Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Principais atrações do São João da Bahia

INFOGRAFIAS

 

Roteiro das principais cidades onde acontece a festa junina


    AVALIAÇÃO: RuimMédiaBoa 0 voto
 

Toronto, um passo à frente

TURISMO


!!\\*//!!  Tranquila, mas não pacata. Cosmopolita, sem ser excludente. Alimentada por uma verdadeira miscelânea cultural, a metrópole canadense esbanja simpatia!...

     
    Renata Reps / TORONTO
     
     
    [:+*+:] As árvores de maple guiam os recém-chegados por todo o caminho entre o aeroporto e o centro de Toronto. Mesmo se, por culpa da estação, as plantas estiverem sem as folhas que dão sabor ao tradicional xarope e ocupam o centro da bandeira do país, elas servem de cenário para placas que dizem welcome e bienvenue com importância equivalente - inglês e francês, afinal, são os idiomas oficiais do Canadá.



    Renata Reps/AE
    Renata Reps/AE
     
    Contrastes. A esquina das ruas Church e Front: novo e antigo no mesmo espaço
    Antes de chegar ao hotel, é possível que você passe pelo Church Wesley Village, a área gay da cidade, e repare que as placas das ruas têm estandartes multicoloridos de metal para caracterizar oficialmente a região.

    Ao conversar com o recepcionista de sotaque forte, a resposta sobre seu local de nascimento pode ser surpreendente. "Sou torontoniano", afirma ele, carregando nos erres como se viesse da Grécia.

    A atmosfera cosmopolita ao extremo é uma das características mais marcantes da cidade. Little Portugal, Little Italy, Greektown e Chinatown não têm status de guetos, mas inserem-se na geografia local tanto quanto Yorkville ou The Beaches, áreas nobres do maior centro urbano do Canadá. Talvez por isso, turistas e estrangeiros são recebidos com muita simpatia.

    Outra peculiaridade são os corredores subterrâneos. No inverno, os moradores saem de casa, pegam o metrô e seguem diretamente a seus prédios pelos 28 quilômetros de vias que mais se assemelham a um labiríntico shopping center - mas servem para escapar do frio que faz doerem os ouvidos durante sete meses do ano, quando as temperaturas chegam a 20 graus negativos.

    A miscelânea cultural da formação do país é elevada à décima potência na arquitetura, gastronomia e jeito de ser de Toronto e seus habitantes. Do silêncio nos ônibus e metrôs para não incomodar os vizinhos ao agito bem-educado da "pequena Broadway" Dundas Square, a regra é a mesma: respeito e liberdade. Como você nunca viu.


    * A REPÓRTER VIAJOU A CONVITE DO TOURISM TORONTO

     




    Achados cheios de estilo

    Qual é o seu estilo? É preciso fazer essa pergunta antes de encontrar o local ideal para renovar seu guarda-roupa em Toronto. Ao longo da Bloor Street, principal avenida de Yorkville, estão lojas de marcas badaladas como Chanel, Prada e Gucci, mas também os paraísos do fast-fashion H&M, Zara e Winners, loja de departamento canadense que merece o trabalho que você terá revirando tudo antes de achar algo que valha a pena.

    Se, por outro lado, você gosta de peças vintage e exclusivas, precisa visitar o Kensington Market (kensington-market.ca), em West Downtown. Brechós como Fashion Old & News e Flashback expõem jeans e apetrechos baratinhos nas calçadas - dá para encontrar até jaquetas de couro com ar oitentista em varais que cruzam as ruas. O local também tem grifes de estilistas locais, como The Fairies Pyjamas (thefairiespyjamas.com), da designer Michelle Johnson, que produz roupas com cortes assimétricos e acessórios descolados, como luvas sem dedos. Para matar a fome, há bares e cafés bacanas nas redondezas, além de várias frutarias.

    Se tiver tempo, reserve um dia para o shopping Vaughan Mills (vaughanmills.com), que fica a 32 quilômetros do centro de Toronto e mistura 250 lojas e outlets como Michael Kors, Juicy Couture e Betsy Johnson. Até setembro, um ônibus gratuito sai da principal estação de trem da cidade, a Union Station, às 10 e às 13 horas - prefira o primeiro horário, quando o shopping ainda não está superlotado.

