Total de visualizações de página

domingo, 18 de setembro de 2011

UBS perde US$ 2,3 bi com operações não autorizadas


Informação.


NOTÍCIAS -- ECONOMIA & NEGÓCIOS.



Prejuízo é decorrente de negociações especulativas em índices futuros; executivo-chefe do banco declarou estar chocado.




Agência Estado

!*$-$+%-%*! ZURIQUE - O banco suíço UBS AG informou neste domingo que sofreu um prejuízo de US$ 2,3 bilhões com operações especulativas não autorizadas nos mercados futuros. O prejuízo resultou de negociações especulativas não autorizadas em índices futuros do S&P 500, DAX e EuroStoxx nos últimos três meses", esclareceu o banco em um comunicado.


O executivo-chefe do banco suíço UBS, Oswald Gruebel, se disse chocado e desapontado neste domingo, e afirmou que está totalmente empenhado em garantir que isso não aconteça novamente. Em comunicado enviado aos diretores do UBS e ao qual a Dow Jones teve acesso, Gruebel disse que o banco permanece forte e seu capital não foi afetado.


"Tenho a certeza de que muitos de vocês - como eu mesmo e o resto da diretoria - estamos chocados e desapontados pelas notícias de vendas não autorizadas feitas por um dos nossos traders da divisão de ações em Londres, e essas transações levaram a uma perda substancial para a empresa", escreveu Gruebel. Na sexta-feira, a polícia londrina acusou o operador de mercado do banco suíço Kwaku Adoboli, de 31 anos, por fraude ao abusar de sua posição e informar falsamente sobre suas ações.


"É muito desapontador sofrermos esse revés no momento em que nos esforçamos para melhorar nossa reputação" disse Gruebel. Ele afirmou, contudo, que os "fortes fundamentos" do banco permanecem intactos e que o capital de base do banco não foi afetado.


Uma investigação sobre a venda não autorizada agora está a caminho. "Infelizmente, o risco de violação do controle da estrutura sempre existe. Mesmo assim, isso não é algo que será tolerado". Segundo ele, os gestores do UBS estão totalmente empenhados em investigar o incidente "e faremos tudo para determinar como isso ocorreu e do que precisamos para garantir que não ocorra novamente".


  ** As informações são da Dow Jones.


Texto atualizado às 16h30


>>>>..................................................................------........................................................................<<<<

Caminhão carregado de veículos tomba em rodovia em SP


BRASIL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

SÃO PAULO


Acidente aconteceu no km 74 da Fernão Dias, em Mairiporã.
Quatro carros ficaram totalmente destruídos.


Do G1 SP

Acidente bloqueou faixas da Fernão Dias (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)Acidente bloqueou faixas da Fernão Dias (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)

{*||^~^||*} Um caminhão-cegonha com 11 carros tombou na tarde deste domingo (18) na Rodovia Fernão Dias, na região de Mairiporã, na Grande São Paulo. O motorista do veículo ficou levemente ferido e foi levado a hospital da cidade.


O acidente aconteceu na altura do km 74, na pista sentido Minas Gerais, por volta das 16h. Duas das três faixas ficaram bloqueadas na região até o início da noite, segundo a concessionária Autopista.


Pelo menos quatro dos veículos que eram levados pelo caminhão ficaram totalmente destruídos.

Carros ficaram totalmente destruídos (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)Carros ficaram totalmente destruídos (Foto: N. Rodrigues/Agência Estado)
___________________________________________________________________________________________

Porta-voz diz que tropas de Kadhafi capturaram franceses e britânicos

Revoltas Árabe


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.


Europeus estavam com grupo de 17 'mercenários'.
Captura foi em Bani Walid, um dos focos de resistência do ditador líbio.




Do G1, em São Paulo

||#]]-=-[[#|| ptura de um grupo de 17 “mercenários”, entre eles "especialistas técnicos" franceses e britânicos, na noite deste domingo (18), em Bani Walid, na Líbia. A informação foi passada à emissora síria Arrai TV.


“A maior parte deles é de franceses, um vem de um país asiático que ainda não foi identificado, dois são ingleses e um é do Catar”, detalhou o porta-voz.


No sábado, oficiais franceses e britânicos, assim como autoridades do Otan, negaram que tropas da Otan tivessem caído sob o domínio das forças leais ao ditador.


