambulância, UTI, equipe médica, amputação e cadeira de rodas, despesas que os clientes poderiam ter ao BEBER e sair do bar dirigindo.

Em 2011, foi a vez do “Drunk Valet”. Ao chegar a um dos bares, o cliente se deparava com um manobrista bêbado para provar que não vale a pena dirgir nestas condições. Todas as ações foram criadas e desenvolvidas pela Ogilvy & Mather.

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Veja o vídeo do karaokê:


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Lançamento da primeira cápsula de empresa privada é abortado

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Motivo foi um problema detectado em um dos motores. Lançamento deve acontece só na próxima terça.


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A cápsula Dragon na plataforma de lançamento da Nasa no Cabo Canaveral, na Flórida
Foto: AFP
A cápsula Dragon na plataforma de lançamento da Nasa no Cabo Canaveral, na Flórida AFP
CABO CANAVERAL, EUA - O lançamento da primeira cápsula de uma empresa privada, que aconteceria na madrugada deste sábado, rumo a Estação Especial Internacional, foi abortado. De acordo com informações da Space Exploration Technologies Corporation, ou SpaceX, o motivo foi um problema detectado num dos motores do foguete Falcon 9, que lançaria a cápsula dragon. Com apenas um segundo de oportunidade para lançar o foguete neste sábado, a empresa deve tentar um novo lançamento na próxima terça-feira.


O lançamento é o teste da nave espacial construída pela Space Exploration Technologies Corporation, e deve inaugurar uma nova era espacial. Dentro do foguete, 11 experimentos serão feitos, inclusive um teste feito por dois estudantes de ensino Médio na Califórnia, que pretendem descobrir quanto leva para um suco de uva virar vinho no espaço.


— Achamos que vai fermentar mais rapidamente — disse Max Holden, um estudante do nono ano em uma escola de West Hills, na Califórnia.
Na próxima terça-feira, se tudo correr bem, a nave será a primeira a ser operada por uma companhia privada, em vez de um governo, a abastecer a estação espacial. Exagerando na cautela, funcionários da Nasa e da SpaceX salientaram que o objetivo da missão é encontrar falhas.


— Eu acho que há uma chance significativa de a missão não ter êxito — disse Elon Musk, presidente-executivo da SpaceX.
A embarcação, um foguete Falcon 9 com uma cápsula Dragon em cima dele, vai levar mais de mil quilos de carga, principalmente de alimentos e roupas — itens que a Nasa não considera de grande valia, caso a missão não dê certo.


Os experimentos científicos sobre a missão são só aqueles concebidos por estudantes. Eles vão investigar os efeitos da gravidade zero, incluindo se os medicamentos podem retardar a perda óssea e se certas bactérias que comem plástico iriam prosperar e comer uma maior quantidade de plástico no espaço.


Depois de atingir a órbita, a cápsula Dragon está programada para realizar uma série de manobras de teste. No terceiro dia, está programada para voar próxima à estação espacial, a fim de demonstrar sua navegação e seus sistemas de comunicação. Se passar nos testes, a Nasa vai dar o sinal verde para a aproximação final na terça-feira, quando Donald R. Pettit, um astronauta da Nasa, deve usar o braço robótico da estação espacial para pegar a cápsula e puxá-la para dentro.


Se for bem sucedido, a Dragon será a primeira nave espacial comercial a visitar a estação espacial. Para a SpaceX, significa recolher os pagamentos restantes em um acordo U$ 396 milhões com a Nasa para desenvolver o nave de carga. A SpaceX espera introduzir um contrato de US $ 1,6 bilhão para uma dúzia de voos de carga para a estação. Se o voo não der certo não, SpaceX terá que repetir a demonstração até obter êxito.
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