    Avião movido a energia solar completa segundo voo internacional

    INTERNACIONAL  - - - Aviação


    Foto: Pool Michel Euler/AFPZoomApós decolar da capital belga e depois de 16 horas de voo, o avião aterrissou em Le Bourget Após decolar da capital belga e depois de 16 horas de voo, o avião aterrissou em Le Bourget

    Da AFP



    <:<\\^< O avião suíço experimental Solar Impulse, movido a energia solar, completou esta terça-feira seu segundo voo internacional, aterrissando no aeroporto de Le Bourget, perto de Paris, três dias depois de fracassar na primeira tentativa, partindo de Bruxelas.

    Após decolar da capital belga ao amanhecer e depois de 16 horas de voo, o avião aterrissou sem problemas às 21h15 locais (16h15 de Brasília) desta terça-feira, em Le Bourget, onde é convidado de honra do Salão Internacional de Aeronáutica, que começa em 20 de junho.

    No entanto, este segundo voo internacional do Solar Impulse não será homologado porque o avião, que se supõe que funcione exclusivamente com energia solar, teve que recarregar 40% de suas baterias com corrente convencional.

    No sábado, o Solar Impulse fracassou na tentativa de cobrir o trajeto Bruxelas-Le Bourget. Assim que entrou na França, teve que dar meia volta por causa de dificuldades técnicas e do mau tempo.

    Este avião protótipo entrou para a história da aeronáutica em julho de 2010, ao completar um primeiro voo de 24 horas ininterrupto, movido exclusivamente por painéis solares e baterias.

    Em 13 de maio, conseguiu completar seu primeiro voo internacional, ao aterrissar em Bruxelas após 13 horas de voo, partindo da base militar suíça de Payerne.

    Astronauta fotografa paisagens terrestres do espaço

    CIÊNCIA


    {:][:> O italiano Paolo Nespoli fotografou rios, desertos e vulcões em todo o mundo durante uma missão na Estação Espacial Internacional...
     
     
     


    O astronauta italiano Paolo Nespoli fotografou paisagens terrestres enquanto orbitava o planeta dentro da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

    Durante uma missão de 159 dias, que terminou no último mês de maio, Nespoli fotografou desertos, rios, oceanos, vulcões e ilhas em todo o mundo.

    Internautas puderam acompanhar a trajetória do astronauta pelas fotos, que eram colocadas em seu site. Os visitantes tentavam identificar o local que onde a imagem foi feita com base nas coordenadas da Estação Espacial.

    O astronauta ficou famoso internacionalmente ao fotografar um veículo espacial europeu de abastecimento no momento em que ele deixava a Estação.

    No site da Agência Espacial Europeia, Paolo Nespoli diz que tem a fotografia como hobby desde criança.
    "Durante minha vida, a fotografia me levou a lugares incomuns e me fez viver experiências inesperadas", diz o astronauta.

    A Estação Espacial Internacional está sendo montada pela Agência Espacial Americana (NASA), em cooperação com agências de diversos países, em órbita baixa, próxima à Terra.
    Por causa da proximidade com a Terra, a Estação pode ser vista a olho nu. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

    PIADAS ENGRAÇADAS

    Piadas do Dia. = 70\2011







    O patrão
     
    Em uma firma um novo patrão nervoso diz:
    -Para todos os funcionários que estiverem vagabundando na firma será demitido.
    Em um certo dia o patrão viu um individuo parado e disse:
    -Quantos você ganha por mês?
    O individuo responde:
    -200,00 reais.
    O patrão tira 200,00 reais do bolso e diz:
    -Vai embora e não ponha seus pés nesta firma de novo.
    O individuo sai sem se queixar.
    O patrão pergunta para os funcionários:
    -Do que ele trabalhava aqui?
    um funcionário responde:


    -De nada ele só veio entregar a pizza.