Bani Walid fica no distrito de Misrata, a oeste da capital Trípoli, e é considerada remota, pois fica longe do litoral. A cidade e Sirte, terra natal da Kadhafi, são os principais focos de resistência do regime.

Soldados a serviço do Conselho Nacional de Transição carregam corpo de inimigo morto no cerco a Bani Walid (Foto: Reuters / Zohra Bensemra)Soldados a serviço do Conselho Nacional de Transição carregam corpo de inimigo morto no cerco a Bani Walid (Foto: Reuters / Zohra Bensemra)
»»-------------.____________________________________...._________________________________.------------««

Índia e Nepal contabilizam 11 mortes após terremoto deste domingo.


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.


Autoridades confirmam seis mortes na Índia e cinco no Nepal.
Tremor de magnitude 6,8 aconteceu no início da noite (hora local).



Do G1, com agências internacionais



|:].]*!*[.[:|  Autoridades da Índia e do Nepal contabilizam 11 mortos em decorrência do terremoto de magnitude 6,8 que atingiu os dois países neste domingo (18).


O epicentro do tremor, que aconteceu às 18h10 locais (9h40 de Brasília), foi localizado a 60 km ao noroeste da capital do estado de Sikkim, Gangtok, e a 572 km ao norte de Calcutá, a uma profundidade de 20 km, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos USGS.


De acordo com a agência France Press, Karma Gyatso, autoridade política de Sikkim, confirmou a morte de cinco pessoas e a existência de 60 feridos na região de Gangtok devido a deslizamentos de terra e desabamentos de edifícios. Outra morte foi confirmada por autoridades do país em Bihar, em decorrência de um tumulto que ocorreu logo após o tremor de terra.

  (Foto:  )

Em Nova Delhi, o primeiro-ministro Manmohan Singh, convocou uma reunião de urgência com a Autoridade de Gestão de Catástrofes Nacionais. Aeronaves da Força Aérea da Índia foram encaminhadas para a região. O terremoto também foi sentido no Butão.


Embaixada
No vizinho Nepal, o vice-primeiro ministro, Narayan Shrestha Kaji, disse a repórteres que cinco pessoas morreram, três delas em Katmandu, capital do país, situada a 270 km do epicentro do terremoto, devido ao desmoronamento de um muro da embaixada da Grã-Bretanha.


Imóvel que desabou em Bhaktapur, a 12 km de Katmandu, capital do Nepal, em decorrência do terremoto deste domingo (18) (Foto: Prakash Mathem/AFP)Homem observa imóvel que desabou em Bhaktapur, a 12 km de Katmandu, capital do Nepal, em decorrência do terremoto deste domingo (18) (Foto: Prakash Mathem/AFP)

Indianos saem para as ruas após terremoto (Foto: Reuters)Indianos saem para as ruas após terremoto (Foto: Reuters)

Morador de Siliguri, cidade de Sikkim, na Índia, mostra rachadura provocada por tremor de terra que atingiu o país neste domingo (18). Autoridades contabilizam seis mortos na Índia e cinco no Nepal (Foto: Diptendu Dutta/AFP)Morador de Siliguri, cidade de Sikkim, na Índia, mostra rachadura provocada por tremor de terra que atingiu o país neste domingo (18). Autoridades contabilizam seis mortos na Índia e cinco no Nepal (Foto: Diptendu Dutta/AFP)
____________________________________________________________________________________________

Gêmeas siamesas unidas pela cabeça são separadas em Londres


Medicina


INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



Meninas sudanesas de 11 meses passam bem e parecem não ter sofrido danos neurológicos






||*¨~^~¨*||  Gêmeas siamesas que nasceram unidas pela cabeça foram separadas com sucesso após quatro operações em Londres.

Havia um grande fluxo de sangue entre os cérebros das meninas devido à maneira como estavam unidas  - Facing the World/Reprodução
Facing the World/Reprodução

Havia um grande fluxo de sangue entre os cérebros das meninas devido à maneira como estavam unidas

As bebês Rital e Ritag Gaboura, de 11 meses, passaram pela cirurgia final no Hospital Infantil Great Ormond Street no dia 15 de agosto, mas só neste domingo foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.


