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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Petróleo e veículos prejudicaram desempenho da indústria, diz IBGE


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Indústria teve queda de 2,5% no 2º trimestre, de acordo com dados do PIB.
Consumo das famílias e contratação de servidores contribuiu positivamente.

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31/08/2012 12h14 - Atualizado em 31/08/2012 18h35
Postado às 20h25
Lilian Quaino Do G1, no Rio

PIB trimestral (Foto: Editoria de arte/G1)
Com recuo de 2,5% frente aos três meses anteriores, a indústria foi o destaque negativo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre deste ano – que cresceu 0,4% ante o trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os setores mais prejudicados foram as indústrias de transformação e extrativa mineral, que "encolheram" 2,5% e 2,3%, respectivamente.

Segundo Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, na indústria extrativa mineral houve queda na extração de petróleo e pouco aumento na produção de minério de ferro.

Já na indústria de transformação a queda foi na produção nos veículos automotores, uma vez que as concessionárias estavam com seus pátios cheios e diminuíram a produção. Também a produção de vestuário caiu, na medida em que aumentaram as importações de roupas.

"Com altos estoques, as montadoras aproveitaram para vender mais, sem efeito imediato sobre a produção", disse Rebeca.

Investimentos
O mau desempenho da indústria, segundo a pesquisadora, foi o principal responsável pela queda de 0,7% na taxa de investimento (formação bruta de capital fixo) em relação ao primeiro trimestre de 2012. O mesmo indicador teve retração de 3,7% em relação ao segundo trimestre de 2011.


O setor de produção de máquinas e equipamentos é o que mais pesa no cálculo dos investimentos, segundo Rebeca – e foi o segmento mais foi abalado pela queda de produção, tanto em automóveis como, principalmente, em caminhões, que tiveram sua produção diminuída devido ao aumento de custo para troca de motores de modo a atender a exigência oficial de menor emissão de gases poluentes.

"A produção de caminhões teve uma queda bastante expressiva", disse a analista do IBGE.
O desempenho da construção civil, que teve queda de 0,7% em relação ao trimestre anterior, não foi suficiente para melhorar o resultado dos investimentos, explicou Rebeca.

A pesquisadora disse que a queda em volume da formação bruta de capital fixo influenciou a taxa de investimentos que caiu para 17,9% no segundo semestre de 2012, quando marcou 18,8% em igual período do ano anterior.

As exportações também registraram queda (-3,9% contra o trimestre anterior e -2,5% em relação ao segundo trimestre de 2011), segundo Rebeca, principalmente pelo baixo preço das commodities. Os produtos com maiores quedas foram café, petróleo, carvão e metais não ferrosos, segundo a pesquisa do IBGE.

Consumo das famílias cresce

O dado positivo do PIB veio da maior ocupação na administração pública e do consumo das famílias.

O segmento de serviços, no qual se encaixa a administração pública, foi o que mais cresceu tanto em relação ao trimestre anterior (0,7%) como frente ao mesmo período do ano passado (1,5%).
Dentro do segmento, também teve influência na formação do PIB o bom desempenho do setor de seguros, explicou Rebeca Palis.

Rebeca explica que é no segundo ano de um novo governo que as contratações no serviço público tendem a crescer. Além disso, o segundo trimestre de 2012 concentrou essas contratações também porque a lei eleitoral proibe a contração de servidores nos meses que antecedem as eleições, que acontecem em outubro.

Outro destaque positivo que ajudou no resultado do PIB do segundo semestre foi a agricultura, segundo Rebeca. Se no primeiro trimestre problemas climáticos prejudicaram as safras, principalmente a de soja, o segundo trimestre começou com uma safra de café que, segundo Rebeca, promete ser “altíssima”. As safras de milho e algodão também contam para o bom resultado na agricultura brasileira.

Gráfico setores (Foto: Editoria de arte/G1)
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Brasil teve pior PIB entre os países do Brics no segundo trimestre


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A liderança foi da China, com alta de 7,6%. A seguir vieram Índia, Rússia e África do Sul

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CAROLINA JARDIM
Publicado:
Atualizado:
RIO — O Brasil teve o pior crescimento do Brics, grupo formado também pelos emergentes Rússia, Índia, China e África do Sul. A alta de 0,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado foi menor que a de todos os países do grupo.