    Manoel e o Casamento
     
    Manoel estava conversando com seu amigo Joaquim, dizendo:
    - Ora pois, Joaquim, eu não aguento mais meu casamento. Quero me separar mas não sei como. - Então, Joaquim responde: - Ora ora, Manoel. Não seja burro; faça como meu irmão: diga que vai comprar cigarro na banca e nunca mais volte.
    - Ora pois, não vai dar certo não. - Então Joaquim pergunta: - Por que não, Manoel?

    - Porque eu não fumo, oras.


    Jesus 
     
    Tinha um menino chamado Jesus...
    A mãe dele, dona Flora, tinha acabado de voltar do mercado quando percebeu que havia se esquecido de comprar mortadela. Então, ela disse a seu filho:
    - Jesus, vá no mercado comprar mortadela, está aqui o dinheiro.
    Mas Jesus não sabia onde ficava o mercado, e perguntou a sua mãe.
    Ela respondeu, compreensiva:
    - é em um local onde tem bastante gente, lá na avenida.
    ele então foi...
    mas se enganou na localidade e acabou parando na igreja. Mas logo no momento em que ele entrou, o padre estava perguntando na missa, em igreja lotada:
    - O que Jesus veio fazer na Terra?
    Então Jesus respondeu, pensando que estava sendo referido a ele, em voz alta e com o dinheiro na mão:

    - COMPRAR MORTADELA!!!!!!!!!!!

     


    O banqueiro caridoso
     
    Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua "limusine" quando viu dois homens à beira da estrada, comendo grama.
    Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles:
    - Porque vocês estão comendo grama?
    - Não temos dinheiro para comida.. - disse o pobre homem - Por isso temos que comer grama.
    - Bem, então venham à minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro.
    - Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo daquela árvore.
    - Que venham também - disse novamente o banqueiro.
    E, voltando- se para o outro homem, disse-lhe:
    - Você também pode vir.
    O homem, com uma voz muito sumida disse:
    - Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo!
    - Pois que venham também. - respondeu o banqueiro.
    E entraram todos no enorme e luxuoso carro.
    Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e disse:
    - O senhor é muito bom... Obrigado por nos levar a todos!
    O banqueiro respondeu:
    - Meu caro, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo! vocês vão ficar encantados com a minha casa... A grama está com mais de 30 centímetros de altura!

    Moral: Quando você achar que um banqueiro (ou banco) está lhe ajudando, não se iluda, pense mais um pouco antes de aceitar qualquer acordo....


    Joãozinho na praia de nudismo 

     
    Joãozinho estava com o pai numa praia de nudismo e reparava que o tamanho do "querido" não era igual, então perguntou pro pai:
    "Pai, por que os homens tem pinto de tamanho diferente?"
    "Porque o tamanho representa o quanto de dinhiero que o homem tem".
    Depois do passeio o pai foi comprar algo para eles comerem e deixou o filho com a mãe, quando voltou não achou a mulher e perguntou pro filho onde estava a mulher e o Joãozinho repondeu:

    "É pai, apareceu um homem, muito pobre, mais pobre que você, aí ele viu a mãe, ficou mais rico que você e ela saiu com ele."


    Nome da Filha
     
    Dois amigos conversando.
    -Como é mesmo o nome da sua filha?
    -Sonrisal. E a sua?
    -Maria.

    -Hahahaha! Nome de bolacha!


    Fone de Ouvido
     
    Certo dia, a loira foi cortar o cabelo num salão qualquer, o barbeiro e seu amigo logo notaram que ela usava fones de ouvido e estava bem concentrada no som dos fones. O Barbeiro então ficou com medo de cortar os fones da loira enquanto cortava seu cabelo e depois ter que pagar, mesmo com seu amigo dizendo para ele pedir para ela retirar os fones o barbeiro não pediu e começou a cortar o cabelo da loira e tentou ter um dialógo com ela:
    - Como você quer o corte?
    - Está ficando bom assim ?
    - Está me ouvindo?
    E a loira permaneceu concentrada no som que saia dos fones e não respondia a nenhuma pergunta, após quase cortar os fones seu amigo arrancou os fones do ouvido da loira que olhou para cara dele, engasgou e caiu morta. Ao colocar os fones para ouvir o que ela ouvia ele escutou a seguinte gravação:

    - Inspire, Expire... Inspire, Expire...




