Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vietnã captura tartaruga 'sagrada' para tratamento médico

"Animal, considerado símbolo da independência do país, tem feridas no pescoço e nas pernas."


Uma tartaruga gigante que é vista como o símbolo da independência do Vietnã foi capturada no último domingo para ser submetida a tratamento médico, despertando comoção no país.

Milhares de pessoas se aglomeraram ao redor de um lago da capital Hanói para observar o trabalho de uma equipe de resgate de 50 pessoas que, com a ajuda de barcos e redes, conseguiu trazer a tartaruga doente para terra firme.

A tartaruga está com feridas abertas no pescoço e nas pernas, possivelmente causadas por lixo e poluentes no lago Hoan Kiem ou pela ação de pescadores e de outras tartarugas menores.

Seu estado de saúde tem sido debatido no país há meses, mas ela havia escapado de tentativas prévias de tratamento.

Sagrada
A tartaruga é, segundo a lenda vietnamita, guardiã de uma espada mágica que no século 15 foi usada para combater invasores chineses. Por isso, é reverenciada no país e chamada de "bisavô".

Embora especialistas calculem que ela tenha entre 80 e cem anos, a crença popular é de que o animal tenha mais de 300 anos de idade.

Além disso, o animal é um dos poucos remanescentes de uma espécie em extinção, a Rafetus swinhoei - acredita-se que existam apenas mais quatro exemplares semelhantes a ele no mundo.

O peso de 200 kg do animal forçou a equipe de resgate a usar três redes de diferentes tamanhos para mantê-lo sob controle.

Os socorristas nadaram ao lado do animal enquanto ele era preso pelas redes e o guiaram em direção a uma gaiola gigante. Essa gaiola foi levada a uma ilha, onde a tartaruga receberá tratamento.

"Pode-se dizer que ela seja um representante do país, então tratá-la é necessário", disse à agência Reuters o morador de Hanói Luu Tien Xuan, de 78 anos. "As pessoas estão preocupadas. Seria triste se o lago perdesse a tartaruga"

As Tartarugas de Guerra!...Tartarugas ninja que se cuidem!!!
Cágado do Pará e Jabuti do Serão Baiano...

 

Dois munícipios elegem novos prefeitos em SC e PA

   ##= Os municípios de Tracuateua (PA) e José Boiteux (SC) elegeram neste domingo (3) seus novos prefeitos.

As eleições suplementares foram marcadas pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) dos Estados após a cassação dos eleitos em 2008.

Em Tracuateua, onde a apuração foi concluída às 19h45, o eleito foi Nelson Pinheiro (PT do B), com 5.518 votos, seguido de Tamires Cavalcante Filho, com 4.913 votos, Aloísio Barros, com 3.187 votos, e Hugo Armando Moura, com 1.427 votos. A cidade tem 30 mil habitantes.

Jonas Barros (PMDB), eleito em 2008, foi afastado do cargo de prefeito também por compra de votos e abuso de poder econômico.

No município de José Boiteux, Alcino Pereira (PPS) ganhou o pleito por uma diferença de 34 votos de diferença do segundo colocado, Jonas Pudewell (DEM). Pereira obteve 1.585 votos --o que representa 50,54% do total válido--, enquanto Pudewell conquistou 1.585 votos. Houve ainda 52 votos em branco e 77 nulos. A cidade tem 4.720 habitantes.

Pereira ficará no cargo até 1º de janeiro de 2013, em substituição ao ex-prefeito José Luiz Lopes (PSDB) e seu vice, Adair Antônio Stollmeier (PP), que perderam os mandatos por compra de votos e abuso de poder econômico no pleito de 2008. Os dois foram condenado a inelegibilidade de três anos e ao pagamento de multa individual de R$ 10 mil.

A diplomação dos candidatos eleitos deverá ser feita pela Justiça Eleitoral até 17 de abril, enquanto a data da posse será definida por decreto legislativo da Câmara Municipal de José Boiteux.

Antes da diplomação, os comitês financeiros das duas chapas precisarão encaminhar as contas de campanha à Justiça Eleitoral até esta terça-feira (5). A publicação do julgamento das prestações dos eleitos terá que ocorrer até dia 14.
A cidade de Tracuateua
A cidade de Tracuateua possui uma área de 852,219 km². Situado na região Nordeste Paraense, este município do estado de Pará possui aproximadamente 26129 habitantes. Esse município paraense fica na região Norte brasileira. A região Bragantina engloba, além de Tracuateua, os municípios de , São Francisco do Pará, Santarém Novo, Santa Maria do Pará, Quatipuru, Primavera, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Igarapé-Açu, Capanema, Bragança, Bonito e Augusto Corrêa. Para comprar algum produto, efetuar uma venda, lazer e saúde, os moradores de Tracuateua, optam em fazê-los principalmente nas cidades: Capanema, Belém, Bragança. Tracuateua faz divisa com o mar. (fonte: IBGE)