As meninas sudanesas, que tiveram a viagem e todo o tratamento médico pago pela instituição de caridade Facing the World, parecem não ter sofrido danos neurológicos.


Gêmeos siameses são extremamente raros e apenas 5% deles são unidos pelo crânio. Destes, cerca de 40% morrem antes mesmo do nascimento ou durante o parto e outros 35% morrem nas primeiras 24 horas de vida, o que faz com que apenas 25% dos bebês unidos pela cabeça sobrevivam.





Sorte
Rital e Ritag nasceram de cesariana na capital do Sudão, Cartum.
Devido à maneira como suas cabeças eram unidas, havia um grande fluxo de sangue entre os cérebros das irmãs.


Ritag irrigava metade do cérebro da irmã, enquanto recebia quase todo esse fluxo de sangue de volta para seu coração.


A situação das gêmeas era arriscada porque qualquer queda significativa no fluxo sanguíneo cerebral poderia causar danos neurológicos. Além disso, quando elas chegaram à Grã-Bretanha, o coração de Ritag já estava fraco.


Devido à natureza delicada da cirurgia, a separação foi feita em quatro estágios. Após duas cirurgias em maio, foram inseridos expansores de tecido em julho, para que fosse possível fechar a cabeça de cada uma das gêmeas após a separação final, que aconteceu no dia 15 de agosto.



Privilégio
Em uma declaração, os pais das gêmeas, ambos médicos, disseram se sentir privilegiados por suas filhas terem passado pela cirurgia de que precisavam.


"Estamos muito agradecidos por poder esperar o momento em que vamos voltar para casa com duas meninas separadas e saudáveis. Agradecemos a todos os médicos que doaram seu tempo e à instituição Facing the World por organizar toda a parte logística e pagar pelas cirurgias."


Até o momento, Rital e Ritag estão reagindo a todos os testes e estímulos da mesma maneira que reagiam antes das operações, o que indica que não houve danos neurológicos. Ainda assim, devido à sua pouca idade, é impossível descartar a possibilidade de que tenha havido algum tipo de problema.


"A incidência de sobrevivência de gêmeos com essa condição é extremamente rara. A tarefa nos apresentou diversos desafios e todos nós sabíamos de nossa responsabilidade em relação a essa família e às duas meninas", disse o médico David Dunaway, da unidade de cirurgia plástica do hospital.


"A família Gaboura foi extremamente corajosa durante uma jornada muito estressante e seu amor pelas crianças é óbvio."


A Facing the World é mantida com doações do público.


BBC Brasil -       

____________________________________________________________________________________________

Ranking de qualificação de jovens para mercado global põe Brasil em 35º lugar, entre 60 países

Longe do pódio



ECONOMIA -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



Bruno Villas Bôas 



|>|*^=^*|<| RIO - Num mercado de trabalho cada vez mais globalizado, os jovens brasileiros estão perdendo a corrida na disputa por uma vaga para estudantes de outros países por causa da qualidade precária do ensino fundamental e médio do país, inclusive nos colégios particulares, revela reportagem publicada na edição deste domingo do GLOBO. Um estudo da consultoria Heidrick & Struggles - uma das maiores do mundo em contratação de executivos - mostra que essa fase dos estudos pode ser um problema para formação de talentos brasileiros para o mercado internacional. O Global Index Talent 2011 (Índice Global de Talentos, em inglês), elaborado pelo consultoria, coloca a qualidade do ensino fundamental brasileiro na 35 posição num ranking de formação de futuros executivos que envolve 60 países. Nesse ranking, o Brasil fica atrás de qualquer país desenvolvido e mesmo de outros emergentes, como Rússia (27), Argentina (30) e Coreia do Sul (33). Para especialistas, os números revelam um entrave para um país que avança em seu papel no mercado global.


Sócio das operações brasileiras da Heidrick & Struggles, Dárcio Crespi, um dos principais caçadores de executivos do país, explica que a qualidade do ensino básico deixa profissionais para trás na competição global.


- Um ensino fundamental fraco se transforma em um ensino médio pobre e um ensino superior sofrível. É como uma bola de neve. Se não existe uma formação boa na base, a pessoa precisa fazer um esforço muito grande para suprir aquelas deficiências nos anos seguintes. E o ensino brasileiro, na média, não ajuda os talentos a se destacarem - afirma Crespi.