    China descobre novas cavernas de gelo; assista vídeo

    INTERNACIONAL - - - Natureza





    DA BBC BRASIL


    ::\\//:: Pesquisadores anunciaram ter descoberto o maior aglomerado de cavernas de gelo da China nas montanhas da província de Shanxi, no norte do país.

    Veja vídeo

    Em meio à natureza exuberante, com temperaturas exteriores beirando os 22ºC, os cinco conjuntos de cavernas se espalham por uma área de 35 quilômetros quadrados.

    A vegetação verdejante contrasta com estalactites e estalagmites de gelo no interior das cavernas.

    Pesquisadores afirmam que apenas uma em cada 10 mil cavernas da China tem gelo.

    A água nas cavernas começa a congelar em março, e o gelo atinge sua espessura máxima
    em maio, antes de derreter novamente.


    As fortes correntes de vento sopram para a montanha o ar gelado, por volta de 2ºC ou 3ºC. Autoridades chinesas pretendem transformar a área em atração turística.

    'Não podemos fazer o WikiLeaks da história do Brasil', diz Sarney

    POLÍTICA


    ++}*{++ Presidente do Senado defendeu sigilo eterno sobre documentos históricos.
    Para Sarney, abertura de sigilo poderia 'abrir feridas' com países vizinhos.





    Robson Bonin Do G1, em Brasília
     


    !*//\\//*! O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a defender nesta terça (14) a manutenção do sigilo eterno de documentos oficiais históricos do Brasil como forma de evitar que “feridas” sejam abertas nas relações diplomáticas do Brasil com países vizinhos.

    Fazendo referência ao site sueco responsável pelo vazamento de documentos secretos da diplomacia dos Estados Unidos, Sarney disser ser contra fazer “o WikiLeaks da história do Brasil, da construção das nossas fronteiras”.

    “Se pegarmos o acervo histórico do Itamaraty, da construção das fronteiras do Brasil, e formos divulgar nesse momento, nós vamos abrir feridas com nossos vizinhos. Acho nós não podemos fazer o WikiLeaks da história do Brasil, da construção das nossas fronteiras. Esse é o meu ponto. Quanto aos documentos atuais, não tenho restrição, acho que tem que ser aberto”, disse Sarney.

    O debate sobre o sigilo eterno de documentos começou após a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ter dito ao "Estado de S.Paulo" que a presidente Dilma Rousseff iria patrocinar no Senado uma mudança no projeto que trata do acesso a informações públicas para manter a possibilidade de sigilo eterno para documentos oficiais.


    O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), também disse que o governo iria retirar a urgência da matéria nas comissões, para que ela seja mais debatida no Senado.

    A discussão sobre documentos sigilosos tem como base um projeto enviado ao Congresso pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. No ano passado, a Câmara aprovou o texto com uma mudança substancial: limitava a uma única vez a possibilidade de renovação do prazo de sigilo. Com isso, documentos classificados como ultrassecretos seriam divulgados em no máximo 50 anos. É essa limitação que se pretende derrubar agora.

    A exemplo do que fez nesta segunda (13), Sarney voltou a dizer que é favorável à abertura de documentos recentes, incluindo os relacionados ao período de Ditadura Militar no país. Sarney também afirmou que defende o projeto, mas quer realizar mudanças: “Eu quero é melhorar o projeto, não quero que o projeto não exista. Falei de abertura de feridas em documentos históricos. Não falei em documentos atuais, falei em documentos históricos.”

    Nesta segunda,
    Sarney afirmou que a manutenção do sigilo eterno sobre documentos oficiais históricos evitaria que “feridas” fossem abertas nas relações diplomáticas do Brasil com países vizinhos:

    “Defendo a abertura recente de documentos, agora, os documentos históricos que fazem parte da nossa história diplomática, da nossa história do Brasil, que tenham articulações como Rio Branco teve que fazer muitas vezes, não podemos revelar esses documentos se não vamos abrir feridas”, afirmou Sarney.

    Já sobre o que classificou de “passado recente”, Sarney disse ser um defensor da abertura dos sigilos: “Quanto ao passado recente, acho que deve ser liberado mesmo, não tenho nenhuma dúvida. Quanto a mim, meus documentos são públicos, estão na Fundação José Sarney mais de 400 mil documentos para todas as consultas públicas, poderia dizer que o presidente José Sarney nada tem a esconder.”