O melhor resultado foi o da China, cuja taxa expandiu 7,6%. Em seguida veio a Índia, com 5,5%. A Rússia ficou com 4,0% e a África do Sul com 3,2%, segundo o IBGE.

— Há três ou quatro trimestres já registramos crescimento inferior aos países do Brics. Mas, comparando com outros países, especialmente da Europa, realmente estamos com crescimento e eles com queda há alguns trimestres — analisou Rebeca de La Rocque, coordenara da pesquisa de contas nacionais do IBGE.

Em comparação com a Europa, o Brasil apresentou resultado melhor. Em média, a economia da União Europeia encolheu 0,2% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses de 2012.

Na mesma base de comparação, Portugal contraiu 1,2%, Itália 0,7%, Espanha 0,4% e Reino Unido 0,5%. A Alemanha apresentou pequeno crescimento de 0,3% e a Holanda de 0,2%, enquanto a França ficou estagnada. Na Ásia, o Japão teve alta de 0,3%.

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Postado em 31 de agosto de 2012 -- às 14h34
Fonte:Portal ABEP

Além de economizar com entretenimento, gastos com roupas novas e contas telefônicas foram as medidas mais citadas pelos brasileiros para reduzir as despesas, mostra estudo da Nielsen

São Paulo, Brasil (agosto de 2012) – De acordo com a Pesquisa Global sobre a Confiança e Intenções de Gastos do Consumidor, realizado pela Nielsen (www.br.nielsen.com), provedora global de informações e insights, o brasileiro é um dos mais confiantes do mundo, mas começa a sentir os reflexos da desaceleração na atividade econômica provocada pela crise europeia. As estatísticas mostram que o país caiu quatro pontos nos índices de confiança no segundo trimestre de 2012. “Como a confiança no Brasil está entre as mais altas do mundo, a situação não é alarmante, porém deve ser observada com cuidado”, diz Claudio Czarnobai, analista de mercado da Nielsen

De fato, os brasileiros começam a tomar medidas para controlar seus gastos. Em comparação a esta mesma época do ano passado, o estudo mostra que 55% dos entrevistados disseram ter reduzido entretenimento fora do lar no segundo trimestre. Logo em seguida, estão à redução de gastos com roupas novas (53%), as despesas telefônicas (52%), gás e eletricidade (48%) como as ações mais citadas pelos entrevistados. 

Quitando dívidas do cartão de crédito
Já quando os participantes do estudo respondem sobre como utilizar recursos excedentes após cobrir as despesas essenciais, 37% dos brasileiros disseram que quitariam suas dívidas (cartões de crédito/empréstimos), seguida por compra de roupas novas (30%), enquanto 20% gastariam em melhorias ao lar/decoração. Somente 11% disseram que aplicariam o dinheiro excedente na caderneta de poupança. 


Sobre a Pesquisa Global Online da Nielsen

A Pesquisa Global sobre a Confiança e Intenções de Gasto do Consumidor da Nielsen foi conduzida de 4 a 21 de maio de 2012 e entrevistou mais de 28 mil consumidores com acesso à Internet em 56 países na Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte. A amostra possui quotas de faixas etárias e sexo para cada país com base nos internautas de cada país e é ponderada para ser representativa dos consumidores com acesso à Internet, tendo uma margem de erro máxima de ±0,6%. Esta pesquisa da Nielsen se baseia apenas no comportamento de entrevistados com acesso à Internet. As taxas de penetração de Internet variam por país. A Nielsen utiliza um reporte padrão mínimo de 60% da
penetração de Internet ou uma população de no mínimo 10 milhões de usuários de Internet para que o país seja incluído na pesquisa. A Pesquisa Global da Nielsen, que inclui o Índice de Confiança Global do Consumidor, foi estabelecida em 2005.


** Fonte: Nielsen

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