O economista Gustavo Ioschpe alerta que a deficiência de ensino não é uma exclusividade das escolas públicas. Para ele, os pais precisam abrir os olhos para a formação de seus filhos em colégios particulares. Ioschpe explica que, na última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos das escolas particulares do Rio tiraram nota média de 55,5 pontos numa escala até cem. Isso significa que aprenderam metade das habilidades que poderiam.


- A elite brasileira compara esse resultado com a nota das escolas públicas, que no Rio foi de 39 pontos, e fica satisfeita com essa diferença. Esses pais se enganam, assim, ao pensar que matricular seus filhos em colégios particulares garante a eles uma boa qualificação para o mercado global. Impera uma visão provinciana de só olhar para dentro do Brasil - afirma. 
-------------.....]____________ __________________  -- . --  ___________________ _____________[.....--------------

Crise global reforça sinais de desaceleração da economia


PODER & POLÍTICA.


NOTÍCIA & INFORMAÇÃO



DE SÃO PAULO

{%.$-=-$.%} A economia brasileira tem dado sinais de desaceleração mais fortes do que os estimados há algumas semanas, informa reportagem de Érica Fraga e Mariana Shreiber, publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Nos últimos dias, analistas passaram a ver indícios de contaminação da crise externa sobre o país, o que tem levado a estimativas menores para o crescimento em 2011.


Alguns economistas apostam, inclusive, em estagnação --ou expansão perto de zero no terceiro trimestre. Para o ano, as projeções estão entre 3% e 3,5%.


Entre abril e junho, o PIB (Produto Interno Bruto, soma de bens e serviços produzidos no país) já tinha perdido fôlego. Cresceu 0,8% ante o trimestre anterior, quando a expansão foi de 1,2%.


Editoria de arte/Folhapress
xx.xX--=____________._______________  ...  _____________  ...  ____________._______________=--Xx.xx

Infográfico mostra o que mudou na tecnologia desde o surgimento do G1

18/09/2011 08h06 - Atualizado em 18/09/2011 08h08

TECNOLOGIA & GAMES


Dos tablets à TV em alta definição, confira as novidades dos últimos 5 anos.
Portal de notícias da Globo estreou em 18 de setembro de 2006.



Do G1, em São Paulo

||!*:::+:::*!|| Há cinco anos, dificilmente o internauta utilizaria um celular para acessar pela primeira vez o então estreante G1. O Brasil ainda não contava com redes 3G de banda larga móvel, e os aparelhos telefônicos eram capazes de exibir apenas uma versão precária da internet em suas telas. Hoje, a internet não é restrita ao computador e se mudou de vez para o bolso. Essa é uma das mudanças na tecnologia que, nos últimos cinco anos, refletiram em nossa maneira de interagir com informações, dados e até mesmo com outras pessoas. Veja abaixo:
Tecnologia 5 anos G1 (Foto: Editoria de Arte/G1)
________--_______________________________  __...__   __________________________________--________

Museu expõe maior satélite espião usado pelos EUA na Guerra Fria

Curiosidade


Ciência & Tecnologia 


KH-9 tem 18 m de comprimento e 3 m de largura.
Usado entre 1971 e 1986, veículo registrava fotos em filme.

18/09/2011 08h00 - Atualizado em 18/09/2011 08h00

Do G1, em São Paulo

KH-9, satélite espião norte-americano, exposto no Museu Smithsoniano, na Virgínia (Foto: AFP Photo/Paul J. Richards)Visitantes do Museu Smithsoniano Aéreo e Espacial Udvar-Hazy observam o KH-9, também conhecido como 'Big Bird' ('pássaro grande', em inglês). O satélite espião foi o maior que os EUA já lançaram ao espaço, com 18 m de comprimento e 3 m de largura. Ao todo, vinte desses foram lançados entre 1971 e 1986. Durante a Guerra Fria, as imagens feitas da União Soviética e da China eram capturadas em filme, num dispositivo que se ejetava de volta para a Terra e era recolhido por aviões. Quando o filme acabava, o satélite era desativado e, eventualmente, se desintegrava na reentrada da atmosfera. (Foto: AFP Photo/Paul J. Richards)
_________________________________________________