    ‘Vamos amar um pouco o país’


    Para Sarney, “questões históricas devem ser encerradas”. “Acho que os nossos antepassados nos deixaram um país com fronteiras tranquilas, sem nenhum atrito com países que tenham fronteira com o Brasil. A nossa história foi construída não com batalhas, foi construída com a capacidade de os nossos antepassados de negociarem a formação do país, de maneira que tenho muita preocupação de que hoje tenhamos oportunidade de abrir questões históricas, que devem ser encerradas para frente em um interesse nacional.”

    O presidente do Senado ainda disse que “ultimamente” as pessoas se acostumaram a “bater” no Brasil e pregou o amor ao país: “Devemos olhar o Brasil. Ultimamente, todos nós nos acostumamos a bater um pouco no nosso país. Vamos amar um pouco o país e preservar o que ele tem. Não vamos abrir essas feridas do passado, da história.”

    Série de tremores deixa um morto e 45 feridos na Nova Zelândia

    INTERNACIONAL - - - Catástrofe 


    }**{ 15 mil tremores atingem a Nova Zelândia anualmente!


    Foto: Neil Sands/ AFPZoomVários edifícios foram danificados após terremoto na Nova Zelândia Vários edifícios foram danificados após terremoto na Nova Zelândia

    Da AFP




    *:}{:* Christchurch, na Nova Zelândia, foi sacudida novamente nesta segunda-feira por uma série de tremores, que deixaram um morto e 45 feridos. O local foi afetado por dois fortes terremotos nos últimos 10 meses.

    A cidade foi sacudida pouco depois do meio-dia por um tremor de 5,2 graus, que teve epicentro a 10 km de Christchurch e a 11 km de profundidade. Alguns minutos depois um terremoto de seis graus foi registrado, com epicentro a 14 km da cidade e a 11 km de profundidade.

    As autoridades regionais informaram a morte de um homem que morava em uma pensão para aposentados. O tremor deixou ainda 45 feridos, e dois permanecem hospitalizados.

    Ao menos 20 mil residências permaneciam sem luz na madrugada desta terça-feira, quando um tremor secundário, de 4,7 graus, voltou a abalar a região, exatamente às 2h48 local. "É uma situação muito grave", declarou o prefeito da cidade, Bob Parker.

    Casos anteriores
    Christchurch ainda sofre com as consequências do terremoto de 22 de fevereiro, que deixou 181 mortos e destruiu grande parte do centro da cidade.

    Seis meses antes, em 4 de setembro, a cidade, situada na ilha sul da Nova Zelândia, sofreu um terremoto de sete graus, que não provocou vítimas, mas deixou grandes danos materiais.

    Depois do segundo terremoto desta segunda-feira, a polícia decidiu evacuar parte da 'zona vermelha' do centro de Christchurch.

    Um centro comercial, vazio desde o terremoto de fevereiro, e um prédio do porto de Lyttelton também desabaram nesta segunda-feira.

    Destruição
    Os novos tremores aconteceram no dia que teve início uma investigação sobre o desabamento de um edifício do centro de Christchurch no qual morreram 106 pessoas durante o terremoto de fevereiro.

    Com o novo incidente, a investigação foi suspensa. Os cientistas já haviam alertado o governo para uma possibilidade de 25% de um novo terremoto no prazo de um ano na região.

    A Nova Zelândia, situada no "círculo de fogo" do Pacífico, na fronteira entre duas placas tectônicas, registra 15 mil tremores de terra por ano.

    Ataque de forças de Kadhafi a refinaria prejudica rebeldes

    INTERNACIONAL --- ---- Revolta Árabe
     
     

    /\##/\ Forças do ditador danificaram refinaria de petróleo em Misrata.
    Rebeldes seguem em direção à capital do país, Trípoli.





    Da Reuters
     

    [:|\\|:] Os rebeldes líbios estão enfrentando novos obstáculos em sua campanha em direção à capital, Trípoli, depois que bombardeios das forças do líder do país, Muammar Kadhafi, danificaram uma refinaria de petróleo em Misrata, que está sob controle deles, o que prejudicou as linhas de suprimento do produto.
    Um fotógrafo em Misrata se uniu às unidades rebeldes em seu avanço por vários quilômetros para oeste, na segunda-feira, na periferia da cidade de Zlitan, que está sob controle das forças de Kadhafi.
    Qualquer confronto pelo controle de Zlitan levaria a rebelião para mais perto de Trípoli, a base de poder de Kadhafi, situada 200 quilômetros a oeste de Misrata, terceira maior cidade da Líbia.

    Rebeldes líbios atiram contra forças leais a Kadhafi na região de Zlitan, 35 km de Misrata (Foto: Abdelkader Belhessin / Reuters)Rebeldes líbios atiram contra forças leais a Kadhafi na região de Zlitan, 35 km a oeste de Misrata (Foto: Abdelkader Belhessin / Reuters)
     
    Um médico de um hospital de campanha no oeste de Misrata disse que dois rebeldes tinham sido mortos e mais de dez ficaram feridos depois de pesada troca de tiros entre as duas partes.

    Os insurgentes de Misrata dizem que delicadas questões tribais os impedem de atacar Zitan, e por isso aguardam que os habitantes locais iniciem um levante contra o governo.
    Na noite de segunda-feira, seis foguetes atingiram geradores da refinaria perto do porto de Misrata, causando danos parciais. Um engenheiro disse que não dá para prever quanto tempo levará para efetuar os reparos.

    A Otan informou ter nesta terça-feira bombardeado um veículo militar com armas antiaéreas e lançadores de foguetes, entre outras, a leste de Trípoli. Também foram atingidos alvos militares em Misrata na segunda-feira à noite, segundo a Otan.

    "Esse tipo de equipamento vem sendo usado indiscriminadamente para atacar a população civil em toda a Líbia", disse o comandante da missão da Otan, general Charles Bouchard, acrescentando que essas operações da aliança atlântica prosseguirão.

    Os confrontos a leste de Trípoli tiveram início durante uma aparente pausa nos bombardeios da Otan contra a capital Líbia, que prosseguiu nesta terça-feira, embora a TV da Líbia tenha informado que houve ataques em Al Jufrah, no centro do país.

    Os chefes de defesa da Otan vão se encontrar em Belgrado, nesta terça-feira, para analisar a operação na Líbia, depois que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, acusou alguns aliados europeus de não estarem se empenhando na missão. Gates tema que a operação na Líbia possa perder a força.

    Volkswagen apresenta série especial Black Turbo do Beetle

    AUTOMÓVEIS  - - - Esportivos


    *``* Modelo é limitado a 600 unidades e custa US$ 24.950 nos EUA.
    Beetle é equipado com motor 2.0 TSI de 200 cv de potência.


    Do G1, em São Paulo

    beetle (Foto: Divulgação)
    Beetle Black Turbo (Foto: Divulgação)
     
     
    #/-<>/-# A Volkswagen apresentou na segunda-feira (13) o Beetle Black Turbo, edição limitada a 600 unidades da nova geração do ‘Besouro’. Com preço sugerido de US$ 24.950 (R$ 39.620) para o mercado dos EUA, o modelo pode ser reservado pela internet por US$ 495 (R$ 786).
    O Black Turbo é equipado com motor 2.0 TSI (turbo e injeção direta de combustível) que gera 200 cavalos de potência e 28,6 mkgf de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem (DSG).

    Entre as particularidades estéticas do Beetle ‘especial’, destaque para as rodas de liga leve de 18 polegadas (pneus de perfil fino), discos de freio com pinças vermelhas, spoiler traseiro, faróis de neblina e sistema de som RCD 310 com oito alto-falantes. O revestimento interno tem três opções de cores.

    'Papéis do Pentágono' se tornam públicos com 40 anos de atraso

    INTERNACIONAL 




    ANDREA MURTA

    ** DE WASHINGTON



    -«*»- Quatro décadas após o início do escândalo, o governo dos EUA divulgou na segunda-feira a íntegra dos "Pentagon Papers".

    É um estudo secreto sobre a Guerra do Vietnã que ajudou a mudar o curso da ação americana ao ser vazado para a imprensa em 1971. São 48 caixas com cerca de 7.000 páginas de texto que acabam de ser disponibilizadas na internet (www.archives.gov/research/pentagon-papers).

    Segundo o governo, aproximadamente 34% do conteúdo é inédito, incluindo detalhes sobre negociações de paz e material de referência.

    Os papéis do Pentágono revelaram um padrão de mentiras dos presidentes John Kennedy (1961-63), Lyndon Johnson (1963-69) e outros que secretamente aumentaram o conflito no Vietnã enquanto garantiam ao público que os EUA não queriam uma guerra mais ampla.

    Sua divulgação, iniciada em 13 de junho de 1971 no "New York Times", ajudou a aumentar a pressão pública contra a guerra e resultou em uma decisão histórica da Suprema Corte dos EUA a favor da liberdade de expressão.

    A análise completa do material tomará tempo, mas há pouca expectativa de novas revelações bombásticas.

    Antes do aniversário da publicação do estudo, ele voltara a receber atenção devido a comparações com a divulgação de materiais secretos do governo pelo site WikiLeaks.

    Daniel Ellsberg, responsável pelo vazamento dos Papéis do Pentágono classificou de "absurda" a demora de quatro décadas. Para ele, o estudo nunca deveria ter sido confidencial.

    "As razões para isso foram de política doméstica, não por segurança nacional. O segredo prolongado visa esconder o fato de que porções tão grandes da criação de políticas não aguentam o escrutínio público", afirmou.

    Republicanos aproveitam primeiro grande debate das primárias para atacar Obama

    INTERNACIONAL  - - -  Política




    [*!*] COMEÇA A BATALHA PRESIDENCIAL AMERICANA...



    O GloboAgências internacionais
     

    Os pré-candidatos antes do debate / AP



    **:::** MANCHESTER, New Hampshire - Os pré-candidatos republicanos à Casa Branca preferiram deixar de lado que são adversários na briga pela nomeação do partido e aproveitaram as quase duas horas de debate em horário nobre na TV americana para atacar o presidente Barack Obama nesta segunda-feira.

    O primeiro grande debate das primárias para a corrida para as presidenciais de 2012, quando Obama tentará a reeleição, teve todos os principais nomes republicanos até aqui confirmados na briga: o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney; o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty, o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich; a deputada Michele Bachmann; o deputado Ron Paul; o empresário Herman Cain; e o ex-senador Rick Santorum.

    Os ataques mais incisivos contra Obama foram de Romney, que perdeu a candidatura para John McCain em 2008, mas que este ano lidera as pesquisas de opinião.

    - Este presidente falhou. E falhou justamente quando o povo americano contava com ele para criar trabalhos e impulsionar a economia - disse Romney. - Qualquer um de nós desta bancada seria melhor presidente que Obama.

    Outro a aproveitar a situação economica do país para criticar o governo foi Newt Gingrich, que falou em acabar com a "depressão Obama".

    - Quando 14 milhões de americanos estão sem trabalho, precisamos de um novo presidente - afirmou Gingrich.

    - Se o Brasil pode ter 5% de crescimento, se a China pode ter 5% de crescimento, então a América também pode - completou a crítica Tim Pawlenty.

    Desconhecidos, candidatos tentam se firmar
    Além de economia, os republicanos focaram seus ataques na reforma no sistema de saúde promovida pelo presidente americano.

    - Não tenho dúvidas de que Obama será um presidente de um mandato só - disse por sua vez Michele Bachmann, que entrou para o debate sem ser pré-candidata oficial, mas depois confirmou que estava na briga.

    O debate incluiu todos os principais pré-candidatos, mas a maioria deles continua ainda desconhecida em nível nacional. Por isso, evitaram o embate direto e aproveitaram para se apresentar aos eleitores, intercalando críticas a Obama.

    O palco escolhido para o debate desta segunda-feira foi New Hampshire. O primeiro, de menos repercussão, foi na Carolina do Sul, e o próximo será em Iowa, em agosto. Esses estados serão os primeiros a receber as primárias republicanas.